Buscar

mapa de química analítica instrumental unicesumar - farmácia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - QUÍMICA ANALÍTICA E INSTRUMENTAL - ADRIANA NORATO DA SILVA
A ) Para determinar o pH de uma solução tampão, usamos principalmente a equação de Henderson-Hasselbalch. Pela equação de Henderson-Hasselbalch temos que o pH de uma solução tampão é igual a:
De acordo com o problema, temos uma solução tampão previamente preparada de 0,20 M de ácido carbônico e 0,18 M de carbonato de cálcio, sabendo disso devemos calcular o pH do tampão.
Antes de aplicar a equação de Henderson-Hasselbalch, vamos relembrar algumas das propriedades matemáticas que os logaritmos possuem.
Aplicando a equação de Henderson-Hasselbalch temos que o pH do tampão é:
pH= - log (4,2 x 10-7 ) + Log 0,18 / 0,20
pH= - log 4,2 – log 10-7 + log 0,9 
pH= -0669 + 7 x log 10
pH= -0,669 + 7
pH= 6,33
b ) )
I) O tampão é composto por ácido carbônico e bicarbonato, que são ambos ácidos fracos. Quando um ácido forte, como o HCl, é adicionado ao tampão, ele irá reagir com os íons bicarbonato para formar ácido carbônico, aumentando a concentração de H2CO3 na solução. Como resultado, a altura da coluna de ácido carbônico deve aumentar em relação à altura da coluna de bicarbonato. Portanto, o desenho que representa o tampão após a adição de HCl é o (2), pois a altura da coluna de ácido carbônico aumentou.
II) Quando uma base forte, como o NaOH, é adicionada ao tampão, ela irá reagir com o ácido carbônico para formar íons bicarbonato e água, diminuindo a concentração de H2CO3 na solução. Como resultado, a altura da coluna de bicarbonato deve aumentar em relação à altura da coluna de ácido carbônico. Portanto, o desenho que representa o tampão após a adição de NaOH é o (3), pois a altura da coluna de bicarbonato aumentou.
III) O desenho que não pode ocorrer após a adição de um ácido ou uma base é o (1), em que as alturas das colunas de ácido carbônico e bicarbonato são iguais. Isso ocorre porque a adição de um ácido ou uma base sempre afeta a concentração relativa dos componentes do tampão, alterando a proporção entre ácido e base e, portanto, as alturas das colunas correspondentes.

Continue navegando