Buscar

teatro negro no Brasil.

Prévia do material em texto

Teatro negro no Brasil
(TEN)
O que foi o teatro negro
Surgiu em 1944, no Rio de Janeiro, como um projeto idealizado por Abdias Nascimento (1914-2011), com a proposta de valorização social do negro e da cultura afro-brasileira por meio da educação e arte, bem como com a ambição de delinear um novo estilo dramatúrgico, com uma estética própria, não uma mera recriação do que se produzia em outros países.
Alguns anos antes, aflorara em Abdias uma inquietação perante a ausência dos negros e dos temas sensíveis à história da população negra nas representações teatrais brasileiras. Em geral, quando lhes era concedido algum espaço cênico, este vinha para reforçar estereótipos, a partir do direcionamento dos atores/atrizes negros/as a papéis secundários e pejorativos. 
Por essa razão, o TEN foi pensado para ser um organismo teatral que promovesse o protagonismo negro. Nas palavras do próprio Abdias do Nascimento, desde que era ainda uma ideia em gestação, o TEN teria como papel defender a “verdade cultural do Brasil”.
O que era representado nas peças de teatro negro
Abordava a presença do negro nas artes cênicas brasileiras do Segundo Império (1840-1889) – quando o teatro se tornava um ambiente restrito às classes dominantes, os negros eram representados em imagens fortemente ligadas a escravidão e as peças eram carregadas de conteúdo racista – ao Pós-Estado Novo, ...com a proposta de trabalhar pela valorização social do negro por meio da cultura e da arte.
A importância do Teatro Experimental do Negro para o cenário cultural brasileiro e para a comunidade negra.
No Brasil, enfrentando o tabu da "democracia racial", o Teatro Experimental do Negro era a única voz a encampar consistentemente a linguagem e a postura política da negritude, no sentido de priorizar a valorização da personalidade e cultura específicas ao negro como caminho de com Por isso, o TEN ganhou dos porta-vozes da cultura convencional brasileira o rótulo de promotor de um suposto racismo às avessas, fenômeno que invariável e erroneamente associavam ao discurso da negritude. bate ao racismo.
Peças encenadas
1945 - O Imperador Jones
1946 - O Moleque Sonhador
1946 - Festival do 2º Aniversário do Teatro Experimental do Negro
1946 - Othelo
1946 - Todos os Filhos de Deus Tem Asas
1947 - Terras do Sem Fim
1947 - O Filho Pródigo
1947 - Recital Castro Alves
1948 - A Família e a Festa na Roça
1948 - Aruanda
1949 - Filhos de Santo
1949 - Calígula
1952 - Rapsódia Negra
1953 - O Imperador Jones
1953 - O Filho Pródigo
1954 - Festival O'Neill
1954 - Onde Está Marcada a Cruz
1956 - João Sem-Terra (Teatro Novos Comediantes de Saulo)
1956 - Orfeu da Conceição
1957 - Perdoa-me por Me Traíres
1957 - Sortilégio - Mistério Negro
1958 - O Colar de Coral

Continue navegando