Buscar

APS - DIREITO TRIBUTARIO APLICADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS – DIREITO TRIBUTARIO APLICADO
1. Os alunos deverão construir um quadro comparativo entre as imunidades tributárias previstas no art. 150, VI da CF (imunidades gerais).
2. O quadro comparativo deve descrever de forma objetiva os seus elementos.
3. A construção do quadro comparativo deve acompanhar uma resenha da leitura do texto indicado no material de apoio.
4. O aluno deverá relacionar sua percepção sobre a tabela, em especial sobre o contexto histórico que embasou o surgimento de cada imunidade, construindo um texto argumentativo, e, expressando, ao final, sua posição crítica sobre os temas abordados.
5. O aluno deverá, também, investigar a atual interpretação do STF sobre cada uma das imunidades.
6. A tabela e o texto deverão ser postados no ambiente BlackBoard.
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre:
a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
b) templos de qualquer culto;
c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;
d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão.
e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.
Imunidade Recíproca: Sua origem provém da Suprema Corte norte-americana, foi instaurada no Brasil com a Constituição de 1891. Prevista no art.150, VI, a da CF, pressupõe a igualdade entre os entes públicos, definindo de que não poderão cobrar impostos sobre patrimônio, renda ou serviço de outros estados, sendo extensiva a todas autarquias e fundações públicas. Cabendo salientar que essa imunidade não se abrange às empresas de economia mista, tampouco às empresas públicas, pois estas se submetem ao regime de direito privado. 
Imunidade dos Templos: É garantia constitucional à liberdade religiosa, objetivo de impedir a criação de obstáculos econômicos que dificultem o exercício desse direito, onde se pré-estabelece que os templos religiosos estão dispensados de pagamento de todos os impostos, quaisquer que sejam, mesmo que sejam inerentes ao patrimônio, renda ou serviço. Cumpre ressaltar que a imunidade é extensiva tão somente as atividades exercidas pelo templo, cabendo este demonstrar que a renda obtida está sendo revertida ao próprio templo e aplicada da disseminação da religião compreendida pelo templo.
Imunidade dos Partidos Entidades Sindicais: Têm como origem, o regime democrático, movimento de liberdade política, expresso desde a Constituição de 1946. Com imunidade, possibilidade de perseguição de partidos sindicatos que representem defendam alguma ideologia seja afastada, ainda proibindo os entes tributantes de cobrar os impostos, quaisquer que sejam, mesmo que sejam inerentes ao patrimônio, renda ou serviço, apenas das referidas instituições. Cumpre ressaltar que a imunidade é extensiva tão somente as atividades exercidas pela instituição, devendo demonstrar o preenchimento dos requisitos previstos no art. 9 e 14 do CTN. Outrossim, importante salientar, de que a lei não isenta os sindicatos patronais dos referidos impostos.
 
Imunidade de Livros, Jornais Periódicos: Seu objetivo é garantir livre manifestação de pensamento, de produção cultural, científica, dentre outras, taxas, dificultando acesso e disponibilidade a informação de forma ampla. O objetivo desta imunidade é de fomentar a cultura nacional, estimulando a produção cultural e a propagação de ideias.
Imunidade de Fonogramas Videofonogramas: Seu objetivo é reduzir preços daqueles produtos (com alto valor cultural) para o consumidor final, incentivando a competição de produtos de artistas brasileiros, e procurando tornar acessível a todos as obras brasileiras, dessa forma democratizando o acesso aos bens culturais do país. Cumpre salientar, de que a regra pode beneficiar com a imunidade, também alguns artistas de natureza internacional, desde que estes, preencham a requisitos legais pré-dispostos.

Continue navegando