Buscar

CINCIAS-9ANO-2B

Prévia do material em texto

ATENÇÃO
ESSE MATERIAL É PROTEGIDO COM DIREITOS AUTORAIS DE SEU CRIADOR
Toda e qualquer divulgação, distribuição, plágio ou venda ilegal, assim que descoberto(a) via rastreamento digital, o responsável será penalizado previsto no código civil e criminalmente por seu ato criminoso!
Alguma dúvida?
FALE CONOSCO
Você adquiriu um dos materiais que pertencem à empresa ALFABETINHO, o nosso material é vendido somente em SITES oficiais autorizados!
É válido ressaltar, que não vendemos os nossos produtos via pix no WhatsApp, ou seja, pessoas se passando por nós mandando
número de pix no seu particular.
Caso isso tenha acontecido com você, denuncie! Pois você caiu num golpe e comprou de uma pessoa que está vendendo sem autorização, além de ser crime compactuar, você não irá receber as nossas atualizações futuras no seu e-mail.
Os métodos de pagamento devem ser visualizados e feitos somente no nosso site!
CLIQUE PARA
DENUNCIAR
Contato para denunciar via e-mail: Contato@alfabetinho.com.br
PARABÉNS PELA COMPRA!
Primeiramente gostariamos de agradecer a sua confiança em nosso trabalho. Obrigado!
Quer ganhar um presente exclusivo gratuitamente?
veja como é simples e fácil ganhar!
Basta seguir estes 3 passos abaixo:
 (
01
)Escolha uma página que mais gostou desse arquivo e tire uma foto ou grave um vídeo.
 (
02
)Poste a foto ou vídeo no seu story e marque nosso Instagram oficial @alfabetinho_
 (
03
)Prontinho, feito isso iremos te encaminhar no seu direct um presente exclusivo, que são: 100 atividades de alfabetização 2023.
Viu como é fácil, mas atenção, se sua conta no Instagram for privada, nós não seremos notificados sobre a sua marcação, ou seja, não saberemos que você marcou a gente, neste caso se sua conta for privada, poste no seu story, marque a gente, tire um print e nos mande no direct.
 (
Boas
 
vindas!
CONHEÇA
 
OS
 
AUTORES
@redeeduca
@alfabetinho_
) (
PR
OF
ISS
IO
NA
IS Q
UE 
A
TU
AM 
MA
IS
 
DE 
15
 
AN
OS
 
NA 
Á
RE
A!
QU
AL
ID
ADE 
E 
SU
PO
RT
E 
P
AR
A
 
C
LIE
NT
ES
)
Vida e evolução
Hereditariedade
Iniciaremos nossos estudos com a temática “ hereditariedade”, você sabe o que essa palavra significa?
Bom, vamos começar falando desse conjunto de processos, afinal, a hereditariedade, nada mais é que, um agrupamento de processos relativos a transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e até mesmo de ordem psíquica que são transmitidos de pais para filhos.
Agora que você já possuí uma base acerca do assunto, vamos nos aprofundar melhor?
<acessoemhttps://www.biologianet.com/genetica/hereditariedade.htm>
 (
Nome:
Turma:
 
Professor(a):
Data:
 
)
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Como vimos anteriormente, denominamos de hereditariedade o processo em que são transmitidas de pais para seus descendentes, os genes e as características que os compõe. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dese determinado modo, por sua vez, são chamadas de hereditárias.
Nos humanos, a passagem dessas características tidas como hereditárias é conseguida por meio da fusão dos gametas.
O gameta masculino( espermatozoíde) , e o gameta feminino, contendo 23 cromossomos cada. No momento da fusão, os 23 cromossomos do pai juntam-se aos 23 cromossomos da mãe e passam a compor o conjunto cromossômico daquela nova célula.
CONHECIMENTO SOBRE HEREDITARIEDADE
Nos dias atuais, há uma maior compreensão em relação a como o material genético é herdado, se tratando da hereditariedade, não podemos afirmar que sempre foi bem compreendida e aceita de forma adequada.
Durante um longo período de tempo, não se entendia, por exemplo, o motivo de algumas pessoas serem acentuadamente mais parecidas com os pais, enquanto outras, apresentavam bruscas diferenças. Não se sabia nem mesmo que existia material genético e que esse era transmitido.
Com isso, alguns pensadores, ao longo da história tentaram desvendar os mistérios existentes por detrás da hereditariedade. Foram grandes períodos de intensa pesquisa e estudos para que chegássemos aos conceitos que possuímos hoje e que estaremos apresentando a vocês, jovens leitores.
HIPÓCRATES
De acordo com Hipócrates, por volta de 410 a.C.,o organismo era responsável pela produção de partículas em todas as partes do nosso organismo, e segundo ele, essas partículas eram transmitidas no momento da reprodução. Essa teoria, chamada de pângenese permaneceu bem aceita até o final do século XIX.
ARISTÓTELES
<acesso em:/slideplayer.com.br>
Um outro pensador que também possuía ideias acerca da hereditariedade, era Aristóteles, de acordo com ele, o que fornecia a transmissão das características, era um determinado material no sêmen produzido pelos pais e resultava em características hereditárias.
Vale ressaltar que, o termo sêmen, nesse caso, era usado para se referir aos gametas e não em relação a secreção que são despojadas no momento da ejaculação.
Logo após Aristóteles, ocorreu um longe período sem que essas questões fossem discutidas. Com isso, após o Renascimento, os estudos e demais pesquisas voltaram a ser realizados com o objetivo de entender melhor os aspectos da hereditariedade, entretanto, pouco progresso foi observado. Dessa forma, são existentes poucos trabalhos verdadeiramente inovadores.
GREGOR MENDEL
<acesso em:/slideplayer.com.br>
Gregor Mendel é chamado e muito conhecido como o pai da Genética devido aos resultados de seus estudos e pesquisas envolvendo as ervilhas.
Sua teoria foi proposta/ pensada antes mesmo de a estrutura e o funcionamento dos cromossomos passarem a ser conhecidas, no entanto, Mendel compreendeu da forma correta e especifíca os princípios básicos acerca do assunto: hereditariedade.
Mendel propôs duas leis:
LEI DA SEGRAGAçãO OU COMO TAMBÉM É CHAMADA, PRIMEIRA LEI DE MENDEL.
Mendel afirmou acerca da existência de fatores presentes para cada característica e que eles segregam-se no período da formação dos gametas, que acabam por ocorrer em dose simples. Os fatores que descritos por Mendel são em relação aos seus resultados, na realidade, os genes, dos quais se têm um maior conhecimento atualmente.
LEI DA SEGREGAçãO INDEPENDENTE OU	COMO É COMUMENTE CHAMADA, SEGUNDA LEI DE MENDEL:
Nesse caso, veio a Mendel admitir que os fatores para duas ou mais características se distribuirem de forma mais independente para os gametas e combinam-se ao acaso.
Em relão a Mendel, suas duas leis, explicam, utilizando de algumas regras simples de probabilidade, as muitas variações existentes e presentes na transmissão de algumas características.
Para mais, elas tiveram utilidade como base para a ampliação e melhoramento acerca do conhecimento genético e propuseram a ideia de herança particulada, a qual demonstra que os pais tendem passam adiante unidades herdáveis separadas (atualmente chamadas de genes).
Dessa forma, as leis propostas por Mendel, foram o ponto de partida para a Genética moderna e para a compreensão correta e acertiva da hereditariedade.
Entenda melhor, analisando a explicação abaixo:
<acesso em:guiadoestudante.abril.com>
Exercícios:
<acesso em:guiadoestudante.abril.com.br>
Vamos praticar!
1- Explique com suas palavras e baseado em todo o conteúdo estudado, como ocorre a transmissão das características hereditárias?(EF09CI08)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	__	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
2- Explique as duas leis de Mendel: (EF09CI09)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
3- Converse com seus familiares acerca das teorias envolvendo a hereditariedade e construa junto deles, sua árvore genealógica, destacando durante toda ela, suas características em comum com seus familiares próximos.
4- Analise o mapa mental abaixo e responda as questões solicitadas: (EF09CI08)
A) Após a analise do mapa mental, dê a definição de genê:
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_	_ 	
B) Explique com suas palavras a definição de fenótipo e logo após, dê a definição de genótipo.
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
Teorias evolucionistas
Neste outro capítulode nossa apostila, conversaremos e estudaremos sobre as chamadas teorias evolucionistas. Essas teorias apresentam como ponto principal a defesa de que os organismos do planeta sofrem modificações ao longo do tempo, dessaforma, conclui-se que elas são imutáveis.
<acesso em: slideplayer.com.br>
Para iniciarmos, falaremos sobre os fósseis, que são uma valiosa evidência e marcaacerca da evolução.
<acessoem:todamateria>
Até chegada do século XVIII, a ideia do fixismo ainda era muito comentada e defendida, ela expõe a ideia de que os indivíduos foram criados e não passaram por nenhum tipo de modificação através do tempo, sendo assim, nesta concepção,
acabam apresentando as mesmas características desde a sua criação até os dias atuais.
Entretanto, com o conhecimento dos fósseis e o diante do desenvolvimento da anatomia e embriologia, acabaram por surgir as teorias chamadas de evolucionistas, que defendiam que os organismos sofriam mudanças ao longo do tempo.
No que se baseia a teoria evolucionista?
Se tratando das teorias evolucionistas, pode-se afirmar que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta.
Essas mudanças podem ser visualizadas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na Terra, mas que, de alguma forma, possuem grandes semelhanças com organismos atuais. Todas as teorias evolutivas existentes falam em mudança, diferenciando-se apenas sobre a forma como essas mudanças ocorreram.
Principais teorias evolutivas.
Diante das teorias evolutivas existentes, destacaremos 3, que sem dúvidas, são de extrema importância ao nosso entendimento e aos nossos estudos, são elas : o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.
 <acessoembrasilescola>
<acessoembrasilescola>
Lamarckismo
Não há dúvidas de que uma das primeiras teorias que nos ajudaram a chegar ao conceito de evolução que temos hoje, foi uma ideia proposta por Jean-Baptiste Lamack, Com a finalidade de explicar a evolução, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
LEI DO USO E DESUSO: essa lei, é responsável por explicar que, quando um organismo faz uso frequentementede alguma determinada parte do corpo, essa parte tende a se desenvolver mais que outras e aquelas que não são muito utilizadas atrofiam-se.
 <acesso em colegiobelasartes>
Além dessa lei, criada por Lamarck, temos a segunda lei, também elaborada e proposta por ele, a chamada “lei da herança dos caracteres adquiridos”, essa, também nos ajudará a entender melhor o assunto, de forma clara e assim, seguirmos para as teorias seguintes para que então, tenhamos a oportunidade de praticarmos ao longo da apostila.
A LEI DA HERANçA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS:
Por sua vez, ela afirma que as características adquiridas ao longo da vida podem ser transmitidas aos descendentes.
Porém, a teoria prosposta por Lamarck apresentava algumas informações que anos a frente, foram corrigidas e tidas como incoerentes.
O primeiro ponto negativo das leis, diz respeito ao uso e desuso, que após analises e estudos, podemos afirmar que não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo são predeterminadas pelos genes, e na teoria do uso e o desuso não se aplicam dessa forma, de modo que poderiam causar alterações nos limites predeterminados.
Outro aspecto a ser destacado, diz respeito às características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não estão presentes na nossa informação genética.
Mesmo com algumas informações não muito certeiras, Lamarck contribuiu muito para que novas teorias fossem criadas e para que consigamos hoje, ter conhecimento acerca da nossa evolução.
DARWINISMO
O Darwinismo reúne as ideias evolucionistas que compõe a teoria proposta por Charles Darwin (1809-1882). De acordo com Darwin, as espécies tendem a se modificar ao longo do tempo, graças a chamada “ seleção natural”. Segundo o pesquisador, os organismos vivem em uma luta constante em prol da sobrevivência e apenas aqueles mais aptos e mais fortes são capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as características vantajosas para seus descendentes.
Apesar da seleção natural ser um mecanismo correto, Darwin não conseguiu explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e, tampouco, como eram transmitidas. Essa explicação não foi possível porque não havia conhecimento sobre genética nesse período.
<acesso em:colegiobelasartes.com>
NEODARWINISMO OU TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUçãO:
O neodarwinismo é uma teoria que foi elaborada graças a contribuição de vários pesquisadores com o objetivo de explicar os fatores que Darwin não conseguia compreender quando expôs sua famosa teoria.
Em outras palavras, podemos dizer que o neodarwinismo consiste na própriateoria da seleção natural, porém acrescida e atualizada acerca dos conhecimentos genéticos adquiridos posteriormente.
<acesso em:.vestmapamental.com.br>
Atividades!
1- O que são teorias evolucionistas? (EF09CI11)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_ 	
2- Defina, “ evolução”, de acordo com o conteúdo estudado e utilizando suas próprias palavras: (EF09CI11)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
3- Compare as teorias de Larmarck e Darwin e apresente as diferenças e semelhanças presentes entre elas:(EF09CI10)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	__ 	
 	_	_ 	
4- Faça uma análise acerca da seleção natural relacionando- a com a evolução e diversidade das espécies.(EF09CI11)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
5- De acordo com o que foi estudado, escolha uma das teorias acima e pesquise imagens que tenham semelhança com a parte teórica do nosso estudo, cole- as ou as desenhe abaixo: .(EF09CI11)
<acessoemcolegiobelasartes>
Preservação da Biodiversidade
Vamos conversar sobre a Biodiversidade?
Esse, foi um termo usado pela primeira vez na década de 1980 afim de tornar-se um sinônimo da expressão da diversidade biológica. Quando se trata da biodiversidade, falamos sobre a riqueza de espécies presentes em uma região e em como existem variações ocorrentes nessas e em outras espécies.
Todas as áreas existentes em nosso planeta apresentam biodiversidade, no entanto, em alguns locais, ela é em grande quantidade, o que não significa que quando encontrada em menor quantidade, tenha menos importância, jamais. É importante entender que cada espécie tem seu papel na natureza e é fundamental para o equilíbrio do nosso ecossistema.
<Acesso em:mundoeducacao.uol.com.br>
CONCEITO DE BIODIVERSIDADE
A expressão conhecida como “diversidade biológica” foi e ainda é muito utilizada desde a década de 1980.
Você sabia que no inicio, essa expressão se referia apenas ao número de espécies que viviam em uma determinada região?
Isso quer dizer, em relação a quantidade de animais, plantas e micro-organismos de uma área.
Entretanto, ao longo do tempo, seu sugnificado passou a ser mais abrangente e complexo, de forma a incluir também outros aspectos de diversidade, como por exemplo, a diversidade genética entre os organismos.
Em 1986, o entomologista E. O. Wilson utilizou o termo biodiversidade em substituição à referida expressão.
<acesso em:preparaenemcom.br>
A “Convenção sobre diversidade biológica”
Criada na ECO-92, ela dedica-se ao tema biodiversidade. Nesse importante documento, a diversidade biológica é definida da seguinte forma:
“Diversidade biológica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.”
O Ministério do Meio Ambiente ainda frisa que “biodiversidade abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e micro-organismos; as funções ecológicasdesempenhadas por estes organismos nos ecossistemas; e as comunidades, habitats e ecossistemas formados por eles”.
<acesso em:mundoeducacao.com.br>
A RIQUEZA DA BIODIVERSIDADE
<acesso em:fiepb.com.br>
Você sabia que existem várias espécies de seres vivos que são encontradas em diferentes lugares do planeta? Mas, não são todas, algumas, por exemplo, são encontradas em apenas uma região.
Algumas áreas são extremamente ricas em biodiversidade, no entanto, outras apresentam apenas uma pequena variedade de espécies.
O que não se pode negar, é que a biodiversidade do planeta é imensa e muito abrangente, podendo ser observada em todos os ambientes, desde as profundezas dos oceanos até as montanhas mais altas.
<acesso em:.ambientelegal.com>
De acordo com dados fornecidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Brasil é o país que possuí a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta.
Ainda de acordo com o instituto, são mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência, e essa diversidade de seres vivos e ecossistemas é resultante a fatores como clima e extensão territorial do nosso país.
No Brasil, as regiões da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica destacam-se nesse sentido.
Outras áreas do planeta não apresentam uma biodiversidade tão rica quanto a nossa, sendo esse o caso dos desertos.
	 (
Amazônia
)
<acesso em:megatimes.com.br>
<acessoemtodamateria>
Dessa forma, uma das razões para que elas apresentem pouca biodiversidade é a baixa quantidade de chuvas. Mas, não somente os desertos, apresentam uma baixa biodiversidade, outro que também possuí é o bioma Tundra, estando esse resultado relacionado, entre outros fatores, com a baixa temperatura proveniente.
Importância e necessidade de preservação da biodiversidade
A biodiversidade possuí sua importância por conta de diversos aspectos. De acordo com a “Convenção sobre diversidade biológica”, a biodiversidade apresenta diversos valores ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.
<acesso em:brasilescola.uol.com.br>
Nessa imagem, podemos observar que o desmatamento é responsável pela destruição do habitat de várias espécies, sendo assim, ele vem a comprometer parte da biodiversidade presente nesta determinada área.
No que diz respeito à importância ecológica, os motivos são claros: cada espécie do planeta apresenta uma papel no ecossistema. As plantas, por exemplo, formam a base de toda a cadeia alimentar,
além de servirem de moradia para algumas espécies e atuarem fornecendo oxigênio no processo de fotossíntese. Quando uma espécie entra em extinção, todo o ecossistema da região, ou seja, local é impactado.
A biodiversidade apresenta ,também, grande importância econômica. Como sabemos, uma classe dos seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação.
Portanto,a preservação é a garantia de que esses recursos não deixem de existir/ não faltem no futuro e que, dessa forma, o meio ambiente permaneça em quilíbrio.
Mesmo tendo noção acerca da importância da biodiversidade, o ser humano ainda, infelizmente, é responsável pela sua destruição.
Aspectos como a poluição, o desmatamento e a exagerada são algumas das ações responsáveis pela redução da biodiversidade do planeta.
Curiosidade:
Dia Internacional da Biodiversidade
“O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado, todos os anos, no 22 de maio. Essa data, criada pela Organização das Nações Unidas, é um momento de reflexão e conscientização a respeito da necessidade de cuidarmos da diversidade de vida na Terra. Todos os anos, um tema diferente é escolhido e ações diversas são realizadas em torno dele.”
<acesso em:greenviewgv.com.br>
Colocando em prática!
Exercícios:
1- Defina com suas palavras, o que é biodiversidade. (EF09CI13)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
2- Após a leitura do resumo e conteúdo dado, crie apartir do conceito “ a importância da biodiversidade” algumas soluções para os problemas ambientais existentes na sua cidade da comunidade. (EF09CI13)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
3- Segundo o conteúdo estudado, qual a importância da preservação da biodiversidade, e como você pode fazer a sua parte para preservar esse bem tão valioso? (EF09CI12)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	__	_ 4- segundo o texto, a convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), um importante tratado estabelecido durante a: (EF09CI12)
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
 	_	_ 	
Hora da pesquisa!
· Pesquise, a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.(EF09CI12)
· Pesquise os principais orgãos e unidades de conservação responsáveis pela preservação da biodiversidade no Brasil e no mundo. (EF09CI12)
Resumo:
Hoje, tivemos a oportunidade de estudarmos juntos alguns conceitos muito importantes acerca da disciplina de ciências.
Alguns conceitos muito importantes foram estudados hoje, como por exemplo, a hereditariedade e alguns estudiosos muito importantes que pesquisaram e buscaram se aprofundar no assunto, para que hoje tenhamos acesso ao conhecimento e para que possamos entender um pouco da nossa própria história e de como fomos formados.
<escolakids.uou.com>
Também foi possível conhecer um pouco das teorias evolucionistas e dos pensadores responsáveis pela criação das mesmas, suas leis e para concluirmos esse assunto, algumas atividades para fixar o conteúdo.
<acessoemslideplayer>
Por fim, foi possível estudarmos um pouco sobre a importância de preservarmos as riquezas naturais de nosso país, do nosso mundo e da comunidade em que vivemos. Portanto, tivemos a oportunidade e termos acesso a várias formas de preservação da nossa biodiversidade, além de entendermos o porquê de sua existência e o motivo pelo qual devemos sempre zelar por essa tão falada, biodiversidade.
<acessoembiotecbrasil>
Hoje, tivermos a oportunidade de aprendermos diversos conteúdos importantes para os nossos estudos, eles no ajudam a compreender melhor a origem e existência dos seres vivos.
Com esse conhecimento, podemos compreender e analisar problemáticas acerca da oriegem dos seres vivos, questões como a biodiversidade e a hereditariedade, que influênciam diretamente em nossa vida.
Espero muito que tenham gostado dos nossos estudos até aqui! Lembre-se, você é capaz!
<acessoemescolakids>
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS
Todo o material desta apostila (incluindo textos e imagens) estão protegidos por direitos autorais de seu criador: ALFABETINHO, sendo proibido toda e qualquer forma de plágio, cópia, venda ilegal, compartilhamento ou qualquer outra forma de uso, não autorizada expressamente, seja ela onerosa ou não, sujeitando- se o transgressor, as penalidades previstas civil e criminalmente.
ATT: EQUIPE JURÍDICA ALFABETINHO
O delito de violação de direito autoral está previsto no artigo 184 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de infringir direitos inerentes ao autor, ou com eles relacionados. Um exemplo muito corriqueiro são as falsificações, ou os chamados produtos piratas, que são copiados e vendidos sem autorização de quem os idealizou.
Toda e qualquer divulgação, distribuição, plágio ou venda ilegal, assim que descoberto(a) o responsável será penalizado previsto no código civil e criminalmente por seu ato criminoso!

Continue navegando