Buscar

Kilimanjaro A maior montanha da África

Prévia do material em texto

Kilimanjaro: A maior montanha da África
O monte Kilimanjaro é o ponto mais alto da África, com 5.895 metros de altitude. Localiza-se no norte da Tanzânia, na fronteira com o Quênia, e é cercado por uma planície de savana. Seu cume é formado pela cratera do antigo vulcão Kibo, rodeado pela planície de savana que cerca o monte. Com uma fauna rica, o local é preservado em um parque nacional reconhecido como Patrimônio da Humanidade. Até pouco tempo, o cume era coberto de neve durante todo o ano. 
Hoje, com as mudanças climáticas, não é mais possível ver a neve à distância em algumas estações do ano. A área nevada reduziu de 12 km² para 2 km² em um século. Mesmo assim, o local ainda oferece uma vista espetacular e uma experiência única. Da base ao pico há uma enorme mudança na vegetação. A base é coberta por uma densa e úmida floresta tropical, com árvores de grande porte. À medida que se ganha altitude, as árvores vão diminuindo de porte e número, e a vegetação se tornando rasteira. 
Acima dos 3.000 m a pouca vegetação que ainda resta é substituída por líquens e pedras. E acima dos 4.000 m, apenas rochas vulcânicas e gelo são encontrados. A montanha é o coração de um parque nacional de 1.668 km2, originário de uma game reserve criada pelo governo colonial alemão em 1910. As florestas do Kilimanjaro abrigam um total de 1.223 espécies de plantas, algumas endêmicas como as senecias gigantes.

Continue navegando