Logo Passei Direto
Buscar

AV1 Projeto de Instalações Elétricas

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao estudar queda de tensão e alguns fatores que influenciam para o ocorrido, algumas companhias de fornecimento de energia elétrica avisam que em períodos de pico (em alguns Estados compreendidos como sendo das 17h às 21h) essas quedas de tensões podem tem uma maior possibilidade de acontecer.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as normas técnicas, podemos afirmar que:
1. as quedas de tensão são desculpas das companhias de fornecimento de energia, por não fornecer o serviço adequado.
2. as quedas de tensão têm uma ocorrência igual em todos os horários do dia.
3. as quedas de tensão têm uma maior recorrência nos períodos das 17h às 21h, por serem horários comerciais.
4. a queda de tensão é um fenômeno que ocorre devido ao não uso de disjuntores em residências.
5. as quedas de tensão são mais recorrentes em horários de pico, pois nesse horário há uma sobrecarga no uso do sistema de fornecimento de energia, uma vez que um maior número de pessoas usa o sistema ao mesmo tempo.

É comum em circuitos residenciais o projetista levar em consideração a potência consumida pelos aparelhos eletrônicos. Em um circuito elétrico que consome uma potência total de 12000 W e tem uma fonte de tensão de 220V, o arquiteto responsável pelo projeto de instalações elétricas precisa determinar a amperagem consumida pelo circuito para poder dimensionar o disjuntor adequado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm pode-se afirmar que a intensidade da corrente é:
1. I= 75 A.
2. I = 70 A.
3. I = 55 A.
4. I = 35 A.
5. I = 60 A.

Ohm foi um físico alemão que dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento das ciências. Seu campo de estudo principal foi o da eletrodinâmica, aquele que estuda a movimentação dos elétrons. Ohm contribuiu com diversos trabalhos, dentre eles, um dos de maior destaque foi o que hoje conhecemos como sendo a primeira lei de Ohm, representado aqui pela equação U = R x I.
Considere essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm, analise as afirmacoes a seguir:
I. A primeira lei de Ohm relaciona grandezas físicas como tensão, resistência e corrente elétrica.
II. A primeira lei de Ohm é usada em associação de resistores em série, e pode ser usada para resistores ligados em circuitos simples.
III. A primeira lei de Ohm, permite calcular resistência elétrica tendo como base a tensão dividida pela resistência.
IV. A primeira lei de Ohm calcula a tensão elétrica, portanto, é impossível calcular com exatidão corrente e resistência elétrica, uma vez que essa lei prevê o cálculo da tensão sem considerar as outras grandezas físicas.
1. Incorreta: I e II.
2. I e IV.
3. I e III.
4. II e III.
5. II, III e IV.

Analise a tabela a seguir: Um arquiteto, em fase final da obra sugere para o cliente os três tipos de Ar condicionado, do Tipo X, Y e Z. Perceba que a tabela está incompleta. O cliente, preocupado com o consumo de energia elétrica, e sabendo que a potência do aparelho é proporcional ao consumo de energia, pergunta ao arquiteto qual a potência de cada um dos respectivos aparelhos de ar condicionado, os aparelhos X, Y e Z.
Considerando as informações a seguir e o conteúdo estudado sobre a potência em cada ar condicionado, pode-se afirmar que:
1. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 13200W; Ar condicionado Y 8800W; Ar condicionado Z 4400W.
2. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 8000W; Ar condicionado Y 8000W; Ar condicionado Z 8000W.
3. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 75000W; Ar condicionado Y 6000W; Ar condicionado Z 4000W.
4. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 8000W; Ar condicionado Y 1200W; Ar condicionado Z 900W.
5. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 15000W; Ar condicionado Y 7000W; Ar condicionado Z 3500W.

A escolha dos materiais é de extrema importância para o bom desempenho da execução de um projeto. Em projetos de instalações elétricas, alguns materiais são classificados como materiais bons condutores de eletricidade ou não condutores (isolante elétrico).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os materiais condutores, podemos afirmar que os materiais que apresentam em sua estrutura uma boa condução de eletricidade são:
1. fio de alumínio e lã.
2. fio de cobre e carvão mineral.
3. borracha e plástico.
4. fio de cobre e plástico.
5. papel e borracha.

Circuitos ligados em série são comuns em ligações do tipo simples, já circuitos ligados em paralelo estão presentes em altas tensões, com corrente do tipo alternada, aquela que denota variação nas cargas elétricas. Há, também, um terceiro tipo de resistor, o que apresenta ligação mista, contando com a ligação em série e em paralelo ao mesmo tempo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre associação de resistores, pode-se afirmar que:
1. a associação em paralelo é aquela encontrada em circuito do tipo simples, onde a corrente não precisa de tensão para circular.
2. a associação de resistores do tipo mista é encontrada com facilidade em placas de circuitos lógicos.
3. a associação de resistores do tipo mista é a mais complexa que existe, encontrada em circuitos de edificações como supermercados, residências e indústrias.
4. Incorreta: a associação em paralelo é aquela em que a resistência equivalente é dada pela soma das resistências envolvidas no circuito.
5. a associação de resistores em paralelo é usada em circuitos automobilísticos.

Um estudante de Arquitetura, estudando circuitos elétricos, se depara com circuitos de corrente, tendo ele que calcular a corrente (I) que passa pelo circuito. Durante suas pesquisas para realizar os cálculos necessários, ele descobriu que as leis de Ohm tratam exatamente do estudo da corrente elétrica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm, pode-se afirmar que:
1. circuitos de corrente contínua são aqueles em que as fontes de tensão e corrente não sofrem variação no decorrer do tempo ∆t, não havendo mudança na direção dos elétrons.
2. corrente contínua é aquela que o sentido da passagem de elétrons pode mudar ao passar do tempo.
3. o cálculo da corrente continua pode ser definido como sendo um derivado do cálculo da corrente alternada.
4. a corrente contínua é aquela que se apresenta em circuitos complexos, como residências e indústrias.
5. a corrente continua é aquela em que as cargas elétricas apresentam uma alta variação no seu sentido, sofrendo com variações e oscilações.

Alguns fenômenos físicos podem ser expressos matematicamente e um desses fenômenos é a potência dissipada por um resistor. A equação que expressa esse fenômeno é P = R x I2, em que (P) é a potência dissipada, (U) a tensão aplicada pela fonte fornecedora de energia e (I) a corrente elétrica que passa pelo circuito com base na equação apresentada. Podemos expressar a resistência elétrica com uma relação matemática que surge da lei de Ohm.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre leis de Ohm, pode-se afirmar que a resistência elétrica é expressa:
1. pela soma da corrente dividida pela potência.
2. pelo produto entre a corrente e a potência.
3. pela subtração entre a potência e corrente elétrica.
4. pelo quociente entre a potência elétrica e a corrente.
5. pela raiz quadrada da potência.

Projetos de instalações elétrica de baixa tensão em residências usam alguns dispositivos de segurança (disjuntores). Para sua instalação, é necessário um bom engenheiro ou arquiteto que os dimensione corretamente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disjuntores, analise as afirmativas a seguir:
I. O cálculo do dimensionamento de disjuntores está previsto na NBR.
II. O disjuntor recomendado para uma instalação de ar condicionado leva em consideração fatores como potência do equipamento e tensão fornecida.
III. Os disjuntores são dispositivos ultrapassados, portanto, seu uso está previsto na norma como um elemento secundário de segurança.
IV. O uso de disjuntores é indicado para obras de alto padrão, uma vez que esses têm um alto custo.
1. III e IV.
2. I e III.
3. II, III e IV.
4. I, II e IV.
5. I e II.

Durante a execução projeto de instalações elétricas, alguns circuitos elétricos têm uma necessidade de serem ligados em série, a exemplo, as lâmpadas, pois é comum que em instalações de iluminação se use ligação em série. Um outro exemplo é a ligação das tomadas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre associação de resistores, analise as afirmações a seguir:
I. Em circuitos com ligações em série, a corrente é a mesma em todos os pontos do circuito.
II. Em circuitos ligados em série, a corrente elétrica é proporcional à fonte de tensão.
III. Em circuito ligado em série, a tensão U é sempre menor que a corrente elétrica aplicada, pois o mesmo se divide ao passar pelos terminais, dando origem ao DDP (Diferencial de potencial elétrico).
IV. Circuitos ligados em série têm uma capacidade de suportar tensões altas que utilizam corrente alternada.
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I e IV.
4. I, II e IV.
5. III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Ao estudar queda de tensão e alguns fatores que influenciam para o ocorrido, algumas companhias de fornecimento de energia elétrica avisam que em períodos de pico (em alguns Estados compreendidos como sendo das 17h às 21h) essas quedas de tensões podem tem uma maior possibilidade de acontecer.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as normas técnicas, podemos afirmar que:
1. as quedas de tensão são desculpas das companhias de fornecimento de energia, por não fornecer o serviço adequado.
2. as quedas de tensão têm uma ocorrência igual em todos os horários do dia.
3. as quedas de tensão têm uma maior recorrência nos períodos das 17h às 21h, por serem horários comerciais.
4. a queda de tensão é um fenômeno que ocorre devido ao não uso de disjuntores em residências.
5. as quedas de tensão são mais recorrentes em horários de pico, pois nesse horário há uma sobrecarga no uso do sistema de fornecimento de energia, uma vez que um maior número de pessoas usa o sistema ao mesmo tempo.

É comum em circuitos residenciais o projetista levar em consideração a potência consumida pelos aparelhos eletrônicos. Em um circuito elétrico que consome uma potência total de 12000 W e tem uma fonte de tensão de 220V, o arquiteto responsável pelo projeto de instalações elétricas precisa determinar a amperagem consumida pelo circuito para poder dimensionar o disjuntor adequado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm pode-se afirmar que a intensidade da corrente é:
1. I= 75 A.
2. I = 70 A.
3. I = 55 A.
4. I = 35 A.
5. I = 60 A.

Ohm foi um físico alemão que dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento das ciências. Seu campo de estudo principal foi o da eletrodinâmica, aquele que estuda a movimentação dos elétrons. Ohm contribuiu com diversos trabalhos, dentre eles, um dos de maior destaque foi o que hoje conhecemos como sendo a primeira lei de Ohm, representado aqui pela equação U = R x I.
Considere essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm, analise as afirmacoes a seguir:
I. A primeira lei de Ohm relaciona grandezas físicas como tensão, resistência e corrente elétrica.
II. A primeira lei de Ohm é usada em associação de resistores em série, e pode ser usada para resistores ligados em circuitos simples.
III. A primeira lei de Ohm, permite calcular resistência elétrica tendo como base a tensão dividida pela resistência.
IV. A primeira lei de Ohm calcula a tensão elétrica, portanto, é impossível calcular com exatidão corrente e resistência elétrica, uma vez que essa lei prevê o cálculo da tensão sem considerar as outras grandezas físicas.
1. Incorreta: I e II.
2. I e IV.
3. I e III.
4. II e III.
5. II, III e IV.

Analise a tabela a seguir: Um arquiteto, em fase final da obra sugere para o cliente os três tipos de Ar condicionado, do Tipo X, Y e Z. Perceba que a tabela está incompleta. O cliente, preocupado com o consumo de energia elétrica, e sabendo que a potência do aparelho é proporcional ao consumo de energia, pergunta ao arquiteto qual a potência de cada um dos respectivos aparelhos de ar condicionado, os aparelhos X, Y e Z.
Considerando as informações a seguir e o conteúdo estudado sobre a potência em cada ar condicionado, pode-se afirmar que:
1. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 13200W; Ar condicionado Y 8800W; Ar condicionado Z 4400W.
2. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 8000W; Ar condicionado Y 8000W; Ar condicionado Z 8000W.
3. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 75000W; Ar condicionado Y 6000W; Ar condicionado Z 4000W.
4. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 8000W; Ar condicionado Y 1200W; Ar condicionado Z 900W.
5. ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 15000W; Ar condicionado Y 7000W; Ar condicionado Z 3500W.

A escolha dos materiais é de extrema importância para o bom desempenho da execução de um projeto. Em projetos de instalações elétricas, alguns materiais são classificados como materiais bons condutores de eletricidade ou não condutores (isolante elétrico).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os materiais condutores, podemos afirmar que os materiais que apresentam em sua estrutura uma boa condução de eletricidade são:
1. fio de alumínio e lã.
2. fio de cobre e carvão mineral.
3. borracha e plástico.
4. fio de cobre e plástico.
5. papel e borracha.

Circuitos ligados em série são comuns em ligações do tipo simples, já circuitos ligados em paralelo estão presentes em altas tensões, com corrente do tipo alternada, aquela que denota variação nas cargas elétricas. Há, também, um terceiro tipo de resistor, o que apresenta ligação mista, contando com a ligação em série e em paralelo ao mesmo tempo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre associação de resistores, pode-se afirmar que:
1. a associação em paralelo é aquela encontrada em circuito do tipo simples, onde a corrente não precisa de tensão para circular.
2. a associação de resistores do tipo mista é encontrada com facilidade em placas de circuitos lógicos.
3. a associação de resistores do tipo mista é a mais complexa que existe, encontrada em circuitos de edificações como supermercados, residências e indústrias.
4. Incorreta: a associação em paralelo é aquela em que a resistência equivalente é dada pela soma das resistências envolvidas no circuito.
5. a associação de resistores em paralelo é usada em circuitos automobilísticos.

Um estudante de Arquitetura, estudando circuitos elétricos, se depara com circuitos de corrente, tendo ele que calcular a corrente (I) que passa pelo circuito. Durante suas pesquisas para realizar os cálculos necessários, ele descobriu que as leis de Ohm tratam exatamente do estudo da corrente elétrica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm, pode-se afirmar que:
1. circuitos de corrente contínua são aqueles em que as fontes de tensão e corrente não sofrem variação no decorrer do tempo ∆t, não havendo mudança na direção dos elétrons.
2. corrente contínua é aquela que o sentido da passagem de elétrons pode mudar ao passar do tempo.
3. o cálculo da corrente continua pode ser definido como sendo um derivado do cálculo da corrente alternada.
4. a corrente contínua é aquela que se apresenta em circuitos complexos, como residências e indústrias.
5. a corrente continua é aquela em que as cargas elétricas apresentam uma alta variação no seu sentido, sofrendo com variações e oscilações.

Alguns fenômenos físicos podem ser expressos matematicamente e um desses fenômenos é a potência dissipada por um resistor. A equação que expressa esse fenômeno é P = R x I2, em que (P) é a potência dissipada, (U) a tensão aplicada pela fonte fornecedora de energia e (I) a corrente elétrica que passa pelo circuito com base na equação apresentada. Podemos expressar a resistência elétrica com uma relação matemática que surge da lei de Ohm.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre leis de Ohm, pode-se afirmar que a resistência elétrica é expressa:
1. pela soma da corrente dividida pela potência.
2. pelo produto entre a corrente e a potência.
3. pela subtração entre a potência e corrente elétrica.
4. pelo quociente entre a potência elétrica e a corrente.
5. pela raiz quadrada da potência.

Projetos de instalações elétrica de baixa tensão em residências usam alguns dispositivos de segurança (disjuntores). Para sua instalação, é necessário um bom engenheiro ou arquiteto que os dimensione corretamente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disjuntores, analise as afirmativas a seguir:
I. O cálculo do dimensionamento de disjuntores está previsto na NBR.
II. O disjuntor recomendado para uma instalação de ar condicionado leva em consideração fatores como potência do equipamento e tensão fornecida.
III. Os disjuntores são dispositivos ultrapassados, portanto, seu uso está previsto na norma como um elemento secundário de segurança.
IV. O uso de disjuntores é indicado para obras de alto padrão, uma vez que esses têm um alto custo.
1. III e IV.
2. I e III.
3. II, III e IV.
4. I, II e IV.
5. I e II.

Durante a execução projeto de instalações elétricas, alguns circuitos elétricos têm uma necessidade de serem ligados em série, a exemplo, as lâmpadas, pois é comum que em instalações de iluminação se use ligação em série. Um outro exemplo é a ligação das tomadas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre associação de resistores, analise as afirmações a seguir:
I. Em circuitos com ligações em série, a corrente é a mesma em todos os pontos do circuito.
II. Em circuitos ligados em série, a corrente elétrica é proporcional à fonte de tensão.
III. Em circuito ligado em série, a tensão U é sempre menor que a corrente elétrica aplicada, pois o mesmo se divide ao passar pelos terminais, dando origem ao DDP (Diferencial de potencial elétrico).
IV. Circuitos ligados em série têm uma capacidade de suportar tensões altas que utilizam corrente alternada.
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I e IV.
4. I, II e IV.
5. III e IV.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
1/1 
Ao estudar queda de tensão e alguns fatores que influenciam para o ocorrido, algumas 
companhias de fornecimento de energia elétrica avisam que em períodos de pico (em 
alguns Estados compreendidos como sendo das 17h às 21h) essas quedas de tensões 
podem tem uma maior possibilidade de acontecer. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as normas técnicas, 
podemos afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as quedas de tensão são desculpas das companhias de fornecimento de 
energia, por não fornecer o serviço adequado. 
2. 
as quedas de tensão têm uma ocorrência igual em todos os horários do 
dia. 
3. 
as quedas de tensão têm uma maior recorrência nos períodos das 17h às 
21h, por serem horários comerciais. 
4. 
a queda de tensão é um fenômeno que ocorre devido ao não uso de 
disjuntores em residências. 
5. 
as quedas de tensão são mais recorrentes em horários de pico, pois nesse 
horário há uma sobrecarga no uso do sistema de fornecimento de 
energia, uma vez que um maior número de pessoas usa o sistema ao 
mesmo tempo. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
1/1 
É comum em circuitos residenciais o projetista levar em consideração a potência 
consumida pelos aparelhos eletrônicos. Em um circuito elétrico que consome uma 
potência total de 12000 W e tem uma fonte de tensão de 220V, o arquiteto responsável 
pelo projeto de instalações elétricas precisa determinar a amperagem consumida pelo 
circuito para poder dimensionar o disjuntor adequado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm pode- se 
afirmar que a intensidade da corrente é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I= 75 A. 
2. 
I = 70 A. 
3. 
I = 55 A. 
Resposta correta 
4. 
I = 35 A. 
5. 
I = 60 A. 
3. Pergunta 3 
0/1 
Ohm foi um físico alemão que dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento 
das ciências. Seu campo de estudo principal foi o da eletrodinâmica, aquele que estuda 
a movimentação dos elétrons. Ohm contribuiu com diversos trabalhos, dentre eles, um 
dos de maior destaque foi o que hoje conhecemos como sendo a primeira lei de Ohm, 
representado aqui pela equação U = R x I. 
Considere essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm, analise as 
afirmações a seguir: 
I. A primeira lei de Ohm relaciona grandezas físicas como tensão, resistência e corrente 
elétrica. 
II. A primeira lei de Ohm é usada em associação de resistores em série, e pode ser 
usada para resistores ligados em circuitos simples. 
III. A primeira lei de Ohm, permite calcular resistência elétrica tendo como base a 
tensão dividida pela resistência. 
IV. A primeira lei de Ohm calcula a tensão elétrica, portanto, é impossível calcular com 
exatidão corrente e resistência elétrica, uma vez que essa lei prevê o cálculo da tensão 
sem considerar as outras grandezas físicas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
I e II. 
2. 
I e IV. 
3. 
I e III. 
Resposta correta 
4. 
II e III. 
5. 
II, III e IV. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Analise a tabela a seguir: 
 
Um arquiteto, em fase final da obra sugere para o cliente os três tipos de Ar 
condicionado, do Tipo X, Y e Z. Perceba que a tabela está incompleta. O cliente, 
preocupado com o consumo de energia elétrica, e sabendo que a potência do aparelho 
é proporcional ao consumo de energia, pergunta ao arquiteto qual a potência de cada 
um dos respectivos aparelhos de ar condicionado, os aparelhos X, Y e Z. 
Considerando as informações a seguir e o conteúdo estudado sobre a potência em cada 
ar condicionado, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto 
constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 13200W; Ar 
condicionado Y 8800W; Ar condicionado Z 4400W. 
Resposta correta 
2. 
ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto 
constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 8000W; Ar 
condicionado Y 8000W; Ar condicionado Z 8000W. 
3. 
ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto 
constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 75000W; Ar 
condicionado Y 6000W; Ar condicionado Z 4000W. 
4. 
ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto 
constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 8000W; Ar 
condicionado Y 1200W; Ar condicionado Z 900W. 
5. 
ao calcular as respectivas potências de cada aparelho, o arquiteto 
constatou os seguintes valores: Ar condicionado X 15000W; Ar 
condicionado Y 7000W; Ar condicionado Z 3500W. 
5. Pergunta 5 
1/1 
A escolha dos materiais é de extrema importância para o bom desempenho da 
execução de um projeto. Em projetos de instalações elétricas, alguns materiais são 
classificados como materiais bons condutores de eletricidade ou não condutores 
(isolante elétrico). 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os materiais 
condutores, podemos afirmar que os materiais que apresentam em sua estrutura uma 
boa condução de eletricidade são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
fio de alumínio e lã. 
2. 
fio de cobre e carvão mineral 
Resposta correta 
3. 
borracha e plástico. 
4. 
fio de cobre e plástico. 
5. 
papel e borracha. 
6. Pergunta 6 
0/1 
Circuitos ligados em série são comuns em ligações do tipo simples, já circuitos ligados 
em paralelo estão presentes em altas tensões, com corrente do tipo alternada, aquela 
que denota variação nas cargas elétricas. Há, também, um terceiro tipo de resistor, o 
que apresenta ligação mista, contando com a ligação em série e em paralelo ao mesmo 
tempo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre associação de 
resistores, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a associação em paralelo é aquela encontrada em circuito do tipo 
simples, onde a corrente não precisa de tensão para circular. 
2. 
a associação de resistores do tipo mista é encontrada com facilidade em 
placas de circuitos lógicos. 
3. 
a associação de resistores do tipo mista é a mais complexa que existe, 
encontrada em circuitos de edificações como supermercados, 
residências e indústrias. 
Resposta correta 
4. Incorreta: 
a associação em paralelo é aquela em que a resistência equivalente é 
dada pela soma das resistências envolvidas no circuito. 
5. 
a associação de resistores em paralelo é usada em circuitos 
automobilísticos. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Um estudante de Arquitetura, estudando circuitos elétricos, se depara com circuitos de 
corrente, tendo ele que calcular a corrente (I) que passa pelo circuito. Durante suas 
pesquisas para realizar os cálculos necessários, ele descobriu que as leis de Ohm 
tratam exatamente do estudo da corrente elétrica. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Ohm, pode-se 
afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
circuitos de corrente contínua são aqueles em que as fontes de tensão e 
corrente não sofrem variação no decorrer do tempo ∆t, não havendo 
mudança na direção dos elétrons 
Resposta correta 
2. 
corrente contínua é aquela que o sentido da passagem de elétrons pode 
mudar ao passar do tempo. 
3. 
o cálculo da corrente continua pode ser definido como sendo um 
derivado do cálculo da corrente alternada. 
4. 
a corrente contínua é aquela que se apresenta em circuitos complexos, 
como residências e indústrias. 
5. 
a corrente continua é aquela em que as cargas elétricas apresentam uma 
alta variação no seu sentido, sofrendo com variações e oscilações. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Alguns fenômenos físicos podem ser expressos matematicamente e um desses 
fenômenos é a potência dissipada por um resistor. A equação que expressa esse 
fenômeno é P = R x I2, em que (P) é a potência dissipada, (U) a tensão aplicada pela 
fonte fornecedora de energia e (I) a corrente elétrica que passa pelo circuito com base 
na equação apresentada. Podemos expressar a resistênciaelétrica com uma relação 
matemática que surge da lei de Ohm. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre leis de Ohm, pode-se 
afirmar que a resistência elétrica é expressa: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pela soma da corrente dividida pela potência. 
2. 
pelo produto entre a corrente e a potência. 
3. 
pela subtração entre a potência e corrente elétrica. 
4. 
pelo quociente entre a potência elétrica e a corrente 
Resposta correta 
5. 
pela raiz quadrada da potência. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Projetos de instalações elétrica de baixa tensão em residências usam alguns 
dispositivos de segurança (disjuntores). Para sua instalação, é necessário um bom 
engenheiro ou arquiteto que os dimensione corretamente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disjuntores, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. O cálculo do dimensionamento de disjuntores está previsto na NBR. 
II. O disjuntor recomendado para uma instalação de ar condicionado leva em 
consideração fatores como potência do equipamento e tensão fornecida. 
III. Os disjuntores são dispositivos ultrapassados, portanto, seu uso está previsto na 
norma como um elemento secundário de segurança. 
IV. O uso de disjuntores é indicado para obras de alto padrão, uma vez que esses têm 
um alto custo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
I e III. 
3. 
II, III e IV. 
4. 
I, II e IV. 
5. 
I e II. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
1/1 
Durante a execução projeto de instalações elétricas, alguns circuitos elétricos têm uma 
necessidade de serem ligados em série, a exemplo, as lâmpadas, pois é comum que em 
instalações de iluminação se use ligação em série. Um outro exemplo é a ligação das 
tomadas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre associação de 
resistores, analise as afirmações a seguir: 
I. Em circuitos com ligações em série, a corrente é a mesma em todos os pontos do 
circuito. 
II. Em circuitos ligados em série, a corrente elétrica é proporcional à fonte de tensão. 
III. Em circuito ligado em série, a tensão U é sempre menor que a corrente elétrica 
aplicada, pois o mesmo se divide ao passar pelos terminais, dando origem ao DDP 
(Diferencial de potencial elétrico). 
IV. Circuitos ligados em série têm uma capacidade de suportar tensões altas que 
utilizam corrente alternada. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
Resposta correta 
2. 
I, II e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
I, II e IV. 
5. 
III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina