Logo Passei Direto
Buscar

AOL1 - Sistemas Estruturais II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A essência do processo de suporte, de qualquer maneira, geralmente não é uma ação aberta de recebimento de carga, mas o processo interno de operação de transmiti-las. Sem a capacidade de transferir e descarregar cargas, um sólido não pode suportar seu peso próprio e menos ainda uma sobrecarga. A estrutura, portanto, faz funcionar totalmente juntas as três operações subsequentes: 1. Recepção de carga. 2. Transmissão de carga. 3. Descarga.” Fonte: ENGEL, Heino. Sistemas Estruturais. Barcelona: Gustavo Gili, 2003, p. 26.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as tipologias estruturais abaixo e associe-as com suas respectivas aplicações.
1) Estruturas de seção ativa.
2) Estruturas de superfície ativa.
3) Estruturas de forma ativa.
4) Estruturas de vetor ativo.
5) Estruturas de altura ativa.
( ) Cobertura estruturada em treliças espaciais do Pavilhão Anhembi de São Paulo.
( ) Cobertura estruturada em membranas tensionadas do Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará.
( ) As lajes nervuradas que recobre o salão caramelo da FAU-USP em São Paulo.
( ) O arranha-céu Burj Al Arab nos Emirados Árabes Unidos.
( ) Os Arcos da Lapa no Rio de Janeiro.

Leia o excerto a seguir: “[...] O desabamento da pirâmide de Meidum demonstra que a questão [...] da distribuição do peso, mesmo em estruturas geométricas aparentemente simples, é uma preocupação constante para os construtores e envolve uma grande complexidade. Se a gravidade não existisse, se os ventos não soprassem, se a superfície da Terra não tremesse nem afundasse e o clima não mudasse, as cargas não existiriam e a estrutura seria desnecessária.” Fonte: SALVADORI, Mario. Por Que os Edifícios Ficam de Pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015, p. 33.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os guarda-corpos de varandas cobertas constituem cargas dinâmicas.
II. ( ) O peso próprio das lajes em edifícios corporativos constitui cargas dinâmicas.
III. ( ) Caixilhos de alumínio em residências unifamiliares constituem cargas estáticas.
IV. ( ) Os funcionários de limpeza de edifícios hoteleiros constituem cargas móveis.

Leia o excerto a seguir: “Mas outras cargas mudam seu valor rapidamente, ou até mesmo abruptamente, como a pressão exercida por uma rajada de vento ou ação de um objeto que cai no chão. Tais cargas são chamadas dinâmicas e podem ser extremamente perigosas, porque geralmente têm um efeito muito maior do que as mesmas cargas lentamente aplicadas.” Fonte: SALVADORI, Mario. Por Que os Edifícios Ficam de Pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015, p. 36.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Edificações muito altas e em certas condições climatogeográficas demandam dispositivos de controle de cargas dinâmicas como os AMS.
II. O peso próprio das estruturas varia nos pavimentos mais altos de arranha-céus em locais de muito vento.

Leia o excerto a seguir: “Quando alguém anda por uma reta e, de repente, entra numa de suas travessas, o caminho que percorre muda bruscamente de direção. Se, por outro lado, a rua pela qual caminha tiver uma curva, ao percorrer esta curva [...] a pessoa também estará mudando de direção.” Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 34.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Dois aviões viajando na rota Goiânia e Natal estão em direções diferentes, pois um está rumando para Goiânia e o outro para Natal.
II. Os conceitos de sentido e direção dependem diretamente do destino das forças ou corpos em movimento.

Leia o trecho abaixo: “A transferência de cargas verticais (em se tratando de estruturas convencionais) é feita por meio de [...] pilares, lajes e vigas. Espaço arquitetônico e sistema estrutural transformam-se em realidade devido à concepção integrada do espaço e da estrutura, ao princípio de ação e reação e ao mecanismo de flexão, visto que a transferência de cargas verticais através de elementos horizontais [...] para os verticais [...] é realizada por ela.” Fonte: CARRIERI, Renato. Estruturas: A resistência pela forma, à luz da produção contemporânea. 2007. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, p. 15.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise os procedimentos e ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante a transmissão de cargas no caso de um único pavimento:
( ) O fluxo de cargas é dissipado por barras verticais denominadas pilares.
( ) Os esforços são encaminhados por barras horizontais denominadas vigas.
( ) As cargas são absorvidas por placas ou lâminas horizontais denominadas lajes.
( ) As cargas da edificação são encaminhadas para as fundações, antes de atingirem o solo.

Leia o trecho a seguir: “Uma estrutura pode ser definida como uma composição de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um sistema em equilíbrio. Tal equilíbrio pode ser estático (estudado na graduação) ou dinâmico (estudado em geral na pós-graduação).” Fonte: ALMEIDA, Maria Cascão Ferreira de Almeida. Estruturas Isostáticas. São Paulo: Oficina de Textos, 2015, p. 11.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as afirmativas a seguir:
I. Um edifício está em equilíbrio quando a resultante das cargas atuantes em sua estrutura for igual a zero.
II. As estantes de uma biblioteca se encontram em equilíbrio dinâmico em referência à estrutura do edifício.
III. As vigas de uma residência unifamiliar se encontram em equilíbrio estático em referência aos pilares da estrutura.
IV. Carros estacionados em uma garagem se encontram em equilíbrio dinâmico com relação à laje do pavimento.

Leia o trecho a seguir: “Um fio de aço, por mais resistente que seja, não é capaz de suportar a si próprio quando colocado em pé sobre um apoio qualquer; nem será capaz de manter uma forma reta quando apoiado em seus extremos, recebendo uma forca transversal em seu eixo. No entanto, quando pendurado, será bastante eficiente para suportar carga aplicada na direção de seu eixo.” Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 27.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as afirmativas a seguir:
I. Os materiais utilizados nas membranas tensionadas resistem à compressão.
II. A reordenação da forma dos materiais altera a rigidez das estruturas.
III. Materiais popularmente tidos como frágeis podem gerar estruturas rígidas.
IV. A escolha de materiais para pilares deve priorizar a resistência à tração.

Leia o trecho a seguir: “Apesar de, nessa época, serem restritos os conhecimentos teóricos fornecidos pela Estática, notáveis foram as obras executadas, como o domo do Pantheon com 44 metros de vão construídos pelos romanos [...]. Desde a construção do Pantheon nenhum progresso ocorreu em relação a teoria de tais estruturas, até que em 1828 G. Lamé e E. Clapeyron apresentaram os primeiros estudos sobre cúpulas de rotação com carregamento simétrico em relação ao eixo.” Fonte: CARRIERI, Renato. Estruturas: A resistência pela forma, à luz da produção contemporânea. 2007. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, p. 107.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Yopanan Rebello (2000) classifica as estruturas a partir de tipologias e formas elementares, e suas combinações em ossaturas mais intricadas.
II. Elementos básicos, como os arcos, combinados entre si, podem gerar estruturas elaboradas, como as cúpulas.

Leia o trecho a seguir: “É absolutamente necessário que as forças que atuam nas edificações sejam muito bem conhecidas, na sua intensidade, direção e sentido, para que a concepção estrutural seja coerente com o caminho que essas forças devem percorrer até o solo. [...] As forças externas que atuam nas estruturas são denominadas cargas. Algumas cargas atuam na estrutura durante toda a sua vida útil, enquanto outras ocorrem esporadicamente.” Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 35.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O peso próprio das lajes e vigas, componentes estruturais, constitui um exemplo de carga permanente.
II. ( ) O mobiliário das edificações de uso residencial constitui um exemplo de cargas variáveis.
III. ( ) Os revestimentos dos pisos e vedações constituem exemplos de cargas variáveis.
IV. ( ) A força do vento constitui uma carga permanente.

A escolha da solução estrutural ideal para um projeto arquitetônico é sempre um desafio considerável para jovens e experientes arquitetos. Existem tantos parâmetros a serem considerados no contexto projetual em voga que sua conciliação às vezes acaba por induzir ao projetista o teste de inúmeras versões preliminares até chegar a sua solução estrutural final.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Não há uma solução estrutural correta para a utilização em projetos arquitetônicos.
II. Cada contexto de projeto suscita a priorização de problemáticas arquitetônicas a serem atendidas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A essência do processo de suporte, de qualquer maneira, geralmente não é uma ação aberta de recebimento de carga, mas o processo interno de operação de transmiti-las. Sem a capacidade de transferir e descarregar cargas, um sólido não pode suportar seu peso próprio e menos ainda uma sobrecarga. A estrutura, portanto, faz funcionar totalmente juntas as três operações subsequentes: 1. Recepção de carga. 2. Transmissão de carga. 3. Descarga.” Fonte: ENGEL, Heino. Sistemas Estruturais. Barcelona: Gustavo Gili, 2003, p. 26.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as tipologias estruturais abaixo e associe-as com suas respectivas aplicações.
1) Estruturas de seção ativa.
2) Estruturas de superfície ativa.
3) Estruturas de forma ativa.
4) Estruturas de vetor ativo.
5) Estruturas de altura ativa.
( ) Cobertura estruturada em treliças espaciais do Pavilhão Anhembi de São Paulo.
( ) Cobertura estruturada em membranas tensionadas do Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará.
( ) As lajes nervuradas que recobre o salão caramelo da FAU-USP em São Paulo.
( ) O arranha-céu Burj Al Arab nos Emirados Árabes Unidos.
( ) Os Arcos da Lapa no Rio de Janeiro.

Leia o excerto a seguir: “[...] O desabamento da pirâmide de Meidum demonstra que a questão [...] da distribuição do peso, mesmo em estruturas geométricas aparentemente simples, é uma preocupação constante para os construtores e envolve uma grande complexidade. Se a gravidade não existisse, se os ventos não soprassem, se a superfície da Terra não tremesse nem afundasse e o clima não mudasse, as cargas não existiriam e a estrutura seria desnecessária.” Fonte: SALVADORI, Mario. Por Que os Edifícios Ficam de Pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015, p. 33.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os guarda-corpos de varandas cobertas constituem cargas dinâmicas.
II. ( ) O peso próprio das lajes em edifícios corporativos constitui cargas dinâmicas.
III. ( ) Caixilhos de alumínio em residências unifamiliares constituem cargas estáticas.
IV. ( ) Os funcionários de limpeza de edifícios hoteleiros constituem cargas móveis.

Leia o excerto a seguir: “Mas outras cargas mudam seu valor rapidamente, ou até mesmo abruptamente, como a pressão exercida por uma rajada de vento ou ação de um objeto que cai no chão. Tais cargas são chamadas dinâmicas e podem ser extremamente perigosas, porque geralmente têm um efeito muito maior do que as mesmas cargas lentamente aplicadas.” Fonte: SALVADORI, Mario. Por Que os Edifícios Ficam de Pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015, p. 36.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Edificações muito altas e em certas condições climatogeográficas demandam dispositivos de controle de cargas dinâmicas como os AMS.
II. O peso próprio das estruturas varia nos pavimentos mais altos de arranha-céus em locais de muito vento.

Leia o excerto a seguir: “Quando alguém anda por uma reta e, de repente, entra numa de suas travessas, o caminho que percorre muda bruscamente de direção. Se, por outro lado, a rua pela qual caminha tiver uma curva, ao percorrer esta curva [...] a pessoa também estará mudando de direção.” Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 34.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Dois aviões viajando na rota Goiânia e Natal estão em direções diferentes, pois um está rumando para Goiânia e o outro para Natal.
II. Os conceitos de sentido e direção dependem diretamente do destino das forças ou corpos em movimento.

Leia o trecho abaixo: “A transferência de cargas verticais (em se tratando de estruturas convencionais) é feita por meio de [...] pilares, lajes e vigas. Espaço arquitetônico e sistema estrutural transformam-se em realidade devido à concepção integrada do espaço e da estrutura, ao princípio de ação e reação e ao mecanismo de flexão, visto que a transferência de cargas verticais através de elementos horizontais [...] para os verticais [...] é realizada por ela.” Fonte: CARRIERI, Renato. Estruturas: A resistência pela forma, à luz da produção contemporânea. 2007. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, p. 15.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise os procedimentos e ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante a transmissão de cargas no caso de um único pavimento:
( ) O fluxo de cargas é dissipado por barras verticais denominadas pilares.
( ) Os esforços são encaminhados por barras horizontais denominadas vigas.
( ) As cargas são absorvidas por placas ou lâminas horizontais denominadas lajes.
( ) As cargas da edificação são encaminhadas para as fundações, antes de atingirem o solo.

Leia o trecho a seguir: “Uma estrutura pode ser definida como uma composição de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um sistema em equilíbrio. Tal equilíbrio pode ser estático (estudado na graduação) ou dinâmico (estudado em geral na pós-graduação).” Fonte: ALMEIDA, Maria Cascão Ferreira de Almeida. Estruturas Isostáticas. São Paulo: Oficina de Textos, 2015, p. 11.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as afirmativas a seguir:
I. Um edifício está em equilíbrio quando a resultante das cargas atuantes em sua estrutura for igual a zero.
II. As estantes de uma biblioteca se encontram em equilíbrio dinâmico em referência à estrutura do edifício.
III. As vigas de uma residência unifamiliar se encontram em equilíbrio estático em referência aos pilares da estrutura.
IV. Carros estacionados em uma garagem se encontram em equilíbrio dinâmico com relação à laje do pavimento.

Leia o trecho a seguir: “Um fio de aço, por mais resistente que seja, não é capaz de suportar a si próprio quando colocado em pé sobre um apoio qualquer; nem será capaz de manter uma forma reta quando apoiado em seus extremos, recebendo uma forca transversal em seu eixo. No entanto, quando pendurado, será bastante eficiente para suportar carga aplicada na direção de seu eixo.” Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 27.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as afirmativas a seguir:
I. Os materiais utilizados nas membranas tensionadas resistem à compressão.
II. A reordenação da forma dos materiais altera a rigidez das estruturas.
III. Materiais popularmente tidos como frágeis podem gerar estruturas rígidas.
IV. A escolha de materiais para pilares deve priorizar a resistência à tração.

Leia o trecho a seguir: “Apesar de, nessa época, serem restritos os conhecimentos teóricos fornecidos pela Estática, notáveis foram as obras executadas, como o domo do Pantheon com 44 metros de vão construídos pelos romanos [...]. Desde a construção do Pantheon nenhum progresso ocorreu em relação a teoria de tais estruturas, até que em 1828 G. Lamé e E. Clapeyron apresentaram os primeiros estudos sobre cúpulas de rotação com carregamento simétrico em relação ao eixo.” Fonte: CARRIERI, Renato. Estruturas: A resistência pela forma, à luz da produção contemporânea. 2007. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, p. 107.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Yopanan Rebello (2000) classifica as estruturas a partir de tipologias e formas elementares, e suas combinações em ossaturas mais intricadas.
II. Elementos básicos, como os arcos, combinados entre si, podem gerar estruturas elaboradas, como as cúpulas.

Leia o trecho a seguir: “É absolutamente necessário que as forças que atuam nas edificações sejam muito bem conhecidas, na sua intensidade, direção e sentido, para que a concepção estrutural seja coerente com o caminho que essas forças devem percorrer até o solo. [...] As forças externas que atuam nas estruturas são denominadas cargas. Algumas cargas atuam na estrutura durante toda a sua vida útil, enquanto outras ocorrem esporadicamente.” Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 35.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O peso próprio das lajes e vigas, componentes estruturais, constitui um exemplo de carga permanente.
II. ( ) O mobiliário das edificações de uso residencial constitui um exemplo de cargas variáveis.
III. ( ) Os revestimentos dos pisos e vedações constituem exemplos de cargas variáveis.
IV. ( ) A força do vento constitui uma carga permanente.

A escolha da solução estrutural ideal para um projeto arquitetônico é sempre um desafio considerável para jovens e experientes arquitetos. Existem tantos parâmetros a serem considerados no contexto projetual em voga que sua conciliação às vezes acaba por induzir ao projetista o teste de inúmeras versões preliminares até chegar a sua solução estrutural final.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Não há uma solução estrutural correta para a utilização em projetos arquitetônicos.
II. Cada contexto de projeto suscita a priorização de problemáticas arquitetônicas a serem atendidas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Prévia do material em texto

19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 1/8
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 0 / 0
Leia o excerto a seguir:
“A essência do processo de suporte, de qualquer maneira, geralmente não é uma ação aberta de recebimento de 
carga, mas o processo interno de operação de transmiti-las. Sem a capacidade de transferir e descarregar cargas, um 
sólido não pode suportar seu peso próprio e menos ainda uma sobrecarga. 
A estrutura, portanto, faz funcionar totalmente juntas as três operações subsequentes: 
1. Recepção de carga.
2. Transmissão de carga.
3. Descarga.”
Fonte: ENGEL, Heino. Sistemas Estruturais. Barcelona: Gustavo Gili, 2003, p. 26.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as tipologias 
estruturais abaixo e associe-as com suas respectivas aplicações.
1) Estruturas de seção ativa.
2) Estruturas de superfície ativa.
3) Estruturas de forma ativa.
4) Estruturas de vetor ativo.
5) Estruturas de altura ativa.
( ) Cobertura estruturada em treliças espaciais do Pavilhão Anhembi de São Paulo.
( ) Cobertura estruturada em membranas tensionadas do Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará.
( ) As lajes nervuradas que recobre o salão caramelo da FAU-USP em São Paulo.
( ) O arranha-céu Burj Al Arab nos Emirados Árabes Unidos.
( ) Os Arcos da Lapa no Rio de Janeiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Resposta correta4, 2, 1, 5, 3.
2, 3, 4, 1, 5.
1, 4, 5, 2, 3.
2, 4, 5, 3, 1.
19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 2/8
Mostrar opções de resposta 
5, 1, 2, 3, 4.
Pergunta 2 0 / 0
Leia o excerto a seguir:
“[...] O desabamento da pirâmide de Meidum demonstra que a questão [...] da distribuição do peso, mesmo em 
estruturas geométricas aparentemente simples, é uma preocupação constante para os construtores e envolve uma 
grande complexidade. Se a gravidade não existisse, se os ventos não soprassem, se a superfície da Terra não 
tremesse nem afundasse e o clima não mudasse, as cargas não existiriam e a estrutura seria desnecessária.”
Fonte: SALVADORI, Mario. Por Que os Edifícios Ficam de Pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015, p. 33.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os guarda-corpos de varandas cobertas constituem cargas dinâmicas. 
II. ( ) O peso próprio das lajes em edifícios corporativos constitui cargas dinâmicas
III. ( ) Caixilhos de alumínio em residências unifamiliares constituem cargas estáticas. 
IV. ( ) Os funcionários de limpeza de edifícios hoteleiros constituem cargas móveis.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Pergunta 3 0 / 0
Leia o excerto a seguir:
“Mas outras cargas mudam seu valor rapidamente, ou até mesmo abruptamente, como a pressão exercida por uma 
rajada de vento ou ação de um objeto que cai no chão. Tais cargas são chamadas dinâmicas e podem ser 
extremamente perigosas, porque geralmente têm um efeito muito maior do que as mesmas cargas lentamente 
aplicadas.”
Fonte: SALVADORI, Mario. Por Que os Edifícios Ficam de Pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015, p. 36.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Edificações muito altas e em certas condições climatogeográficas demandam dispositivos de controle de cargas 
dinâmicas como os AMS.
Porque:
19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 3/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
II. O peso próprio das estruturas varia nos pavimentos mais altos de arranha-céus em locais de muito vento.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 4 0 / 0
Leia o excerto a seguir:
“Quando alguém anda por uma reta e, de repente, entra numa de suas travessas, o caminho que percorre muda 
bruscamente de direção. Se, por outro lado, a rua pela qual caminha tiver uma curva, ao percorrer esta curva [...] a 
pessoa também estará mudando de direção.”
Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 34.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dois aviões viajando na rota Goiânia e Natal estão em direções diferentes, pois um está rumando para Goiânia e o 
outro para Natal.
Porque:
II. Os conceitos de sentido e direção dependem diretamente do destino das forças ou corpos em movimento.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 4/8
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 5 0 / 0
Leia o trecho abaixo:
“A transferência de cargas verticais (em se tratando de estruturas convencionais) é feita por meio de [...] pilares, lajes e 
vigas. Espaço arquitetônico e sistema estrutural transformam-se em realidade devido à concepção integrada do 
espaço e da estrutura, ao princípio de ação e reação e ao mecanismo de flexão, visto que a transferência de cargas 
verticais através de elementos horizontais [...] para os verticais [...] é realizada por ela.”
Fonte: CARRIERI, Renato. Estruturas: A resistência pela forma, à luz da produção contemporânea. 2007. Tese 
(Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São 
Paulo, 2007, p. 15.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise os procedimentos 
e ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante a transmissão de cargas no caso de 
um único pavimento:
( ) O fluxo de cargas é dissipado por barras verticais denominadas pilares. 
( ) Os esforços são encaminhados por barras horizontais denominadas vigas.
( ) As cargas são absorvidas por placas ou lâminas horizontais denominadas lajes.
( ) As cargas da edificação são encaminhadas para as fundações, antes de atingirem o solo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta3, 2, 1, 4.
3, 1, 4, 2.
2, 4, 1, 3.
4, 3, 1, 2.
Incorreta:
1, 3, 4, 2.
Pergunta 6 0 / 0
19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 5/8
Mostrar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Leia o trecho a seguir:
“Uma estrutura pode ser definida como uma composição de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de 
modo a formar um sistema em equilíbrio. Tal equilíbrio pode ser estático (estudado na graduação) ou dinâmico 
(estudadoem geral na pós-graduação).”
Fonte: ALMEIDA, Maria Cascão Ferreira de Almeida. Estruturas Isostáticas. São Paulo: Oficina de Textos, 2015, p. 11.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as afirmativas a 
seguir:
I. Um edifício está em equilíbrio quando a resultante das cargas atuantes em sua estrutura for igual a zero.
II. As estantes de uma biblioteca se encontram em equilíbrio dinâmico em referência à estrutura do edifício.
III. As vigas de uma residência unifamiliar se encontram em equilíbrio estático em referência aos pilares da estrutura.
IV. Carros estacionados em uma garagem se encontram em equilíbrio dinâmico com relação à laje do pavimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
Pergunta 7 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Um fio de aço, por mais resistente que seja, não é capaz de suportar a si próprio quando colocado em pé sobre um 
apoio qualquer; nem será capaz de manter uma forma reta quando apoiado em seus extremos, recebendo uma forca 
transversal em seu eixo. No entanto, quando pendurado, será bastante eficiente para suportar carga aplicada na 
direção de seu eixo.”
Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 27.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as afirmativas a 
seguir:
I. Os materiais utilizados nas membranas tensionadas resistem à compressão.
II. A reordenação da forma dos materiais altera a rigidez das estruturas.
III. Materiais popularmente tidos como frágeis podem gerar estruturas rígidas.
IV. A escolha de materiais para pilares deve priorizar a resistência à tração.
Está correto apenas o que se afirma em:
19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 6/8
Ocultar opções de resposta 
Resposta corretaII e III.
Incorreta:
II e IV.
I e II.
I e III.
III e IV.
Pergunta 8 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Apesar de, nessa época, serem restritos os conhecimentos teóricos fornecidos pela Estática, notáveis foram as obras 
executadas, como o domo do Pantheon com 44 metros de vão construídos pelos romanos [...]. Desde a construção do 
Pantheon nenhum progresso ocorreu em relação a teoria de tais estruturas, até que em 1828 G. Lamé e E. Clapeyron 
apresentaram os primeiros estudos sobre cúpulas de rotação com carregamento simétrico em relação ao eixo.”
Fonte: CARRIERI, Renato. Estruturas: A resistência pela forma, à luz da produção contemporânea. 2007. Tese 
(Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São 
Paulo, 2007, p. 107.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas.
I. Yopanan Rebello (2000) classifica as estruturas a partir de tipologias e formas elementares, e suas combinações em 
ossaturas mais intricadas.
Porque:
II. Elementos básicos, como os arcos, combinados entre si, podem gerar estruturas elaboradas, como as cúpulas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Incorreta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 7/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 9 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“É absolutamente necessário que as forças que atuam nas edificações sejam muito bem conhecidas, na sua 
intensidade, direção e sentido, para que a concepção estrutural seja coerente com o caminho que essas forças devem 
percorrer até o solo. [...] As forças externas que atuam nas estruturas são denominadas cargas. Algumas cargas atuam 
na estrutura durante toda a sua vida útil, enquanto outras ocorrem esporadicamente.” 
Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 35.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cargas atuantes nas estruturas, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O peso próprio das lajes e vigas, componentes estruturais, constitui um exemplo de carga permanente.
II. ( ) O mobiliário das edificações de uso residencial constitui um exemplo de cargas variáveis.
III. ( ) Os revestimentos dos pisos e vedações constituem exemplos de cargas variáveis.
IV. ( ) A força do vento constitui uma carga permanente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta corretaV, V, F, F.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
Incorreta:
V, V, F, V.
V, F, V, F.
Pergunta 10 0 / 0
A escolha da solução estrutural ideal para um projeto arquitetônico é sempre um desafio considerável para jovens e 
experientes arquitetos. Existem tantos parâmetros a serem considerados no contexto projetual em voga que sua 
conciliação às vezes acaba por induzir ao projetista o teste de inúmeras versões preliminares até chegar a sua solução 
estrutural final.
19/04/2023, 20:49 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524846_1/overview/attempt/_26159033_1/review/inline-feedback… 8/8
Ocultar opções de resposta 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas na arquitetura, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas.
I. Não há uma solução estrutural correta para a utilização em projetos arquitetônicos.
Porque
II. Cada contexto de projeto suscita a priorização de problemáticas arquitetônicas a serem atendidas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina