Logo Passei Direto
Buscar

Topografia Aplicada - AOL02 (10 - 10)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É possível entender o nivelamento composto como um método que aplica nivelamento geométrico simples consecutivo, ou seja, séries de nivelamentos geométricos simples. É composto pela criação lances consecutivos, que utilizaram um ponto para unir os trechos nivelados, ficando os novos “amarrados” aos anteriores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, pode-se afirmar que para a amarração dos lances em campo é necessário:
( ) medir os pontos de ré (Ré) e caracterizá-los em campo.
( ) nivelar o equipamento pelas pernas do tripé e dos parafusos calantes.
( ) medir os pontos intermediários (PI) e caracterizá-los em campo.
( x ) medir os pontos de mudança (PM) e caracterizá-los em campo.
( ) armazenar a altura do instrumento no início do nivelamento.

Existem diversas formas de classificar os métodos de nivelamento topográfico, agrupando-os seja pelos equipamentos utilizados, pela presença de movimentação vertical da luneta do instrumento topográfico ou ainda pelo tempo de operação em campo e os níveis de precisão obtidos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em método de nivelamento trigonométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O nivelamento utilizando equipamentos topográficos como teodolito e estação total pode ser caracterizado como nivelamento geométrico simples.
II. Através da medição dos ângulos verticais e das distâncias, será possível calcular a variação altimétrica do terreno.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( x ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos do terreno, indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos […].” Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2020. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento trigonométrico para lances longos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O nivelamento trigonométrico para lances longos, apesar de menos usual em obras de engenharia civil, deve ser utilizado quando os lances para obtenção dos desníveis forem maiores que 150 metros.
II. A curvatura terrestre se acentua quanto mais distantes estamos do ponto de interesse (PI).
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( x ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O nivelamento geométrico é utilizado em obras de grande porte por apresentar maior precisão na entrega do resultado dos desníveis. Apesar de mais demorado durante a execução, a qualidade entregue no produto ainda é indiscutível. Para obras mais extensas, é necessário utilizar o nivelamento geométrico composto, pois através deste é que se criam lances que permitem ao operador amarrar todas as etapas do levantamento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico composto, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o levantamento de campo:
( 2 ) Efetuar a leitura da Ré.
( 4 ) Efetuar a leitura dos PM.
( 1 ) Estacionar e nivelar o equipamento.
( 3 ) Efetuar a leitura dos PI.
( 5 ) Manter a régua no PM.
( ) 5, 3, 1, 4, 2
( ) 3, 1, 5, 2, 4
( ) 4, 1, 2, 5, 3
( x ) 2, 4, 1, 3, 5

Leia o trecho a seguir: “Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um instrumento topográfico, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos de cadastro.” Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2020. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( V ) No nivelamento geométrico, são utilizados níveis topográficos.
II. ( F ) No nivelamento geométrico, é utilizado ângulo vertical orientado ao zênite.
III. ( F ) No nivelamento geométrico, a obtenção dos desníveis se dará de maneira direta, sem cálculo.
IV. ( V ) O nivelamento geométrico é um método mais preciso, apesar de levar mais tempo em campo.
V. ( F ) No nivelamento geométrico, a curvatura terrestre é considerada no desnível.
( ) V, V, F, F, F
( ) F, F, F, V, V
( ) F, V, V, F, V
( ) V, F, V, F, V
( x ) V, F, F, V, F

A escolha dos passos para a montagem correta do instrumento topográfico em campo é fundamental para realização do levantamento do terreno. O entendimento e o planejamento das etapas são necessários para otimização da medição dos dados de interesse.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico simples, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
( 2 ) O operador faz a anotação da Ré.
( 1 ) Mede-se o nível topográfico em referência à estaca – criação do APC.
( 3 ) O operador mede o PI e anota as informações na caderneta de campo.
( 5 ) O auxiliar de topografia posiciona a mira estadimétrica no PI.
( 4 ) A mira estadimétrica é nivelada.
( ) 5, 3, 1, 4, 2
( ) 3, 5, 1, 4, 2
( ) 4, 2, 1, 5, 3
( x ) 2, 1, 3, 5, 4

O nivelamento trigonométrico apresenta ao operador dos instrumentos novas características angulares para determinação dos desníveis do terreno. Além dos ângulos horizontais e das distâncias, são acrescentados os ângulos verticais. A partir destes será criado um APC e, consequentemente, a composição de um triângulo retângulo interligando o equipamento topográfico e o objeto de interesse.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento trigonométrico, analise as afirmativas a seguir:
I. Os ângulos azimutais são ângulos verticais e se caracterizam por orientar o levantamento em campo.
II. Os ângulos nadirais são ângulos horizontais utilizados em níveis topográficos.
III. Os ângulos zenitais são ângulos verticais que possuem como referência 0° à luneta posicionada perpendicularmente ao solo e apontados para cima.
IV. O terceiro tipo de ângulo vertical é o ângulo Horizonte, que está alinhado paralelo ao solo.
( ) I, II e IV
( ) I e II
( x ) III e IV
( ) I e III
( ) II e IV

O nivelamento geométrico apresenta maior precisão na entrega do resultado dos desníveis. Independentemente da extensão da obra ou projeto, podemos utilizar o nivelamento geométrico. Por esse motivo, é previsto na NBR 13.133/1994 o nivelamento geométrico simples para trechos menores e o nivelamento geométrico composto para maiores extensões ou terrenos mais declivosos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico simples, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o nivelamento do equipamento em campo:
( 4 ) É feito o nivelamento grosseiro do instrumento utilizando as pernas do tripé para centralização da bolha circular localizada na base do nível.
( 1 ) O tripé é posicionado na estaca e instalado.
( 3 ) O fio de prumo é liberado para centralizar corretamente o instrumento principal no ponto de partida.
( 2 ) O nível topográfico é inserido sobre o tripé.
( 5 ) Os parafusos calantes são usados para o nivelamento fino do equipamento, de modo a nivelar e centralizar a bolha tubular no corpo do nível.
( ) 3, 1, 5, 2, 4
( ) 3, 5, 1, 4, 2
( x ) 4, 1, 3, 2, 5
( ) 1, 4, 2, 5, 3
( ) 5, 3, 1, 4, 2

O método de nivelamento geométrico composto conta com lance entre os níveis e, consequentemente, entre as visadas. Dessa forma, é necessário compreender que, mesmo tomando os devidos cuidados em campo, é possível que ocorram erros de nivelamento, os quais podem e devem ser verificados, visando sua correção e redução.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, pode-se afirmar que para correção dos erros do nivelamento geométrico composto devem ser relacionados alguns fatores e:
( x ) para isso há uma equação que relaciona leitura da Ré e do PM com a altura final e a altura inicial obtidas na mira estadimétrica.
( ) para isso existe devemos conhecer qual foi a orientação angular do eixo vertical, pois os cálculos são empregados com conhecimento da grandeza.
( ) para isso deve-se conhecer a distância entre equipamento e objeto de interesse, pois a curvatura terrestre se acentua com maiores distâncias.
( ) para isso devemos alterar o PM para o PI quando que possível, visto que as alturas da régua não se relacionam entre si.
( ) existe a necessidade do conhecimento da cotangente do ângulo formado entre o instrumento topográfico e a régua estadimétrica.

Devemos conhecer as características aplicadas aos diversos métodos de levantamento de campo, considerando desde o nivelamento até o levantamento planialtimétrico. Tal conhecimento é preponderante na determinação das grandezas cadastradas em campo, na seleção do equipamento utilizado e para atendimento aos níveis de precisão estabelecidos no projeto e em normativa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando se utiliza o nível topográfico durante a operação em campo, é possível calcular apenas as variações verticais do terreno.
II. Faltam dados necessários para o cálculo da distância horizontal e outros elementos técnicos passíveis de representar a forma geométrica da área.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
( x ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É possível entender o nivelamento composto como um método que aplica nivelamento geométrico simples consecutivo, ou seja, séries de nivelamentos geométricos simples. É composto pela criação lances consecutivos, que utilizaram um ponto para unir os trechos nivelados, ficando os novos “amarrados” aos anteriores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, pode-se afirmar que para a amarração dos lances em campo é necessário:
( ) medir os pontos de ré (Ré) e caracterizá-los em campo.
( ) nivelar o equipamento pelas pernas do tripé e dos parafusos calantes.
( ) medir os pontos intermediários (PI) e caracterizá-los em campo.
( x ) medir os pontos de mudança (PM) e caracterizá-los em campo.
( ) armazenar a altura do instrumento no início do nivelamento.

Existem diversas formas de classificar os métodos de nivelamento topográfico, agrupando-os seja pelos equipamentos utilizados, pela presença de movimentação vertical da luneta do instrumento topográfico ou ainda pelo tempo de operação em campo e os níveis de precisão obtidos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em método de nivelamento trigonométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O nivelamento utilizando equipamentos topográficos como teodolito e estação total pode ser caracterizado como nivelamento geométrico simples.
II. Através da medição dos ângulos verticais e das distâncias, será possível calcular a variação altimétrica do terreno.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( x ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos do terreno, indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos […].” Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2020. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento trigonométrico para lances longos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O nivelamento trigonométrico para lances longos, apesar de menos usual em obras de engenharia civil, deve ser utilizado quando os lances para obtenção dos desníveis forem maiores que 150 metros.
II. A curvatura terrestre se acentua quanto mais distantes estamos do ponto de interesse (PI).
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( x ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O nivelamento geométrico é utilizado em obras de grande porte por apresentar maior precisão na entrega do resultado dos desníveis. Apesar de mais demorado durante a execução, a qualidade entregue no produto ainda é indiscutível. Para obras mais extensas, é necessário utilizar o nivelamento geométrico composto, pois através deste é que se criam lances que permitem ao operador amarrar todas as etapas do levantamento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico composto, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o levantamento de campo:
( 2 ) Efetuar a leitura da Ré.
( 4 ) Efetuar a leitura dos PM.
( 1 ) Estacionar e nivelar o equipamento.
( 3 ) Efetuar a leitura dos PI.
( 5 ) Manter a régua no PM.
( ) 5, 3, 1, 4, 2
( ) 3, 1, 5, 2, 4
( ) 4, 1, 2, 5, 3
( x ) 2, 4, 1, 3, 5

Leia o trecho a seguir: “Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um instrumento topográfico, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos de cadastro.” Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2020. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( V ) No nivelamento geométrico, são utilizados níveis topográficos.
II. ( F ) No nivelamento geométrico, é utilizado ângulo vertical orientado ao zênite.
III. ( F ) No nivelamento geométrico, a obtenção dos desníveis se dará de maneira direta, sem cálculo.
IV. ( V ) O nivelamento geométrico é um método mais preciso, apesar de levar mais tempo em campo.
V. ( F ) No nivelamento geométrico, a curvatura terrestre é considerada no desnível.
( ) V, V, F, F, F
( ) F, F, F, V, V
( ) F, V, V, F, V
( ) V, F, V, F, V
( x ) V, F, F, V, F

A escolha dos passos para a montagem correta do instrumento topográfico em campo é fundamental para realização do levantamento do terreno. O entendimento e o planejamento das etapas são necessários para otimização da medição dos dados de interesse.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico simples, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
( 2 ) O operador faz a anotação da Ré.
( 1 ) Mede-se o nível topográfico em referência à estaca – criação do APC.
( 3 ) O operador mede o PI e anota as informações na caderneta de campo.
( 5 ) O auxiliar de topografia posiciona a mira estadimétrica no PI.
( 4 ) A mira estadimétrica é nivelada.
( ) 5, 3, 1, 4, 2
( ) 3, 5, 1, 4, 2
( ) 4, 2, 1, 5, 3
( x ) 2, 1, 3, 5, 4

O nivelamento trigonométrico apresenta ao operador dos instrumentos novas características angulares para determinação dos desníveis do terreno. Além dos ângulos horizontais e das distâncias, são acrescentados os ângulos verticais. A partir destes será criado um APC e, consequentemente, a composição de um triângulo retângulo interligando o equipamento topográfico e o objeto de interesse.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento trigonométrico, analise as afirmativas a seguir:
I. Os ângulos azimutais são ângulos verticais e se caracterizam por orientar o levantamento em campo.
II. Os ângulos nadirais são ângulos horizontais utilizados em níveis topográficos.
III. Os ângulos zenitais são ângulos verticais que possuem como referência 0° à luneta posicionada perpendicularmente ao solo e apontados para cima.
IV. O terceiro tipo de ângulo vertical é o ângulo Horizonte, que está alinhado paralelo ao solo.
( ) I, II e IV
( ) I e II
( x ) III e IV
( ) I e III
( ) II e IV

O nivelamento geométrico apresenta maior precisão na entrega do resultado dos desníveis. Independentemente da extensão da obra ou projeto, podemos utilizar o nivelamento geométrico. Por esse motivo, é previsto na NBR 13.133/1994 o nivelamento geométrico simples para trechos menores e o nivelamento geométrico composto para maiores extensões ou terrenos mais declivosos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico simples, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o nivelamento do equipamento em campo:
( 4 ) É feito o nivelamento grosseiro do instrumento utilizando as pernas do tripé para centralização da bolha circular localizada na base do nível.
( 1 ) O tripé é posicionado na estaca e instalado.
( 3 ) O fio de prumo é liberado para centralizar corretamente o instrumento principal no ponto de partida.
( 2 ) O nível topográfico é inserido sobre o tripé.
( 5 ) Os parafusos calantes são usados para o nivelamento fino do equipamento, de modo a nivelar e centralizar a bolha tubular no corpo do nível.
( ) 3, 1, 5, 2, 4
( ) 3, 5, 1, 4, 2
( x ) 4, 1, 3, 2, 5
( ) 1, 4, 2, 5, 3
( ) 5, 3, 1, 4, 2

O método de nivelamento geométrico composto conta com lance entre os níveis e, consequentemente, entre as visadas. Dessa forma, é necessário compreender que, mesmo tomando os devidos cuidados em campo, é possível que ocorram erros de nivelamento, os quais podem e devem ser verificados, visando sua correção e redução.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, pode-se afirmar que para correção dos erros do nivelamento geométrico composto devem ser relacionados alguns fatores e:
( x ) para isso há uma equação que relaciona leitura da Ré e do PM com a altura final e a altura inicial obtidas na mira estadimétrica.
( ) para isso existe devemos conhecer qual foi a orientação angular do eixo vertical, pois os cálculos são empregados com conhecimento da grandeza.
( ) para isso deve-se conhecer a distância entre equipamento e objeto de interesse, pois a curvatura terrestre se acentua com maiores distâncias.
( ) para isso devemos alterar o PM para o PI quando que possível, visto que as alturas da régua não se relacionam entre si.
( ) existe a necessidade do conhecimento da cotangente do ângulo formado entre o instrumento topográfico e a régua estadimétrica.

Devemos conhecer as características aplicadas aos diversos métodos de levantamento de campo, considerando desde o nivelamento até o levantamento planialtimétrico. Tal conhecimento é preponderante na determinação das grandezas cadastradas em campo, na seleção do equipamento utilizado e para atendimento aos níveis de precisão estabelecidos no projeto e em normativa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando se utiliza o nível topográfico durante a operação em campo, é possível calcular apenas as variações verticais do terreno.
II. Faltam dados necessários para o cálculo da distância horizontal e outros elementos técnicos passíveis de representar a forma geométrica da área.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
( x ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.

Prévia do material em texto

Topografia Aplicada – AOL 02 
 
1) É possível entender o nivelamento composto como um método que aplica nivelamento 
geométrico simples consecutivo, ou seja, séries de nivelamentos geométricos simples. É 
composto pela criação lances consecutivos, que utilizaram um ponto para unir os trechos 
nivelados, ficando os novos “amarrados” aos anteriores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, 
pode-se afirmar que para a amarração dos lances em campo é necessário: 
 
( ) medir os pontos de ré (Ré) e caracterizá-los em campo. 
( ) nivelar o equipamento pelas pernas do tripé e dos parafusos calantes. 
( ) medir os pontos intermediários (PI) e caracterizá-los em campo 
( x ) medir os pontos de mudança (PM) e caracterizá-los em campo. 
( ) armazenar a altura do instrumento no início do nivelamento. 
 
2) Existem diversas formas de classificar os métodos de nivelamento topográfico, agrupando-
os seja pelos equipamentos utilizados, pela presença de movimentação vertical da luneta 
do instrumento topográfico ou ainda pelo tempo de operação em campo e os níveis de 
precisão obtidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em método de nivelamento 
trigonométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
 
I. O nivelamento utilizando equipamentos topográficos como teodolito e estação total 
pode ser caracterizado como nivelamento geométrico simples. 
 
Porque: 
 
II. Através da medição dos ângulos verticais e das distâncias, será possível calcular a 
variação altimétrica do terreno. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
 
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
( x ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
( ) As asserções I e II são proposições falsas. 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
3) Leia o trecho a seguir: 
 
“Nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos do terreno, 
indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da 
distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a 
distância medidos […].” 
Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: 
execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4. Disponível em: 
<https://bit.ly/3rrE95C>. Acesso em: 25 nov. 2020. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento trigonométrico 
para lances longos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
 
I. O nivelamento trigonométrico para lances longos, apesar de menos usual em obras 
de engenharia civil, deve ser utilizado quando os lances para obtenção dos 
desníveis forem maiores que 150 metros. 
 
Porque: 
 
II. A curvatura terrestre se acentua quanto mais distantes estamos do ponto de 
interesse (PI). 
 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
 
( ) As asserções I e II são proposições falsas. 
( x ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
4) O nivelamento geométrico é utilizado em obras de grande porte por apresentar maior 
precisão na entrega do resultado dos desníveis. Apesar de mais demorado durante a 
execução, a qualidade entregue no produto ainda é indiscutível. Para obras mais extensas, 
é necessário utilizar o nivelamento geométrico composto, pois através deste é que se 
criam lances que permitem ao operador amarrar todas as etapas do levantamento. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico 
composto, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem 
durante o levantamento de campo: 
 
( 2 ) Efetuar a leitura da Ré. 
( 4 ) Efetuar a leitura dos PM. 
( 1 ) Estacionar e nivelar o equipamento. 
( 3 ) Efetuar a leitura dos PI. 
( 5 ) Manter a régua no PM. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
( ) 5, 3, 1, 4, 2 
( ) 3, 1, 5, 2, 4 
( ) 4, 1, 2, 5, 3 
( x ) 2, 4, 1, 3, 5 
( ) 3, 5, 1, 4, 2 
 
5) Leia o trecho a seguir: 
 
“Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por 
intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um instrumento 
topográfico, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos de cadastro.” 
Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: 
execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4. Disponível em: 
<https://bit.ly/3rrE95C>. Acesso em: 25 nov. 2020. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
 
I. ( V ) No nivelamento geométrico, são utilizados níveis topográficos. 
II. ( F ) No nivelamento geométrico, é utilizado ângulo vertical orientado ao zênite. 
III. ( F ) No nivelamento geométrico, a obtenção dos desníveis se dará de maneira 
direta, sem cálculo. 
IV. ( V ) O nivelamento geométrico é um método mais preciso, apesar de levar mais 
tempo em campo. 
V. ( F ) No nivelamento geométrico, a curvatura terrestre é considerada no desnível. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
( ) V, V, F, F, F 
( ) F, F, F, V, V 
( ) F, V, V, F, V 
( ) V, F, V, F, V 
( x ) V, F, F, V, F 
 
6) A escolha dos passos para a montagem correta do instrumento topográfico em campo é 
fundamental para realização do levantamento do terreno. O entendimento e o 
planejamento das etapas são necessários para otimização da medição dos dados de 
interesse. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico 
simples, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem: 
 
( 2 ) O operador faz a anotação da Ré. 
( 1 ) Mede-se o nível topográfico em referência à estaca – criação do APC. 
( 3 ) O operador mede o PI e anota as informações na caderneta de campo. 
( 5 ) O auxiliar de topografia posiciona a mira estadimétrica no PI. 
( 4 ) A mira estadimétrica é nivelada. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
( ) 5, 3, 1, 4, 2 
( ) 3, 5, 1, 4, 2 
( ) 4, 2, 1, 5, 3 
( x ) 2, 1, 3, 5, 4 
( ) 3, 1, 5, 2, 4 
 
7) O nivelamento trigonométrico apresenta ao operador dos instrumentos novas 
características angulares para determinação dos desníveis do terreno. Além dos ângulos 
horizontais e das distâncias, são acrescentados os ângulos verticais. A partir destes será 
criado um APC e, consequentemente, a composição de um triângulo retângulo interligando 
o equipamento topográfico e o objeto de interesse. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento 
trigonométrico, analise as afirmativas a seguir: 
 
I. Os ângulos azimutais são ângulos verticais e se caracterizam por orientar o 
levantamento em campo. 
II. Os ângulos nadirais são ângulos horizontais utilizados em níveis topográficos. 
III. Os ângulos zenitais são ângulos verticais que possuem como referência 0° à luneta 
posicionada perpendicularmente ao solo e apontados para cima. 
IV. O terceiro tipo de ângulo vertical é o ângulo Horizonte, que está alinhado paralelo ao 
solo. 
 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
( ) I, II e IV 
( ) I e II 
( x ) III e IV 
( ) I e III 
( ) II e IV 
 
8) O nivelamento geométrico apresenta maior precisão na entrega do resultado dos 
desníveis. Independentemente da extensão da obra ou projeto, podemos utilizar o 
nivelamentogeométrico. Por esse motivo, é previsto na NBR 13.133/1994 o nivelamento 
geométrico simples para trechos menores e o nivelamento geométrico composto para 
maiores extensões ou terrenos mais declivosos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico 
simples, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem 
durante o nivelamento do equipamento em campo: 
 
( 4 ) É feito o nivelamento grosseiro do instrumento utilizando as pernas do tripé para 
centralização da bolha circular localizada na base do nível. 
( 1 ) O tripé é posicionado na estaca e instalado. 
( 3 ) O fio de prumo é liberado para centralizar corretamente o instrumento principal no 
ponto de partida. 
( 2 ) O nível topográfico é inserido sobre o tripé. 
( 5 ) Os parafusos calantes são usados para o nivelamento fino do equipamento, de modo 
a nivelar e centralizar a bolha tubular no corpo do nível. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
( ) 3, 1, 5, 2, 4 
( ) 3, 5, 1, 4, 2 
( x ) 4, 1, 3, 2, 5 
( ) 1, 4, 2, 5, 3 
( ) 5, 3, 1, 4, 2 
 
9) O método de nivelamento geométrico composto conta com lance entre os níveis e, 
consequentemente, entre as visadas. Dessa forma, é necessário compreender que, 
mesmo tomando os devidos cuidados em campo, é possível que ocorram erros de 
nivelamento, os quais podem e devem ser verificados, visando sua correção e redução. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, 
pode-se afirmar que para correção dos erros do nivelamento geométrico composto devem 
ser relacionados alguns fatores e: 
 
( x ) para isso há uma equação que relaciona leitura da Ré e do PM com a altura final e a altura 
inicial obtidas na mira estadimétrica. 
( ) para isso existe devemos conhecer qual foi a orientação angular do eixo vertical, pois os 
cálculos são empregados com conhecimento da grandeza. 
( ) para isso deve-se conhecer a distância entre equipamento e objeto de interesse, pois a 
curvatura terrestre se acentua com maiores distâncias. 
( ) para isso devemos alterar o PM para o PI quando que possível, visto que as alturas da régua 
não se relacionam entre si. 
( ) existe a necessidade do conhecimento da cotangente do ângulo formado entre o instrumento 
topográfico e a régua estadimétrica. 
 
10) Devemos conhecer as características aplicadas aos diversos métodos de levantamento de 
campo, considerando desde o nivelamento até o levantamento planialtimétrico. Tal 
conhecimento é preponderante na determinação das grandezas cadastradas em campo, 
na seleção do equipamento utilizado e para atendimento aos níveis de precisão 
estabelecidos no projeto e em normativa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
 
I. Quando se utiliza o nível topográfico durante a operação em campo, é possível 
calcular apenas as variações verticais do terreno. 
 
Porque: 
 
II. Faltam dados necessários para o cálculo da distância horizontal e outros elementos 
técnicos passíveis de representar a forma geométrica da área. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I 
( x ) As asserções I e II são proposições falsas 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
( ) a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira. 
 
 
 
 
RESPOSTAS 
1-A / 2-C / 3-B / 4-D / 5-E / 6-D / 7-C / 8-C / 9-A / 10-B

Mais conteúdos dessa disciplina