Buscar

Entrevista Inicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entrevista Inicial.
Há de certa forma diferenças significativas numa abordagem psicanalítica, entretanto independente da forma é fundamental que se estabeleça desde a primeira sessão um vínculo entre analista e paciente, vínculo este que sustentará o tratamento. Objetivo inicial é compreender as motivações e demandas que o paciente traz , cada caso é único e é preciso uma análise específica, para assim iniciar uma construção do processo analítico.
A transferência é de suma importância na técnica analítica, através dela o paciente projeta seus pensamentos, sentimentos, conflitos e traumas que na maioria dos casos são os causadores da" doença".
Outro fator crucial na primeira entrevista é a aliança terapêutica positiva,ela é mediadora no processo de mudanças e traz uma melhor compreensão ao analista dos conflitos do inconsciente e todos impactos causados ao longo de sua história, tratando esse conflitos de uma forma positiva.
A princípio a liberdade discursiva no processo analítico permite que o paciente apresente suas queixas manifesta e latente, relatando de fato o que acontece e que está oculto, pois o paciente não compreende sua real dor.
O diagnóstico compreensivo é um processo analítico também usado na entrevista inicial nesse ponto o analista observa vários tipos de comportamento, onde o paciente distorce situações adaptando as suas fantasias a realidade e expectativas construídas por ele.
Analisabilidade e acessibilidade é um critério bastante empregado na análise , visando buscar no inconsciente a função de um determinado sintoma, permitindo ao analista acesso ao seu inconsciente.
“ Um ponto importante a ser levantando na entrevista inicial é a demanda do paciente sobre a "cura' sendo muito relativo em alguns casos, uma demanda imediata pode se resolvida em 3 meses ou mais , mas durante o tratamento é possível que ocorram mais demandas, não tem como definir um tempo de" cura" e isso pode assusta-lo de diversas maneiras: seja em perder a confiança no analista ou quanto ao prazo que não se é estabelecido,nesse instante o paciente poderá se sentir anormal. A entrevista inicial requer diversos cuidados mas não um padrão a ser seguido, como dito anteriormente, o psicoterapeuta deve obter o conhecimento necessário e saber demonstra-lo ao seu paciente de forma empática.

Continue navegando