Buscar

2 1 - Biotecnologia e biossegurançaFerramenta externa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
O algodão está presente em muitas regiões brasileiras, sendo considerado uma cultura de grande importância em diversos países. Entretanto, o seu cultivo é mediado por diferentes fatores bióticos e abióticos, entre eles, os insetos-praga são responsáveis pela perda de grande parte dos cultivos mundiais. Entre os insetos que assolam a lavoura, na América do Sul, o bicudo do algodoeiro é considerado como o principal, sendo de difícil controle, principalmente em relação ao seu ciclo de vida. 
Você, como agrônomo que desenvolve pesquisas relacionadas a controle de pragas em culturas, foi contratado para dar uma palestra para pesquisadores na área de biotecnologia. Para preparar a apresentação, você tem o seguinte desafio:
a) Indicar quais processos seriam necessários para a construção de um vetor de transformação genética de plantas de algodão com a proteína cry10Aa, produzida a partir do gene cry10Aa.
b) Dentre os métodos de transformação genética indireta, indicar qual seria escolhido para realizar a transformação do gene cry10Aa, que auxiliará no controle da praga na cultura do algodão.
Padrão de resposta esperado
a) Primeiramente, é necessário analisar o DNA a ser transformado, verificando a localização do gene Cry10Aa naquele trecho, além do promotor, da região codificadora e do sítio de poliadenilação. A sequência a ser recombinada necessita ser amplificada via PCR e, em seguida, o gene deve ser isolado e clonado. O fragmento de DNA deverá ser inserido em um vetor de clonagem a partir de enzimas de restrição e esse deverá ser ligado ao vetor de expressão escolhido. Os clones que incorporarem o vetor de expressão serão selecionados para testar a efetividade da construção. Pode-se realizar uma transdução para induzir uma expressão.
b) Dentre as técnicas escolhidas, poderia ser selecionada a estratégia via Agrobacterium, a qual pode ser utilizada como vetor no processo de transformação. Para isso, é necessário deletar os oncogenes, os quais, na Agrobacterium, estão relacionados ao aparecimento de tumores em plantas a partir da expressão desse gene, e assim é preparado o vetor, contendo, entre as extremidades T, o gene de interesse. Na primeira etapa, a bactéria precisa ser reconhecida e fixada no tecido vegetal e, em seguida, ocorrem a transferência do T-DNA e a sua integração no genoma da célula vegetal.
Biotecnologia e biossegurança
1. Os microrganismos são utilizados há muito tempo na condução de processos com interesse comercial e, consequentemente, os seus produtos são obtidos a partir de trâmites biotecnológicos. Sobre a importância dos conhecimentos relacionados à fisiologia dos microrganismos, marque V ou F para as afirmativas a seguir.
I- Em procedimentos biotecnológicos associados a microrganismos é necessário avaliar se houve contaminação no sistema.
II- É importante obter informações sobre as exigências nutricionais dos microrganismos utilizados.
III- É importante visualizar e reconhecer a linhagem dos microrganismos que se deseja utilizar. 
A. V – V – V
A alternativa I é verdadeira, pois os procedimentos associados ao risco de manipulação de organismos são previstos na lei de biossegurança. A alternativa III também é correta, pois é necessário que o pesquisador que esteja realizando a manipulação do microrganismo fique ciente sobre as características relacionadas àquela espécie. A alternativa II é correta, pois ao se trabalhar com um microrganismo em laboratório, é necessário entender não apenas de aspectos morfológicos e fisiológicos, mas também de aspectos nutricionais. 
2. Os avanços nas técnicas biotecnológicas possibilitaram a produção de plantas transgênicas, principalmente na produção de grãos; um exemplo é o milho transgênico Bt. A geração dessas plantas possibilitou a minimização de danos causados por pragas. Sobre as alternativas a seguir, indique qual(is) é(são) correta(s).
I- As pragas de áreas de refúgio podem se acasalar com as sobreviventes das áreas plantadas com a planta transgênica.
II- O produto colhido em áreas de refúgio pode ser comercializado como não transgênico, apesar da ocorrência de polinização cruzada em milho Bt.
III- Os transgênicos são organismos oriundos da inserção de genes de uma espécie para outra.
IV- As toxinas sintetizadas no milho Bt podem auxiliar no combate a várias espécies de pragas.
B. A I e a III são corretas.
Os produtos colhidos em áreas de refúgio não podem ser comercializados como não transgênicos devido ao fato de ocorrerem polinizações cruzadas nessas áreas, podendo transmitir genes da transgenia. A função da área de refúgio é garantir a manutenção da funcionalidade e da durabilidade da tecnologia Bt.
3. Em um laboratório de biotecnologia de uma universidade, observou-se que um fungo continha um gene de resistência à seca. Visto isto, os pesquisadores realizaram o seguinte procedimento com o material genético do organismo:
Sob o ponto de vista biotecnológico, a classificação dada à planta é de:
B. Planta transgênica.
Na figura é observada a inserção de genes exógenos na planta, o que configura um transgênico. Uma planta clone é aquela que é resultado de uma geração de outra planta geneticamente igual a ela. Uma planta adaptada é aquela que apresenta condições de viver em determinado habitat. Uma planta resistente é aquela que apresenta capacidade de respostas a agentes externos, e um híbrido é um resultado de um cruzamento entre dois organismos de espécies diferentes. 
4. A biotecnologia abrange várias áreas de conhecimento e promove a geração de técnicas que contribuem também para o melhoramento genético, como o DNA recombinante, o qual consiste na inserção de porção do DNA de interesse de uma espécie para outra. Tendo em vista os princípios da biotecnologia associados ao DNA recombinante, pode-se afirmar: 
A. As enzimas de restrição são usadas para cortar a molécula de DNA.
As enzimas de restrição são úteis na clivagem do DNA. Considera-se plasmídio o material genético circular de bactérias. A DNA ligase é uma enzima que tem por função promover a união entre as moléculas de DNA. 
5. Organismos geneticamente modificados foram alvo de muitas polêmicas durante anos, principalmente quando eram considerados os aspectos associados aos impactos ambientais. Alguns cientistas consideram a transgenia em plantas uma técnica preocupante. Este fator se deve, principalmente:
D. Poderem dispersar os seus genótipos.
As plantas transgênicas apresentam diferenças nos materiais genéticos em comparação aos organismos selvagens. Caso haja uma dispersão no material genético de plantas transgênicas em um cruzamento com indivíduos selvagens, pode haver uma redução na diversidade genética, o que pode acarretar na extinção da espécie selvagem.
SE TE AJUDOU, CURTI E ME SEGUI, DESTA FORMA CONTINUAREI A POSTAR EXERCÍCIO E AS AVALIAÇÕES.

Continue navegando