Buscar

Atividade 2 - UC9 Técnico em Logística Senac EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 - UC9
Aluno: 
Método Kanban
Empresa : Nestlé S.A
A metodologia
Foi baseada de forma analítica nas ferramentas que compõem o Sistema de produção e transporte da empresa Nestlé S.A, O sistema de programação e controle da produção está baseado no uso de cartões para transmissão de informação entre centros produtivos. Esse sistema é denominado de sistema kanban, e segue a lógica de “puxar” a produção, produzindo somente o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário, de modo a atender à demanda dos centros consumidores.
Seguindo o seguinte processo;
· Produção: Há um cartão que dispara a produção de um pequeno lote de peças de determinado tipo em um determinado centro de produção da fábrica - o número da peça, descrição da peça, tamanho do lote a ser produzido e colocado em container padronizado, centro de produção responsável e local de armazenagem são descritos no cartão. A operação só será executada se houver um cartão de produção autorizando o processo, assim como o cartão de transporte, que autoriza a movimentação do material pela fábrica para o centro de produção.
· Transporte: O número de cartões entre dois centros de produção determina o estoque de material entre estes dois centros, pois a cada cartão corresponde um container padronizado de peças. Em geral, o número de cartões de transporte e o de cartões de produção são iguais, distribuindo o estoque entre os postos de armazenagem dos dois centros. O processo de redução gradual do estoque já comentado pode ser feito retirando-se cartões do sistema. Sem cartão de produção, o centro de trabalho não é acionado, sem cartão de transporte, o material não é movimentado.
Exemplo do sistema
	Código
	Cartão Ativador
	Máquina
	Necessidade diária
	Quantidade a produzir
	Unidades
	Entrega
	1
	2
	3
	4
	5
	0149
	BC 01 PR
	Desembar
	100
	3.000
	PC
	26/01/2022
	· 
	· 
	· 
	· 
	· 
	0454
	BC 02 AL
	Folter
	200
	6.000
	PC
	26/01/2022
	· 
	· 
	· 
	· 
	· 
Vantagens
 Esse sistema de controle do fluxo de materiais também favorece a eficiência, pois a redução dos estoques torna visíveis problemas como o desbalanceamento da produção, fazendo com que o fluxo não possa continuar até que os problemas sejam corrigidos.
Assim como ;
Melhoria de qualidade, produtividade, redução de custos, condições de trabalho, segurança do trabalho,problemas em áreas administrativas, análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos, desenvolvimento e integração de funcionários.
Importância
É necessário, em primeiro lugar, o comprometimento da alta gerência, em todo este processo,uma das etapas mais importantes no planejamento de um projeto é a gestão do tempo em quanto tempo meu cliente final terá o produto pronto.Com isso, controlamos com precisão todas as atividades a serem desenvolvidas. 
A gestão pode ser tida como uma grande aliada para os processos de comunicar e motivar a equipe. As informações importantes são colocadas à vista dos colaboradores e gestores, facilitando o acompanhamento de indicadores da área e status de projetos. Essa possibilidade de visualizar os dados atualizados de forma ampla favorece a tomada de decisões acertadas, diminuindo problemas e prejuízos.

Continue navegando