Buscar

ciências sociais2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Em julho de 2017, durante entrevista pública ao G1.com, Tasso Jereissati, presidente do PSDB, afirmou: "o que estamos vivendo é um arremedo de parlamentarismo, sem as vantagens de sistema parlamentarista e com as desvantagens do presidencialismo", disse ele, explicando que o Parlamento tem poderes sem as responsabilidades impostas pelo parlamentarismo.
Considerando as características do parlamentarismo é correto afirmar:
c. No parlamentarismo, há flexibilidade política, primeiro ministro com mandato indeterminado e interdependência entre os poderes. 
2São instrumentos de democracia semidireta adotados no direito brasileiro:
e. plebiscito, referendo e iniciativa popular. 
3Quanto ao objeto de estudo da Teoria Geral do Estado, assinale a alternativa que apresenta um dos seus campos de atuação.
b. As formas de Estado e os sistemas de governo. 
4Sobre os conceitos de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, assinale a alternativa correta.
d. A Ciência Política diz respeito às relações de poder e a Teoria Geral do Estado trata das relações com o Estado, inclusive a sua origem e organização. 
5Sobre as espécies de democracia e seus instrumentos de concretização, assinale a alternativa correta.
d. A classe política e os partidos políticos se apresentam como inevitável construção presente na democracia indireta diante do seu caráter representativo e necessário à tomada de decisão. 
6Sobre a origem do Estado sem que haja um ato voluntário da comunidade, assinale a alternativa correta.
a. Segundo a concepção violenta de formação do Estado, é a superioridade da força de um sobre o outro que, diferenciando vencedores e vencidos, ocasiona o surgimento do Estado. 
7No ano de 2016, a então presidente Dilma Roussef foi afastada do poder para a apreciação das denúncias de crime de responsabilidade. As acusações foram julgadas e votadas pelo plenário resultando na queda da presidente. Neste sentido, considerando a norma constitucional brasileira sobre competência relativa ao sistema presidencialista, marque a alternativa CORRETA.
c. Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles. 
8A cultura é transmitida na sociedade. Ela não é um atributo de indivíduos em si, e sim dos indivíduos como membros de grupos. Sobre isso, de acordo com a obra Um espelho para a humanidade: uma introdução à Antropologia Cultural, de C. P. Kottak, que serve de texto-base para esta Unidade de Aprendizagem, marque a resposta INCORRETA:
d. Aquilo que não é da ordem da ciência não é relevante para a cultura. 
9A expressão política diz respeito ao funcionamento do Estado e ao exercício do poder. Quanto à sua origem, está correto afirmar que:
e. deriva da palavra grega pólis.
10Michel Temer, teve seu nome envolvido em denúncia por crime de corrupção passiva, mas em razão da coalizão política, a Câmara rejeitou o pleito da denúncia livrando o atual presidente do julgamento e deposição do cargo. Cada sistema de governo prevê em sua constituição as principais atribuições destinadas ao chefe de governo ou ao chefe de Estado. Em respeito à Constituição Federal brasileira, considera-se como atribuição privativa do presidente brasileiro:
e.
Celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

Continue navegando