Logo Passei Direto
Buscar

PROVA SUBSTITUTIVA Escalando Ágeis

User badge image
Luciana Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A metodologia ágil de software é a realização de atividades de levantamento de requisitos, planejamento, projeto, implementação e testes, de fabricação rápida, através de uma série de incrementos de funcionalidades, interações de curtos espaços de tempo e de entregas aprovadas pelo cliente.
Com relação ao estudo sobre a metodologia ágil, marque a alternativa incorreta:
a. Os processos de desenvolvimento rápido de software são concebidos para produzir, rapidamente, softwares úteis.
b. As iterações nos métodos ágeis normalmente são períodos longos (dois a três meses, por exemplo) permitindo assim a diminuição dos riscos do projeto através de um maior planejamento de riscos.
c. O software não é desenvolvido como uma única unidade, mas como uma série de incrementos, em que cada incremento inclui uma nova funcionalidade do sistema.
d. O ponto de equilíbrio entre não utilizar metodologias sistematizadas e utilizar metodologias pesadas é o desenvolvimento do método ágil, pois a maioria destes métodos possui uma característica em comum: interações em curtos períodos de tempo.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O modelo RUP (Rational Unified Process – Processo Unificado Racional) é um exemplo de modelo de processo moderno (modelo híbrido de desenvolvimento de software), derivado de trabalhos sobre a UML e o Unified Software Development Process associado.
Marque a alternativa correta que apresenta vantagens dentro de um projeto de desenvolvimento de software aplicando o modelo de processo RUP.
a. É um processo adequado para todos os tipos de desenvolvimento, como desenvolvimento de software embutido.
b. As fases são definidas por metas e não por atividades. As iterações possuem prazos definidos dentro das fases, ou seja, as fases são dinâmicas.
c. Transparente aos riscos ao longo do tempo do projeto.
d. O método RUP não consegue realizar o reaproveitamento do código que tem por finalidade o aumento da produtividade e otimização dos recursos.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Para Pressman (2016, p.44), o modelo incremental combina os fluxos de processo linear (modelo cascata) e paralelo dos elementos. O modelo incremental aplica sequências lineares de forma escalonada, à medida que o tempo vai avançando. Cada sequência linear produz “incrementos” entregáveis de software.
Marque a alternativa que NÃO condiz com o trecho retirado do estudo sobre o modelo incremental ou iterativo.
a. Cada incremento gera um protótipo, ou seja, um conjunto de funcionalidades.
b. Os clientes podem usar os incrementos iniciais como protótipos e ganhar experiência, formando os requisitos para os próximos incrementos.
c. Cada incremento é constituído de etapas de levantamento e análise de requisitos, modelagem, codificação, testes a cada sequência incremental e disponibilização das funcionalidades no cliente.
d. O uso desse modelo deve ser evitado para sistemas críticos e que envolvem equipes de trabalhos em locais diferentes, pois é característica do paradigma incremental a iteração entre os envolvidos da equipe de desenvolvimento de software.
e. Nenhuma das alternativas está correta.

Técnica de reorganização que simplifica o projeto (ou código) de um componente sem mudar a função ou comportamento. É o processo de mudar um sistema de software de tal forma que não altere o comportamento externo do código (projeto), embora melhore sua estrutura interna.
Marque a alternativa correta que apresenta a técnica do trecho de texto apresentado.
a. Reestruturação.
b. Refatoração.
c. Simplificação.
d. Reutilização.
e. Nenhuma das alternativas está correta.

Segundo Pressman (2016, p. 47), o modelo espiral é um modelo de processo de software evolutivo que une a natureza iterativa da prototipação e os aspectos sistemáticos e controlados do modelo cascata.
Este modelo pode ser considerado:
a. um framework dirigido a riscos.
b. um framework dirigido a prototipação.
c. um processo de software representado por uma sequência de atividades com alguns retornos de uma para outra e com execução paralela de fases.
d. um método que combina os fluxos de processo linear, como o modelo cascata e paralelo dos elementos.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Pode haver uma confusão quando se fala em requisitos. Os requisitos de um projeto são diferentes dos requisitos de software ou de sistemas. Em tecnologia os requisitos de sistema, segundo Martins (2007, p. 208), são características funcionais e não funcionais que o sistema precisa apresentar.
Os requisitos funcionais de software são aqueles que:
a. definem as características não necessariamente comportamentais, como a usabilidade, confiabilidade, performance e suporte.
b. definem as características do projeto como tempo e custo.
c. definem as funções dos envolvidos no desenvolvimento do produto, como os usuários e utilizadores do sistema.
d. definem o comportamento do sistema, as funcionalidades de utilização e as entradas, os processos e as saídas geradas.
e. nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Dada a Figura 6 a seguir, Sommerville (2011) mostra as atividades do processo de projeto de software, como: projeto de arquitetura, projeto de interface, projeto de componente e projeto de banco de dados.
Nas afirmativas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) No projeto de interfaces, para o desenvolvimento de uma interface com uma usabilidade eficaz e eficiente são utilizados vários diagramas em um projeto de interface. Um exemplo de representação de interface é através de operações públicas visíveis externamente de uma classe.
( ) Os possíveis diagramas da UML que poderiam atender o projeto de componentes no modelo de projeto seriam: diagramas de componentes, classes de projeto, diagramas de atividade e diagramas de sequência.
( ) No projeto de componente, o modelo lógico descreve a estrutura do banco de dados detalhando o armazenamento interno de informações, o qual não tem influência sobre a programação de aplicações do SGBD.
( ) No projeto de interfaces, os pacotes são definidos no UML, no qual elementos de um diagrama podem ser agrupados nesses pacotes, seguindo um critério qualquer de agrupamento.
( ) O diagrama de classe do projeto de banco de dados contém classes (grupos de objetos), associações (relacionamentos binários) entre classes e características dos objetos (atributos e operações). O diagrama de classe apoia a modelagem orientada aos objetos, fornecendo uma alternativa às notações de DER.
a. V, V, F, F, V.
b. F, V, F, F, V.
c. V, V, F, V, F.
d. V, V, F, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A figura abaixo apresentada por Sommerville (2011, p. 24), mostra as atividades do processo de engenharia de requisitos.
Conforme os estudos realizados, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O estudo de viabilidade é uma atividade para verificar se o sistema proposto é viável a partir do ponto de vista de negócio e do orçamento. Se aplicado um conceito de gestão de projetos, essa etapa é analisada na fase de abertura e planejamento do projeto, na qual são realizados o levantamento das necessidades, o planejamento do escopo, o tempo e o custo do projeto, baseados no orçamento proposto e selecionados pelo portfólio de projetos.
( ) A elicitação e análise de requisitos consiste da descoberta dos requisitos, levantamento de requisitos, ou até como busca ou coleta de informações, realizada por meio de observação, documentações, discussões, etc.
( ) A especificação de requisitos é um trabalho de garantia na engenharia de requisitos que busca assegurar que todos os requisitos especificados estejam alinhados com os requisitos do negócio, ou seja, procurar que todas as necessidades de negócio das partes interessadas no escopo do projeto estejam satisfeitas.
( ) Requisitos são condições que devem ser obedecidas por um sistema, produto ou componente, um padrão, uma especificação, ou outros documentos formais.

Para Dalfovo e Tamborlin (2017, p. 218), a colaboração com o cliente, mais do que negociar contratos, é um valor ágil que mostra a necessidade que ambos possuem na busca pela qualidade do produto e software. A relação entre a organização e o cliente deve existir sob o companheirismo, tomada de decisão conjunta e rapidez na comunicação.
Marque a alternativa correta que apresenta o método ou guia que NÃO condiz com o comentário de Dalfovo e Tamborlin sobre a colaboração com o cliente.
a. Scrum.
b. XP.
c. Abordagem ágil.
d. PMBOK.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A figura a seguir (Figura 3) apresenta o processo de desenvolvimento de software XP.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
I. A etapa de requisitos é constituída das atividades de (a) ouvir estórias dos usuários, entendendo o ambiente de negócios e de (b) realizar o desenvolvimento dos cartões de estórias (cartões de usuários).
II. A etapa de projeto é constituída de cartões de tarefas, estimativas de esforço de cada tarefa, discussão e priorização e dimensionamento do custo.
III. A etapa de codificação (iterações) são as estórias implementadas através de programação em pares e refatoração.
IV. Depois de recebidos e desenvolvidos os cartões de estórias, a equipe de desenvolvimento os divide em tarefas (cartões de tarefas). Estima-se o esforço e os recursos necessários para a realização da tarefa. Esta tarefa envolve a discussão e o envolvimento do cliente, atribuindo valor de negócio e priorizando-as. Esta etapa é chamada de plano de versão, sendo o mesmo que plano do projeto de software na metodologia clássica, em que se divide as tarefas e estima-se os tempos e custos.
V. No processo de software XP, novas estórias de usuários só podem ser implementadas na fase de planejamento de versão. Quando na produção houver mais estórias de usuários, deve ser realizado um novo subprojeto.
VI. Na etapa de planejamento de versão, é gerada uma documentação de planejamento de estimativas de custo, tempo e risco do projeto e na fase final do projeto é gerado uma documentação de avaliação do trabalho.
a. somente a alternativa V e VI estão corretas.
b. somente a alternativa I, II e V estão corretas.
c. somente a alternativa II, III e VI estão corretas.
d. as alternativas I e IV estão corretas.
e. as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A metodologia ágil de software é a realização de atividades de levantamento de requisitos, planejamento, projeto, implementação e testes, de fabricação rápida, através de uma série de incrementos de funcionalidades, interações de curtos espaços de tempo e de entregas aprovadas pelo cliente.
Com relação ao estudo sobre a metodologia ágil, marque a alternativa incorreta:
a. Os processos de desenvolvimento rápido de software são concebidos para produzir, rapidamente, softwares úteis.
b. As iterações nos métodos ágeis normalmente são períodos longos (dois a três meses, por exemplo) permitindo assim a diminuição dos riscos do projeto através de um maior planejamento de riscos.
c. O software não é desenvolvido como uma única unidade, mas como uma série de incrementos, em que cada incremento inclui uma nova funcionalidade do sistema.
d. O ponto de equilíbrio entre não utilizar metodologias sistematizadas e utilizar metodologias pesadas é o desenvolvimento do método ágil, pois a maioria destes métodos possui uma característica em comum: interações em curtos períodos de tempo.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O modelo RUP (Rational Unified Process – Processo Unificado Racional) é um exemplo de modelo de processo moderno (modelo híbrido de desenvolvimento de software), derivado de trabalhos sobre a UML e o Unified Software Development Process associado.
Marque a alternativa correta que apresenta vantagens dentro de um projeto de desenvolvimento de software aplicando o modelo de processo RUP.
a. É um processo adequado para todos os tipos de desenvolvimento, como desenvolvimento de software embutido.
b. As fases são definidas por metas e não por atividades. As iterações possuem prazos definidos dentro das fases, ou seja, as fases são dinâmicas.
c. Transparente aos riscos ao longo do tempo do projeto.
d. O método RUP não consegue realizar o reaproveitamento do código que tem por finalidade o aumento da produtividade e otimização dos recursos.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Para Pressman (2016, p.44), o modelo incremental combina os fluxos de processo linear (modelo cascata) e paralelo dos elementos. O modelo incremental aplica sequências lineares de forma escalonada, à medida que o tempo vai avançando. Cada sequência linear produz “incrementos” entregáveis de software.
Marque a alternativa que NÃO condiz com o trecho retirado do estudo sobre o modelo incremental ou iterativo.
a. Cada incremento gera um protótipo, ou seja, um conjunto de funcionalidades.
b. Os clientes podem usar os incrementos iniciais como protótipos e ganhar experiência, formando os requisitos para os próximos incrementos.
c. Cada incremento é constituído de etapas de levantamento e análise de requisitos, modelagem, codificação, testes a cada sequência incremental e disponibilização das funcionalidades no cliente.
d. O uso desse modelo deve ser evitado para sistemas críticos e que envolvem equipes de trabalhos em locais diferentes, pois é característica do paradigma incremental a iteração entre os envolvidos da equipe de desenvolvimento de software.
e. Nenhuma das alternativas está correta.

Técnica de reorganização que simplifica o projeto (ou código) de um componente sem mudar a função ou comportamento. É o processo de mudar um sistema de software de tal forma que não altere o comportamento externo do código (projeto), embora melhore sua estrutura interna.
Marque a alternativa correta que apresenta a técnica do trecho de texto apresentado.
a. Reestruturação.
b. Refatoração.
c. Simplificação.
d. Reutilização.
e. Nenhuma das alternativas está correta.

Segundo Pressman (2016, p. 47), o modelo espiral é um modelo de processo de software evolutivo que une a natureza iterativa da prototipação e os aspectos sistemáticos e controlados do modelo cascata.
Este modelo pode ser considerado:
a. um framework dirigido a riscos.
b. um framework dirigido a prototipação.
c. um processo de software representado por uma sequência de atividades com alguns retornos de uma para outra e com execução paralela de fases.
d. um método que combina os fluxos de processo linear, como o modelo cascata e paralelo dos elementos.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Pode haver uma confusão quando se fala em requisitos. Os requisitos de um projeto são diferentes dos requisitos de software ou de sistemas. Em tecnologia os requisitos de sistema, segundo Martins (2007, p. 208), são características funcionais e não funcionais que o sistema precisa apresentar.
Os requisitos funcionais de software são aqueles que:
a. definem as características não necessariamente comportamentais, como a usabilidade, confiabilidade, performance e suporte.
b. definem as características do projeto como tempo e custo.
c. definem as funções dos envolvidos no desenvolvimento do produto, como os usuários e utilizadores do sistema.
d. definem o comportamento do sistema, as funcionalidades de utilização e as entradas, os processos e as saídas geradas.
e. nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Dada a Figura 6 a seguir, Sommerville (2011) mostra as atividades do processo de projeto de software, como: projeto de arquitetura, projeto de interface, projeto de componente e projeto de banco de dados.
Nas afirmativas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) No projeto de interfaces, para o desenvolvimento de uma interface com uma usabilidade eficaz e eficiente são utilizados vários diagramas em um projeto de interface. Um exemplo de representação de interface é através de operações públicas visíveis externamente de uma classe.
( ) Os possíveis diagramas da UML que poderiam atender o projeto de componentes no modelo de projeto seriam: diagramas de componentes, classes de projeto, diagramas de atividade e diagramas de sequência.
( ) No projeto de componente, o modelo lógico descreve a estrutura do banco de dados detalhando o armazenamento interno de informações, o qual não tem influência sobre a programação de aplicações do SGBD.
( ) No projeto de interfaces, os pacotes são definidos no UML, no qual elementos de um diagrama podem ser agrupados nesses pacotes, seguindo um critério qualquer de agrupamento.
( ) O diagrama de classe do projeto de banco de dados contém classes (grupos de objetos), associações (relacionamentos binários) entre classes e características dos objetos (atributos e operações). O diagrama de classe apoia a modelagem orientada aos objetos, fornecendo uma alternativa às notações de DER.
a. V, V, F, F, V.
b. F, V, F, F, V.
c. V, V, F, V, F.
d. V, V, F, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A figura abaixo apresentada por Sommerville (2011, p. 24), mostra as atividades do processo de engenharia de requisitos.
Conforme os estudos realizados, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O estudo de viabilidade é uma atividade para verificar se o sistema proposto é viável a partir do ponto de vista de negócio e do orçamento. Se aplicado um conceito de gestão de projetos, essa etapa é analisada na fase de abertura e planejamento do projeto, na qual são realizados o levantamento das necessidades, o planejamento do escopo, o tempo e o custo do projeto, baseados no orçamento proposto e selecionados pelo portfólio de projetos.
( ) A elicitação e análise de requisitos consiste da descoberta dos requisitos, levantamento de requisitos, ou até como busca ou coleta de informações, realizada por meio de observação, documentações, discussões, etc.
( ) A especificação de requisitos é um trabalho de garantia na engenharia de requisitos que busca assegurar que todos os requisitos especificados estejam alinhados com os requisitos do negócio, ou seja, procurar que todas as necessidades de negócio das partes interessadas no escopo do projeto estejam satisfeitas.
( ) Requisitos são condições que devem ser obedecidas por um sistema, produto ou componente, um padrão, uma especificação, ou outros documentos formais.

Para Dalfovo e Tamborlin (2017, p. 218), a colaboração com o cliente, mais do que negociar contratos, é um valor ágil que mostra a necessidade que ambos possuem na busca pela qualidade do produto e software. A relação entre a organização e o cliente deve existir sob o companheirismo, tomada de decisão conjunta e rapidez na comunicação.
Marque a alternativa correta que apresenta o método ou guia que NÃO condiz com o comentário de Dalfovo e Tamborlin sobre a colaboração com o cliente.
a. Scrum.
b. XP.
c. Abordagem ágil.
d. PMBOK.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A figura a seguir (Figura 3) apresenta o processo de desenvolvimento de software XP.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
I. A etapa de requisitos é constituída das atividades de (a) ouvir estórias dos usuários, entendendo o ambiente de negócios e de (b) realizar o desenvolvimento dos cartões de estórias (cartões de usuários).
II. A etapa de projeto é constituída de cartões de tarefas, estimativas de esforço de cada tarefa, discussão e priorização e dimensionamento do custo.
III. A etapa de codificação (iterações) são as estórias implementadas através de programação em pares e refatoração.
IV. Depois de recebidos e desenvolvidos os cartões de estórias, a equipe de desenvolvimento os divide em tarefas (cartões de tarefas). Estima-se o esforço e os recursos necessários para a realização da tarefa. Esta tarefa envolve a discussão e o envolvimento do cliente, atribuindo valor de negócio e priorizando-as. Esta etapa é chamada de plano de versão, sendo o mesmo que plano do projeto de software na metodologia clássica, em que se divide as tarefas e estima-se os tempos e custos.
V. No processo de software XP, novas estórias de usuários só podem ser implementadas na fase de planejamento de versão. Quando na produção houver mais estórias de usuários, deve ser realizado um novo subprojeto.
VI. Na etapa de planejamento de versão, é gerada uma documentação de planejamento de estimativas de custo, tempo e risco do projeto e na fase final do projeto é gerado uma documentação de avaliação do trabalho.
a. somente a alternativa V e VI estão corretas.
b. somente a alternativa I, II e V estão corretas.
c. somente a alternativa II, III e VI estão corretas.
d. as alternativas I e IV estão corretas.
e. as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

Metodologia Tradicional X Ágil ► AVALIAÇÃO ►
PROVA SUBSTITUTIVA
Data de inicio sexta, 5 Mai 2023, 20:06
Estado Finalizada
Data de conclusão sexta, 5 Mai 2023, 21:11
Tempo empregado 1 hora 4 minutos
Nota 7,00 de um máximo de 10,00(70%)
https://moodle.universoead.com.br/course/view.php?id=729
https://moodle.universoead.com.br/mod/quiz/view.php?id=7832
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A metodologia ágil de software é a realização de
atividades de levantamento de requisitos,
planejamento, projeto, implementação e testes, de
fabricação rápida, através de uma série de
incrementos de funcionalidades, interações de
curtos espaços de tempo e de entregas aprovadas
pelo cliente.
Com relação ao estudo sobre a metodologia ágil,
marque a alternativa incorreta: 
Escolha uma:
a. Os processos de desenvolvimento rápido de
software são concebidos para produzir,
rapidamente, softwares úteis.
b. As iterações nos métodos ágeis
normalmente são períodos longos (dois a três
meses, por exemplo) permitindo assim a
diminuição dos riscos do projeto através de
um maior planejamento de riscos. 
c. O software não é desenvolvido como uma
única unidade, mas como uma série de
incrementos, em que cada incremento inclui
uma nova funcionalidade do sistema.
d. O ponto de equilíbrio entre não utilizar
metodologias sistematizadas e utilizar
metodologias pesadas é o desenvolvimento do
método ágil, pois a maioria destes métodos
possui uma característica em comum:
interações em curtos períodos de tempo.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As iterações nos métodos
ágeis normalmente são períodos longos (dois a
três meses, por exemplo) permitindo assim a
diminuição dos riscos do projeto através de um
maior planejamento de riscos..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O modelo RUP (Rational Uni�eld Process –
Processo Uni�cado Racional) é um exemplo de
modelo de processo moderno (modelo híbrido de
desenvolvimento de software), derivado de
trabalhos sobre a UML e o Uni�eld Software
Development Process associado (RUNBAUGH et.
al., 1999; ARLOW e NEUSTADT, 2005 apud
SOMMERVILLE, 2011, p. 34). 
Marque a alternativa correta que apresenta
vantagens dentro de um projeto de
desenvolvimento de software aplicando o modelo
de processo RUP.
Escolha uma:
a.  É um processo adequado para todos os
tipos de desenvolvimento, como
desenvolvimento de software embutido.
b. As fases são de�nidas por metas e não por
atividades. As iterações possuem prazos
de�nidos dentro das fases, ou seja, as fases
são dinâmicas. 
c. Transparente aos riscos ao logo do tempo
do projeto.
d. O método RUP não consegue realizar o
reaproveitamento do código que tem por
�nalidade o aumento da produtividade e
otimização dos recursos.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As fases são de�nidas por
metas e não por atividades. As iterações possuem
prazos de�nidos dentro das fases, ou seja, as fases
são dinâmicas..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de
1,00
Para Pressman (2016, p.44), o modelo incremental
combina os �uxos de processo linear (modelo
cascata) e paralelo dos elementos. O modelo
incremental aplica sequências lineares de forma
escalonada, à medida que o tempo vai avançando.
Cada sequência linear produz “incrementos”
entregáveis de software.
Marque a alternativa que NÃO condiz com o
trecho retirado do estudo sobre o modelo
incremental ou iterativo.
Escolha uma:
a. Cada incremento gera um protótipo, ou
seja, um conjunto de funcionalidades.
b. Os clientes podem usar os incrementos
iniciais como protótipos e ganhar experiência,
formando os requisitos para os próximos
incrementos.
c.  Cada incremento é constituído de etapas de
levantamento e análise de requisitos,
modelagem, codi�cação, testes a cada
sequência incremental e disponibilização das
funcionalidades no cliente. 
d. O uso desse modelo deve ser evitado para
sistemas críticos e que envolvem equipes de
trabalhos em locais diferentes, pois é
característica do paradigma incremental a
iteração entre os envolvidos da equipe de
desenvolvimento de software. 
e. Nenhuma das alternativas está correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:  Cada incremento é
constituído de etapas de levantamento e análise
de requisitos, modelagem, codi�cação, testes a
cada sequência incremental e disponibilização das
funcionalidades no cliente. .
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Técnica de reorganização que simpli�ca o projeto
(ou código) de um componente sem mudar a
função ou comportamento. É o processo de mudar
um sistema de software de tal forma que não
altere o comportamento externo do código
(projeto), embora melhore sua estrutura interna
(PRESSMAN, 2016, p.238).
Marque a alternativa correta que apresenta a
técnica do trecho de texto apresentado.
Escolha uma:
a. Reestruturação.
b. Refatoração. 
c.  Simpli�cação.
d. Reutilização.
e.  Nenhuma das alternativas está correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Refatoração..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Segundo Pressman (2016, p. 47), o modelo espiral
é um modelo de processo de software
evolucionário que une a natureza iterativa da
prototipação e os aspectos sistemáticos e
controlados do modelo cascata.
Este modelo pode ser considerado:
Escolha uma:
a. um framework dirigido a riscos. 
b. um framework dirigido a prototipação.
c. um processo de software representado por
uma sequência de atividades com alguns
retornos de uma para outra e com execução
paralela de fases.
d.  um método que combina os �uxos de
processo linear, como o modelo cascata e
paralelo dos elementos.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: um framework dirigido a
riscos..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Pode haver uma confusão quando se fala em
requisitos. Os requisitos de um projeto são
diferentes dos requisitos de software ou de
sistemas. Em tecnologia os requisitos de sistema,
segundo Martins (2007, p. 208), são características
funcionais e não funcionais que o sistema precisa
apresentar. Os requisitos funcionais de software
são aqueles que: 
Escolha uma:
a. de�nem as características não
necessariamente comportamentais, como a
usabilidade, con�abilidade, performance e
suporte.
b. de�nem as características do projeto como
tempo e custo.
c. de�nem as funções dos envolvidos no
desenvolvimento do produto, como os
usuários e utilizadores do sistema.
d. de�nem o comportamento do sistema, as
funcionalidades de utilização e as entradas, os
processos e as saídas geradas. 
e. nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: de�nem o comportamento
do sistema, as funcionalidades de utilização e as
entradas, os processos e as saídas geradas..
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de
1,00
Dada a Figura 6 a seguir, Sommerville (2011)
mostra as atividades do processo de projeto de
software, como: projeto de arquitetura, projeto de
interface, projeto de componente e projeto de
banco de dados.
 
Figura 6 – Processo de Projeto
Fonte: Sommerville (2011, p. 26).
Nas a�rmativas abaixo, marque V para verdadeiro
e F para falso.
(  ) No projeto de interfaces, para o
desenvolvimento de uma interface com uma
usabilidade e�caz e e�ciente são utilizados vários
diagramas em um projeto de interface. Um
exemplo de representação de interface é através
de operações públicas visíveis externamente de
uma classe. 
(  ) Os possíveis diagramas da UML que poderiam
atender o projeto de componentes no modelo de
projeto seriam: diagramas de componentes,
classes de projeto, diagramas de atividade e
diagramas de sequência.
(  ) No projeto de componente, o modelo lógico
descreve a estrutura do banco de dados
detalhando o armazenamento interno de
informações, o qual não tem in�uência sobre a
programação de aplicações do SGBD.
(  ) No projeto de interfaces, os pacotes são
de�nidos no UML, noqual elementos de um
diagrama podem ser agrupados nesses pacotes,
seguindo um critério qualquer de agrupamento.
(  ) O diagrama de classe do projeto de banco de
dados contém classes (grupos de objetos),
associações (relacionamentos binários) entre
classes e características dos objetos (atributos e
operações). O digrama de classe apoia a
modelagem orientada aos objetos, fornecendo
uma alternativa às notações de DER. 
A sequência correta para resposta da questão é:
Escolha uma:
a. V, V, F, F, V.
b. F, V, F, F, V.
c. V, V, F, V, F. 
d. V, V, F, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V, V, F, F, V..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A �gura abaixo apresentada por Sommerville
(2011, p. 24), mostra as atividades do processo de
engenharia de requisitos. Conforme os estudos
realizados, marque V para verdadeiro e F para
falso.
Figura 3 – Os requisitos de engenharia de
processos
Fonte: adaptado de Sommerville (2011, p. 24).
( ) O estudo de viabilidade é uma atividade para
veri�car se o sistema proposto é viável a partir do
ponto de vista de negócio e do orçamento. Se
aplicado um conceito de gestão de projetos, essa
etapa é analisada na fase de abertura e
planejamento do projeto, na qual e são realizados
o levantamento das necessidades, o planejamento
do escopo, o tempo e o custo do projeto,
baseados no orçamento proposto e selecionados
pelo portfólio de projetos.
( ) A elicitação e análise de requisitos consiste da
descoberta dos requisitos, levantamento de
requisitos, ou até como busca ou coleta de
informações, realizada por meio de observação,
documentações, discussões, etc.
( ) A especi�cação de requisitos é um trabalho de
garantia na engenharia de requisitos que busca
assegurar que todos os requisitos especi�cados
estejam alinhados com os requisitos do negócio,
ou seja, procurar que todas as necessidades de
negócio das partes interessadas no escopo do
projeto estejam satisfeitas.
( ) Requisitos são condições que devem ser
obedecidas por um sistema, produto ou
componente, um padrão, uma especi�cação, ou
outros documentos formais.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
( ) A atividade de validação dos requisitos é a
atividade de traduzir as informações obtidas
durante a atividade de análise em um documento
que de�na um conjunto de requisitos.
A sequência correta para resposta da questão é:
Escolha uma:
a. V, V, F, F, F.
b.  F, F, V, F, V.
c. V, V, F, V, F. 
d.  V, F, F, V, F.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, V, F, V, F..
Para Dalfovo e Tamborlin (2017, p. 218), a
colaboração com o cliente, mais do que negociar
contratos, é um valor ágil que mostra a
necessidade que ambos possuem na busca pela
qualidade do produto e software. A relação entre a
organização e o cliente deve existir sob o
companheirismo, tomada de decisão conjunta e
rapidez na comunicação. Marque a alternativa
correta que apresenta o método ou guia que NÃO
condiz com o comentário de Dalfovo e Tamborlin
sobre a colaboração com o cliente.
Escolha uma:
a. Scrum.
b. XP.
c. Abordagem ágil.
d. PMBOK. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: PMBOK..
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de
1,00
A �gura a seguir (Figura 3) apresenta o processo
de desenvolvimento de software XP.
 
Fig. 3 – Processo XP.
Fonte: Hirama (2012, p. 46).
I. A etapa de requisitos é constituída das
atividades de (a) ouvir estórias dos usuários,
entendendo o ambiente de negócios e de (b)
realizar o desenvolvimento dos cartões de estórias
(cartões de usuários).
II. A etapa de projeto é constituída de cartões de
tarefas, estimativas de esforço de cada tarefa,
discussão e priorização e dimensionamento do
custo.
III. A etapa de codi�cação (iterações) são as
estórias implementadas através de programação
em pares e refatoração.
IV. Depois de recebidos e desenvolvidos os
cartões de estórias, a equipe de desenvolvimento
os divide em tarefas (cartões de tarefas). Estima-se
o esforço e os recursos necessários para a
realização da tarefa. Esta tarefa envolve a
discussão e o envolvimento do cliente, atribuindo
valor de negócio e priorizando-as. Esta etapa é
chamada de plano de versão, sendo o mesmo que
plano do projeto de software na metodologia
clássica, em que se divide as tarefas e estima-se os
tempos e custos.
V. No processo de software XP, novas estórias de
usuários só podem ser implementadas na fase de
planejamento de versão. Quando na produção
houver mais estórias de usuários, deve ser
realizado um novo subprojeto.
VI. Na etapa de planejamento de versão, é
gerada uma documentação de planejamento de
estimativas de custo, tempo e risco do projeto e na
fase �nal do projeto é gerado uma documentação
de avaliação do trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta as a�rmativas
corretas:
Escolha uma:
a. somente a alternativa V e VI estão corretas.
b. somente a alternativa I, II e V estão corretas.
c. somente a alternativa II, III e VI estão
corretas.
d. as alternativas I e IV estão corretas. 
e. as a�rmativas I, III e IV estão corretas.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: as a�rmativas I, III e IV estão
corretas..

Mais conteúdos dessa disciplina