Buscar

Atividade de Pesquisa II respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Data: 09 / 05 / 2023
Aluno (a): Mateus Alves Barbosa 
Atividade de Pesquisa II
NOTA:
	
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 8 (oito) questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Você deve preencher os dados no Cabeçalho para sua identificação - Nome / Data de entrega
· O prazo de correção é de até 07 (sete) dias úteis. 
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em PDF ou WORD.
1. É possível a venda ou a promessa de venda de imóvel não registrado?
A venda de lote sem registro do loteamento e ilegal , uma vez que desobedece ao estabelecimento no artigo 37 da lei 6.766/79 “ é vedado vender ou prometer venda parcela de loteamento ou desmembramento não registrado.”
2. A intervenção do Ministério Público, nos termos da lei 6.766/79, ocorre em quais hipóteses?
 O parcelamento do solo urbano é regulado pela lei n°6.766, de 20 de dezembro de 1.979. Essa lei prevê atuação do ministério público no parcelamento do solo. Tal atuação resume-se á intervenção no procedimento de impugnação ao registro de parcelamento, prevista no art. 19,§ 2° a notificação do loteamento para suprir a falta no registro ou execução de obras do parcelamento, mencionada no art. 38,§ 2° é a previsão de oitiva do ministério público no processo judicial em que o loteador pleiteie o levantamento das prestações depositadas em juízo, regulada no parágrafo seguinte. 
Além dessa atuação prevista expressamente, a mencionada lei federal triplicou o parcelamento ilegal do solo com delito contra a administração pública, nós artes. 50 a 52, os quais por se tratar de crimes de ação pública, também ensejarão atuação ministerial na esfera criminal. Ressalta-se que, tanto a atuação nos procedimentos de impugnação de registro de parcelamento e de levantamento de parcelas depositadas, quanto a atuação criminal, referem-se a casos de intervenção tradicional do ministério público, quer como fiscal da lei, quer como titular da ação penal pública. 
3.Diferencie Gleba para Lote?
gleba é a área de terreno que ainda não foi objeto de loteamento ou desmembramento regular, isto é, aprovado e registrado. após o registro do parcelamento imóvel deixa de existir, juridicamente como gleba passa a existir como loteada ou desmembrada, compostas de lotes e área pública entendi se por lote o terreno servido de infraestrutura básica, cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos Definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe. o tamanho legal mínimo do lote deverá conter área de pelo menos de centro e 20 m quadrados e frente de 5 m, salvo maior restrição da legalização estadual ou municipal, ou o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse, social previamente aprovados.
4. Diferencie loteamento irregular para loteamento clandestino?
.Loteamento irregular é aquele que possui algum tipo de registro no município. o responsável pode ter feito uma consulta prévia ou ter dado entrada com parte da documentação, mas não chegou a aprovar o projeto., também é considerado irregular o loteamento que tem projeto aprovado, mas o loteador deixou de executar previstas. O resultado disso é uma área com infraestrutura incompleta ou sem as mínimas condições de se habitada.
Loteamento clandestino é aquele executado sem qualquer tipo de consulta à prefeitura é onde o loteador não respeita nenhuma norma urbanística. não há garantia, se quer, de que o loteador é o proprietário da área.
5. Qual a importância das áreas verdes?
 as áreas verdes são consideradas um indicador na avaliação da qualidade ambiental urbana é também obrigatórias por lei. Quando não existem ou não são efetivadas no ambiente urbano, interfere na qualidade do mesmo, e também a falta desses espaços adequados para o lazer prejudica a qualidade de vida da população.
6. É possível ao loteador dar destinação diversa às áreas destinadas aos equipamentos comunitários e urbanos, constantes do projeto e do memorial descritivo?
Não, exceto em casos de caducidade dá licença municipal o desistência do loteador, observando se as exigências do artigo 23 (Admite se o cancelamento do loteamento por ; 1Decisão judicial; 2 A requerimento do loteador antes de qualquer lote ter sido objeto de contato com anúncio do órgão público responsável ou 3 Mediante requerimento conjunto formulado pelo loteador e por todos os adquirentes do lote, com anuência do órgão responsável).
7. Pode haver o fechamento do loteamento por muros e cercas?
Não, o fechamento do perímetro do loteamento, por muros e cercas, é o uso exclusivo de vias públicas contrárias todo o espírito das normas sobre loteamento constantes na lei do parlamento do solo um dos requisitos pela lei é justamente a articulação das vias a serem implantadas com as vias adjacentes.
8. Quais os documentos, para fins de registro do parcelamento do solo, que deverão estar anexados ao requerimento endereçado ao Oficial de Registro de Imóveis?
Título do propriedade do imóvel o certidão de matrícula;
 histórico dos títulos de propriedade do imóvel, abrangendo os últimos; (20 anos)
certidões negativas;
certidões:
Dos cartórios de protestos de título, em nome do loteador ; (10 anos)
 de ações pessoais relativas ao loteador; (10 anos)
 de ônus reais relativos ao imóvel e
 ações penais contra o loteador; (10 anos)
 cópia teatro de aprovação do loteamento e comprovante do terreno de verificação pela prefeitura municipal, da execução das vias de circulação do loteamento, demarcação dos lotes quadras e logradouros e das obras de escoamento de água pluvial ou da aprovação de um cronograma; e
Declaração de cônjuge e do requerente que consente no registro de loteamento.
Observação, deverá ser observado, nos casos em que se enquadra, o provimento número 14 /1993 dá corregedoria geral de justiça, que versa sobre o registro especial de que trata o artigo 18 da lei número 6.766/79.
Atividade de Pesquisa II: Planejamento Urbano e Meio Ambiente

Continue navegando