Buscar

Atividades 6 ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A água na Terra
A Terra tem aproximadamente três quartos de sua superfície coberta por água. Aqui, vamos, então, ver um pouco a respeito da hidrosfera. A água é fundamental para a vida no planeta e está distribuída por oceanos, rios, lagos, nuvens, geleiras e no subsolo. 
Vamos considerar a hidrosfera dividida em ambientes de água salgada e ambientes de água doce. A água também está presente na atmosfera, tanto na forma de vapor, fazendo parte da constituição do ar, quanto na forma de gotículas líquidas, nas nuvens.
Ambientes de água salgada 
O maior volume de água líquida do planeta encontra-se nos oceanos e mares, que são formados por água salgada, ou seja, por água com alta concentração de sais minerais dissolvidos. Entre esses sais minerais, o mais abundante é o cloreto de sódio, o composto também presente em maior proporção no sal de cozinha. 
Os oceanos e mares não são uniformes em suas características. Uma característica variável nesses ambientes é a penetração de luz. Em regiões de águas claras, a luz pode atingir, em alto-mar, profundidades de cerca de 200 metros. Em regiões onde a água não é tão clara, a luz atinge profundidades menores. A região iluminada dos oceanos é chamada zona fótica. Nessa região vivem muitos animais e algas.
A zona afótica é a região dos oceanos aonde a luz não chega. É uma região muito profunda, de escuridão total, localizada abaixo da zona fótica. Na zona afótica não existem algas, mas há diversos microrganismos e animais que apresentam características que lhes permitem sobreviver nas profundezas do oceano.
1) A porção aquática da Terra é chamada?
2) Como está distribuída a água na Terra?
3) Como a água está presente na atmosfera?
4) Por que a água de oceanos e mares é salgada?
5) Diferencie Zona fótica e zona afótica?
Ambientes de água doce
Os ambientes de água doce são porções de água localizadas nos continentes, representadas por rios, lagos, córregos, geleiras e águas subterrâneas. A água da chuva abastece rios e lagos; parte dessa água é absorvida pelo solo e vai para os reservatórios subterrâneos. A água doce, tanto da superfície quanto do subsolo, corre em direção ao mar.
Estes são os ambientes naturais de água, mas não se esqueça de que eles podem ser alterados pelo ser humano, que constrói represas e açudes, além de canalizar rios e córregos. Esses ambientes construí dos artificialmente, constituí dos na maioria dos casos de água doce, também são considerados parte das águas continentais e fazem parte da hidrosfera. A água doce contém vários sais minerais dissolvidos, incluindo o cloreto de sódio, porém em concentrações muito menores que na água do mar.
A maior parte da água doce da Terra encontra-se no estado sólido, localizada nas geleiras e nas calotas polares. A segunda maior fonte de água doce está “escondida” no subsolo, formando reservatórios subterrâneos de água. Eles representam quase 30% do volume de água doce do planeta.
Águas subterrâneas
A água da chuva se infiltra no solo e chega ao subsolo. Lá, existem camadas de materiais diversos, como areia e argila. Alguns materiais são permeáveis à água, isto é, permitem a passagem dela entre as suas partículas, como é o caso da areia. Outros são muito compactos e pouco permeáveis, dificultando a passagem da água, como é o caso da argila.
Nas camadas mais superficiais do subsolo, os espaços entre as partículas de areia, argila e outros materiais ficam preenchidos por ar e pela água que se infiltra no solo. Ao encontrar uma camada impermeável de rocha, a infiltração de água para. Dessa maneira, a camada do subsolo logo acima da camada impermeável de rocha se enche de água. Essas reservas subterrâneas de água são chamadas de zonas freáticas. Existe um limite entre a camada mais superficial do subsolo, que possui água e ar preenchendo espaços, e a zona freática, que é a região onde o subsolo está saturado de água. Esse limite recebe o nome de lençol freático.
Por ficarem protegidas dentro da terra, as zonas freáticas formam grandes reservatórios de água doce que não sofrem perdas por evaporação. Quando o lençol freático encontra a superfície do solo, originam-se rios, lagos ou fontes. As regiões onde o subsolo armazena grandes volumes de água, que são de interesse do ser humano, são chamadas de aquíferos.
1) Cite dois ambientes de água doce construídos por seres humanos.
2) Onde se encontra a maior porção de água doce do planeta?
3) Qual material é mais permeável a água, areia ou argila?
4) Como são chamadas as reservas subterrâneas de água?
5) O que ocorre quando o lençol freático encontra a superfície do solo?
Rios e lagos 
Os rios e lagos constituem apenas 0,4% da água doce da hidrosfera. A água congelada das calotas polares e geleiras mais as águas subterrâneas representam, juntas, cerca de 99% das fontes de água doce da Terra. A porcentagem de água doce representada por rios e lagos na hidrosfera pode parecer estranha, pois no Brasil existem muitos rios. Todo rio tem uma nascente ou cabeceira e corre em direção à foz, que é onde o rio lança suas águas. A nascente de um rio pode ser uma fonte, um lago ou uma geleira que derrete nos períodos mais quentes do ano.
No caminho até a foz, os rios podem passar por terrenos montanhosos, onde geralmente se formam cachoeiras. A água correndo em alta velocidade arrasta materiais do solo e das rochas. Entre esses materiais estão os sais minerais, que são dissolvidos na água. Riachos e córregos, que são rios pequenos, desembocam em outros rios, chamados rios principais, que geralmente lançam suas águas no mar. Assim, direta ou indiretamente, quase todos os rios acabam desembocando no mar. 
Nos lagos, não há correnteza de água, como ocorre com os rios. Localizam-se geralmente em regiões mais baixas do relevo, onde a água se acumula, e não têm comunicação com o mar. Existem lagos de diversos tamanhos: há, por exemplo, grandes lagos que apresentam mais de 500 quilômetros quadrados de extensão, uma área equivalente a mais de 50 campos de futebol.
1) Cite o nome de um rio e de um lago que você conheça. Onde eles se localizam?
2) Explique o que são a nascente e a foz de um rio.

Continue navegando