Buscar

ECONOMIA POLÍTICA - unidade 4 - a4 parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
1- Após anos sob um regime ditatorial imposto pelos militares ao povo brasileiro, o Brasil passa por um período de abertura política e econômica.
A esse respeito analise as asserções a seguir com atenção e a relação proposta entre elas, para responder à questão proposta.
I - O principal fato marcante no governo de Sarney foi a busca para a superação da inflação. O governo tentou diversos planos econômicos para conter os preços.
DESSA FORMA
II - Dentre os planos implementados, apenas o congelamento praticado no Plano Cruzado, em 1986, obteve sucesso em segurar o quadro hiperinflacionário.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta correta, pois a segunda asserção é falsa. O Plano Cruzado não deteve o cenário de hiperinflação, que só foi regularizado anos mais tarde com a implementação do Plano Real, no Governo de Itamar Franco.
2- 2- Sobre a política econômica adotada nos dois mandatos do Governo Lula nos anos 2000, analise com atenção as afirmativas a seguir, para responder à questão proposta:
 
I - Crescimento econômico, geração de empregos, além de inflação e dívida pública (% PIB) controlada.
II - Forte fluxo de capital, substanciando, assim, o acúmulo de reservas de moeda estrangeira e o crescimento do país.
III - A desestatização que acarretou a modernização do setor público, a reestruturação produtiva, o equilíbrio das contas do Estado e o aumento do investimento.
IV - No primeiro governo de Lula, o país viveu novamente o momento de hiperinflação que só retornou à normalidade ao final do segundo mandato.
 
Está correto apenas o que se se afirma em:
Resposta: I e II, apenas.
Resposta correta. No governo Lula, não existiu um processo de desestatização, a proposição faz referência a uma característica do governo de FHC, e não houve recaída no processo hiperinflacionário característico dos anos 1980.
3- 3 - A respeito da relação entre as nações desenvolvidas e as nações periféricas na ótica da divisão internacional do trabalho, que estabelecem as diferenças entre as nações de acordo com seu potencial produtivo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Dentro da divisão internacional do trabalho, as economias nacionais periféricas ou subdesenvolvidas produzem produtos de baixo valor.
POIS
II - As etapas para os seus respectivos desenvolvimentos econômicos são moldadas pela dinâmica externa. Isso quer dizer que, tendo em vista que as nações periféricas exportam quase que exclusivamente produtos primários, as economias são altamente dependentes da dinâmica da economia internacional.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Reposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II explica corretamente a I.
Resposta correta. As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma explicação da primeira, pois detalha a dependência das economias emergentes da dinâmica econômica internacional. De modo geral, países exportadores de produtos primários estão em relação de dependência em relação aos que exportam produtos industrializados.
4- 4- A pesquisa científica, certamente, proporciona facilidades a uma população, tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social, por isso o país necessita de uma sólida rede de Pesquisa para alcançar desenvolvimento. Sobre as diferenças em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Ciência e Tecnologia (C & T) entre Brasil e Estados Unidos, assinale a alternativa correta.
Resposta: O Brasil tem forte investimento estatal em P&D, mas o incentivo governamental é insuficiente.
Resposta correta. Ao compararmos as políticas brasileiras e estadunidenses, vemos que o desempenho dos Estados Unidos é superior em P&D e C&T, mas há algumas diferenças. O Brasil tem maior investimento estatal e pouco incentivo aos investimentos privados.
5- 5- Também conhecido como “anos de chumbo”, o período que teve início em 31 de março de 1964, após um golpe organizado pelos militares, perdurou no Brasil de 1964 a 1984 sob regime ditatorial.
Sobre o período dos governos militares analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s):
 
I. (  ) Entre 1964 e 1967, buscou-se fortalecer o sistema bancário e diversificar a pauta exportadora, ainda muito dependente de produtos primários.
II. (  ) Umas das estratégias do período foi o controle de reajuste salarial, em que os salários seriam ajustados anualmente pela média do salário mínimo real e acrescidos de metade da inflação esperada para o ano seguinte.
III. (  ) Durante o “milagre econômico”, o governo desestimulou a concentração do setor bancário, de maneira a impedir uma estrutura oligopolista.
IV. (  ) Sistema Nacional de Habitação se vinculou ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento do Banco Nacional de Habitação, o que, consequentemente, permitiu o crescimento da construção civil.
V. (  )  Entre 1974 e 1980, o governo de Geisel conseguiu extinguir a dívida externa, resultado do milagre econômico.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta: V, V, F, V, F.
Resposta correta.  A alternativa está correta, pois as afirmações de que o governo desestimulou a concentração do setor bancário é falsa e a de que o governo Geisel extinguiu a dívida externa também é falsa.
6-

Outros materiais