Buscar

ECONOMIA POLÍTICA - unidade 4 - a4 parte 2

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
1- A produção cafeeira foi durante muito tempo o principal mercado na economia brasileira. Esse mercado se desenvolveu de modo tão considerável que há estudiosos que afirmam que a urbanização das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são resultados da evolução da cafeicultura. A esse respeito, leia as afirmativas a seguir com atenção, para responder à questão proposta:
 
I -  A elite do período cafeeiro, por concentrar a produção do café em suas posses, predominava também na política, moldando-a conforme o seu interesse.
II -  Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentravam a produção cafeeira.
III - A renda no período cafeeiro, expressa nos salários e lucros, gerava demanda por outras mercadorias, o que, por sua vez, impulsionou a industrialização brasileira.
IV - A indústria cafeeira até o presente momento representa a maior fonte de renda nas exportações realizadas no Brasil.
 
 Está correto apenas o que se afirma em:
2- 
3- Reposta: I e II, apenas.
4- Resposta correta. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentravam a produção cafeeira e faziam a elite política do período que, por muito tempo, conduziu as diretrizes da política brasileira de acordo com seus interesses.
A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) foi estabelecida pela resolução 106 (VI) do Conselho Econômico e Social, de 25 de fevereiro de 1948, e começou a funcionar nesse mesmo ano. Mediante a resolução 1984/67, de 27 de julho de 1984, o Conselho decidiu que a Comissão passaria a se chamar Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe.
 
Sobre a CEPAL, analise as afirmativas a seguir:
 
I -  Sua fundação visa cooperar com o desenvolvimento econômico da América Latina, conduzir as ações encaminhadas à sua promoção e tornar as relações econômicas entre os países mais substanciais.
II -  Em 2012, teve suas contribuições encerradas, sendo substituída pela ICC.
III - O Caribe só foi acrescentado à CEPAL ulteriormente à incorporação dos países do Caribe atende ao propósito de desenvolvimento social.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta: I e III, apenas.
Resposta correta. A alternativa correta é a “A”, pois a afirmativa II é falsa, uma vez que até o presente momento a CEPAL permanece em funcionamento, seguindo com os objetivos de promover o desenvolvimento das nações envolvidas.
Sobre a abertura econômica nos anos 1990, leia o trecho a seguir:
Na década de 1990, a abertura econômica se afirmou na agenda política e econômica do país, seja na dimensão da urgência ou na necessidade desse processo. Enquanto projeto, encontrou sua razão de ser, junto ao Plano Real, a cura para o mal histórico brasileiro que vinha sendo a inflação.
 
AQUINO, A. Efeitos da abertura econômica no Brasil dos anos 1990 em duas perspectivas comparadas. São Carlos. UFSCAR 2013. Disponível em: http://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/index/abouthttp://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/index/about
http://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/index/abouthttp://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/index/about>. Acesso em: 29 jul. 2019.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente como ficou caracterizada a abertura econômica da década de 1990.
Resposta: Reorganização da administração pública federal, incentivo às privatizações e amplo apoio à abertura comercial.
Resposta correta, pois com o governo de Fernando Collor, em 1990, iniciou-se uma reorganização da administração pública federal, das privatizações e da abertura comercial, as quais foram seguidas no governo de Fernando Henrique Cardoso em 1995.
Dilma Vana Rousseff governou o Brasil entre 2011 e 2016, eleita por voto direto por duas vezes, sendo a segunda eleição muito disputada e acirrando o clima de rivalidade entre esquerda e direita no país. A respeito do governo Dilma Rousseff, analise as afirmativas a seguir:
 
I -  O governo passou por dificuldades com o controle inflacionário, tendo em vista que sofreu declínio de credibilidade junto ao mercado.
II - Diante de acentuada queda de popularidade e falta de apoio do Congresso Nacional, a presidente sofreu impeachment, sob a acusação do crime de responsabilidade fiscal.
III - O governo de Dilma estimula o papel do BNDES no desenvolvimento econômico, liberando crédito à indústria.
IV - Seu sucessor, Michel Temer, assumiu o governo e modificou todo o projeto de governo, adotando uma postura reformista.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I, II, III e IV.
Resposta correta. Todas as proposições estão corretas e fazem referências a medidas adotadas no governo de Dilma Rousseff que sofreu impeachment, sob a acusação do crime de responsabilidade fiscal.

Continue navegando