Logo Passei Direto
Buscar

prova online contabilidade pública maio 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com a NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o que integra o conjunto das demonstrações contábeis?
Assinale a alternativa correta.
a ) Demonstração do resultado, notas explicativas e demonstração do resultado extraorçamentário.
b ) Balanço Patrimonial, demonstração do resultado e demonstração dos fluxos de caixa.
c ) Balanço Patrimonial, demonstração do resultado e demonstração dos fluxos patrimoniais.
d ) Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido, demonstração do resultado e balanço de pagamentos.
e ) Demonstração dos Fluxos de Caixa, balanço patrimonial e notas exemplificativas.

Como são classificadas as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos e os recursos recebidos de outras pessoas, destinados a atender despesas de capital e o superávit do orçamento corrente?
a ) Receitas originárias.
b ) Receitas patrimoniais.
c ) Receitas de capital.
d ) Receitas financeiras.
e ) Receitas correntes.

Acerca das despesas orçamentárias constantes no Balanço Financeiro, é correto afirmar:
a ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores empenhados.
b ) O valor das despesas orçamentárias constantes do balanço financeiro são os valores fixados no orçamento.
c ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores liquidados.
d ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores arrecadados.
e ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores pagos.

Qual é o objeto de estudo da contabilidade aplicada ao setor público?
a ) O orçamento da Administração Indireta.
b ) As variações no planejamento da Administração Pública.
c ) O patrimônio das entidades públicas.
d ) O lucro ou prejuízo financeiro das entidades públicas.
e ) As propostas de campanha dos candidatos eleitos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir: O Balanço Orçamentário contém as receitas previstas, as receitas realizadas, bem como as despesas fixadas e as despesas realizadas. Para fins de elaboração do Balanço Orçamentário, as despesas realizadas são...
A ) as despesas liquidadas no período.
B ) o valor das despesas empenhadas.
C ) as despesas arrecadadas no período.
D ) as despesas efetivamente pagas.
E ) as despesas legalmente empenhadas.

Segundo a NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, um ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer a determinados critérios.
Em relação aos itens apresentados como critérios a serem satisfeitos para que o ativo seja classificado como circulante, quais itens estão corretos? Assinale a alternativa correta:
I. Espera-se que esse ativo seja realizado, ou pretende-se que seja mantido com a finalidade de ser vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade.
II. O ativo está mantido essencialmente com a finalidade de ser negociado.
III. Espera-se que o ativo seja realizado em até doze meses após a data das demonstrações contábeis.
IV. O ativo seja caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou uso para pagamento de passivo se encontre vedada durante, pelo menos, doze meses após a data das demonstrações contábeis.
a ) II e IV.
b ) Todos os itens estão corretos.
c ) II e III.
d ) I e IV.
e ) I e III.

Em relação ao funcionamento do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), é correto afirmar que:
a. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação de controle, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
b. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
c. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
d. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 7 e 8.
e. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 5 e 6.

Em relação aos princípios orçamentários, assinale a alternativa correta. A ) O princípio do orçamento bruto determina que a lei de orçamento poderá conter dotações genéricas. B ) O princípio da universalidade determina que a lei de orçamentos de cada ente da Federação compreenderá todas as receitas e despesas efetivamente classificadas como receitas e despesas orçamentárias do respectivo órgão. C ) O princípio da especificação ou especialização determina que, salvo as exceções previstas no próprio texto constitucional, a receita de impostos não pode ser vinculada a despesas. D ) O princípio da unidade ou totalidade determina que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, excluindo matéria que não seja orçamentária ou financeira. E ) O princípio da competência determina que o Poder Legislativo é o único legalmente autorizado a elaborar e votar a lei orçamentária.

Assinale a alternativa que traz a finalidade do Balanço Orçamentário:
a ) Demonstrar as receitas previstas em confronto com as receitas realizadas, bem como as despesas fixadas com as despesas realizadas.
b ) Demonstrar o montante da arrecadação de receitas e da execução de despesas que efetivamente influenciaram o saldo de caixa.
c ) Evidenciar as receitas previstas em confronto com as despesas fixadas.
d ) Evidenciar a origem e aplicação de recursos nas entidades públicas.
e ) Demonstrar a situação patrimonial das entidades públicas.

Os empenhos podem ser classificados em ordinários, estimativo e global.
Acerca dos tipos de empenho, assinale a alternativa correta.
a ) Global é o tipo de utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes, entre outros.
b ) Ordinário é o tipo de empenho utilizado para despesas de caráter ordinário dentro do exercício financeiro, sendo que para as demais é utilizado o tipo de empenho extraordinário.
c ) Total é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
d ) Estimativo é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento; por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
e ) Ordinário é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.

O Balanço Orçamentário apresenta as informações das receitas previstas, das receitas atualizadas e das receitas realizadas, além da coluna denominada saldo. Acerca dessa coluna, é correto afirmar:
A) Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos as receitas previstas atualizadas.
B) Demonstra a diferença entre as receitas previstas atualizadas menos as receitas realizadas atualizadas.
C) Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos os valores das despesas legalmente empenhadas.
D) Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos as despesas previstas atualizadas.
E) Demonstra a diferença entre as despesas empenhadas menos as receitas previstas atualizadas.

Nos termos do contido no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP, p. 32), o texto a seguir apresentado se refere a quê?
Assinale a alternativa correta.
São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição, também considerados como instrumentos por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, além de ser fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade.
a ) Receitas e/ou despesas, pois ambos se enquadram no conceito apresentado.
b ) Ingressos extraorçamentários.
c ) Dispêndios extraorçamentários.
d ) Receitas orçamentárias.
e ) Despesas orçamentárias.

Assinale a alternativa que contém o tratamento para as transações em moeda estrangeira na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):
a ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira são lançados diretamente no saldo final de caixa constante na Demonstração dos Fluxos de Caixa, evitando, dessa forma, que as informações sejam deturpadas por possíveis variações cambiais do período.
b ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira não devem ser evidenciados na Demonstração dos Fluxos de Caixa, tendo em vista que estão sujeitos a variações cambiais diárias, o que dificulta seu registro e evidenciação.
c ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira devem ser evidenciados de forma separada das informações constantes da Demonstração dos Fluxos de Caixa, por se tratar de operações de longo prazo e que não afetam o caixa e equivalente de caixa.
d ) É irrelevante se os valores são ou não oriundos de transações em moeda estrangeira, tendo em vista que, na Demonstração dos Fluxos de Caixa, é permitido constar valores em qualquer moeda estrangeira.
e ) Os fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade, convertendo-se o valor em moeda estrangeira à taxa cambial na data da ocorrência do fluxo de caixa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com a NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o que integra o conjunto das demonstrações contábeis?
Assinale a alternativa correta.
a ) Demonstração do resultado, notas explicativas e demonstração do resultado extraorçamentário.
b ) Balanço Patrimonial, demonstração do resultado e demonstração dos fluxos de caixa.
c ) Balanço Patrimonial, demonstração do resultado e demonstração dos fluxos patrimoniais.
d ) Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido, demonstração do resultado e balanço de pagamentos.
e ) Demonstração dos Fluxos de Caixa, balanço patrimonial e notas exemplificativas.

Como são classificadas as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos e os recursos recebidos de outras pessoas, destinados a atender despesas de capital e o superávit do orçamento corrente?
a ) Receitas originárias.
b ) Receitas patrimoniais.
c ) Receitas de capital.
d ) Receitas financeiras.
e ) Receitas correntes.

Acerca das despesas orçamentárias constantes no Balanço Financeiro, é correto afirmar:
a ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores empenhados.
b ) O valor das despesas orçamentárias constantes do balanço financeiro são os valores fixados no orçamento.
c ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores liquidados.
d ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores arrecadados.
e ) O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores pagos.

Qual é o objeto de estudo da contabilidade aplicada ao setor público?
a ) O orçamento da Administração Indireta.
b ) As variações no planejamento da Administração Pública.
c ) O patrimônio das entidades públicas.
d ) O lucro ou prejuízo financeiro das entidades públicas.
e ) As propostas de campanha dos candidatos eleitos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir: O Balanço Orçamentário contém as receitas previstas, as receitas realizadas, bem como as despesas fixadas e as despesas realizadas. Para fins de elaboração do Balanço Orçamentário, as despesas realizadas são...
A ) as despesas liquidadas no período.
B ) o valor das despesas empenhadas.
C ) as despesas arrecadadas no período.
D ) as despesas efetivamente pagas.
E ) as despesas legalmente empenhadas.

Segundo a NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, um ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer a determinados critérios.
Em relação aos itens apresentados como critérios a serem satisfeitos para que o ativo seja classificado como circulante, quais itens estão corretos? Assinale a alternativa correta:
I. Espera-se que esse ativo seja realizado, ou pretende-se que seja mantido com a finalidade de ser vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade.
II. O ativo está mantido essencialmente com a finalidade de ser negociado.
III. Espera-se que o ativo seja realizado em até doze meses após a data das demonstrações contábeis.
IV. O ativo seja caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou uso para pagamento de passivo se encontre vedada durante, pelo menos, doze meses após a data das demonstrações contábeis.
a ) II e IV.
b ) Todos os itens estão corretos.
c ) II e III.
d ) I e IV.
e ) I e III.

Em relação ao funcionamento do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), é correto afirmar que:
a. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação de controle, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
b. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
c. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
d. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 7 e 8.
e. Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 5 e 6.

Em relação aos princípios orçamentários, assinale a alternativa correta. A ) O princípio do orçamento bruto determina que a lei de orçamento poderá conter dotações genéricas. B ) O princípio da universalidade determina que a lei de orçamentos de cada ente da Federação compreenderá todas as receitas e despesas efetivamente classificadas como receitas e despesas orçamentárias do respectivo órgão. C ) O princípio da especificação ou especialização determina que, salvo as exceções previstas no próprio texto constitucional, a receita de impostos não pode ser vinculada a despesas. D ) O princípio da unidade ou totalidade determina que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, excluindo matéria que não seja orçamentária ou financeira. E ) O princípio da competência determina que o Poder Legislativo é o único legalmente autorizado a elaborar e votar a lei orçamentária.

Assinale a alternativa que traz a finalidade do Balanço Orçamentário:
a ) Demonstrar as receitas previstas em confronto com as receitas realizadas, bem como as despesas fixadas com as despesas realizadas.
b ) Demonstrar o montante da arrecadação de receitas e da execução de despesas que efetivamente influenciaram o saldo de caixa.
c ) Evidenciar as receitas previstas em confronto com as despesas fixadas.
d ) Evidenciar a origem e aplicação de recursos nas entidades públicas.
e ) Demonstrar a situação patrimonial das entidades públicas.

Os empenhos podem ser classificados em ordinários, estimativo e global.
Acerca dos tipos de empenho, assinale a alternativa correta.
a ) Global é o tipo de utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes, entre outros.
b ) Ordinário é o tipo de empenho utilizado para despesas de caráter ordinário dentro do exercício financeiro, sendo que para as demais é utilizado o tipo de empenho extraordinário.
c ) Total é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
d ) Estimativo é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento; por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
e ) Ordinário é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.

O Balanço Orçamentário apresenta as informações das receitas previstas, das receitas atualizadas e das receitas realizadas, além da coluna denominada saldo. Acerca dessa coluna, é correto afirmar:
A) Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos as receitas previstas atualizadas.
B) Demonstra a diferença entre as receitas previstas atualizadas menos as receitas realizadas atualizadas.
C) Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos os valores das despesas legalmente empenhadas.
D) Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos as despesas previstas atualizadas.
E) Demonstra a diferença entre as despesas empenhadas menos as receitas previstas atualizadas.

Nos termos do contido no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP, p. 32), o texto a seguir apresentado se refere a quê?
Assinale a alternativa correta.
São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição, também considerados como instrumentos por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, além de ser fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade.
a ) Receitas e/ou despesas, pois ambos se enquadram no conceito apresentado.
b ) Ingressos extraorçamentários.
c ) Dispêndios extraorçamentários.
d ) Receitas orçamentárias.
e ) Despesas orçamentárias.

Assinale a alternativa que contém o tratamento para as transações em moeda estrangeira na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):
a ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira são lançados diretamente no saldo final de caixa constante na Demonstração dos Fluxos de Caixa, evitando, dessa forma, que as informações sejam deturpadas por possíveis variações cambiais do período.
b ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira não devem ser evidenciados na Demonstração dos Fluxos de Caixa, tendo em vista que estão sujeitos a variações cambiais diárias, o que dificulta seu registro e evidenciação.
c ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira devem ser evidenciados de forma separada das informações constantes da Demonstração dos Fluxos de Caixa, por se tratar de operações de longo prazo e que não afetam o caixa e equivalente de caixa.
d ) É irrelevante se os valores são ou não oriundos de transações em moeda estrangeira, tendo em vista que, na Demonstração dos Fluxos de Caixa, é permitido constar valores em qualquer moeda estrangeira.
e ) Os fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade, convertendo-se o valor em moeda estrangeira à taxa cambial na data da ocorrência do fluxo de caixa.

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Para a elaboração dos orçamentos, são estabelecidas regras de aceitação geral denominadas princípios orçamentários. O objetivo da adoção dos princípios orçamentários é dar mais consistência à tarefa de elaboração, aprovação, execução e controle dos orçamentos. Assinale a alternativa que contém somente princípios orçamentários.
a ) 
Orçamento bruto, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e competência.
b ) 
Vinculação das receitas extraorçamentárias, orçamento líquido, transparência e legalidade.
c ) 
Prudência, anualidade ou periodicidade, exclusividade e especificação ou especialização.
d ) 
Unidade ou totalidade, universalidade, anualidade ou periodicidade e exclusividade.
e ) 
Transparência, orçamento líquido, exclusividade e anualidade ou sazonalidade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Indique a alternativa que, de acordo com a Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964), cita o que o Balanço Financeiro deverá demonstrar:
a ) 
O valor do caixa e equivalentes de caixa gerados pela entidade durante o período.
b ) 
A situação patrimonial da entidade, de acordo com os valores constantes no ativo, no passivo e no patrimônio líquido.
c ) 
A receita e a despesa orçamentária, os recebimentos e pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
d ) 
Os recebimentos e pagamentos de natureza orçamentária, os ingressos e dispêndios extraorçamentários, bem como o total dos ativos e passivos da entidade.
e ) 
Os resultados da execução orçamentária, sendo estes compostos pelas receitas e despesas orçamentárias.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
De acordo com a NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o que integra o conjunto das demonstrações contábeis? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Balanço Patrimonial, demonstração do resultado e demonstração dos fluxos patrimoniais.
b ) 
Demonstração do resultado, notas explicativas e demonstração do resultado extraorçamentário.
c ) 
Demonstração dos Fluxos de Caixa, balanço patrimonial e notas exemplificativas.
d ) 
Balanço Patrimonial, demonstração do resultado e demonstração dos fluxos de caixa.
e ) 
Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido, demonstração do resultado e balanço de pagamentos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Como são classificadas as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos e os recursos recebidos de outras pessoas, destinados a atender despesas de capital e o superávit do orçamento corrente? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Receitas originárias.
b ) 
Receitas patrimoniais.
c ) 
Receitas de capital.
d ) 
Receitas financeiras.
e ) 
Receitas correntes.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Acerca das despesas orçamentárias constantes no Balanço Financeiro, é correto afirmar:
a ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do balanço financeiro são os valores fixados no orçamento.
b ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores liquidados.
c ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores arrecadados.
d ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores empenhados.
e ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores pagos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Qual é o objeto de estudo da contabilidade aplicada ao setor público? Assinale a alternativa correta:
a ) 
O orçamento da Administração Indireta.
b ) 
As variações no planejamento da Administração Pública.
c ) 
O patrimônio das entidades públicas.
d ) 
O lucro ou prejuízo financeiro das entidades públicas.
e ) 
As propostas de campanha dos candidatos eleitos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir:
O Balanço Orçamentário contém as receitas previstas, as receitas realizadas, bem como as despesas fixadas e as despesas realizadas. Para fins de elaboração do Balanço Orçamentário, as despesas realizadas são...
a ) 
as despesas legalmente empenhadas.
b ) 
as despesas arrecadadas no período.
c ) 
as despesas efetivamente pagas.
d ) 
o valor das despesas empenhadas.
e ) 
as despesas liquidadas no período.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Segundo a NBC TSP 11 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, um ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer a determinados critérios, como:
I. Espera-se que esse ativo seja realizado, ou pretende-se que seja mantido com a finalidade de ser vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade.
II. O ativo está mantido essencialmente com a finalidade de ser negociado.
III. Espera-se que o ativo seja realizado em até doze meses após a data das demonstrações contábeis.
IV. O ativo seja caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou uso para pagamento de passivo se encontre vedada durante, pelo menos, doze meses após a data das demonstrações contábeis.
Em relação aos itens apresentados como critérios a serem satisfeitos para que o ativo seja classificado como circulante, quais itens estão corretos? Assinale a alternativa correta:
a ) 
II e IV.
b ) 
Todos os itens estão corretos.
c ) 
II e III.
d ) 
I e IV.
e ) 
I e III.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Em relação ao funcionamento do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), é correto afirmar que:
a ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação de controle, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
b ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 5 e 6.
c ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
d ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
e ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 7 e 8.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
Em relação aos princípios orçamentários, assinale a alternativa correta.
a ) 
O princípio da universalidade determina que a lei de orçamentos de cada ente da Federação compreenderá todas as receitas e despesas efetivamente classificadas como receitas e despesas orçamentárias do respectivo órgão.
b ) 
O princípio da unidade ou totalidade determina que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, excluindo matéria que não seja orçamentária ou financeira.
c ) 
O princípio do orçamento bruto determina que a lei de orçamento poderá conter dotações genéricas.
d ) 
O princípio da competência determina que o Poder Legislativo é o único legalmente autorizado a elaborar e votar a lei orçamentária.
e ) 
O princípio da especificação ou especialização determina que, salvo as exceções previstas no próprio texto constitucional, a receita de impostos não pode ser vinculada a despesas.
QUESTÃO 1
No Balanço Orçamentário, como serão apresentadas as receitas e as despesas? Assinale a alternativa correta.
a ) 
De acordo com o programa de governo.
b ) 
De acordo com a função e subfunção das receitas e despesas.
c ) 
De acordo com a classificação em orçamentárias ou extraorçamentárias.
d ) 
Segundo a categoria econômica a que pertencem.
e ) 
Segundo a fonte de recursos que representam.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que traz a finalidade do Balanço Orçamentário:
a ) 
Evidenciara origem e aplicação de recursos nas entidades públicas.
b ) 
Demonstrar as receitas previstas em confronto com as receitas realizadas, bem como as despesas fixadas com as despesas realizadas.
c ) 
Demonstrar o montante da arrecadação de receitas e da execução de despesas que efetivamente influenciaram o saldo de caixa.
d ) 
Evidenciar as receitas previstas em confronto com as despesas fixadas.
e ) 
Demonstrar a situação patrimonial das entidades públicas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Como classificar as receitas, no âmbito da Administração Pública, segundo a categoria econômica? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Receitas correntes e receitas derivadas.
b ) 
Receitas patrimoniais e receitas financeiras.
c ) 
Receitas correntes e receitas de capital.
d ) 
Receitas de capital e receita patrimonial.
e ) 
Receitas orçamentárias e ingressos extraorçamentários.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
No Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes, tem-se a composição do Balanço Patrimonial, segundo o artigo 105 da Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964). Assinale a alternativa que contém somente itens do Balanço Patrimonial.
a ) 
Ativo Financeiro, Ativo Realizável a Longo Prazo, Ativo Permanente e Saldo Patrimonial.
b ) 
Ativo Financeiro, Ativo Permanente, Saldo Patrimonial e Ativo Não Circulante.
c ) 
Ativo Circulante, Passivo Não Circulante, Receitas Públicas e Patrimônio Líquido.
d ) 
Ativo Financeiro, Ativo Permanente, Passivo Financeiro e Passivo Permanente.
e ) 
Ativo Financeiro, Ativo Permanente, Passivo Não Circulante e Saldo Patrimonial.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Os empenhos podem ser classificados em ordinários, estimativo e global. Acerca dos tipos de empenho, assinale a alternativa correta.
a ) 
Estimativo é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento; por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
b ) 
Ordinário é o tipo de empenho utilizado para despesas de caráter ordinário dentro do exercício financeiro, sendo que para as demais é utilizado o tipo de empenho extraordinário.
c ) 
Ordinário é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.
d ) 
Total é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
e ) 
Global é o tipo de utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes, entre outros.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Em relação aos créditos adicionais previstos na Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964), tendo por base a legislação, assinale a alternativa que contém os recursos hábeis para a abertura de créditos adicionais suplementares e especiais, desde que não comprometidos.
a ) 
O superávit orçamentário apurado em balanço orçamentário do exercício seguinte.
b ) 
Os provenientes da insuficiência de arrecadação.
c ) 
Os resultantes de anulação parcial ou total de ingressos extraorçamentários autorizados em lei.
d ) 
O produto de operações de crédito não autorizadas, bem como aquelas relativas a operações de antecipação da receita orçamentária (ARO).
e ) 
O superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Como são classificadas as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos e os recursos recebidos de outras pessoas, destinados a atender despesas de capital e o superávit do orçamento corrente? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Receitas originárias.
b ) 
Receitas financeiras.
c ) 
Receitas de capital.
d ) 
Receitas patrimoniais.
e ) 
Receitas correntes.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O Balanço Orçamentário apresenta as informações das receitas previstas, das receitas atualizadas e das receitas realizadas, além da coluna denominada saldo. Acerca dessa coluna, é correto afirmar:
a ) 
Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos as despesas previstas atualizadas.
b ) 
Demonstra a diferença entre as receitas previstas atualizadas menos as receitas realizadas atualizadas.
c ) 
Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos os valores das despesas legalmente empenhadas.
d ) 
Demonstra a diferença entre as despesas empenhadas menos as receitas previstas atualizadas.
e ) 
Demonstra a diferença entre as receitas realizadas menos as receitas previstas atualizadas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Nos termos do contido no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP, p. 32), editado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o texto a seguir apresentado se refere a quê?
"São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição, também considerados como instrumentos por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, além de ser fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade".
Assinale a alternativa correta.
a ) 
Receitas e/ou despesas, pois ambos se enquadram no conceito apresentado.
b ) 
Ingressos extraorçamentários.
c ) 
Dispêndios extraorçamentários.
d ) 
Receitas orçamentárias.
e ) 
Despesas orçamentárias.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
Dependendo do que se busca evidenciar, a mesma despesa orçamentária pode ser classificada de diferentes formas, seguindo a classificação institucional, funcional, programática ou de acordo com a categoria econômica. Sobre a classificação institucional, assinale a alternativa correta:
a ) 
Tem como objetivo evidenciar as diversas unidades administrativas que são responsáveis pela execução da despesa.
b ) 
Busca demonstrar a quais programas de governo as despesas estão vinculadas.
c ) 
Busca evidenciar o total de gastos, independentemente da área ou local em que ocorreram, sendo sua utilização facultativa no âmbito de estados e municípios e obrigatória para o Distrito Federal e a União.
d ) 
Demonstra as despesas realizadas de acordo com as grandes áreas de atuação do governo, sendo classificada em funções e subfunções.
e ) 
Evidencia a despesa segundo o impacto que esta tem na economia, dividida em despesas correntes e despesas de capital.
QUESTÃO 1
Acerca da composição dos dispêndios de recursos do Balanço , é correto afirmar:
a ) 
É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, recebimentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
b ) 
É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie do exercício anterior.
c ) 
É composto por receitas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
d ) 
É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras recebidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
e ) 
É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Em relação ao funcionamento do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), é correto afirmar que:
a ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 5 e 6.
b ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza de informação patrimonial, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
c ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação de controle, os lançamentos a débitoe a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
d ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 1, 2, 3 e 4.
e ) 
Se a operação a ser registrada contiver itens de natureza da informação orçamentária, os lançamentos a débito e a crédito deverão obrigatoriamente envolver contas de classes 7 e 8.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Quando ocorre excesso de arrecadação no Balanço Orçamentário? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Quando a receita realizada for maior que a despesa fixada.
b ) 
Quando a receita realizada for maior que a receita prevista atualizada.
c ) 
Quando a receita prevista atualizada for maior que a receita realizada.
d ) 
Quando a despesa empenhada for maior que a receita realizada.
e ) 
Quando a receita realizada for maior que a despesa paga.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que contém o tratamento para as transações em moeda estrangeira na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):
a ) 
Os fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade, convertendo-se o valor em moeda estrangeira à taxa cambial na data da ocorrência do fluxo de caixa.
b ) 
É irrelevante se os valores são ou não oriundos de transações em moeda estrangeira, tendo em vista que, na Demonstração dos Fluxos de Caixa, é permitido constar valores em qualquer moeda estrangeira.
c ) 
Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira não devem ser evidenciados na Demonstração dos Fluxos de Caixa, tendo em vista que estão sujeitos a variações cambiais diárias, o que dificulta seu registro e evidenciação.
d ) 
Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira devem ser evidenciados de forma separada das informações constantes da Demonstração dos Fluxos de Caixa, por se tratar de operações de longo prazo e que não afetam o caixa e equivalente de caixa.
e ) 
Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira são lançados diretamente no saldo final de caixa constante na Demonstração dos Fluxos de Caixa, evitando, dessa forma, que as informações sejam deturpadas por possíveis variações cambiais do período.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa que contém, nos termos da Constituição Federal de 1988, os prazos que deverão ser observados para o encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para apreciação do Poder Legislativo.
a ) 
Será encaminhada até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
b ) 
Será encaminhada até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
c ) 
Será encaminhada até seis meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
d ) 
Será encaminhada até oito meses e meio antes do encerramento do segundo ano do mandato presidencial e devolvida para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.
e ) 
Será encaminhada até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Assinale a alternativa que contém a natureza de informações de contas que são compostas por Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA) e Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD), bem como contas de ativo, passivo e patrimônio líquido.
a ) 
Patrimonial.
b ) 
De controles.
c ) 
Extraorçamentária.
d ) 
Orçamentária.
e ) 
De balanço.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
No Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes, tem-se a composição do Balanço Patrimonial, segundo o artigo 105 da Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964). Assinale a alternativa que contém somente itens do Balanço Patrimonial.
a ) 
Ativo Circulante, Passivo Não Circulante, Receitas Públicas e Patrimônio Líquido.
b ) 
Ativo Financeiro, Ativo Permanente, Saldo Patrimonial e Ativo Não Circulante.
c ) 
Ativo Financeiro, Ativo Realizável a Longo Prazo, Ativo Permanente e Saldo Patrimonial.
d ) 
Ativo Financeiro, Ativo Permanente, Passivo Não Circulante e Saldo Patrimonial.
e ) 
Ativo Financeiro, Ativo Permanente, Passivo Financeiro e Passivo Permanente.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Nas Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD), são classificadas as contas que registram e controlam os fatos ocorridos no âmbito da Administração Pública e que alteram a substância patrimonial, diminuindo a situação líquida das entidades públicas. Assinale a alternativa que apresenta contas que pertencem ao grupo das VPD.
a ) 
Exploração e venda de bens, serviços e direitos, variações patrimoniais aumentativas financeiras e transferências e delegações recebidas.
b ) 
Pessoal e encargos, benefícios previdenciários e assistenciais e uso de bens, serviços e consumo de capital fixo.
c ) 
Ativo circulante, ativo não circulante e investimentos.
d ) 
Passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.
e ) 
Bens, direitos e obrigações das entidades públicas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Assinale a alternativa que apresenta características qualitativas da informação contábil no âmbito do setor público.
a ) 
Relevância, representação fidedigna e verificabilidade.
b ) 
Funcionalidade, relevância e representação específica.
c ) 
Regime de caixa e regime de competência.
d ) 
Essência sobre a forma, neutralidade e compreensibilidade.
e ) 
Anualidade, periodicidade, verificabilidade e tempestividade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
Em relação às contas de compensação integrantes do quadro das contas de compensação do Balanço Patrimonial, é correto afirmar que:
a ) 
Devem registrar valores, obrigações e bens que poderão causar alterações na composição patrimonial das entidades públicas.
b ) 
Devem registrar as diminuições na situação patrimonial líquida da entidade que não derivam de distribuições aos proprietários.
c ) 
Devem registrar os recursos controlados no presente pela entidade como resultado de evento passado.
d ) 
Devem registrar bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização do Poder Legislativo.
e ) 
Devem registrar as dívidas fundadas, cuja amortização ou resgate dependa de autorização do Poder Legislativo.
QUESTÃO 1
Nos termos do contido no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP, p. 32), editado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o texto a seguir apresentado se refere a quê?
"São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição, também considerados como instrumentos por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, além de ser fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade".
Assinale a alternativa correta.
a ) 
Receitas e/ou despesas, pois ambos se enquadram no conceito apresentado.
b ) 
Receitas orçamentárias.
c ) 
Dispêndios extraorçamentários.
d ) 
Ingressos extraorçamentários.
e ) 
Despesas orçamentárias.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Em relação às contas de compensação integrantes do quadro das contas de compensação do Balanço Patrimonial, é correto afirmar que:
a ) 
Devem registrar as dívidas fundadas, cuja amortização ou resgate dependa de autorização do Poder Legislativo.
b ) 
Devem registrar bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização do Poder Legislativo.
c ) 
Devem registrar valores, obrigações e bens que poderão causar alterações na composição patrimonial das entidades públicas.
d ) 
Devem registrar as diminuições na situação patrimonial líquida da entidade que não derivam de distribuições aos proprietários.
e ) 
Devem registrar os recursos controlados no presentepela entidade como resultado de evento passado.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
De acordo com a categoria econômica, a despesa orçamentária classifica-se em despesas correntes e despesas de capital. Assinale a alternativa que contém somente itens que são classificados como despesas correntes:
a ) 
Investimentos e inversões financeiras.
b ) 
Pessoal, encargos sociais e investimentos.
c ) 
Inversões financeiras e amortização de dívidas.
d ) 
Juros, encargos da dívida e amortização da dívida.
e ) 
Pessoal, encargos sociais, juros e encargos da dívida.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
No âmbito do setor público, qual é o órgão responsável pela edição do chamado Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP)? Assinale a alternativa correta.
a ) 
O Conselho Federal de Economia.
b ) 
O Supremo Tribunal Federal (STF).
c ) 
Os governos municipais.
d ) 
O Ministério das Relações Exteriores.
e ) 
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) tem as contas classificadas segundo a natureza da informação que cada uma traz. Em relação às contas de natureza de informações orçamentárias, é correto afirmar que:
a ) 
Têm por objetivo estabelecer critérios para a elaboração dos orçamentos futuros.
b ) 
Têm por objetivo registrar e evidenciar as transações relacionadas ao planejamento orçamentário e sua respectiva execução.
c ) 
Têm por objetivo registrar e evidenciar as operações financeiras e não financeiras ligadas ao patrimônio das entidades públicas.
d ) 
Têm por objetivo registrar e evidenciar os chamados atos de gestão que podem ou não trazer modificações no patrimônio das entidades públicas.
e ) 
Têm por objetivo registrar e evidenciar os fatos ocorridos no programa de governo estabelecido pelo gestor por ocasião das eleições.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Acerca das despesas orçamentárias constantes no Balanço Financeiro, é correto afirmar:
a ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores pagos.
b ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores liquidados.
c ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores arrecadados.
d ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do balanço financeiro são os valores fixados no orçamento.
e ) 
O valor das despesas orçamentárias constantes do Balanço Financeiro são os valores empenhados.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Nas Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD), são classificadas as contas que registram e controlam os fatos ocorridos no âmbito da Administração Pública e que alteram a substância patrimonial, diminuindo a situação líquida das entidades públicas. Assinale a alternativa que apresenta contas que pertencem ao grupo das VPD.
a ) 
Passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.
b ) 
Exploração e venda de bens, serviços e direitos, variações patrimoniais aumentativas financeiras e transferências e delegações recebidas.
c ) 
Bens, direitos e obrigações das entidades públicas.
d ) 
Pessoal e encargos, benefícios previdenciários e assistenciais e uso de bens, serviços e consumo de capital fixo.
e ) 
Ativo circulante, ativo não circulante e investimentos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) estabelece metodologia própria para o registro das operações. Para o registro das operações contábeis no âmbito da Administração Pública, a contabilidade utiliza-se de qual método? Assinale a alternativa correta.
a ) 
Método de partidas simples.
b ) 
Método de registro de dados.
c ) 
Método de alocação de valores.
d ) 
Método das partidas dobradas.
e ) 
Método de relação entre os balanços e as contas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Para que a receita seja efetivada no âmbito da Administração Pública, ela deve passar por fases, estágios ou etapas. Assinale a alternativa que contém somente fases da receita orçamentária pública:
a ) 
Previsão, empenho, arrecadação e recolhimento.
b ) 
Previsão, lançamento, liquidação e pagamento.
c ) 
Previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
d ) 
Supervisão, liquidação, arrecadação e recolhimento.
e ) 
Fixação, descentralização, arrecadação e recolhimento.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que contém o tratamento para as transações em moeda estrangeira na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):
a ) 
Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira são lançados diretamente no saldo final de caixa constante na Demonstração dos Fluxos de Caixa, evitando, dessa forma, que as informações sejam deturpadas por possíveis variações cambiais do período.
b ) 
Os fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade, convertendo-se o valor em moeda estrangeira à taxa cambial na data da ocorrência do fluxo de caixa.
c ) 
Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira não devem ser evidenciados na Demonstração dos Fluxos de Caixa, tendo em vista que estão sujeitos a variações cambiais diárias, o que dificulta seu registro e evidenciação.
d ) 
Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira devem ser evidenciados de forma separada das informações constantes da Demonstração dos Fluxos de Caixa, por se tratar de operações de longo prazo e que não afetam o caixa e equivalente de caixa.
e ) 
É irrelevante se os valores são ou não oriundos de transações em moeda estrangeira, tendo em vista que, na Demonstração dos Fluxos de Caixa, é permitido constar valores em qualquer moeda estrangeira.

Mais conteúdos dessa disciplina