Buscar

Perspectivas Profissionais 2

Prévia do material em texto

1Competência é tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que agrega valor, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações. Com relação aos atributos que são considerados competências importantes para os acadêmicos da educação a distância, analise as opções a seguir: I- Fluência digital. II- Gestão de conflitos. III- Administração de tempo. IV- Autonomia. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I, III e IV estão corretas.
B
As opções II, III e IV estão corretas.
C
As opções I, II e IV estão corretas.
D
As opções I, II e III estão corretas.
2A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
A
A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
B
A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
C
A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
D
A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
3O surgimento da educação a distância trouxe mudanças sociais que influenciaram a educação de forma geral, modificando os espaços escolares, ambientes de aprendizagem e os recursos que são utilizados para o ensino. Atualmente, são vários os termos usados para designar a nova geração no que diz respeito ao contato com a tecnologia. Sobre as características que conceituam os chamados nativos digitais, analise as sentenças a seguir: I- São pessoas que durante sua infância tiveram acesso restrito às tecnologias, através da internet discada. II- São indivíduos que cresceram em meio às tecnologias digitais no cotidiano social e familar. III- São pessoas habituadas a lidar com a tecnologia desde pequenos, alterando sua forma de aprender. IV- São as pessoas que gostam de desafios e de atividades comunitárias, preferindo o isolamento social. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
4Houve várias iniciativas de professores de diversas áreas no decorrer do século XVIII e início do século XIX para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância. Entretanto, podemos dizer que um marco histórico ocorreu no ano de 1829, ano da inauguração do primeiro Instituto a ofertar cursos a distância. Assinale a alternativa CORRETA sobre este instituto:
A
A Universidade de Boston, nos Estados Unidos da América, ofereceu cursos de formação de docentes.
B
O Instituto Sir Issac Pitman no Reino Unido ofertou aulas de francês por correspondência.
C
O Instituto da Sociedade de Estudos Modernos de Berlim, considerada a primeira escola a distância da Europa.
D
O Instituto Liber Hemondes inaugurado na Suécia possibilitou várias pessoas realizarem cursos a distância.
5A inserção das tecnologias acarretou mudanças na sociedade e na forma como as pessoas passaram a interpretar os fatos do cotidiano, mudou a forma de pensar, agir e alterou as relações de trabalho. Com o avanço da multiplicidade das fontes de informação por meio das tecnologias, Litto e Formiga (2011), afirmam que a informação abundante e veloz passou a fazer parte da vida das pessoas, com um impacto cada vez maior. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
A
O fato de não ter acesso a muita informação, acaba facilitando o aprendizado dos alunos que buscam a educação a distância para concluir seu curso de graduação.
B
A tecnologia está disponível para todos, isso significa que tudo o que estiver nas redes sociais é verdadeiro e pode ser aproveitado.
C
Hábitos, costumes e valores são facilmente modificados por meio de novelas, os noticiários conseguem influenciar a população e até alterar os resultados eleitorais.
D
Os programas de televisão de educação favorecem os alunos em termos do horário em que são transmitidos e facilitam a interação entre professor e aluno.
6O Guia do Aluno EAD de 2008 orienta que o aluno que busca uma graduação no ensino a distância deve apresentar um perfil com algumas características específicas, merecendo destaque a responsabilidade. Sobre as características desse perfil de acadêmico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O acadêmico que busca a educação a distância precisa estar disposto e motivado para estudar. ( ) O acadêmico é responsável por seu desenvolvimento e precisa estar atento aos prazos estabelecidos. ( ) Este tipo de estudante precisa ser autônomo e capaz de organizar sua rotina de estudos. ( ) O aluno EAD é solitário e não dispõe de recursos para interagir com a instituição de ensino. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: GUIA DO ALUNO ON-LINE. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2017.
A
F - F - F - V.
B
F - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
V - V - V - F.
7O ensino a distância passou por cinco gerações distintas num processo evolutivo, começando pelo ensino por correspondência oferecido pelo Instituto Monitor e Instituto Universal brasileiro até chegar aos dias atuais com a modernização das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, gerações de educação a distância foi o termo criado para determinar o período em que ocorrem os avanços tecnológicos e, consequentemente, resulta em avanços nesta modalidade de ensino. Acerca da quarta geração (1995-2005), assinale a alternativa CORRETA:
A
Multimídia interativa.
B
Multimídia colaborativa.
C
Multimídia conectada e contextual.
D
Múltiplas mídias.
8A educação a distância teve seu início propriamente dito no século XVIII. Mais especificamente em 1728, por um curso que foi divulgado pela Gazeta de Boston. O tutor responsável pelo curso oferecido era o Prof. Caleb Philipps. Qual era o meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino a distância?
A
Foi utilizado o meio de comunicação via correspondência.
B
Foi utilizado o meio de comunicação via telefônica.
C
Foi utilizado o meio de comunicação via programa televisivo.
D
Foi utilizado o meio de comunicação via programa radiofônico.
9A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os diferenciam, mas sobretudo mantendo um padrão semelhante de pensamento. De forma geral, essa metodologia de ensino utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sobre as características do conceito geral que define o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
A
A educação a distância vem ganhando mercado por se destacar como algo inovador, em que aluno e professor estão conectados, estudando, porém ambos encontram-se separados em tempo e espaço.
B
É a modalidade de ensino idêntica ao presencial, existe um professor para tirar dúvidas e abordar o conteúdo de forma clara e objetiva.
C
É a modalidade de ensino que ganhou mercado por apresentar algo inovador, onde professor e aluno estão no mesmo local, interagindo e tirando dúvidas acerca do conteúdo estudado.
D
Educação a distância é uma forma de ensino na qual o estudo individualizado não faz parte de sua formatação, tendo emvista que o estudo em grupo amplia os horizontes e facilita a aprendizagem.
10Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
A
Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
B
As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
C
Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
D
Os professores organizavam as aulas por videoconferência.

Continue navegando