Buscar

AD1 - INFORMÁTICA BÁSICA 2023 CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leonardo de Souza Marcelino – 23115060129 - Administração Pública - Mesquita
Pág:
As vantagens de utilizar um software livre como, por exemplo, o sistema operacional Linux e os aplicativos do LibreOffice.
Software livre é uma expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que possa ser executado, copiado, modificado e redistribuído. O usuário tem acesso livre ao seu código fonte podendo fazer alterações conforme a necessidade. 
Muitas empresas utilizam o software livre, pois muitos são os seus benefícios como: 
Custo benefício: pois muitos software são livre e não há necessidade de algum investimento da empresa, ou mesmo que tenha que investir o valor é bem reduzido comparado software privado. 
Personificação: pode adequar o software conforme ao estilo da empresa.
Segurança: Se houver algum problema relacionado, há comunidade e compartilhamento de experiências para correção de falhas de segurança e bugs. O processo para se resolver o problema se torna mais rápido.
O software livre diz mais a respeito da filosofia de como esses programas são distribuídos. Ele muda a noção de venda de softwares1 É UM CONJUNTO INTERNO DE INFORMAÇÕES PROCESSADAS PELO SISTEMA INTERNO DE UM DISPOSITIVO QUE PERMITE E INTERAÇÃO ENTRE USUÁRIO E HARDWARE. de computador. Não há necessidade de prestação de contas com ninguém. Você pode fazer o que quiser com ele.
Entretanto, o software gratuito é diferente. Ele não é necessariamente livre. Pode ser um programa proprietário que seja distribuído de forma gratuita. Esse tipo de software tem mais a ver com o modelo de negócios do que com a filosofia por trás dele.
Por exemplo, o whatsapp é gratuito, mas não é livre. Ela pertence ao Facebook, que usa a plataforma para lucrar sob diversas maneiras. O usuário final não pode modificá-lo e seu uso é restrito às funcionalidades oferecidas pela companhia.
 Figura 1: https://canaltech.com.br/empresa/whatsapp/ 
Uma contrapartida ao Whatsapp — e que é software livre — é o Telegram. A versão cliente dele, que é o aplicativo usado pelos usuários, é livre. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode criar seu próprio aplicativo de mensagens para funcionar nos servidores do Telegram e disponibilizá-lo nas plataformas de download.
O que é importante frisar, é a liberdade do usuário final. O software livre é a filosofia que assegura total responsabilidade de uso para o usuário, que escolherá tudo aquilo que deseja fazer com o programa que tem em mãos.	
O Linux, da mesma forma que o Windows (Microsoft) e o macOS (Apple), é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários. Ao contrário de seus concorrentes mais famosos, o Linux não foi desenvolvido para fins comerciais e seu software e desenvolvimento são feitos em código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode criar e distribuir aplicativos para ele.
comunicação de outros programas e traduzi-los em comandos para a unidade de processamento e outros componentes eletrônicos. Para funcionar, porém, também é necessário aplicativos e bibliotecas específicas para eles.
Isto significa que um usuário de Linux pode escolher entre diversos aplicativos para executar a mesma função, sejam eles editores de texto, interfaces gráficas ou mesmo prompts de comando. O processo é semelhante à escolha entre Chrome e Firefox: os dois são navegadores capazes de fazer a mesma coisa, mas de formas e aparência distintas.
O LibreOffice é uma suíte de escritório. Possui uma interface limpa e intuitiva que auxilia os trabalhos de criatividade e otimizam a produtividade. O conjunto de softwares é livre e de código aberto, reduz o gasto com as aplicações que podem ser incrementadas com extensões disponíveis pela organização. Os softwares que compõem a suíte são: Writer, Calc, Impress, Draw, Base, Math, Gráfico.
Uma das grandes vantagens do LibreOffice, sem dúvidas, é ser grátis. O que não seria nada caso não fosse funcional, os programas da suíte abrem diversos tipos de documento de outras plataformas, podendo integrá-las. Constantemente, atualizações grátis são disponibilizadas, seja resolvendo problemas ou incluindo novos formatos.
Referências:
	https://www.impacta.com.br/blog/as-vantagens-do-software-livre/ Acessado em 20/02/2023
	https://www.techtudo.com.br/listas/2022/10/o-que-e-linux-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-sistema-operacional.ghtml Acessado em 20/02/2023
	https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-e-como-baixar-o-libreoffice-suite-office-livre/ Acessado 20/02/2023
	https://canaltech.com.br/empresa/whatsapp/ Acessado em 24/02/2023

Continue navegando