Buscar

A1 - Direito Tributário II - TRABALHO - IESACRE

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
AV1
	
	VALOR DO TRABALHO: 3,0 pontos
	CURSO: DIREITO
	TURMA: 51420171 (IESACRE)
	DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIOII
	TURNO
	PROFESSOR: ANDRE PAULO K. LACERDA
	VESP ( ) 
	NOT ( X )
	DEVOLUÇÃO NO PORTAL: Enviar o arquivo no Portal do Aluno até às 19h do dia 17/09/2021
	Nota:
	
	NOME DO ALUNO(A): Jeferson Batista de Oliveira Cavalcante
QUESTÃO 1 (Valor da questão 1,0 ponto)
José das Couves é proprietário de um sítio destinado ao lazer em área de expansão urbana no município de Rio Branco-AC.A área é dotada de rede de iluminação pública e não há nenhum outro serviço público na região.  Neste caso,mesmo sendo um sitio, está correto a cobrança do IPTU do imóvel em tela? Justifique sua resposta com embasamento jurídico.
R= No caso exposto é plenamente correto a cobrança de IPTU por parte do município. Neste caso a área está situada em área de expansão urbana e de acordo com a súmula 626 do STJ não são necessárias as melhorias contidas no art. 32, §1, CTN para aplicação do referido imposto. Na mesma linha, torna-se necessário observar que a propriedade é utilizada para lazer, não para exploração agrícola, extrativista, pecuária e etc, logo não havendo possibilidade de incidência de ITR como preceitua o art. 15 do dec. Lei 57/66.
QUESTÃO 3(Valor da questão 2,0 pontos)
O Jogador de futebol Allejo, de nacionalidade boliviana, joga no time Atlético Acreano, sediado no Estado do Acre. Na qualidade de pessoa física, importou por conta própria, um automóvel da Bolívia, com a intenção de locação do veículo a fim de angariar outros rendimentos. Pagou corretamente os impostos para importar o veículo, porém foi surpreendido com uma alíquota de 5% no IPVA com a justificativa que o veículo era importado.
Tendo em vista a situação hipotética, faça um texto dissertativo, entre 10 e 20 linhas, se posicionando sobre a possibilidade ou não da cobrança diferenciada do IPVA para automóveis importados no Estado do Acre, conforme L.C.n. 114/2002 (1,0 ponto) e sobre a cobrança do ISSQN sobre o serviço de aluguel do veículo (1,0 ponto).
R= No caso em tela não há concordância com o ocorrido, pois a vedação a prática de alíquota diferenciada do IPVA existe em nosso sistema jurídico através de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça. Sendo embasado pelo artigo 152 da CF, onde demonstra que é vedado aos Estados, Distrito Federal e os Municípios estabelecer diferenças tributárias entre bens e serviços, além que no artigo 155, §6º, II demonstra que a alíquota diferenciada poderá sem em relação ao Tipo e a Utilização, dessa forma fica nítido que não se pode diferenciar devida a procedência ou marca do veículo. Indo além, a lei complementar do Estado do Acre número 114/2002, em seu artigo 3º, II, expressa que em caso de veículo importado, a base de cálculo do IPVA no caso de veículo importado, não licenciado anteriormente no país, o valor constante do documento de importação acrescido dos tributos e despesas incidentes por ocasião do despacho aduaneiro, ou seja, em nenhum momento fala que a base de cálculo será pelo fato do veículo ter procedência estrangeira. Em relação à cobrança de ISSQN, tal imposto não deve ser cobrado no caso em tela, pois a locação de bens móveis não incide a exação do referido tributo, somente de houver prestação de serviço, fato este que não aparece na questão apresentada. Assim ficam claro, através da Súmula Vinculante 31 do STF, que não incidirá o ISSQN na locação do veículo do jogador.

Continue navegando