Buscar

FORMAÇÃO INTEGRAL EM SAUDE - AVALIAÇÃO DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi um ato que mobilizou a sociedade brasileira em busca da redemocratização e expressou a indignação da sociedade frente às aviltantes desigualdades e à mercantilização da saúde. A partir desse movimento surgiu a Reforma Sanitária, com propostas de mudanças e transformações relacionadas à área da saúde, em busca de melhores condições de vida da população. Disserte sobre a Reforma Sanitária.
Resposta esperada
O movimento surgiu durante a Ditadura Militar, objetivando contestar as ações impostas por autoridades, a fim de proporcionar melhores condições de saúde à população, pois só tinham direito à saúde os trabalhadores que eram cooperados do INPS. O processo foi lento, mas surtiu efeitos positivos, com ápice em 1986, durante a 8ª Conferência Nacional da Saúde aonde foi aceito um novo conceito de saúde e assim, ficou estabelecido, que a Saúde é direito de todos e dever do Estado, repercutindo de maneira geral, com melhores condições de vida da população, assim, a Reforma Sanitária contribuiu para restabelecer a saúde da população brasileira.
O Centro de Atenção Psicossocial, conhecido pela sigla CAPS, surgiu em 1987, no Estado de São Paulo. Com recursos federais e de caráter público, objetivou o atendimento de pessoas com saúde mental fragilizada, modelo que posteriormente foi seguido em todo o país, com intuito de promover a reabilitação psicossocial. Disserte sobre o Centro de Atenção Psicossocial.
Resposta esperada
A partir da Reforma Psiquiátrica, o atendimento psiquiátrico clássico dos manicômios é substituído pela assistência hospitalar, com foco no sujeito e não na doença. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições que surgiram no Brasil e que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos, conhecidos por hospícios ou manicômio, assim, oferecem atendimento às pessoas com transtornos mentais graves ou persistentes. Dessa forma, o SUS, o programa de Estratégia de Saúde em Família e a Reforma Psiquiátrica se unificam, trazendo para a Saúde Mental e Atenção Básica, uma nova possibilidade ética, política e social para a saúde.

Continue navegando