Buscar

ESTUDOS TOPOGRÁFICOS E CARTOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDOS TOPOGRÁFICOS E CARTOGRAFIA
ATIVIDADE A1
 A locação de obra é um dos procedimentos mais importantes para a construção civil. Ao realizar a execução de uma obra, é necessário plotar os pontos no terreno, obtidos a partir do levantamento topográfico representado na planta. A utilização de equipamentos de medição e de materialização de pontos, a partir de piquetes, estacas, tendo como base o gabarito e a identificação dos ângulos correspondentes, é aplicável para a execução da fundação de uma edificação, construção de uma ponte etc.
 Nesse sentido, é o código de obras de cada município que estabelece os afastamentos mínimos exigidos para a locação topográfica, além de indicar também os nivelamentos, alinhamentos, recuos, afastamentos, usos vigentes, gabaritos e índices de aproveitamento, relativos ao logradouro interessado e a obra que se pretende construir. Sendo assim, quais são os afastamentos mínimos exigidos pelo código de obras de seu município para a locação topográfica?
Código de Obras do Plano Diretor do Município de Sorocaba SP.
 O atual Plano diretor instituído pela lei n°11022 de 2014 da prefeitura de Sorocaba SP, define em o zoneamento urbano e os dividem tem tipos:
 I - Zona Central - ZC;
II - Zona Predominantemente Institucional - ZPI;
III - Zona Residencial 1 - ZR1;
IV - Zona Residencial 2 - ZR2;
V - Zona Residencial 3 - ZR3;
VI - Zona Residencial 3 expandida - ZR3-exp;
VII - Zona Industrial 1 - ZI 1;
VIII - Zona Industrial 2 - ZI 2;
IX - Zona de Chácaras Urbanas - ZCH;
X - Zona de Conservação Ambiental - ZCA;
XI - Corredor de Comércio e Serviços 1 - CCS1;
XII - Corredor de Comércio e Serviços 2 - CCS2;
XIII - Corredor de Comércio e Serviços 3 - CCS3;
XIV - Corredor de Comércio e Indústria - CCI;
XV - Corredor de Circulação Rápida - CCR. 
Nivelamento: Em todas as construções e reconstruções de prédios e muros serão feitas de acordo com o alinhamento e o nivelamento dados pela Prefeitura e  quando obtido o alvará de licença, o profissional responsável medirá por escrito o alinhamento e o nivelamento à Diretoria de Obras, e somente depois que estiverem eles assinalados no alvará é que poderá ser a obra iniciada.
Alinhamento: Estabelece para alinhamentos:  na faixa inferior, o plano limite máximo de saliência passará a 0,20 m do alinhamento, desde que se tenha uma largura mínima de 2 m livre de passeio e faixa superior nenhuma saliência poderá ultrapassar um plano paralelo à fachada e dela distante 1,20 m medidos a partir do alinhamento exigido para a construção. 
 Recuo: Estabelece para recuo: recuo mínimo de frente de 5,00m, em todos os pavimentos, para nas zonas de uso ZR1, ZR2, ZR3, ZPI, ZC, CCS`s, CCI e CCR
 Afastamento: Afastamentos: terão o afastamento mínimo de 4,00m (quatro metro) em relação ao alinhamento do logradouro e de 2,00 (dois metros) em pelo menos uma das divisas laterais do lote, ressalvados os casos em que são por este Código taxativamente estabelecidas exceções. 
 
 Gabaritos e índices, não foram encontrado em leis de zoneamento ou construções.

Continue navegando