Buscar

Anatomia de membros inferiores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(
Anatomia de membros inferiores
)Cite acidentes anatômicos da extremidade proximal do fêmur: Trocanter maior e menor (músculo iliopsoas termina no trocanter menor), cabeça do fêmur, colo do fêmur (ponto chave de fratura), fóvea (depressão rasa na cabeça do fêmur que esconde a artéria obturatória). Fratura intertrocantérica e subtrocantérica.
As artérias que irrigam a cabeça do fêmur são as artérias circunflexas medial e lateral, que são ramos da artéria femoral. Na fratura pode haver dano nas artérias, configurando urgência ortopédica.
Os ligamentos da articulação do joelho são: ligamento cruzado anterior e posterior (movimento para frente e trás), ligamento colateral fibular ou lateral, ligamento colateral tibial ou medial. Ligamento cruzado posterior é lesionado quando se chuta a frente do joelho.
O tipo mais comum de entorse é por inversão forçada do pé com flexão plantar (para fora).
As 2 fases da marcha são a fase de acomodação ou apoio e a fase de oscilação ou balanço. A dor na claudicação (mancar) é na fase de apoio (60%). Calcanhar é a primeira parte que rela no chão, depois apóia-se o pé e pega impulso com a parte da frente.
Ossos longos: comprimento maior que largura e espessura. Nas epífises há muito osso esponjoso e há a cartilagem de epifisário, por isso é mais fácil de quebrar, diáfise mais osso compacto e é onde está a medula óssea amarela. 
O osso cresce à medida que tecido é acrescentado ao disco epifisário (placa de crescimento), emoldurado proximalmente pela metáfise e distalmente pela epífise. 
Ligamentos do quadril: servem para estabilização de fêmur e pelve. Ligamento íliofemoral, pubofemoral (anterior) e isquiofemoral (posterior). Conectam os 3 ossos do quadril, ílio, púbis e ísquio.
Ligamento redondo da cabeça do fêmur é muito importante na irrigação da criança, pois esconde a artéria obturatória, no adulto não tem muita função mecânica. 
Nervo, artéria e veia irrigam o fêmur, muito vascularizado. Artéria é mais superficial, depois veia, depois nervo.
Inervação- plexos (rede de nervos)
Plexo sacral: formado a partir dos últimos ramos ventrais dos dois últimos nervos lombares (L4 e L5) e quatro primeiros sacrais (S1 a S4). Nele há o maior nervo do corpo, o isquiático, que passa posterior ao músculo piriforme, ele sai do ísquio e se bifurca em fibular comum e fibular profundo. 
a síndrome do piriforme é a lesão no ciático por compressão do músculo piriforme.
Articulação do joelho: meniscos em forma de meia lua amortecem impacto na hora da marcha, apóia o côndilo do fêmur sob o da tíbia. Formada pelo encontro de fêmur, tíbia e patela (que está na frente da articulação para proteção), são ligados por ligamentos.
Articulação do tornozelo: acidentes ósseos meléolo lateral e medial são protuberâncias que dá para sentir. Há muito entorse, principalmente por inversão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando