Buscar

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES I Prova Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES I
FINAL DISCURSIVA
QUESTÃO 01
O cimento é um dos materiais mais consumidos no mundo atualmente, esse material vem sendo estudado há muitos anos. Os primeiros registos do uso desse aglomerante são datados no Egito antigo, Grécia, Roma e outros. Ao longo dos anos, esse material sofreu constantes alterações, até chegar neste material que temos hoje. Existem diversos tipos de cimento no mercado, cada um com uma determinada aplicação. Sobre os cimentos, responda:
a) Descreva o cimento CP IV e dê um exemplo de aplicação.
b) Descreva o cimento CP II-E e dê um exemplo de aplicação.
c) Descreva o cimento CP III e dê um exemplo de aplicação.
RESPOSTA FINAL:
A) Recomenda-se a utilização do CP IV em obras que possuem ambientes agressivos e um baixo calor de hidratação por ser um cimento pozolânico, possibilitando assim uma boa aplicação em blocos de fundações por exemplo. 
B) Composto com adição de escória, o CPII tem seu uso recomendado em obras submetidas a ataque de sulfatos e para elementos estruturais que necessitam de um desprendimento de calor moderadamente lento como por exemplo em fundações. 
C) Possuindo maior impermeabilidade e durabilidade, o CPIII é o cimento de alto forno que apresenta resistência à reação álcali-agregado (RAA) e possui baixo calor de hidratação. Recomendado para obras com grande quantidade de concreto massa como barragens, peças de grandes dimensões e obras em ambientes agressivos. 
QUESTÃO 02
As fundações são elementos estruturais (sapatas, estacas ou tubulão) essenciais nas edificações e obras de engenharia, elas têm a finalidade de transmitir os carregamentos (peso) da estrutura ao solo (elemento geotécnico). As fundações de dividem em dois grandes grupos: fundações rasas e profundas. De acordo com a NBR 6122:2019, responda:
a) O que são as fundações rasas? Dê dois exemplos.
b) O que são as fundações profundas? Dê dois exemplos.
RESPOSTA FINAL:
A) Conhecidas como superficiais, as fundações rasas são caracterizadas pela sua profundidade de assentamento no solo. A base do elemento está assentado em uma profundidade inferior a duas vezes a menor dimensão do elemento em análise, sendo as cargas transmitidas diretamente ao solo pela base do elemento. Como exemplo temos o radier, sapatas continuas ou corridas e sapata isolada. 
B) As fundações profundas possuem profundidades superiores a 3 metros e são identificadas por transmitirem as suas cargas por atrito lateral decorrentes do contato entre seu comprimento e o solo ou pela soma da resistência de ponta com o atrito lateral. Exemplo: estacas e tubulões em geral.

Continue navegando