Buscar

Sociologia Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sociologia Organizacional
Marx desenvolveu o Materialismo Histórico Dialético como um método para compreender a lógica de desenvolvimento das sociedades. Para o filósofo, a consciência humana e a ordem social eram formadas a partir da forma com que as sociedades produziam bens materiais para sua manutenção. A partir da lógica interpretativa do Materialismo Histórico Dialético, analise as afirmações abaixo:
I - Em todos os sistemas econômicos houve embate de classes: de um lado aqueles que detinham os meios de produção e de aqueles que não os detinham.
II - No capitalismo o embate de classes se dá entre capitalistas e trabalhadores, detent ores e não detentores dos meios de produção, respectivamente.
Assinale a alternativa correta:
C c) As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I
Você acertou!
o embate de classes ocorreu em todos os sistemas econômicos da história das sociedades. Com a hegemonia do capitalismo, essa luta de classes se nota a partir do embate de interesses entre aqueles que detém capital e terra e aqueles que só possuem a própria força de trabalho para vender. Aula 3; Tema 2.
Questão 2/10 - Sociologia Organizacional
A burocracia é um instrumento racional pelo qual os processos organizacionais são estruturados e f ormalizados. As organizações com baixo grau de formalização podem enfrentar problemas de gestão devido à incapacidade de estruturar suas atividades sob uma forma que possa ser compreendida e analisada racionalmente. Desse modo, a burocracia se manifesta vantajosa quando:
C c) Confere forma e objetividade aos processos e impessoalidade nas relações sociais permitindo com que haja possibilidade de gestão racional.
Você acertou!
A burocracia representa uma técnica racional de condução de processos das organizações modernas e fomenta a impessoalidade nas relações e objetividade nos processos. Isso permite que sejam mitigados os aspectos subjetivos do funcionamento organizacional que, sob o ponto de vista da racionalidade instrumental resultam em disfunções e baixo desempenho. Aula 1; Tema 5.
Questão 3/10 - Sociologia Organizacional
Entre as correntes teóricas clássicas encontramos o entendimento tanto de que a sociologia deve descrever a realidade, tal qual um biólogo descreve uma interação intracelular, mas também encontramos perspectivas que entendem que o conhecimento sociológico deve ser propositivo na transformação social. Considerando essas diferenças, podemos considerar que a sociologia é crítica quando:
C c) Busca construir conhecimento para instrumentalizar mudanças sociais.
Você acertou!
As abordagens críticas da sociologia são, em geral, derivadas do marxismo. Essa corrente é caracterizada pela busca de transformação social através da emancipação daqueles que são explorados pelas classes dominantes da sociedade.Aula 1; Tema 2
Questão 4/10 - Sociologia Organizacional
A compreensão sociológica da economia é bastante heterogênea. Ela contempla diferentes abordagens, das funcionalistas às críticas. Desse modo, é importante que reconheçamos a lógica interna de cada abordagem para extrair de cada uma o que de melhor nos oferece de possibilidade de compreender as trocas na sociedade. A partir dessa perspectiva, marque (V) para Verdadeiro e ( F) para falso.
( ) Sob a perspectiva da economia clássica o mercado encontra seu ponto de equilíbrio funcional a partir da livre interação entre agentes que ofertam e que demandam.
( ) A sociedade de mercado se caracteriza pela primazia do mercado de capitais na formação da ordem social.
( ) As trocas que acontecem no mercado podem seguir lógicas híbridas que contemplam a racionalidade econômica e aspectos substantivos
dos laços sociais.
( ) a lógica de trocas da dádiva é retribuir algo a mais daquilo que foi recebido, gerando um cír culo virtuoso de trocas solidárias.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
E e) V, F, V, V
Você acertou!
a economia clássica não demonstra capacidade de compreender laços substantivos de trocas para além da racionalidade contida no equilíbrio obtido entre oferta e procura. A sociedade de mercado é um termo que remete a uma sociedade de trocas econômicas e sociais. No mercado de trocas são admitidos todos os tipos de transações entre os agentes sociais, sejam elas materiais ou sociais. A dádiva é um sistema de troca que se diferencia do mercado tradicional ocidental pois n/ao se baseia em ganhos puramente econômicos, mas nos vínculos sociais que se estabelecem pela oferta de algo a amais daquilo que foi recebido numa relação de troca. Aula 3; Tema 5.
Questão 5/10 - Sociologia Organizacional
A Dádiva é uma forma de troca observada em sociedades não monetizadas, ou seja, que não baseiam suas trocas na equivalência de produtos por um valor universal expresso em moeda. Entretanto, a lógica solidária da dádiva nos permite pensar um mundo em que as pessoas troquem solidariedade com as mercadoras que produzem. Aplicando a lógica da dádiva no nosso dia a dia, poderíamos pensar que:
I – Oferecer algo a alguém sem esperar uma recompensa material, você gera um ato de solidariedade que não pode ser quitada mediante um valor expresso em moeda.
II – Ao oferecer um produto que você produz a uma pessoa que dele precisa sem esperar que ela lhe pague o valor de mercado, você está oferecendo uma dádiva que só pode ser retribuída sob um gesto substantivo e solidário.
Marque a alternativa correta:
D d) As alternativa I e II são verdadeiras e se complementam.
Você acertou!
a dádiva não se quita, apenas se retribui. Esta lógica das sociedades primitivas nos permite inspirar ações no mundo contemporâneo para que se possa
fomentar trocas solidárias. Aula 3; Tema 5.
Questão 6/10 - Sociologia Organizacional
Nas comunidades primitivas o mercado de trocas diretamente com mercadorias produzidas artesanalmente. Com o advento da organização do trabalho e as sociedades mais complexas, o mercado de trocas se manifesta sob diferentes conf igurações. A monetização do mercado de trocas de mercadorias representou aumento da possibilidade das interações de trocas. Analise as afirmações:
I – Sob a mensuração do valor de uso de uma mercadoria se estabelece uma unidade de equivalência que inviabiliza trocas de produtos de naturezas diferentes.
II – A moeda pode ser compreendida como uma unidade para medir o valor trabalho humano agregado.
B b) A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira
Você acertou!
O valor de uma mercadoria está em seu valor de uso e consequente valor de troca calculado sob a equivalência entre seus valores. A moeda serve como uma unidade de equivalência capaz de mensurar o trabalho humano agregado entre mercadorias distintas. Aula 3; Tema 1. 
Questão 7/10 - Sociologia Organizacional
As sociologias de Durkheim, e de Weber oferecem chaves de compreensão distintas para entendermos os fenômenos sociais e os porquês de ela encontra-se atualmente da forma com que a conhecemos. Nesse sentido, ordene as explicações marcando ( D) quando se tratar de uma explicação durkheiminana e (W) quando se tratar de uma perspectiva weberiana.
( ) Atualmente as empresas formam complexas redes de trocas de recursos. As pessoas que nelas trabalham possuem papéis bem definidos e tudo funciona como uma complexa máquina em constante evolução.
( ) Em geral, as decisões das empresas são tomadas com base em alçadas e pensamento racional. Nem sempre foi assim, mas esse é o reflexo do processo de secularização e de progressão da técnica burocrática.
( ) As pessoas quando ingressam nas empresas passam por um processo de socialização, que em linhas gerais, corr esponde à ocasião em que compreendem seu papel funcional naquela organização, análogo a um fato social.
( ) As empresas formalizadas são burocráticas. Isso independe se sua burocracia é disfuncional ou eficiente. O fato de estarem estruturadas sob técnicas processuais racionais em conformidade com a burocracia do Estado, as torna organizações burocráticas.
Assinale a alternativa com a ordem correta
D d) D, W, D, W
Você acertou!
Durkheim compreende a sociedadeprodutiva como um complexo sistema social em operação, com trocas de recursos e pessoas exercendo papeis e funções para o equilíbrio desse sistema. Corroborando com Weber, as empresas atuais não tomam decisões pautadas em uma visão de mundo encantada, mística ou religiosa, mas em geral, predominantemente racional. Quando as pessoas são admitidas em uma empresa, elas ingressam em um sistema que está operando e que já tem, na maioria das vezes, cargos e funções para que sejam enquadradas, se trata de uma forma de socialização e de inserção em um sistema social com regras preexistentes, muito próximas da compreensão de Durkheim sobre fato social. As organizações, quando formalizadas perante o Estado, já carregam consigo elementos burocráticos, o que as coloca nesta lógica operativa. Aula 2; Tema 5
Questão 8/10 - Sociologia Organizacional
Theodor Adorno foi um integrante do grupo de intelectuais que ficou conhecido como Escola de Frankfurt. Entre os temas de interesse desse filósofo está a Indústria cultural. Para ela a Modernidade havia transformado a cultura em m ercadoria e isso trouxe sérias consequências para a sociedade. São exemplos de manifestações da indústria cultural:
I – As obras de arte que são produzidas com o intento de estimular a razão crítica de seus expectadores.
II – As músicas que reforçam a interpretação hegemônica de um estilo de vida correto.
III – Os filmes que romantizam a vida dos trabalhadores do mundo globalizado mostrando que o sucesso f inanceiro está ao alcance de todos que trabalham duro.
Estão corretas as afirmações:
A a) I apenas.
Você acertou!
Para Adorno a Indústria da cultura de massa servia aos interesses das classes dominantes que, além de lucrar com a produção, promovia uma mentalidade de resignação em relação às contradições da modernidade. A despeito das obras de arte plásticas e musicais que propunham retratar a dominação social pela razão técnica, a indústria fomentou as produções artísticas que reforçam a interpretação conformista que beneficia às classes dominantes. Aula 3; Tema 3
Questão 9/10 - Sociologia Organizacional
Em seus estudos sobre as sociedades primitivas, Maus (2008) destaca uma lógica particular de tr ocas que se perdeu na modernidade: a dádiva. Podemos sintetizar esta lógica sob três aspectos: dar, receber e contribuir. Avalie as sentenças sobre a dádiva:
I – Na dinâmica social, dar algo sem que a pessoa que recebe quite o ato mediante dinheiro, permite criar um ciclo virtuoso de retribuições que reforçam a convivialidade e a solidariedade.
II – Quando uma pessoa receba uma dádiva, ela fica imediatamente obrigada a retribuir algo que seja no mínimo de valor equivalente.
III – Ao receber algo, uma dádiva, a mensagem que ali está cont ida é de solidariedade, e isso gera uma oportunidade para retribuir sob a mesma generosidade.
Assinale a alternativa que apresenta as respostas corretas:
D d) Apenas a III
Você acertou!
É a ausência de quitação da obrigação por parte de quem recebe que permite a lógica virtuosa de retribuição da dádiva. Quem recebe não fica obrigado(a) a retribuir algo de valor superior, apenas convidado(a) a retribuir o gesto sob forma de solidariedade e agradecimento. Aula 3; Tema 5.
Questão 10/10 - Sociologia Organizacional
Marx Weber foi o sociólogo alemão que gerou contributos para compreender a ação social racional orientada para f ins. Essa ação, de cunho individual com efeito calculado com base na racionalidade do outro, pode ser compreendida como sendo um cálculo utilitário de consequências da ação social. Qual das situações abaixo expressa uma ação social racional conforme conceituada por Weber?
A a) Um gestor dá uma ordem ao seu subordinado para que execute parte de uma ação estratégica que se integra a outras de outros membros da equipe. Essa ordem foi concebida com base no cálculo racional da resposta do funcionário, e em caráter sistêmico, corrobora para o alcance dos resultados globais pretendidos e planejados antes mesmo dele agir.
Você acertou!
a ação social referida por Weber remete a um cálculo racional das consequências da minha ação no outro. Partido do pressuposto de que ambos somos racionais, quando eu provoco uma resposta da parte dele, terei condições de prever o resultado desta minha ação. Aula 2; Tema 4.

Outros materiais