Buscar

Educação Física Integrada 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Física Integrada
1 - A Unesco cooperou com o Centre Européen du Loisir, de I´Education et de la Culture, com estudos e pesquisas que resultaram em uma revista internacional, a Loisir & Société, editada pela Universidade de Quebec. A publicação teve como objetivo reunir diferentes especialistas da área das ciências sociais do lazer. Tal atividade ocorreu em:
Escolha uma opção:
1968
2 - A partir dos preceitos apresentados na Unidade I, da disciplina "Sociologia Integrada", qual das afirmações a seguir é incorreta?
Escolha uma opção:
e. A luta pelo direito ao lazer não está ligada aos embates entre empresários e colaboradores, evitando a conquista de direitos trabalhistas como aumento da jornada de trabalho, férias não-remuneradas e liberação da aposentadoria, para um menor tempo livre. 
3 - O tempo social é compreendido em três categorias, conforme nossas necessidades, de acordo com Munné (1980). Assim: 
I) O tempo psicobiológico é caracterizado pela ocupação e condução das necessidades físicas, biológicas e psíquicas. O tempo psicobiológico é individualizado e endógeno. Por exemplo, as consequências de um bom ou mau sono repercutem na prática social. O tempo destinado a dormir nos restabelece cotidianamente por meio do descanso do corpo e da mente. Desse modo, a qualidade do sono tem uma importância muito grande na saúde e na qualidade de vida. 
II) O tempo sociocultural é caracterizado pela sociabilidade dos indivíduos em relação aos compromissos estabelecidos de acordo com os sistemas de valores introduzidos pela sociedade. O tempo sociocultural depende das relações com os grupos sociais dos quais fazermos parte. Desse modo, ele pode ser heterocondicionado ou autocondicionado. Essa tipologia é marcada por encontros sociais como festas de aniversário, batizados, casamentos, assim como reuniões ou confraternizações na escola, na igreja, entre outros espaços nos quais construímos nossas relações sociais. 
III) O tempo livre se refere ao tempo social em que os indivíduos voltam-se para a realização de atividades criativas e desinteressadas, livres das obrigações.
4 - A Assembleia-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que teve como tema principal o lazer, foi realizada em?
Escolha uma opção:
1924
5 - Das afirmações a seguir, qual(is) delas é(são) correta(s)? 
I) O livro "Sociologia do Lazer", de Stanley Parker (1978), apresenta o lazer em diversas esferas da vida, considerando o ciclo vital, as relações do lazer entre religião, família e educação e a necessidade de planejamento de políticas públicas voltadas a essa esfera da vida do trabalhador. 
II) Para Mommaas (1996), houve, no campo da pesquisa do lazer, naquele contexto, uma fragmentação dos estudos, justificada tanto pela busca de novas teorias quanto pela defesa da tradição. A abordagem sobre o tema Lazer começou a analisá-lo também pela sua importância econômica e comercial e por seus impactos, tais como geração de emprego e ativação da cadeia produtiva local e regional. 
III) Jost Krippendorf, da Universidade de Berna (Suíça), ao escrever o livro "Sociologia do Turismo: para uma Compreensão do Lazer e das Viagens" (1989), discute o modelo existencial da sociedade industrial, assim como a humanização do cotidiano e das viagens. Para ele, a humanização se dará não apenas para o homem-férias, mas para o homem por completo e absoluto.
Escolha uma opção:
b. I, II e III. 
6 - Leia as afirmações a seguir:
I) Até o fim do período paleolítico (700.000 a 10.000 a.C.), as pessoas eram nômades, mudavam de lugar de acordo com as condições propícias para a sua sobrevivência; 
II) No período mesolítico (10.000 a 7.000 a.C.), a população começou a se estabilizar, com a criação de animais, mas ainda sobrevivia da caça e da coleta de frutos. No período neolítico (7.000 a 3.000 a.C.), houve grandes transformações na relação entre homem e natureza; 
III) No período neolítico (7.000 a 3.000 a.C.), houve grandes transformações na relação entre homem e natureza. Além de domesticar animais, o homem começou a cultivar a terra e, por meio da atividade agrícola, introduziu o trabalho coletivo. 
Quais delas são corretas?
Escolha uma opção:
d. I, II e III. 
7 - A Revolução Industrial instituiu: 
I) Jornada diária de trabalho de catorze a dezesseis horas e produção em série; 
II) Trabalho infantil e urbanização com os grandes galpões industriais; 
III) Trabalho repetitivo. 
Assim, qual(is) afirmação(ões) é(são) correta(s)?
Escolha uma opção:
c. I, II e III. 
8- Os livros Le Droit à la Paresse (Direito à preguiça) e Leisure Theory Class (A Teoria da Classe Ociosa) foram escritos por:
Escolha uma opção:
a. Paul Lafargue e Thorstein Vebler. 
9 - Em 1930, em Liège, na Bélgica, ocorreu o primeiro:
Escolha uma opção:
b. Congresso Internacional do Tempo Livre dos Trabalhadores. 
10 - Das afirmações a seguir, quais delas são corretas?
I) Função de descanso: O lazer atua como um reparador do cansaço físico e psicológico resultante das tensões cotidianas, principalmente quanto às pressões do trabalho. Apesar da melhora na execução das tarefas, o ritmo da produtividade e a complexidade dos deslocamentos nas cidades grandes determinam o aumento do tempo necessário para o descanso; 
II) Função de divertimento, recreação e entretenimento: A atividade de lazer, nesse sentido, colabora para o rompimento da monotonia. Há compensação e fuga por meio do divertimento e da evasão. Divertir-se, recrear-se e entreter-se são ações que se opõem à rotina. São atividades que rompem a repetição das atividades enfrentadas todos os dias. Há uma ruptura da rotina, que pode trazer experiências distintas; 
III) Função de desenvolvimento: o lazer permite a participação em uma vida social mais livre, ou seja, baseia-se na prática de uma cultura desinteressada do corpo, da sensibilidade e da razão, além da formação prática e técnica que oferece novas possibilidades de integração. Nessa vertente, o lazer refere-se também a novas formas de aprendizagem.
NOTA 10

Continue navegando