Buscar

Trabalho OTPE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
JULIA DUDA LOURENÇO
KHAMAEL CEZAR SARTURI
EVERTON LUIZ QUERINO
ESCRITA DE SI E DA ESCOLA
CURITIBA
2023
JULIA DUDA LOURENÇO
KHAMAEL CEZAR SARTURI
EVERTON LUIZ QUERINO
 
ESCRITA DE SI E DA ESCOLA
Trabalho elaborado como requisito à avaliação parcial dos alunos na disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Escola – EP125, do curso de Enfermagem, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.
CURITIBA
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 
2 ENTREVISTA 5 
1 INTRODUÇÃO
 Ao pesquisar a palavra escola no Google ou dicionário encontramos o seguinte significado: Estabelecimento público ou privado destinado a ensino coletivo; Conjunto de professores, alunos e funcionários de uma escola. Todavia, o ambiente escolar em si é muito além disso, trata-se, em muitos casos, da primeira experiência de um ser humano fora do lar, ou seja, é a sua inserção na sociedade. Ademais, é na escola onde somos expostos a diversas formas de pensar, agir e relacionar-se, criamos nossos primeiros vínculos afetivos com pessoas de diferentes idades e condições de vida, tudo isso é essencial pois faz parte da nossa humanização e rompe com a “bolha” de pensamentos as quais fomos inicialmente moldados por familiares, pais e cuidadores, é ali que se aprende que não há só uma forma de lidar com diferentes situações.
Há muitas memorias marcantes quando se pensa no ambiente escolar, principalmente de professores e colegas carinhosos e atenciosos que nos agregaram muito em relação ao crescimento intelectual e pessoal e, muitas vezes, nos incentivaram a criar carinho e preferência por matérias, as quais posteriormente nos incentivaram na escolha de um curso superior, técnico ou profissão. Isso pode-se ser exemplificado termos como semelhança as matérias favoritas como biologia e química, as quais são muito necessárias e condizentes a graduação de Enfermagem. Apesar disso, todas as matérias, apesar de não se ter mais muita relação entre algumas com a profissão atual, são essenciais para nos formar como seres humanos e nos ajudam nas mais diversas atividades do dia a dia. Contudo, apesar de tantas coisas positivas como, por exemplo, o relato de uma quebra de estigmas com a sociedade ao ser o primeiro casal homoafetivo em uma instituição a qual condena a prática e ser agraciado com muito apoio por parte dos colegas e, em contrapartida, incentiva-los a não se reprimir mais, a escola também é frequentada por pessoas com más intenções as quais são, mesmo que diversas vezes apenas sabemos no nosso inconsciente, as maiores responsáveis por traumas que nos perturbam durante uma vida inteira ou parte dela. Em muitas escolas observamos a pratica de concursos de beleza e popularidade como Miss Primavera, por exemplo, esse fato vem, muitas vezes, apenas para reforçar um padrão imposto de corpos e estilos perfeitos e faz muitos de nós temos como referência o bullying devido a um sobrepeso ou também sobre a utilização de óculos, seguranças as quais ainda atormentam e, muitas vezes, voltam a nos assolar. 
Essas coisas boas e ruins nos fazem refletir sobre como poderia trabalhar para criarmos uma escola ideal a qual agregasse todos as formas de conhecimento e acolhesse a todos de forma afetiva por parte de alunos e funcionário. Essa, certamente, teria uma infraestrutura excelente contendo sempre o melhor para que seus professores, os quais seriam muito bem instruídos e teriam paixão pelo que fazem, trabalhassem com maestria. Além disso, os alunos teriam programas de apoio e incentivo com base em sua preferencias e, também, dificuldades educacionais, financeiras, familiares ou psicológicas.

Continue navegando