Buscar

Estudos Disciplinares XVI nota 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A responsabilidade social das empresas e o comportamento ético dos administradores fazem parte das tendências mais importantes que estão influenciando a teoria e a prática da administração neste início do terceiro milênio. Assim sendo, as obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas é um conceito de nível:
Escolha uma opção:
a. Shareholder.
b. Individual.
c. Política interna da empresa.
d. Stakeholder.
e. Social.
Pode-se considerar que os assuntos que dizem respeito à responsabilidade social das empresas com seus funcionários, com os consumidores de seus produtos e serviços e com os órgãos do governo constituem o campo da ética aplicada relacionada à:
Escolha uma opção:
a. Ética da religião.
b. Ética utópica.
c. Ética da repressão.
d. Ética impositiva.
e. Ética dos negócios.
A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um cenário que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: “o desenvolvimento sustentável”. Nesse sentido, o uso dessa expressão tem a finalidade de:
Escolha uma opção:
a. Divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
b. Sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
c. Garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
d. Sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
e. Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
Leia atentamente o seguinte excerto sobre desenvolvimento sustentável:
“A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo. A superexploração dos ecossistemas, que os processos produtivos mantinham sob silêncio, desencadeou uma força destrutiva que [...] gera as mudanças globais que ameaçam a estabilidade e sustentabilidade do planeta [...]. O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça a economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital”. (LEFF, Enrique. In: Saber ambiental – sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 56.)
Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.
Escolha uma opção:
a. O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas.
b. O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade.
c. A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de ecossistemas em desequilíbrio.
d. O texto defende a ideia de que primeiro é necessário alcançar o desenvolvimento econômico para despois se pensar no desenvolvimento sustentável.
e. Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade instrumental.
Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar que:
I) É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.
II) Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de produção industrial com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e consequente emissão de gases.
III) Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.
Está(ão) correta(s) apenas:
Escolha uma opção:
a. I e II
b. II e III
c. I
d. II
e. I e III
Leia o texto para responder à questão:
Os produtos ecológicos estão dominando as prateleiras do comércio. Mesmo com tantas opções, ainda há resistência na hora da compra. Isso acontece porque o custo de tais itens é sempre mais elevado em comparação com o das mercadorias tradicionais. Com os temas ambientais cada vez mais em pauta, é normal que a consciência ecológica tenha aumentado entre os brasileiros. Se, por um lado, o consumidor deseja investir em produtos menos agressivos ao meio ambiente, por outro ele não está disposto a pagar mais de cinco por cento acima do valor normal. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Proteste – Associação de Consumidores. A análise foi feita a partir de um levantamento realizado em 2012. De acordo com a Proteste, quase metade dos entrevistados afirmaram que deixaram de comprar produtos devido às más condutas ambientais da companhia. Dos entrevistados, 72% disseram que, na última compra, levaram em consideração o comportamento da empresa, em especial, sua atitude em relação ao meio ambiente. Ainda assim, 60% afirmam que raramente ou nunca têm informações sobre o impacto ambiental do produto ou do comportamento da empresa. Já 81% das pessoas acreditam que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social é apenas uma estratégia de marketing das empresas. (Disponível em: https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/consumidor-prefere-produto-ecologico-mas-gasto-nao-pode-ultrapassar-5/. Acesso em: 14/09/209 – Adaptado.)
Conforme as informações do texto, 81% dos entrevistados pela Proteste consideram que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa seja:
Escolha uma opção:
a. Um mecanismo usado para escamotear más condutas ambientais.
b. Um estratagema para reduzir os custos envolvidos na fabricação do produto.
c. Um fator que torna patente o engajamento genuíno em causas ecológicas.
d. Um recurso usado para tornar o produto mais atraente ao consumidor.
e. Uma manobra que revela o propósito de burlar o pagamento de impostos.
Desenvolvimento sustentável:
Escolha uma opção:
a. Envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais.
b. Significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes.
c. E crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico.
d. Significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações.
e. Pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.
A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito, considera-se que:
Escolha uma opção:
a. Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
b. São as riquezas acumuladas nos países ricos em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
c. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
d. Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização,preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
e. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

Continue navegando