Buscar

QUESTIONÁRIO I- Filosofia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO I – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
· No que se refere à formação continuada dos profissionais da educação, é INCORRETO afirmar:
Resposta Marcada :mA formação continuada consiste em propostas que visem à qualificação e à capacitação do docente, por meio do domínio de conhecimentos que propõem uma prática baseada na repetição e no treino, considerando o aluno como objeto da aprendizagem.
· Perguntaram, certa vez, a um filósofo: “Para que Filosofia?”. E ele respondeu: “Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações”. Marilena Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000, p. 9.Considerando-se o fragmento de texto precedente e a concepção filosófica do saber, é correto afirmar que uma atitude filosófica elementar implica em:
Resposta Marcada : Problematizar o senso comum, os preconceitos bem como duvidar de fatos e ideias aparentemente indubitáveis presentes na experiência cotidiana.
· A docência em filosofia convoca os professores e as professoras como pensadores e pensadoras, mais do que como transmissores acríticos de um saber que supostamente dominam, ou como técnicos que aplicam estratégias didáticas ideadas por especialistas para serem empregadas por qualquer um, em qualquer circunstância. Alejandro Cerletti. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 9.
Considerando o assunto abordado no texto precedente, assinale a opção CORRETA.
Resposta Marcada : O ensino da filosofia tem como exigência a própria experiência do pensar, que deve ser exercitado pelas professoras e professores, em uma prática que alie as estratégias didáticas à crítica dos conhecimentos filosóficos.
· Analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) O raciocínio indutivo é aquele que parte dos fatos particulares, ou seja, da observação constante de um conjunto de fenômenos e de uma habitualidade visando inferir e expressar uma regra geral.
(  ) Segundo Japiassu e Marcondes (2001), diferentemente do raciocínio indutivo, a forma de pensar dedutiva é aquela que nos permite inferir uma ou várias proposições (ou premissas de caráter declarativo) uma conclusão que delas decorre logicamente.
(   ) Para compreender a relação entre os pressupostos e preocupações dos filósofos e a educação, é necessário conhecer o conceito de educação e os elementos filosóficos que o constituem, sobretudo no que diz respeito à sua relação enquanto conceito de cultura, numa perspectiva também filosófica.
A sequência está CORRETA em:
Resposta Marcada : V, V, V
· De acordo com o texto, a Filosofia da Educação pode ser considerada como:
Resposta Marcada : Uma ciência humana
· Assinale a alternativa correta em relação aos textos:
TEXTO I
A Filosofia da Educação tem sido abordada por vários especialistas, formando um campo investigativo amplo e diversificado. Constata-se, assim, através de pesquisas bibliográficas, uma surpreendente diversidade de critérios quanto às abordagens adotadas por diferentes pesquisadores.
TEXTO II
Os extremos variam daqueles que são inimigos ferrenhos da Filosofia da Educação, que discutem sobre a natureza do seu objeto de estudo, até aos que distinguem as suas funções e tarefas na diversidade das teorias e práticas pedagógicas, reconhecendo seu caráter científico e teórico independente.
Resposta Marcada : O texto 01 estabelece relação referente ao texto 02, sendo ambos verdadeiros.
· De acordo com o texto, qual é a diferença entre teorias descritivas e teorias práticas na educação?
Resposta Marcada : Teorias descritivas se limitam a descrever as funções da educação, enquanto teorias práticas recomendam o que os envolvidos na prática educacional devem fazer.
· Segundo o texto, as teorias didáticas ou pedagógicas na educação se baseiam em:
Resposta Marcada : Promover o desenvolvimento do potencial inato do aluno.
· De acordo com o texto, qual é a definição de filosofia?
Resposta Marcada : O amor rigoroso e provisório pela sabedoria.

Outros materiais