Buscar

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO 
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO – UNISULMA 
FISIOTERAPIA 2023/1
RAFAELA TALITA OLIVEIRA RODRIGUES 
RELATO DE EXPERIENCIA ERGONOMIA 
IMPERATRIZ – MA 
2023
RAFAELA TALITA OLIVEIRA RODRIGUES 
RELATO DE EXPERIENCIA DE ERGONOMIA 
Relato de Ergonomia apresentado ao Curso de Bacharelado em fisioterapia do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão como requisito para obtenção de nota.
Orientadora: Mayanna Ferreira 
 	 
IMPERATRIZ – MA
2023
INTRODUÇÃO 
A ergonomia é um conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. Sua aplicação serve também para minimizar os acidentes de trabalho” (OLIVEIRA NETTO; TAVARES, 2006, p. 12).
A análise ergonômica do trabalho é um processo construtivo e participativo
para resolução de problemas, que exige o conhecimento de tarefas da atividade desenvolvida, e das dificuldades enfrentadas, para se atingir o desempenho e a produtividade exigida (MINISTÉRIO DO TRABALHO, 2003).
RELATO 
O principal objetivo desse trabalho e tratar das experiencias vividas no período em que os alunos da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão-UNISULMA tiveram nas práticas da matéria de ergonomia, em resumo sucinto abordando em um contexto acadêmico. 
A orientadora e docente Mayanna Ferreira programou dois encontros onde iriamos demostrar na pratica o que havíamos aprendido em sala de aula. O primeiro encontro ocorreu na dará 26 de abril no campos UEMA-SUL localizado na rua Godofredo Viana no horário de 8:0 as 11:00, fomos direcionados a fazer grupos de 4 a 5 pessoas, cada grupo ia para um setor diferente, os setores no qual fui direcionado primeiramente foi para o administrativo, onde lá aplicamos o Questionário de Qualidade de Vida SF36, bem colaborativo os funcionários responderam todas as perguntas. Logo após pedimos para eles se levantarem das cadeiras para fazer alguns alongamentos, e por fim foi realizada uma dinâmica na qual os funcionários puderam interagir um com o outro, melhorando assim o ambiente de trabalho. Essa sequência ocorreu em todo o ambiente do campos, onde todos os funcionários e alunos foram bem receptivos e colaboradores.

Continue navegando