Buscar

REVISAO C1 (1)

Prévia do material em texto

Disciplina:Tópicos da Atuação Profissional - Educação Física Professora: Joara Magna 
REVISÃO 
Academia 
1. Quais são as 5 grandes áreas da educação física?
 
R – escola, saúde, lazer, esporte, empresas
2. As ações desempenhadas pelo profissional de educação física no mercado de trabalho são bastante amplas e muitas vezes manifestadas concomitantemente. Por isso é imprescindível que o profissional tenha algumas atitudes. Cite-as 
R - É imprescindível que o profissional domine ações de planejamento, execução e avaliação de programas de atividades físicas para diferentes clientelas, ambientes e objetivos.
3. O reconhecimento de uma formação insuficiente confere ao profissional a responsabilidade de buscar constantemente os conhecimentos necessários à sua prática profissional. Cite, pelo menos 3, comportamentos que esse profissional deve ter. 
R - o profissional tem o dever de atualizar-se permanentemente diante das mudanças tecnológicas, adaptando-se à evolução histórica. Trata-se de um compromisso pessoal de buscar sempre uma resposta melhor às necessidades do cliente e de se adaptar às novas demandas sociais, atentando-se aos progressos que possam contribuir para a profissão, montar a prescrição [...]”
4. Com o espaço de intervenção ampliado, o profissional de educação física passa a ser caracterizado como um profissional liberal, o que isso significa? 
R - , que sofre influências e influencia diretamente o mercado de trabalho, buscando assegurar o seu espaço, tanto no mercado formal como no informal, dentro de fortes pressões de concorrência e competição.
5. O que significa um professor generalista? 
R - O que é um profissional generalista? O profissional generalista é, na verdade, especialista em interagir com várias áreas, já que conta com conhecimentos — bem como competências e habilidades — diversificados sobre todas elas.
6. Qual a diferença entre a atuação do licenciado e do bacharel? 
7. 
R - Licenciado é um especialista nas questões escolares, embora o autor concorde que infelizmente a licenciatura é “[...] um bacharelado revestido de tintura pedagógica de algumas poucas disciplinas” (p. 249). Equivocadamente, a licenciatura está carregada com disciplinas ligadas à prática da recreação, dança, esportes etc., com conteúdos superficiais em função dos limites da carga horária e sem priorizar o sistema educacional de ensino básico, utilizando-se das atividades físicas dentro dele.
Bacharelado tinha como argumento atender a demanda do mercado de trabalho fora do âmbito escolar e conquistar a autonomia e a legitimação da profissão
Lazer 
7. Quais seriam as alternativas para a formação do profissional de educação física sob a ótica do lazer? 
R - O desafio seria formar profissionais que de um lado possam dar conta das novas demandas de mercado. Por outro lado, fornecer uma base e domínio de um determinado campo de conhecimento, procurar formar o profissional de Educação Física para atender às expectativas da sociedade, num contexto de melhoria da qualidade na vida e de alternativas para o desenvolvimento de indivíduos críticos e criativos mediante aos possíveis limites sociais-culturiais econômicos presentes atualmente.
8. Aponte os itens que necessitam de mais atenção pelas faculdades que realizam estudos sobre o lazer. 
R 
- Dêem a atenção devida aos cursos de graduação; 
- Atuem com projetos de extensão, não extensionista, funcionando como verdadeiros laboratórios de pesquisa quase experimental.
- Promovam o intercambio com empresas e poder público, procurando saber suas expectativas de profissional, trabalhando a partir, mas não ficando restritas a elas, e mostrando como vem se organizando a formação profissional; 
- Não forneçam como se diz no jargão, “receitas” de atividades, mas propiciem a formação de um repertorio de atividades, vivenciadas e refletidas que possa servir de base para o inicio das atividades profissionais, com constante aprimoramento [...]; 
- Equilibrem na formação dos profissionais dos profissionais, pelo menos quatro eixos, complementares: Teoria do lazer, relatos de experiência refletidas de profissionais, Vivências dos conteúdos culturais, e Políticas e diretrizes gerais no campo [...].
9. Para os profissionais formados em educação física, a atuação no lazer, exige conhecimentos específicos ou a eles relacionados. Cite-os. 
R 
*Para os profissionais formados em Educação Física, a atuação no lazer, exige conhecimentos específicos ou a eles relacionados, como: atividades físicas, esportes, lúdico, prazer, as emoções e sensações, entre outras.
10. Porque existe uma visão alienada sobre o lazer? 
R
*Cabe, ainda, destacar que, muitas vezes, na formação profissional, a maioria das oportunidades de capacitação na área do lazer são comercializáveis, reforçando ainda mais a visão alienada do lazer, sendo mais um produto de consumo.
 
Esporte 
11. Como ocorre o processo de inserção dos profissionais que trabalham com o futebol? 
R 
*O processo de inserção dos profissionais que trabalham com o futebol, em alguns casos se realiza de forma arbitrária, sem considerar a competência e a qualificação do indivíduo. Nos grandes clubes ainda é possível encontrar ex-jogadores trabalhando em diversas áreas sem terem a formação em Educação Física ou em qualquer outra área relacionada à função que exerce.
*Neste sentido, todos os ex-atletas que querem se tornar técnicos precisam estudar e adquirir conhecimentos teóricos, porém, muitos ex-atletas, ainda que formados, não buscam se aprimorar e estudar mais sobre o futebol, sendo que este esporte evolui a cada dia. Assim, os profissionais que desejam atuar nessa área devem estar sempre se atualizando para um melhor desempenho de suas ações.
12. Elenque, da maior para menor, a importância das áreas de atuação do profissional de educação física dentro do futebol brasileiro. 
R
* Preparador Físico, Técnico, Fisiologista Aux. Técnico, Gerente de Futebol, Preparador de Goleiro, Musculação.
13. Qual o maior objetivo ao fazer uma especialização em futebol? 
R
* Pessoas que se interessam em se especializar no futebol têm um aprofundamento de questões que ajudarão nas implicações que o sistema futebolístico traz.
14. Porque dentro das escolinhas de futebol profissionais com falta de qualificação é um caso corriqueiro? 
R
* Os proprietários destes centros de ensino preferem um ex-jogador que possui notoriedade ao professor de Educação Física que foi, ao longo de anos de formação, preparado para ensinar crianças e jovens.
15. A Educação Física nos proporciona diversas formas de atuação. Vista como uma profissão que oferece um rol de competências necessárias para que o profissional atue em seus variados campos de interesse. Dentre as competências quais são as que mais se destacam? 
R
* Dentre as competências as que mais se destacam,são: melhor planejamento dos treinos; b) capacidade de criar novas metodologias (Figura 6). Uma base teórica bem fundamentada aliada a uma experiência prática crítica auxilia na formação de um profissional de qualidade.
Saude 
16. Qual o papel do profissional de educação física no processo de contrução do saber físico? 
R
* instruir e disponibilizar conhecimentos ao individuo de form que este possa desenvolver-se, nosso papel nesse processo de qualificação social eimportante, pois a atividade fisica é um dos melhores meios de iteração, durante uma atividade fisica um individuo tem grande facilidade de relacionar-se, primeiramente pelos processos endocrinos que o torna mais aceptivel e sensivel a informaçoes e segundo pelo interesse, geralmente comum, de pratica de atividade fisica em prol de enquadrar sua vida em um padrão de qualidade, seja essa busca fisica ou psiquica, emocional ou funcional, a realidade não importa o motivo, mas a essencia é que busca-se atividade fisica como forma de nos sentirmos melhor
17. Caracterize e conceitue qualidade de vida. 
R
* O conceito de qualidade de vida é subjetivo, complexo e multidimensional.
A.Qualidade das condições de vida (seria um componente objetivo);B.A satisfação pessoal com as condições de vida (seria o componente subjetivo); 
C. Combinação das condições de vida com a satisfação; 
D. Combinação das condições de vida e satisfação pessoal segundo o que considera o próprio sujeito em função da sua escala de valores e aspirações pessoais.
18. A educação física é um importante componente para obtenção de bem estar. Este pode ser dividido em 4 tipos. Cite-os e explique. 
R
*
19. Quais fatores podem ser apontados para o alto índice de comorbidades atualmente? 
R
* O principal fator seja a globalização tecnológica, o próprio capitalismo que confere a todos a necessidade de trabalho intenso e quase sem intervalos, em alguns momentos este trabalho incessante me parece um período de escravidão moderna, a população ficou refém do trabalho, o cansaço, em sua maioria mental, torna o corpo cansado e assim desencadeia adultos sedentários reféns, em sua maioria, da mídia – diga-se que esta, inteligentemente, usa de artifícios da grade de programação para “prender” seus espectadores – em programações que sequer contribuem para o desenvolvimento intelectual dos espectadores.
20. A prescrição de atividade física vai além do esteticismo padronizado, quais seus outros papeis? 
R
* A atividade física vai além do esteticismo padronizado, estende-se a socialização, disposição intermitente para tarefas diárias a serem executadas, precede a utilização de psicotrópicos em tratamento de disfunções psicológicase na prevenção de doenças.
Reabilitação 
21. diferencie exercício dinâmicos de isometricos e aponte os pros e contras deles para cardiopatas. 
R – Faça com suas palavras.
22. Conceitue reabilitação cardiaca e quais os seus benefícios?
R
* Reabilitação cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia as melhores condições física, mental e social, de forma que eles consigam, pelo seu próprio esforço, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva. 
A reabilitação cardíaca (RC) pode ser definida como uma soma de intervenções que asseguram a melhora das condições físicas, psicológicas e sociais daqueles pacientes com doenças cardiovasculares pós-aguda e crônica, podendo, por seus próprios esforços, preservar e recuperar suas funções na sociedade e, através de um comportamento saudável, minimizar ou reverter a progressão da doença.
23. Descreva quais as instruções a serem seguidas na realização de treinamento do paciente/aluno cardiopata. 
R
* A realização do treinamento do paciente/aluno segue algumas instruções como: Ser muito bem orientados, de forma que sua execução seja correta para não provocar riscos durante o movimento realizado. Uma descrição correta do movimento no aparelho, correção postural, é fundamental. Deverão ser instruídos a realizar o exercício evitando a contração isométrica, a explicação e demonstração da respiração durante o exercício e os perigos da manobra de valsava durante a execução, exercitar grupos musculares grandes antes e os pequenos depois, verificar a pressão arterial antes e durante a prática dos exercícios, verificar a frequência cardíaca antes e durante os exercícios, realizar testes individuais, observar cuidadosamente a adição de peso nos exercícios, entre outros.
Personal 
24. O personal parece está inserido na logica da nova era com o papel de “super microempresa”. Com esta é constiuida? 
R
* Neste sentido, o personal trainer parece estar inserido na lógica da nova era como fornecedor de acesso à experiência de um treinamento individualizado ao seu usuário, ou ainda, de acordo com Rodrigues (1996, p. 12), no papel de uma “super microempresa” que vende serviços de aptidão e visa conquistar e satisfazer o desejo do cliente, a fim de mantê-lo fiel à empresa. Essa “super microempresa” é constituída por uma só pessoa, sem vínculos empregatícios, sem local específico de trabalho que precisa dar conta de sua demanda profissional e se preocupar em demarcar seu território no mercado da atividade física.
25. Quais habilidades o personal trainer precisa desenvolver para gerenciar a sua empresa? 
R
* Gerenciar a empresa personal trainer parece envolver diversas habilidades: a identificação do público alvo, a captação de clientes, a venda do seu serviço, a execução da prestação do serviço dirigida ao cliente que foi captado, a retenção e fidelização desse cliente e a fixação da imagem da empresa personal trainer para se manter no mercado competitivo da atividade física.
26. Várias estratégias de marketing são prescritas com vistas ao êxito nesta fabricação de clientes para a empresa personal trainer. Cite-as. 
R
* Estabelecer parcerias (médicos, fisioterapeutas, academias, quiro pratas), mandar mensagens de felicitação em datas especiais para os clientes, fazer propaganda em todos os meios de comunicação possíveis e criar seu próprio slogan. Sites promocionais, cartazes, folders, slogans, propagandas em vias públicas e em jornais e revistas de tiragem diversa constituem-se em instrumentos de marketing indicados pela literatura para a promoção do personal trainer.
27. Como é caracterizado o emprego na era do acesso?
R
* Voltada para a economia da experiência, onde toda a atividade humana passa pela esfera comercial. O acesso a ideias, conceitos e imagens ocupa o lugar e a importância que os bens materiais ocupavam na era industrial e representa o valor comercial da nova economia. Os vendedores e compradores de bens estão sendo substituídos por fornecedores e usuários de acesso.
Nessa nova era a produção passa a ser vista somente como uma função auxiliar de marketing.
Empreendedorismo 
28. Defina empreendedorismo:
Esta resposta é com minhas palavras.
R
* Empreendedorismo nada mais é que o ato de empreender – por em execução, fazer, realizar. Pode ser começar uma empresa, um projeto no trabalho, uma ação no bairro: o importante é ter uma ideia e trabalhar para fazer acontecer.
A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.
29. Vários são os fatores que podem tornar um empresário bem sucedido, mas o que o profissional precisa fazer para alcançar esse sucesso? 
R
* Outro fator relevante para ser um empresário bem sucedido é ter conhecimento técnico para inovar e atender as necessidades do mercado de trabalho. O que é enfatizado por Feitosa e Nascimento (2006) onde, o profissional precisa constantemente atualizar-se, ser criativo, potencializar as ideias inovadoras para enfrentar os novos desafios da atualidade, assim como estudar novas formas de intervenções no seu ramo empresarial para atender as necessidades dos seus clientes.
30. Qual o lado positivo e o negativo de possuir uma renda extra tendo seu próprio negocio? 
R
* Clark (2018) enfatiza que ter uma fonte de renda extra proporciona uma melhor estabilidade financeira e diminui a probabilidade de falência.
Em contrapartida, Aguiar; Soares; Guimarães (2008) em sua pesquisa afirmam que pelo fato desses empreendedores apresentarem outra fonte de renda eles precisam dividir sua atenção com suas diversas tarefas, ocasionando assim um déficit na qualidade do empreendimento.

Continue navegando