Buscar

ESCOLA MUNICIPAL NÚBIA PEREIRA MAGALHÃES GOMES

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL NÚBIA PEREIRA MAGALHÃES GOMES
PREFEITURA DE JUIZ DE FORA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PLANO DE CURSO
OFICINA DE LINGUAGEM IV
7º ao 9º ano
 por
 ROSIMERE LUCIANA MARTINS BEMFICA
JUIZ DE FORA
2023
 Enquanto presença na história e no mundo,
 esperançadamente luto pelo sonho, pela utopia, pela
 esperança na perspectiva de uma pedagogia crítica.
 E esta não é uma luta vã.
 Paulo Freire
1 – INTRODUÇÃO
	O projeto “Oficina de linguagem IV” tem como meta desenvolver uma intervenção favorável em relação ao aprendizado de leitura e escrita, imprescindíveis na vida cotidiana de todos os indivíduos. É condição fundamental para que os alunos apresentem um bom desempenho nas demais áreas do conhecimento e para o pleno exercício da cidadania. 
2 – JUSTIFICATIVA
	A linguagem é uma atividade humana e social, não um simples conteúdo escolar. Portanto deve contribuir, auxiliar e propiciar o acesso aos bens culturais. Familiarizar o aluno com os diferentes gêneros que circulam nos diversos campos de atividade humana.
A oficina foi pensada com o propósito de orientar os alunos quanto às competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular, na elaboração de produção de textos e conhecimento das regras gramaticais, visando a intencionalidade e aprendizado do uso formal da língua. Não deixando também de enfatizar o universo de emoções, conhecimentos e satisfação pessoal que tais atividades podem proporcionar.
3 – CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE
	Cada turma possui uma média de dez alunos. A faixa etária é de 13 a 15 anos. Os alunos são bem participativos, atenciosos e interessados. Trazem uma bagagem de defasagem de conteúdos. Penso que devido à pandemia, essa defasagem se tornou mais perceptível. Observei que alguns alunos são bem carentes, inclusive de afeto. 
4 – OBJETIVOS GERAIS
	- Oralidade
	- Leitura
	- Escrita
	- Análise linguística
	Propiciar nivelamento e aperfeiçoamento nas habilidades da língua portuguesa. Incentivar o aluno a valorizar e praticar a leitura, além do seu desenvolvimento pessoal e cultural, como um sujeito capaz de ler, interpretar e aprimorar o seu conhecimento de mundo, dentro da sociedade. 
5 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	- Desenvolver a expressão oral adequada às diferentes situações de comunicação formais e informais.
	- Reconhecer e compreender a diversidade nas formas de falar e dos contextos de produção dessa diversidade.
	- Efetuar a leitura de diferentes gêneros discursivos, fazendo uso das estratégias de seleção, antecipação, verificação e inferência.
	- Valorizar a leitura como forma de conhecimento e fruição.
	- Construir a escrita de gêneros discursivos diversos adequados ao leitor e aos objetivos da comunicação, ampliando os contextos de produção.
	- Desenvolver os processos de revisão, análise e reescrita do próprio texto, observando adequação ao leitor, os objetivos propostos e os recursos lexicais, sintáticos e discursivos.
	- Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades da língua portuguesa, identificando possíveis preconceitos linguísticos.
	- Utilizar os conhecimentos adquiridos por meio da análise linguística, ampliando sua capacidade de uso da linguagem e de análise crítica.
6 – METODOLOGIA
	 Para o desenvolvimento da oficina, as aulas serão desenvolvidas através de conversas informais e dirigidas conforme a temática abordada nos textos trabalhados, leituras diversificadas com variedade de gêneros textuais, análise e interpretação oral e escrita. Produção de textos, reescrita, resolução de exercícios sobre a reflexão e o uso da língua.
7 – RECURSOS MATERIAIS
	Livros didáticos e paradidáticos, xerox, celular, caixinha de som, lápis de cor, quadro, giz, dicionário, caderno, cola, tesoura,etc.
8 – AVALIAÇÃO
	Avaliação contínua, individual ou em grupo. Os alunos serão orientados a fazer sempre uma autoavaliação do que foi feito e o que se aprendeu. Terão oportunidade de fazer uma análise da sua participação nas atividades propostas, sua produção, bem como sua corresponsabilidade e protagonismo na realização das tarefas. 
Será observado seu desenvolvimento durante a realização de atividades práticas como: leitura, compreensão, interpretação e produção de textos; resolução de exercícios sobre o uso da língua e questões de escrita; aplicação de provas objetivas e subjetivas de anos anteriores do IF, Simave e outros órgãos.
Observação:
	O presente plano de curso poderá ser alterado de acordo com o andamento da turma.
Algumas referências bibliográficas:
Currículo da Secretaria de Educação de Juiz de Fora
OLIVEIRA, Tania Amaral. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 2018
Livros do escritor Paulo Freire

Continue navegando