Buscar

AVA2-P~1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DOS PODERES
Nome Completo: Ana Flavia Lima de Andrade 
Matricula: 20222100246
Proibição ou Limitação de Cobrança de Estacionamento Particular por Lei Municipal ou Lei Estadual
A lei em questão que estabelece regras para a cobrança em estacionamento particulares é inconstitucional, pois fere princípios constitucionais, reproduzidos na Constituição do Estado, dentre eles os da livre iniciativa e livre concorrência. Além disso, verificou-se a existência de inconstitucionalidade formal da lei, uma vez que os municípios não detêm competência para legislar sobre Direito Civil. Assim sendo, foi reconhecida não apenas a inconstitucionalidade material, mas também formal da Lei nº 6.248/2017 e a competência para legislar sobre este assunto é da União, nos termos do art. 22, I, da CF/88.
O Supremo Tribunal Federal decidiu sobre o assunto como matéria privativa da União. O argumento utilizado é que somente a União tem competência para legislar sobre direito civil. Neste sentido, os ministros entendem que os entes federativos ao legislarem sobre o tema usurpam a competência privativa da União de legislar sobre matéria de Direito Civil (art. 22, I, da CF/88), o princípio da livre iniciativa (art. 1º, inciso IV, CF/88), a garantia do direito de propriedade (art. 5º, inciso XXII, da CF/88), bem como, o princípio da propriedade privada (art. 170, inciso II, da CF/88). O ponto de vista tem fundamento legal, pois, a Constituição Federal garante as proteções supracitadas.
É compreensível a preocupação dos valores cobrados pelo uso de vagas de estacionamento, porém não haveria justificativa econômica para a atuação do Estado como regulador dessa atividade. Logo o Estado brasileiro não consegue atender a esse tipo de pedido, pois tanto as leis estaduais como também as municipais são consideradas inconstitucionais.
REFERÊNCIAS
Flavia Teixeira Ortega, STF decide: É inconstitucional lei estadual que estabelece regras de cobrança em estacionamento de veículos. Disponível em: https://draflaviaortega.jusbrasil.com.br/noticias/382251106/stf-decide-e-inconstitucional-lei-estadual-que-estabelece-regras-de-cobranca-em-estacionamento-de-veiculos. Acesso em 20 out. 2022.
Matheus Teixeira, TJ-RJ suspende lei que proibia hospitais de cobrar estacionamento. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-set-29/tj-rj-suspende-lei-proibia-hospitais-cobrar-estacionamento. Acesso em 21 out. 2022.
Miguel Teixeira Filho, O poder público não pode proibir a cobrança de estacionamento em áreas privadas. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/4646/O-poder-publico-nao-pode-proibir-a-cobranca-de-estacionamento-em-areas-privadas. Acesso em 23 out. 2022.

Continue navegando