Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
Curso de Bacharelado em Química
Portfólio – Fase CI - 2022
A química influenciando diretamente no doping
Natália Cristina Passos
3773377
1. Turismo, Esporte e Cultura
“Uma visão do esporte a partir da ótica exata”
Que a química existe em tudo nós já sabemos, mas um dos lugares onde isso se torna mais nítido são nos laboratórios. O relacionamento que ela tem com as análises de dopagem chega a ser até óbvia, pois é da química que nascem as drogas e também as análises para descobrir essas drogas no organismo. A química, em conjunto com a toxicologia analítica, avançou muito ao longo dos anos, já que há sempre novas formas de dopagem e os laboratórios acreditados pela Agência Mundial Antidopagem são responsáveis por criar novas estratégias de antidoping. 
A procura por meios ou substâncias químicas capazes de alterar artificialmente o desempenho, numa atividade física ou intelectual, faz parte da cultura do homem. Essa tentativa de obter um rendimento por meios não naturais, que deveria ser alcançado através de um condicionamento físico e mental eficiente, realizado em boas condições de saúde, caracteriza a dopagem.
Outro caminho para tentar burlar o exame de dopagem foi a utilização dos chamados esteroides projetados. Essas substâncias são produzidas em laboratórios que constituem em esteroides quimicamente modificados. Ou seja, baseados nos esteroides normalmente produzidos no organismo humano, são feitas alterações na estrutura química que mantém características muito semelhantes entre ambos, o que dificulta sua detecção. Essas substâncias inicialmente, não eram detectadas pelos laboratórios responsáveis pelo controle de dopagem.
2. a) A água e a gasolina/óleo são dois líquidos imiscíveis, isso quer dizer que eles não se misturam pois, não há interações intermoleculares entre eles, isso porque as interações entre moléculas que constituem as substâncias que formam cada um dos dois líquidos são mais fortes do que a interação que haveria na mistura. Isso acontece devido ao fato de que a gasolina/óleo são substâncias que são hidrofóbicas. Por isso, a mistura não ocorre. Além disso a água é mais densa do que o óleo, que logo toma seu lugar acima dela.
b) Porque a gasolina tem uma quantidade de álcool dentro dela, e o álcool é uma substância hidrofílica, então ao adicionar água ele acaba se misturando deixando a gasolina mais ou menos pura, diminuindo assim o seu volume.
c) A respeito da solubilidade dos compostos apolares em água eu concluí que esses compostos não se solubilizam em água por serem substâncias hidrofóbicas, elas diluem melhor em gordura. 
Se a substância fosse furosemide, acredito que o resultado não seria muito diferente pois, a furosemide também é um composto lipossolúvel, fazendo com que ela praticamente seja insolúvel em água.
d) Quanto mais carbono e hidrogênio o composto tiver mais apolar ele será. 
Lipossolúveis são associados a óleos, que geralmente são os hormônios que devem ser absorvidos diretamente na membrana participando dos processos metabólicos, porque são óleos fracos estereficados, que são produtos de produção de glândulas que transformam ácidos graxos em moléculas maiores. Um dos exemplos são os análogos a testosterona, nandrolona.
3. Uma das substâncias consideradas como doping nos esportes é um dos analgésicos mais comuns para a dor de cabeça, que as pessoas tomam e que é proibido para os atletas. O medicamento conhecido pelo nome comercial Neosaldina é um composto de dipirona sódica, cloridrato de isometepteno e cafeína. O grande problema desse medicamento para os atletas é o isometepteno, que age como estimulante e é vetado pelo controle de doping.
NEOSALDINA
(globo.com, 2000-2015).
 ISOMETEPTENO
 (globo.com, 2000-2015)
Temos também a norboletona que é um esteroide de desenho.
Esteroides de desenho ou esteroides projetados são substâncias sintéticas, ou produzidas em laboratório, com estrutura relacionada aos esteroides conhecidos, porém com modificações estruturais visando exclusivamente burlar o controle de dopagem de esportistas.
Em geral, apresentam estrutura química semelhante ao da testosterona, e com capacidade de agir de modo semelhante no organismo. Apresentam, frequentemente, maior potência no que se refere à produção de outras substâncias no organismo (anabolismo). Tal fato os torna o principal alvo de atletas que buscam a melhoria do desempenho físico de modo rápido e, assim, melhores resultados.
NORBOLETONA
(química nova interativa)
4. Conclui se então, que as substâncias consideradas como doping são as substâncias hormonais, que são lipossolúveis por se diluírem melhor em gordura que são absorvidas pela membrana, por serem apolares elas não têm interações moleculares com a água, até porque a água é mais densa, com isso ela afunda e o composto hidrofóbico sobe. Doping compreeende o conceito relacionado ao uso indiscrimado de substâncias químicas ilegais no organismo, principalmente no meio de atletas de alta performance, para potencializar os ganhos e resultados. 
5. Conselho federal de Química (CFQ): 
http://cfq.org.br/noticia/jogar-limpo-nos-esportes-tambem-e-papel-da-quimica/
A química e o controle de dopagem no esporte: http://edit.sbq.org.br/anexos/quimica_esporte.pdf (coleção química no cotidiano 3)
Invivo: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=939&sid=3#:~:text=O%20%C3%B3leo%20e%20a%20%C3%A1gua,intera%C3%A7%C3%A3o%20que%20haveria%20na%20mistura.
1996 - 2022 UOL: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/doping-afinal-quais-sao-as-substancias-proibidas-para-os-atletas.htm#:~:text=As%20subst%C3%A2ncias%20proibidas%20para%20os%20atletas%20dividem%2Dse%20em%20cinco,o%20crack%20e%20as%20anfetaminas.
2000-2015 Globo Comunicações e Participações SA: (Ghttps://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/08/conheca-remedios-do-dia-):dia-que-sao-proibidos-para-atletas-de-ponta.html#:~:text=O%20grande%20problema%20desse%20medicamento,vetado%20pelo%20controle%20de%20doping.
Química nova interativa: http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=GNAQvWTZ4ORCRc9LLg6iLF9B57SDk_q4SETURfHxN_AmhWJPgjsibsdWRMUL_FaMDpu-Jk1gQeQLVa5ZkiPMwQ==
202201253773377421EB23C73C parte escrita / 202201303773377421EC23FC57 apresentação
1 Titulação, Instituição, Cidade, Estado

Mais conteúdos dessa disciplina