Buscar

Organização dos Estados Americanos

Prévia do material em texto

Organização dos Estados Americanos (OEA)
O que é?
 A OEA, Organização dos Estados Americanos, é o mais antigo organismo regional do mundo que foi fundado em 1948 em Bogotá na Colômbia, foi criado para fins de solidariedade e cooperação entre seus Estados membros no Hemisfério Ocidental. Durante a Guerra Fria, isso significava opor-se ao esquerdismo como influência europeia; desde a década de 1990, a organização se concentra, principalmente, no monitoramento de eleições e na asseguração dos direitos humanos universais.
Membros:
 Todas as 35 nações independentes da América são membros, e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério. Além disso, a Organização concedeu o estatuto de observador permanente a 70 Estados e à União Europeia
 Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela, Barbados, Trinidad e Tobago, Jamaica, Granada, Suriname, Dominica, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Bahamas, São Cristóvão e Nevis, Canadá, Belize, Guiana.
Objetivos:
· Fortalecimento do regime democrático nos países 
do continente americano;
· Combate ao terrorismo;
· Busca de soluções pacíficas para conflitos
econômicos, sociais e culturais entre os países membros;
· Integração econômica entre os países membros;
· Tratamento de questões envolvendo o meio ambiente;
· Combate ao tráfico de drogas e armas;
· Combate à lavagem de dinheiro e corrupção
Divisões:
· Assembleia Geral;
· Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores;
· Conselhos (Conselho Permanente e Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral);
· Comissão Jurídica Interamericana;
· Comissão Interamericana de Direitos Humanos;
· Secretaria Geral;
· Conferências Especializadas;
· Organismos Especializados 
A Assembleia Geral realiza períodos ordinários de sessões uma vez por ano. Em circunstâncias especiais reúne-se em períodos extraordinários de sessões. A Reunião de Consulta é convocada a fim de considerar problemas de natureza urgente e de interesse comum e para servir de Órgão de Consulta na aplicação do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), o principal instrumento de ação solidária em caso de agressão.  O Conselho Permanente toma conhecimento dos assuntos de que o encarreguem a Assembleia Geral ou a Reunião de Consulta e executa as decisões de ambas, quando seu cumprimento não haja sido confiado a nenhuma outra entidade; vela pela manutenção das relações de amizade entre os Estados membros, bem como pela observância das normas que regulam o funcionamento da Secretaria Geral e, ademais, atua provisoriamente como Órgão de Consulta para a aplicação do TIAR.  A Secretaria Geral é o órgão central e permanente da OEA. A sede, tanto do Conselho Permanente como da Secretaria Geral, é a cidade de Washington, D.C.
Símbolo:
 Cada vez que um novo estado-membro se junta à organização, a bandeira deste país é incorporada ao emblema e à bandeira.  No centro da bandeira está o selo da Organização, que apresenta as bandeiras de todos os estados membros em forma de círculo.

Continue navegando