Buscar

docker-guide

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Docker – Empacotamento de aplicações de forma individual como se fossem contêineres em imagens que podem ser armazenadas na web ou em repositório. Essas imagens trazem a aplicação completa e todas as suas dependências. 
Docker x Virtualização – O Docker trabalha acima do SO, a virtualização trabalha em cima do Hypervisor. No Docker as aplicações compartilham do mesmo SO, quando na Virtualização só é compartilhado o Hypervisor e a infra.
 
Docker run – Faz o download da última versão da imagem direto do Docker Hub caso não exista no local e executa a imagem.
Docker ps – Mostra todos os contêineres que estão running e algumas informações sobre o contêiner porta, contêiner ID, status, imagem, container name.
Docker ps -a – Mostra todos os contêineres independentemente se estão running ou stopped
Docker stop <name> - Stopa um contêiner que esteja running. Caso não saiba o nome do contêiner, basta rodar o docker ps antes para pegar o nome, stoppar e depois conferir usando o docker ps -a.
Docker rm – Usado para remover/matar um contêiner. Caso apareça no output o nome do contêiner é porque foi removido. Pode checar com docker ps -a.
Docker images – Usado para ver todas as imagens de Docker disponível no local host. 
Docker rmi <imagem> - Usado para remover uma imagem do local host. É necessário se verificar se nenhum contêiner está rodando com essa imagem ou se não há nenhuma dependência dela.
Docker pull – Usado apenas pra puxar a imagem do docker hub sem colocar pra rodar.
Docker exec <contêiner_name> <comand> - Usado para executar um comando dentro do meu contêiner.
Docker -d run <contêiner_name> - Usado para rodar o contêiner de forma detach. O contêiner roda em segundo plano, no background, e você pode continuar a usar o prompt. Caso rode o comando docker run <contêiner_name> seu prompt fica travado na executação do contêiner.
Docker attach <contêiner_id> - Caso você queira dar attach no contêiner depois. O Id do contêiner não precisa ser a sequência inteira de números, apenas os 5 primeiros caracteres já servem.
Docker run <image>:<version> - Usado para fazer o pull e o run de uma versão específica de uma imagem. Exemplo: docker run node:14
Docker run -i – Inicia o contêiner em modo interativo.
Docker run -it – Inicia o contêiner em modo interativo e permite mexer dentro do prompt do contêiner.
Docker run -p <porta>:<portadefault> – Usado para alterar a porta que o seu contêiner ouve.
Docker run -v <diretoriohost>:<diretoriodedados> - Usado para “montar” um diretório do docker host dentro da aplicação de banco para que os dados sejam salvos dentro do host e não se percam caso o banco seja removido.
Docker inspect <contêinerid> - Usado para inspecionar o contêiner de forma detalhe, fornece as informações em formato JSON.
Docker logs <contêinerid> - Usado para ver os logs do contêiner

Continue navegando