Buscar

atividade-21-3-1685546163

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 21: Cuidado, Educação e Comunicação em Saúde
 Conscientizar, para combater o Aedes aegypti. 
 
 Fazer as visitas nas residências a cada dois mês, já não tem apresentado os resultados esperados, e também há a dificuldade de encontrar os moradores nas residências, devido os mesmos trabalharem, então faz-se necessário uma nova abordagem.
 Atualmente o número de casos de dengue na cidade, vem crescendo significativamente, de acordo com o último boletim epidemiológico do dia25/05/2023, o município possui 23 casos confirmados, desses 18 são autóctones e 5 importados, e 43 casos em investigação. A dengue é uma doença transmitida pelo Aedes aegypt, podendo levar o indivíduo infectado a morte. É importante reforçar junto à comunidade, que o controle e o combate, são os únicos meios, para evitar a proliferação do mosquito, de modo que a população participe ativamente com os cuidados contra a doença, eliminando os possíveis criadouros do mosquito e fazendo o descarte correto do lixo. 
 Essa ação tem como foco o território no qual atuo diariamente, fazendo o levantamento diário + tratamento (Li+t), contando com a cooperação dos mais agentes de endemias e de saúde da área, e das instituições locais, como: Escola, Estratégia da Saúde da Família, escolas, entre outros. 
 A atividade será desenvolvida, na manhã de sexta-feira, dia 02/06/2023, a partir das 08:00 horas. Tendo uma duração prevista de 3:00 horas. O foco da ação educativa, é fazer uso dos diversos espaços públicos da comunidade, que possuem grande fluxos de pessoas no dia a dia, dessa forma levando informações, sobre o combate ao vetor da dengue de forma constante. 
 Para a realização dessa ação educativa na comunidade, será necessário o em média 6 banners, panfletos, cordas para prender os banners. Será usado a fachada das instituições da comunidade. 
 A ideia é que a informação chegue a todos, e como estratégia para alcançar a conscientização das pessoas, serão fixados banner explicativos de como combater o Aedes aegypti, em pontos estratégicos da comunidade, com o objetivo de que as pessoas se lembrem constantemente dos cuidados que devem ter nos pátios, como fazer o correto manejo ambiental, para eliminar o vetor. O último ponto a ser fixado o banner, será na estratégia da saúde da família existente no bairro. Durante a ação os agentes orientaram a população da importância de manter os pátios limpos, sobre os cuidados que devem ter para evitar a proliferação do Aedes aegypt, e quais os sintomas da dengue.
 A avaliação ocorrerá conforme a participação do envolvidos.

Continue navegando