Buscar

ATIVIDADE PRATICA - O NOVO ENGENHEIRO CIVIL (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Roque da Silva da Costa 
 
ATIVIDADE PRATICA - O NOVO ENGENHEIRO CIVIL 
 
 A Região Médio Alto Uruguai foi marcada por um processo de ocupação das terras e evolução da agricultura altamente heterogêneos, de modo que, atualmente, uma parcela considerável dos agricultores não é capaz de se reproduzir enquanto categoria social e está em descapitalização. Por outro lado, a fruticultura tem se destacado enquanto uma importante atividade geradora de renda.
	Alguns municípios, menores em proporção de tamanho, conseguem desenvolver também atividades industriais. No caso de Palmitinho que detém indústrias do setor moveleiro, metalúrgico, olarias, Transporte Rodoviário de Carga, pré-moldados e laticínios gerando emprego para boa parte da população do município. O setor que emprega um número considerável e o que mais se destacou nos últimos tempos foi o setor da construção civil, possuindo varias construtoras e incorporadoras no município, garantindo o crescimento da cidade. Outro setor que merece destaque é produção de suínos, que vem contribuindo para a geração de emprego e renda para a população.
Esse setor esta sendo primordial em termos de investimentos futuros, tanto 
públicos, quanto privados, pois trata-se de uma atividade que ainda vem 
crescendo na Região Médio Alto Uruguai. 
	O desenvolvimento do setor agrícola através do cultivo de grãos e a produção de matéria-prima advinda da pecuária (suínos, aves e leite), são os responsáveis pela manutenção dos índices de empregabilidade e renda na região. Observam-se instalações de laticínios e frigoríficos em alguns municípios, fatores geradores de empregos formais em âmbito regional 18 visto que os trabalhadores possuem facilidade de deslocamento de uma cidade a outra para trabalhar, tendo em vista sua proximidade geográfica.
	Neste estudo constatou-se que a região é composta por pequenos municípios onde a instalação de empresas maiores ligadas à transformação da matéria-prima regional, proporcionou repercussão direta nos fatores de geração de emprego e renda, episódios observados em 2014 no Município de Trindade do Sul, em 2015 no Município de Seberi e em 2013 em Frederico Westphalen. Rodeio Bonito também se apresentou como destaque nas atividades regionais na produção de matéria-prima.
É um projeto que promoverá um amplo desenvolvimento econômico e social na região. Como uso de tecnologia na construção civil será capaz de aumentar a produtividade e competitividade do setor, prevendo e prevenindo riscos, erros e 
até mesmo acidentes no andamento de uma construção, entre eles, inteligência 
artificial, automação e uma grande quantidade de dados. 
Essas são algumas das tendências que estão impactando o segmento e devem ser conhecidas pelos profissionais que atuam e desejam atuar na construção civil, sendo normal que seja bastante influenciado por invenções e inovações tecnológicas. Inclusive, essas novidades viabilizaram e continuam gerando progressos na construção. Resumindo, a evolução ocorre em resposta à busca por mais produtividade e lucros, sendo o objetivo de indústrias de todas as áreas. Usado para alavancar tais metas, muitos investem em pesquisa e desenvolvimento, além de sempre se manterem atualizados sobre os instrumentos e novas teorias disponíveis no 
mercado. 
 
 
 
 Palmitinho/RS - Região Médio Alto Uruguai
 
Fontes: 
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/palmitinho/panorama 
https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/Desenvolvimento%20Regional%20no%20M%C3%A9dio%20Alto%20Uruguai.pdf

Continue navegando