Buscar

Direito à igualdade_ O artigo5, da Constituição garante a todos os indivíduos igualdade de oportunidades e privilégios

Prévia do material em texto

1-	Direito à igualdade: O artigo 5º, caput, da Constituição garante a todos os indivíduos igualdade de oportunidades e privilégios, sem distinção de raça, cor ou credo. Isso implica que todos os cidadãos devem ser iguais, sem distinções baseadas em raça, cor, sexo, religião, nacionalidade ou outros critérios. Um exemplo concreto desse direito é a proibição de discriminação no local de trabalho, o que impede a discriminação de homens e mulheres em relação a salários no desempenho do mesmo trabalho.
2-	Direito à liberdade de expressão: O artigo 5º, IV, da Constituição assegura a todos o direito de expressar suas opiniões, conceitos e ideias. Isso facilita a expressão de opiniões críticas, a participação dos cidadãos em discussões públicas e a expressão de preocupações políticas, sociais, culturais e outras, todas públicas. Um exemplo concreto desse direito é a liberdade de imprensa, que permite múltiplas fontes de mídia independentes que se comunicam e expressam diferentes perspectivas sobre os acontecimentos.
3-	Direito de propriedade: O artigo 5º, XXII, da Constituição concede o direito de propriedade, reconhece que todo cidadão tem o direito de possuir bens materiais e imateriais. Este direito implica que o Estado deve assegurar a proteção legal necessária para os indivíduos, a fim de desfrutar de seus bens e proteger suas propriedades de intrusão ou apropriação não autorizada. Um exemplo concreto desse direito é o direito à moradia, para o qual o Estado deve promover políticas públicas que facilitem o acesso à moradia adequada e solucionem o déficit habitacional.

Continue navegando