Buscar

atividade 1 - Desing de jogos analogicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde muito antigamente há relatos de jogos encontrados e jogados por diferentes civilizações no mundo. E com a evolução dos hábitos familiares ocasionados muito pela revolução industrial, essa nova era industrial, os jogos ganharam um apelo popular, atingindo a população de diferentes classes econômicas, transformando-se em negócio a ser explorado.
	No início da era industrial os jogos analógicos ganharam famas principalmente pelo fato de serem jogados em família. Com o crescimento econômico da família, as casas abriram espaços para boardgames que era fonte de diversão, entretenimento e educação, os pais passaram a buscar atividades que ajudassem seus filhos a desenvolver habilidades e que proporcionassem um conhecimento na forma de entretenimento.
	Assim como jogos digitais os jogos analógicos são também para educar e estimular o raciocínio do jogador. Essa nova fase dos jogos de tabuleiros criados, adaptado/inspirados em livros, filmes, jogos antigos ou até mesmo desenvolvidos na base de jogos produzidos para a televisão, a criação de novos jogos diferentes dos tradicionais, com regras e dinâmicas mais complexas, atraindo o jogador de diferentes formas. Sendo jogos voltados para competir de forma individual ou trabalhar em equipe, incentivando os jogadores a entender as regras e se adaptando conforme o desafio criado pelo jogo.
	Nesse contexto dos jogos serem educativos e trabalhados muitas das vezes em equipe. Acredito que devemos olhar sua utilização não apenas de forma de entretenimento/diversão e sim na sua imersão no contexto educativo, nas escolas pelos educadores e em casa pelos pais. Os jogos podem ser um aprendizado ideal para as crianças que desenvolveram conhecimento, raciocino, ideias para atingir o objetivo e o trabalho em equipe para chegar o final.
	Exemplo de jogos nesse contesto educacional são: (Anatomia, Astrologia, Geomundo, Laboratório de química, Explorando o Brasil e seus vizinhos, Soletrando dentre outros). Sendo jogos que podem ser utilizados em aula para as crianças de forma divertida serem educadas. Ou até no caso do soletrando, um jogo antigo, que foi para a televisão e desenvolve o conhecimento cognitivo, conhecimento detalhado sobre a linguagem, forma correta de escrever e pontuar cada palavra, sendo de forma individual ou em equipe (podendo assim ter divergências entre uma resposta certa e tendo que escolher a resposta final em equipe).
	Mostrando para as crianças de forma divertida como serão as escolhas e vida no futuro. Preparando para o mercado de trabalho que muitas vezes temos que trabalhar em equipe e precisamos nos posicionar e argumentar dentre os objetivos. Nos jogos, assim como na vida pode ter um melhor que o outro, um com o conhecimento maior que o outro. Mas nem sempre isso determinará o resultado do jogo, as vezes o simples fato de ter uma equipe equilibrada e todos “entrando no mundo” daquele jogo, podem conseguir atingir o objetivo proposto e ganhar o jogo.

Outros materiais