Buscar

PROCESSOSDEFABRICACAOPlanejamentoeEspecificacaodeFundicaoRelatorioUnid1_20220210112121

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRATAMENTOS TÉRMICOS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
1. Quais foram as etapas do processo de fundição do pistão?
 Primeira Etapa: Processo de fundição – nesta etapa de fusão, o metal liquido é despejado no cadinho, para depois derramar dentro do molde na fase denominada de vazamento; 
 Segunda Etapa: Modelo – Modelo escolhido foi sem ranhuras e com marcação de macho; 
 Terceira Etapa: Modelo – Molde metalico foi o mais adequado entre os moldes; 
 Quarta Etapa: Fusão do metal e vazamento – Fabricação em forno eletrico por indução; 
 Quinta Etapa: Desmoldagem, Rebarbação e Limpeza – Rebarbação, limpeza, usinagem e ensaios não destrutivos.
2. No feedback final são fornecidas várias informações sobre as escolhas feitas para a produção de um lote de pistões automotivos. Caso o feedback tenha informado algum erro ou melhoria, quais são as alterações necessárias no processo escolhido?
O modelo escolhido é o mais apropriado para o projeto. As ranhuras laterais foram retiradas do modelo para serem posteriormente usinadas na peça. A eliminação das ranhuras ajuda na etapa de molgem e vazamento do metal líquido. A saliência no modelo é necessária para a inserção posterior do macho no molde. É o macho que criará o orifício interno da peça final, impedindo que o metal líquido preencha a área que ele ocupa.
A fundição em Molde Metálico é adequada para a fundição do alumínio e está de acordo com a geometria da nossa peça. No entanto, seu molde tem um valor tem um valor elevado quando comparado com o de Areia Verde, que também pode executar esta tarefa. O Molde Metálico é aproximadamente 15 vezes mais caro que o Molde de Areia Verde, e sua aplicação é mais viável para uma produção em maior escala ( lembre-se que o objetivo do nosso projeto é produzir apenas 40 pistões).
O forno elétrico por indução presta-se bem a fundição de ligas não ferrosas, como o alumínio. Seu uso é ideal quando se deseja um aquecimento uniforme e controlada. No entanto, sua utilização na fabricação do pistão pode tornar-se inviável, pelo alto custo do equipamento e de sua fonte de energia.
A rebarbação, limpeza, usinagem e ensaio não destrutivos são etapas suficientes para finalização da peça e garantia da qualidade e das propriedades mecânicas desejadas.
10
ALGETEC – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO
CEP: 40260-215 Fone: 71 3272-3504
E-mail: contato@algetec.com.br | Site: www.algetec.com.br

Continue navegando