Buscar

3 Avaliação - Perícia Criminal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3ª Avaliação – Perícia Criminal II
1. João, residente na cidade de São Paulo, no intuito de fugir do rodízio de carros, utilizou fita adesiva na placa de identificação do seu automóvel, alterando em determinados dias o 3 pelo número 8. Disserte sobre a conduta de João.
R1. Há grandes divergências jurisprudenciais e na doutrina nesse sentido. 
*Em alguns julgados, a conduta de João é considerada uma adulteração, independente do fim específico da conduta.
*Contudo, outra linha diverge no sentido de que a utilização da fita isolante é temporária e de fácil percepção por qualquer pessoa. 
*Para esses, por ser uma adulteração temporária, não configura o crime.
*Entretanto, o STJ decide que a conduta de João é típica e ele responderá pelo crime de adulteração de sinal de veículo automotor
R2. A Conduta apresentada possui dissenção entre a ação tipificada e a transitiva, em observação à análise jurisprudente e doutrinária do caso, ao modo que, pelo posicionamento consolidado do Supremo Tribunal de Justiça – STJ, considera como conduta típica, por crime de adulteração de Sinais identificadores do veículo.
2. A grafoscopia é também conhecida por grafotécnica, assim entendida como o ramo da documentoscopia, que possui a missão de estudar a grafoscopia, bem como as técnicas empregadas na análise dos grafismos. Com base no exposto, disserte sobre seu conceito.
R1. A grafoscopia estuda a escrita, na qual, através da aplicação de técnicas; possível identificar a autenticidade ou *falsidade de uma assinatura ou escrito.
R2. É a área da documentoscopia que estuda a escrita, pela aplicação de técnicas e análises de sinais caligráficos, conforme as Leis do Grafismo, onde se objetiva identificar, pela assinatura ou escrito, a sua autenticidade ou falsidade.

Continue navegando