Buscar

GEOLOGIA - LISTA 1

Prévia do material em texto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA 
Disciplina: Geologia Aplicada a Engenharia
I Lista de Exercício
1. O que é geologia?
2. Qual a importância do estudo na geologia na construção civil?
3. Quais as ciências relacionadas com a geologia, explique a relação entre elas.
4. Como se explica a contribuição do estudo da geologia na História política mundial?
5. Comente a dependência humana do reino mineral.
6. Como a geologia afeta o dia-a-dia do contexto mundial?
7. Como a teoria do Big Bang explica a criação do sistema solar?
8. Esquematize a estrutura da Terra.
9. Como são definidos os limites e os movimentos das placas tectônicas? Cite exemplo das formações decorrentes do seu movimento. 
10. Como o movimento das placas tectônicas pode influenciar na distribuição e biota mundial?
11. Quais os elementos químicos mais abundantes na composição da Terra? E nas camadas internas de sua estrutura? 
12. Defina: 
a. Minerais
b. Minerais nativos
c. Rochas
0. Quais os grupos de minerais mais comuns na crosta terrestre? Defina e cite exemplos de cada grupo.
1. Como é feita a identificação das características físicas de um mineral?
2. Como acontece o ciclo das rochas e qual a sua importância?
Bom desempenho!
RESPOSTAS:
1- A Geologia é considerada como a ciência responsável pelo estudo da Terra, da matéria que a compõe, o seu mecanismo de formação, alterações que ocorrem desde a sua origem e a estrutura que a sua superfície possui na atualidade.
2- Se tratando da importância da Geologia no estudo da construção civil, sua ajuda é de extrema relevância, pois permite que se possa saber especificações do solo em que se deseja construir, assim evita surpresas negativas e problemas na execução da obra.
3- A Geologia está ligada à algumas ciências, dentre elas estão: Astronomia, Biologia, Química, Física, Climatologia, Cristalografia, Petrologia etc. A relação entre Geologia e astronomia por exemplo, seria a formação do planeta Terra, suas características especificas, já relacionando-a com Química, seria correto falar das leis da mesma, nas quais assim como a física, regem o nosso planeta e o universo, pois existem os átamos e eles compõe toda a matéria existente no âmbito em questão. 
4- Com o surgimento do primeiro pensamento geológico, por volta dos anos 1050, na China, por Shen Kuo, porém, apenas durante a revolução científica, nos séculos XIV e XV, que a geologia foi se tornando expressiva. Isso ocorreu a partir da publicação do livro “Theory of the Earth” (Teoria da Terra), para a Sociedade Real de Edimburgo por James Hutton, daí em diante James ficou conhecido como o primeiro geólogo. Assim começaram a desvendar todos os mistérios do planeta que naquela época assombravam a população. Desde então, diversas teorias sobre a Terra e novas vertentes da geologia foram surgindo. Outro marco para a história da geologia ocorreu na Segunda Guerra Mundial. Com o intuito de orientar os submarinos militares nos fundos dos oceanos. Por estes exemplos dá para notar a importância da geologia na história da política 
5- O reino mineral é constituído por todas as coisas que não possuem vida: pedras, rochas, água, solo, gases, minérios etc. Parando para analisar isto, podemos perceber o quão dependente deste reino o ser humano é, pois o nosso corpo é 70% composto de água, sem falar que respiramos o gás oxigênio, usamos o solo para fazermos nossos lares e vivermos e utilizamos os minérios em diversas áreas, desde atividades agrícolas até industriais, englobando a construção civil, o cultivo da terra, a indústria metalúrgica e química, entre outros. 
6- A Geologia afeta diariamente em nossas vidas pelo fato de que fazemos uso dela em construções civis por exemplo, já que para realizar uma obra em determinado local, é preciso estudar e obter dados precisos sobre tal solo, assim evitaria danos e prejuízos futuros. Também é através dela que podemos retirar informações sobre a exploração de minerais e combustíveis em uma região. 
7- De acordo com a teoria do Big Bang, o sistema solar teria surgido após a grande explosão cósmica de uma estrela maior que o sol, na qual teve seus fragmentos espalhados e criando assim o espaço-tempo.
8- A Terra é composta pela Crosta, Manto, Núcleo externo e Núcleo interno. A Crosta é uma espécie de camada sólida de rochas na superfície do planeta. O Manto é uma camada semi-líquida de magma (pedra fundida), que se move devido as correntes de convecção. o Núcleo Externo é a parte liquida do entro da Terra que tem composição semelhante ao interno. O Núcleo Interno é a parte sólida no centro da Terra, composto por ferro e níquel, com temperaturas que atingem até 5,500°C.
9- As placas contêm 3 limites, sendo eles: Convergente, Divergente e Conservativas ou Transformantes. Placas Convergentes: Se denominam assim quando as placas colidem. A placa menos densa se sobrepõe à mais densa, ou seja, ficando acima, gerando uma área de intenso magmatismo. Dentro do âmbito em questão, existem três especificações de convergência, seriam elas: 
Convergência de duas Placas Oceânicas, que ocorre com sedimentos se fundindo junto com crosta oceânica em subducção, gerando intensa atividade vulcânica, formando arcos vulcânicos ou arcos de ilhas, como fossas Marianas, ilhas do Japão etc.
Convergência de duas Placas Continentais, que ocorre da forma de convergência citada acima, gerando grandes cadeias montanhosas, como a Cordilheira do Himalaia.
Convergência de uma Placa Continental com uma oceânica acontece
quando ocorre uma colisão entre essas duas placas, sendo uma oceânica e outra continental, provocando a subducção da placa continental, produzindo um arco magmático continental ou uma fossa abissal na borda do continente, como a Cordilheira dos Andes, a Fossa Peru-Chile e etc.
Placas Divergentes: Trata-se de quando as placas se afastam uma das outras, formando crostas (relevos) oceânicas ou dorsais meso-oceânicas.
Placas Conservativas ou Transformantes: As Placas Conservativas ou Transformantes, são placas que deslizam lateralmente uma em relação à outra, sem formar ou destruir crostas, como a falha de San Andreas na América do Norte.
10- Ao chocarem-se as placas geram novos relevos ou desníveis, com isso, causa interferência no solo de determinada região, afetando não só o lugar, mas as espécies nas quais vivem ali. Dificulta sua sobrevivência. Nós seres humanos já passamos por muitas dificuldades advindas destes choques tectônicos, a exemplo disso podemos citar os terremotos, os quais destroem cidades, casas etc. Com as outras espécies não chegam a ser tão diferente, pois dependendo de sua proporção, este ocorrido natural pode destruir seus habitats. 
11- O elemento químico mais abundante na superfície terrestre é o Oxigênio. Ele compõe quase metade da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera do planeta. O segundo é o Silício, que compõe cerca de 27% da crosta terrestre e em terceiro o Nitrogênio, que compõe cerca de 78% do ar contido na atmosfera.
12- Minerais: Os minerais são substâncias sólidas homogêneas e geralmente de origem inorgânica, formadas por um ou mais elementos químicos, comumente encontrados na natureza.
Minerais Nativos: Os nativos são minerais formados por um único elemento químico, em um estado não ionizado. Exemplos: enxofre, prata, diamante e ouro.
Rochas: É um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas.
13- O grupo dos silicatos é o maior grupo de minerais, sendo compostos principalmente por silício e oxigénio, com a adição de cátions como o magnésio, o ferro e o cálcio. Alguns dos mais importantes silicatos constituintes de rochas comuns são o feldspato, o quartzo, as olivinas, as piroxenas, as granadas e as micas. Outra classe de minerais encontrados na crosta terrestre são óxidos, formados com oxigênio e outros elementos químicos. Um óxido comum é a magnetita, composta de oxigênio e ferro. Fazendo 3% da crosta, a magnetita é preta comum brilho opaco a metálico. Minerais de óxidos relacionados incluem cromita e o espinélio de pedras preciosas.
14- É realizada através de sua cor, forma, brilho, transparência e tenacidade. São as formas mais eficazes de se identificar um mineral.
15- O ciclo das rochas é um fenômeno natural cíclico, contínuo e infinito, que envolve os processos de transformação das rochas através do tempo e que ocorrem com a ação da erosão e do intemperismo. Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera.

Continue navegando