Buscar

CAMILA PEIXOTO - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (2)

Prévia do material em texto

TROMBOSE E SUAS REPERCURSSÕES 
Nome Completo Camila Dias Netto Peixoto
Matrícula: 01541004
Curso: Nutrição
A trombose é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que impedem o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro das veias e das artérias que integram o sistema circulatório.
Existem diferentes tipos de trombose, de acordo com a área do corpo onde a trombose está localizada. Essa é uma condição que acomete mulheres com mais frequência, sendo que homens também podem apresentá-la.
Há muitas causas para a trombose, sendo muito comum após longas internações hospitalares com amplo período de imobilidade, após viagens prolongadas em aviões e ônibus e após o uso contínuo de medicamentos anticoncepcionais e de reposição hormonal.
Pacientes fumantes, obesos e com varizes nas pernas também possuem maiores chances de desenvolver a trombose.
A veia poplítea é um dos principais vasos sanguíneos da parte inferior do corpo. Corre pela parte de trás do joelho e transporta sangue desde a perna inferior até ao coração. Por vezes, um coágulo de sangue ou trombose pode bloquear esta importante veia. Isto é conhecido como trombose venosa profunda (TVP). Pode restringir a circulação nas pernas. Isto pode danificar os vasos sanguíneos e o tecido circundante.
Um coágulo pode também deslocar-se da veia poplítea. Pode então viajar para o lado direito do coração e depois para os pulmões, onde pode causar numerosos problemas circulatórios e respiratórios. Um coágulo de sangue nos pulmões é chamado embolia pulmonar (EP).
Em relação as diferenças anatômicas entre artérias, veias e capilares dizem respeito principalmente à estrutura da parede desses vasos. Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados.
O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos. É nesses vasos que o sangue circula, sendo levado para todas as partes do corpo, o que garante nutrição e oxigenação das células.
As veias são vasos sanguíneos que transportam sangue proveniente dos tecidos para o coração. As veias maiores resultam da convergência de vasos sanguíneos, que tornam a veia mais calibrosa à medida que se aproxima do coração. Quando comparadas às artérias, verificamos que a túnica média das veias é menos musculosa e com menos fibras elásticas. Por isso as tromboses são mais comuns nas veias do que nas artérias.
Normalmente o sangue transportado pelas veias é rico em gás carbônico e pobre em nutrientes, por isso, esse tipo de sangue era chamado anteriormente de sangue venoso. Vale destacar, no entanto, que as veias também transportam sangue rico em oxigênio, que é o caso da veia pulmonar.
Diferentemente das artérias, a pressão nas veias é menor. Para que o sangue consiga vencer a força da gravidade e a baixa pressão para retornar ao coração, as veias possuem válvulas que evitam o refluxo de sangue.
Referências Bibliográficas:
· CALAIS-GERMAIN, Blandine.Anatomia para o Movimento. V. I: Introdução à Análise das Técnicas Corporais / Blandine Calais – Germain; [tradução Sophie Guernet]. São paulo: Manole, 1991.
· HERLIHY, Bárbara; MAEBIUS, Nancy K. Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano Saudável e Enfermo. 1ed. São Paulo: Manole, 2002.
· https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/diferencas-entre-arterias-veias-capilares.htm
· LATARJET, Michel. Anatomia Humana. 2ed. V1/V2. São Paulo: Panamericana, 1996.
· THIBODEAU, Gary A.; PATTON, Kevin T. Estrutura e Funções do Corpo Humano. 11ed. São Paulo: Manole, 2002.
· https://esad.cr/trombose-venosa-poplitea-sintomas-tratamento-e/

Continue navegando