Buscar

AV II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Prova55320415
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros9/0
Canceladas1
Nota10,00
1Existem algumas alternativas que levam uma organização a realizar novos investimentos. Os novos ativos alocados deverão passar por um detalhado critério de viabilidade, já que os recursos comprometidos, caso o empreendimento fracasse, não terão como retornar ao caixa. Partindo dessa premissa, assinale a alternativa CORRETA sobre o que levará uma empresa a sacrificar o fluxo de caixa por um determinado período:
A
Fluxos de caixa relevantes e alto volume de orçamentos.
B
Baixo faturamento e baixa oferta de mão de obra.
C
Expansão, substituição, renovação e inovações tecnológicas.
D
Fluxos de caixa relevantes, alta entrada operacional e abertura de mercado.
2Guardada as suas proporções, todos temos projetos que colocamos em prática. Diariamente, muitas vezes, esses sonhos sofrem com eventos de risco, trazendo decepções. Na vida das pessoas jurídicas não é diferente. Para minimizar os riscos e para que o princípio da perpetuidade organizacional seja cumprido, ferramentas de análise estão à disposição, denominadas métodos de análise de investimentos. Considerando a prerrogativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F paras as falsas: ( ) O método payback descontado considera a TMA. ( ) O metodo do VPL determina que o fluxo de caixa projetado seja descapitalizado. ( ) Para calcularmos o VPL, devemos saber a TIR. ( ) O método da TIR não pode ser analisado isoladamente. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
V - V - V - V.
C
F - F - V - V.
D
F - V - V - F.
3A estrutura de capital de uma empresa pode ser construída por capital próprio e de terceiros. Sabe-se que a decisão de estruturar o capital da empresa, além de ser complexo, compete aos acionistas, como também ao gestor financeiro, visto que qualquer decisão equivocada poderá comprometer a solvência do negócio. Nesse sentido, quanto à estrutura de capital de uma empresa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As diferentes taxas de cada uma das fontes de capital que integralizam a estrutura de capital da empresa sempre se igualam à maior das taxas. ( ) O capital próprio já é presente em qualquer empresa, portanto, apenas o capital de terceiros é avaliado na estrutura de capital. ( ) O capital de uma empresa está estruturado num montante de capital próprio e de capital de terceiros. ( ) Cada uma das fontes de capital que compõem a estrutura de capital da empresa apresenta diferentes taxas, o que permite calcular um custo médio ponderado de capital. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - V.
4A aceitação de um projeto vai de acordo com o retorno financeiro previsto para a empresa. Existem alguns métodos de avaliação de projetos para avaliar a aceitação dos investimentos, e, como exemplo, cita-se TMA, TIR e PAYBACK. Nessas condições, analise as sentenças a seguir: I- A técnica do Payback deve ser somente usada por pequenas empresas na análise de seus investimentos, pois ela é considerada muito complexa. II- A TIR é uma técnica para se calcular o orçamento de capital, sendo esta pouco utilizada na avaliação de alternativas de investimentos. III- A TMA é uma taxa de juros mínima que o investidor do capital almeja ao aplicar dinheiro em determinado projeto. A tradução correta de TMA é Taxa Mínima de Atividades. IV- O Payback Descontado não considera o custo do capital no decorrer do tempo, pois este custo pode ser representado por meio do acúmulo do valor presente em apenas alguns períodos dos projetos. V- O VPL é uma ferramenta que atualiza as entradas de caixa futuras para um valor presente, considerando o custo do dinheiro ao longo do tempo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças IV e V estão corretas.
B
Somente a sentença V está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
5A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Payback. II- TIR. III- VPL. ( ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado. ( ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto. ( ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não. ( ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
A
III - I - II - III.
B
III - II - I - III.
C
II - II - I - III.
D
II - II - III - I.
6Ao entender o orçamento de capital, os acionistas da empresa avaliam a coerência dos investimentos a serem desenvolvidos em longo prazo. Para Gitman (2004), esse processo faz parte dos objetivos gerenciais da empresa, a fim de que sua riqueza seja maximizada. Nessa direção, alguns motivos levam a empresa a realizar um dispêndio de capital, como expansão, substituição e renovação. Analise as sentenças a seguir: I- Expansão: ocorre normalmente em função do aumento do nível de operações. II- Substituição: ocorre quando os ativos imobilizados ficam obsoletos e o valor do conserto não apresenta uma boa relação custo-benefício em relação ao valor do bem novo. III- Renovações: ocorre quando temos investimentos que não refletem resultados imediatamente tangíveis. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e III estão corretas.
7O orçamento de capital auxilia o gestor financeiro na projeção de um retorno futuro da empresa, com base nas alternativas de investimentos em projetos. Analise as seguintes sentenças: I- Os projetos independentes não dependem um do outro, seus fluxos não estão relacionados e a aceitação de um deles não exclui os demais. II- Os projetos mutuamente excludentes não competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais não são descartados. III- Os projetos independentes dependem um do outro, seus fluxos estão relacionados e a aceitação de um deles exclui os demais. IV- Os projetos mutuamente excludentes competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais são descartados. V- Os fluxos relevantes de um orçamento de capital compreendem o investimento inicial, as entradas de caixa operacional e o fluxo de caixa terminal. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e V estão corretas.
B
As sentenças I, IV e V estão corretas.
C
As sentenças II, IV e V estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
8Quando uma organização decide pelo abandono de uma posição de conforto, buscando novas alternativas para crescimento, naturalmente ficará exposta ao risco, evento esse que deverá ser minimizado ao máximo, caso contrário, poderá levar a empresa à insolvência financeira.Com a finalidade de evitar tal situação, algumas ferramentas são utilizadas, denominadas métodos de análise de investimentos. Dentre essas ferramentas, temos a taxa interna de retorno. Assinale a alternativa CORRETA que está alinhada com a TIR:
A
A TIR determina o tempo de retorno do investimento.
B
A TIR determina o custo do capital investido.
C
A TIR tem como base a taxa SELIC.
D
A TIR tem a finalidade de zerar o VPL do fluxo de caixa projetado.
9O fluxo de caixa é a principal ferramenta para análise de investimentos. Sua formação compreende o investimento inicial, mais as entradas periódicas no decorrer do tempo futuro. Essa elaboração deverá ser precisa, porque, caso contrário, poderá levar um projeto ao fracasso. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à formação do investimento inicial:
A
O investimento inicial expressa o valor presente líquido.
B
O investimento inicial compreende o somatório das entradas de caixa.
C
O investimento inicial demonstra o fluxo de caixa final do investimento ou projeto.
D
O investimento inicial são recursos necessários para a execução de um projeto.
10A origem de recursos de uma organização é formada por capital próprio e capital de terceiros, através dos quais as empresas buscam alternativas para financiamento para ativos de curto e longo prazo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O capital próprio representa o dinheiro dos acionistas. II- O capital de terceiros é representado pelos bancos. III- O risco financeiro advém da não cobertura dos custos operacionais. IV- O conflito entre agentes, considerando seus interesses individuais, poderá afetar a saúde financeira de uma organização de forma irreversível. Agora, assinale a alternativa CORRETA.
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.

Continue navegando