Buscar

PROVA N2 SAUDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA N2 SAUDE COLETIVA
1 - Quando estamos lidando com a saúde e a doença, precisamos compreender que tais aspectos fazem parte de um processo: o processo saúde-doença. Tal concepção ainda precisa ser imersa na condição de determinação social desse processo, em uma situação de produção e reprodução social que possibilitam modos de levar a vida, também a saúde e a doença.
sobre a determinação social do processo saúde-doença, analise as afirmações a seguir.
I. Tal modelo de explicação da saúde e doença, tem seu arcabouço teórico no Materialismo Histórico e Dialético.
II. Trata-se de um modelo que tem nos modos produtivos a gênese das relações entre a saúde e a doença, por meio dos modos de “levar a vida” possibilitados.
III. A produção e a reprodução social não têm relação com a determinação social da saúde e doença.
IV. Relações como moradia, saneamento, trabalho, lazer, acesso a bens e serviços não tem relação com o modelo.
Está correto o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA: I e II
2 - A promoção da saúde pode ser compreendida como uma forma de intervenção e interação no âmbito social no que diz respeito às condições de saúde de indivíduos e coletividades. De forma geral, promover saúde se refere à qualidade de vida das pessoas, aos aspectos de moradia, saneamento, renda, trabalho, entre outros.
Sobre o conceito de promoção da saúde, assinale a alternativa que melhor descreve essa prática. 
RESPOSTA CORRETA: Promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas
de saúde pública, com objetivo de evitar que as pessoas se 
sujeitem a fatores condicionantes e determinantes de doenças.
3 - Quando nos referimos à prevenção de doenças, atrelamos a esse contexto os procedimentos por meio dos quais os indivíduos e coletividades, necessariamente aqueles com particularidades e fatores de risco para uma doença, são tratados para prevenir a ocorrência daquela determinada situação, mas os níveis de prevenção não consistem somente nisso.
Desse modo, sobre os níveis de prevenção em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Como exemplo da Prevenção Primária temos as ações generalistas, de incentivo ao exercício físico, alimentação saudável e correlatos.
II. Os exames de triagem e diagnóstico precoce de danos e agravos são exemplos de Prevenção Secundária.
III. Atividades com intuito de reabilitar pacientes pós-infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico são exemplos de Prevenção Quaternária.
IV. Os cuidados paliativos são exemplos clássicos de Prevenção Secundária, principalmente os atrelados a cuidados oncológicos.
Está correto o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA: I e II
4 - DATASUS é o departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. Trata-se de um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Existe uma versão on-line e aberta ao público para consultas e acompanhamentos.
DATASUS: Departamento de informática do SUS. Ministério da Saúde.  DATASUS. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/sobre-o-datasus/. Acesso em: 1 jun. 2020.
Sobre os Sistemas de Informação em Saúde, analise as opções a seguir.
I. O instrumento de coleta de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade é a Declaração de Óbito.
II. O instrumento de coleta de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos é a Declaração de Nascido Vivo.
III. O Sistema de Informações Hospitalares tem como instrumento as fichas de atenção básica.
IV. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação tem como instrumento de coletas as Fichas de Notificação.
Está correto o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA:I, II e IV
5 - João Pedro é gestor municipal da Atenção Básica de uma cidade metropolitana, no exercício de suas atividades ele identifica o aumento considerável no número de notificação de tuberculose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao analisar esses dados, ele percebe que o aumento se dá majoritariamente no público masculino, com faixa etária de 20 a 25 anos, e mesmo local de trabalho.
Nesse contexto, como o gestor deve proceder? 
RESPOSTA CORRETA: Jão Pedro diantedessa situação deve procurar reunir-se com as equipes de saúde dasunidades e buscar formas de intervenção e melhoramento dos panoramas de saúde.
6 - A compreensão sobre a saúde e a doença sempre foi uma temática de muita relevância nas civilizações, tamanha a importância que esse assunto tem para a vida social. Pode-se, inclusive, compreender tal contexto atrelando o entendimento sobre saúde e doença ao momento histórico e social, já que a forma como era atribuído sentido e valor para as outras temáticas, era também atribuído à saúde e a doença.
Sobre o Modelo Mágico-religioso ou Xamanístico analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um modelo atrelado às características do Biomédico, tendo o fortalecimento das ciências biológicas como uma grande peculiaridade.
II. Modelo atrelado ao viés religioso e sobrenatural, com um grande apelo ao bem e o mal, sendo a saúde e doença vivida pelos modos e consequências desses aspectos.
III. Tem na figura do feiticeiro, xamãs e sacerdote, o representante na manipulação das condições de saúde e doença.
IV. Modelo originado da Antiguidade, em um momento em que todas as explicações sobre os seres e o meio em que viviam tinham origem no sobrenatural ou religião. 
Está correto o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA: II, III e IV
7 - Leia o trecho a seguir.
“O termo informação, segundo o dicionário Houaiss, tem, entre outras acepções, as seguintes: a) comunicação ou recepção de um conhecimento ou juízo; b) o conhecimento obtido por meio de investigação ou instrução; esclarecimento, explicação, indicação, comunicação, informe; c) acontecimento ou fato de interesse geral tornado do conhecimento público ao ser divulgado pelos meios de comunicação; notícia; d) conjunto de atividades que têm por objetivo a coleta, o tratamento e a difusão de notícias junto ao público; e e) conjunto de conhecimentos reunidos sobre determinado assunto.”
MUNCK, A. B.; MORENO, C. M.; COELI, S. Informação em saúde. Dicionário da Educação Profissional em Saúde.Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/infsau.html. Acesso em: 1 jun. 2020.
Sobre a informação e os Sistemas de Informação em Saúde, analise as opções a seguir.
I. A informação pode funcionar como uma forma de diminuir as incertezas sobre determinada patologia, viabilizando a tomada de decisão por profissionais e gestores.
II. A informação atua em um processo de reflexão, avaliação e tomada de decisões para se superar determinada situação de saúde.
III. A aplicabilidade das informações em saúde acontece por meio das informações epidemiológicas e da gestão dos serviços de saúde, não tendo relação com a consolidação nos Sistemas de Informação em Saúde.
IV. Os dados sobre saúde, como o número de casos de pessoas acometidas por uma doença, quantidade de óbitos, nascidos vivos ou reposta a um determinado tratamento, são consolidados e integrados em Sistemas de Informação.
Está correto o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA: I, II e IV
8 - A prevenção em saúde se organiza em níveis, e cada nível se organiza de tal forma que as diversas necessidades de saúde possam ser protegidas e manuseadas, a fim de que se evite determinado agravo ou risco, de modo a garantir o máximo de medidas protetivas para indivíduos e coletividades.
Nesse sentido, entre as alternativas a seguir, assinale a que melhor conceitua a Prevenção Secundária. 
RESPOSTA CORRETA:Diz respeito às medidas que tem o intuito de detectar um 
problema de saúde em fases iniciais, de preferência em 
estágios subclínicos, no indivíduo ou coletividade.
9 - Aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte, em 22 de setembro de 1988, e promulgada, em 5 de outubro do mesmo ano, a Constituição da República Federativa do Brasil é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-seno topo do ordenamento jurídico. Quanto à saúde, apresenta uma concepção de saúde como um direito de todos.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 jun. 2020.
Tal constituição, conhecida como constituição cidadã, representa importante marco legal do país, assegurando direitos no âmbito da educação, segurança e saúde.
Valendo-se de tais informações, assinale a afirmativa que melhor traduz o direito trazido pela Constituição Federal de 1988. 
RESPOSTA CORRETA: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido 
mediante políticas sociais e econômicas que visem à 
redução do risco de doença e de outros agravos e o acesso 
universal e igualitário às ações e serviços para sua 
promoção, proteção e recuperação
10 - É de grande importância a busca pelo estabelecimento de uma atenção integral por parte dos serviços de saúde, que precisam se organizar de modo a atender todas as necessidades de saúde da população. Nesse sentido, os serviços de saúde precisam se organizar em níveis de atenção, que devem se comportar de forma integrada.
Sobre os níveis de atenção, analise as afirmativas a seguir.
I. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define três níveis de atenção à saúde: primário, secundário e terciário.
II. No Brasil, ficou estabelecido, como referência aos termos da OMS, os níveis de atenção básica, média e alta complexidade.
III. Os níveis seguem uma ordem crescente de complexidade e aparato tecnológico, com intuito de garantir que cada paciente seja atendido no nível que correspondente.
IV. A organização e sistematização a respeito do que cada nível de atenção precisa oferecer não é importante, pois, as demandas são programáticas.
Está correto o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA: I, II e III.

Continue navegando