Buscar

Compreensão e interpretação de textos

Prévia do material em texto

Compreensão e interpretação de textos
LÍNGUA PORTUGUESA 
PROFESSORA : JACQUELINE DE SOUZA
PRÉ - MÉDIO
Compreensão e interpretação de textos
A compreensão e interpretação de texto são duas ações que estão relacionadas, uma vez que quando se compreende corretamente um texto e seu propósito comunicativo chegamos a determinadas conclusões (interpretação).
Hoje em dia é essencial saber interpretar corretamente os textos, entender melhor sobre suas tipologias e as funções da linguagem relacionadas a ele.
Resumindo
Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto.
Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.
O que é interpretação de textos?
A interpretação de textos envolve a capacidade de chegar a determinadas conclusões após fazer a leitura de algum tipo de texto (visual, auditivo, escrito, oral).
Por isso, a interpretação de texto é algo subjetivo e que pode variar de leitor para leitor. Isso porque cada um possui um repertório interpretativo que foi sendo adquirido ao longo da vida.
Vale lembrar que o repertório interpretativo do leitor advém, em grande parte, da leitura. Portanto, ler é um ato essencial e que auxilia na melhor interpretação dos textos e conexão das ideias.
O que é compreensão de textos?
Compreender um texto é entender a mensagem que ele está transmitindo de maneira objetiva. Assim, a compreensão textual envolve a decodificação da mensagem que é realizada pelo leitor.
Quando ouvimos, por exemplo, um noticiário, compreendemos a mensagem passada e qual sua finalidade (informar o ouvinte de algum acontecimento, por exemplo).
Para compreender os textos escritos não é diferente, porém requer o conhecimento da língua, do vocabulário e das funções relacionadas com linguagem e a comunicação.
Logo, por meio da interpretação das palavras e das frases podemos compreender melhor a mensagem que está sendo transmitida. Por isso, ter um dicionário por perto é sempre uma dica boa, se caso houver algum termo desconhecido.
Como fazer a interpretação de texto?
Ler e reler o texto
A interpretação do texto é um processo de leitura e releitura do texto. Isso porque muitas vezes perdemos alguns dados durante a primeira leitura, então é natural que precisemos reler o texto duas ou até mais vezes, com bastante atenção, para captarmos suas principais ideias.
Aprofundar a análise do texto
Procure identificar ideias implícitas no texto, verificando se foi usada alguma figura de linguagem, algum efeito discursivo e, em caso positivo, por que o autor optou por essa forma de expor sua ideia. Analise para quem o texto parece ter sido escrito e qual foi o intuito do autor ao escrevê-lo. Pense em outras ideias que você conheça relacionadas com o tema, como outros fatos ou conceitos, e verifique se elas se complementam à leitura ou dão a você maior repertório para entender o texto de modo mais aprofundado.
Analisar o contexto do texto
Entenda quem é o autor, em qual época o texto foi escrito, qual é o objetivo do texto, que linguagem foi utilizada. Esses elementos são importantes para aumentar a sua compreensão de como as ideias podem ter surgido e por que foram desenvolvidas daquela forma.
Dicas para uma boa interpretação de texto
Praticar a interpretação sempre que possível
Quanto mais você exercitar a sua interpretação de texto, melhor você saberá interpretá-los. Procure fazer uma análise aprofundada de qualquer texto: seja um livro, uma história em quadrinhos, uma postagem nas redes sociais ou aquela história contada por um amigo nos aplicativos de mensagem. Observe como a escrita foi feita e quais mensagens implícitas você conseguiu depreender a partir das palavras escritas.
Ler com calma e concentração, em um ambiente tranquilo e propício para isso
Para uma boa interpretação de texto, é necessária muita concentração. Assim, pratique a interpretação quando estiver com tempo livre e, de preferência, em um ambiente tranquilo, que não distraia a sua atenção do próprio texto.
Sublinhar partes do texto
Quando possível, sublinhar partes relevantes do texto pode ajudar você a se concentrar nele e, também, a destacar suas principais ideias. Assim, quando você precisar voltar a alguma parte dele para releitura, já saberá onde se ater.
Elencar as principais ideias em cada parágrafo
Outra técnica interessante é, quando possível, elencar (em papel à parte ou próximo ao próprio texto) as principais ideias em cada parágrafo, além de fazer outras anotações pertinentes a respeito de como o texto desenvolve seu argumento. Assim, você pode perceber, de maneira mais resumida e pontual, como as ideias foram organizadas.
Pesquisar palavras desconhecidas
Qualquer pessoa pode ter dúvidas a respeito do significado de algumas palavras, e para uma boa interpretação de texto é essencial entender seu uso. Assim, sublinhe as palavras cujo significado você desconhecer para pesquisar no dicionário. Se possível, anote esse significado e/ou um sinônimo e releia o trecho para se certificar de ter compreendido certo.
Interpretação de textos no Enem
Para além das sugestões anteriores, no Enem você precisa considerar mais alguns pontos.
Interpretar também a questão
Não basta interpretar os textos, porque também é essencial interpretar o que consta nas questões e nas alternativas, lendo-as atentamente e buscando os trechos relacionados no texto. O Enem pode trazer enunciados específicos, então é necessário ter muita atenção ao lê-los para entender o que se pede para ser interpretado.
Interpretar também as alternativas
Ler todas as alternativas é fundamental para não se precipitar e assinalar a opção errada só porque ela usou expressões idênticas às que estavam no texto. Lembre-se: muitas vezes, é possível repetir expressões do texto, mas usando-as em ideias que contradizem o que foi afirmado no texto ou, ainda, em ideias que nem sequer foram abordadas no texto, não tendo relação com a questão.
Diferenças entre interpretação e compreensão de textos
Enquanto a interpretação de textos se relaciona com a capacidade de fazer inferências a partir do texto, a compreensão de textos está mais relacionada com a capacidade de entender e apontar objetivamente o que foi explicitado.
Em outras palavras, o leitor trabalha sua compreensão de um texto quando sabe indicar o que se afirma nele, que fatos e ideias foram explicitados pelo autor e quando sabe resumir o conteúdo. Já na interpretação de texto, o leitor não apenas compreende o texto, como ainda consegue inferir outros sentidos implícitos nele, relacionar o que foi discutido a outras ideias não contidas no texto, analisá-lo criticamente e tirar suas próprias conclusões a partir da leitura.
 
.MsftOfcThm_Accent1_Fill_v2 {
 fill:#4472C4; 
}
.MsftOfcThm_Accent1_Stroke_v2 {
 stroke:#4472C4; 
}

Continue navegando