Buscar

AVALIAÇÃO 3 BIOLOGIA MOLECULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação3,00
Prova42048338
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros10/0
Nota10,00
1Diversos tipos de câncer apresentam componentes hereditários associados a mutações ou deleções de diversos genes. Nesse sentido, em uma mesma amostra de material genético podem ser sequenciados diversos genes e variantes descritas na literatura como associadas a um ou mais tipos de câncer. Com base nos sequenciamentos realizados para determinação do risco de desenvolvimento de câncer, analise as sentenças a seguir: I- Os resultados são validados de acordo com as alterações encontradas e descritas aquelas que representam risco do desenvolvimento de câncer, possível risco e até mesmo as variantes de significativo inserto. II- A síndrome de Lynch está associada a mutações nos genes MLH1, PMS2, MSH2 e MSH6, associados a processos de reparo de DNA durante o processo de divisão celular. III- São aplicados métodos de MLPA, sequenciamento Sanger, microarranjos, entre outras, a fim de validar os resultados obtidos nos painéis de avaliação. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
2O universo da atuação das diferentes técnicas de biologia molecular continua avançando e correspondem à grande importância para diversas patologias. Atualmente, inúmeras técnicas foram desenvolvidas e aprimoradas a fim de identificar condições fisiológicas ou patológicas específicas. Sobre as técnicas mais específicas em biologia molecular, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Análise cromossômica por microarranjo. II- Análise metagenômica do microbioma endometrial. III- Sequenciamento do exoma. ( ) Teste que avalia a composição bacteriana intrauterina, através do sequenciamento NGS. ( ) Avaliação realizada em regiões codificadoras no genoma humano, otimizando o diagnóstico de doenças genéticas. Para sua aplicação, é necessário uma série de ferramentas avançadas de bioinformática e de bancos de dados atualizados. ( ) Técnica que identifica alterações cromossômicas muito pequenas, referentes ao número de cópias de diferentes regiões dos cromossomos, detectando deleções ou duplicações no DNA. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - II - I.
B
I - III - II.
C
I - II - III.
D
II - III - I.
3A função do genoma pode ser investigada por meio da supressão da função gênica e, para tanto, algumas técnicas podem ser aplicadas, como, por exemplo, a promoção de mutações gênicas diretamente no DNA, a interferência na expressão gênica com a utilização de RNA de interferência (iRNA). Sobre os RNAs de interferência (iRNAs), assinale a alternativa CORRETA:
A
Os iRNAs promovem modificação permanente na expressão gênica.
B
Os iRNAs modificam a expressão ou tradução gênica, não afetando o DNA diretamente.
C
O uso de moléculas de RNA conhecidas como microRNAs (miRNAs) se ligam a partes específicas do DNA e sinalizam para degradação do material genético.
D
A utilização do iRNAs alteram a expressão gênica diretamente no DNA.
4Os ciclos do PCR (reação em cadeia da polimerase) são críticos para o sucesso da técnica. Em torno de 20-40 ciclos são programados no termociclador, a fim de se obter milhares de cópias de DNA. Sobre os ciclos do PCR associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Desnaturação. II- Anelamento. III- Extensão. ( ) Estágio em que os primers se ligam à fita do DNA na sua sequência complementar. ( ) Estágio inicial, em que ocorre abertura da dupla fita, liberando os nucleotídeos de cada uma das fitas simples. Esta etapa ocorre em uma alta temperatura, em cerca de 95º C. ( ) Estágio correspondente à adição de nucleotídeos pela DNA polimerase específica, denominada como Taq DNA polimerase, em uma temperatura de 72º C. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - III.
B
I - II - III.
C
III - II - I.
D
I - III - II.
5O biomédico pode atuar em diversas áreas que permeiam as ciências biológicas e médicas. Assim, uma das habilitações disponíveis ao profissional biomédico é a biologia molecular, permitindo, ao biomédico, inclusive, a atuação na coleta e análise de amostras a serem avaliadas, na interpretação dos resultados e na emissão e assinatura de laudos e pareceres técnicos. Sobre as áreas de atuação do biomédico, assinale a alternativa CORRETA:
A
O biomédico pode atuar somente na coleta de amostras que serão utilizadas na área de biologia molecular.
B
O biomédico por atuar em áreas nas quais as técnicas de biologia molecular são utilizadas e frequentemente aprimoradas, como nas áreas da genética e indústria.
C
As áreas de citogenética e genética humana molecular, assim como o desenvolvimento de vacinas, soros e reagentes são exclusivas para atuação do biomédico.
D
O biomédico não atua na interpretação de resultados relacionados à biologia molecular.
6Os polimorfismos genéticos têm se mostrado uma importante descoberta, o que despertou um grande interesse no mapeamento desse tipo de variação, bem como no estudo das associações genótipo-fenótipo em que elas possam estar envolvidas. Sobre os polimorfismos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Polimorfismos de nucleotídeo único (SNP). II- Polimorfismo no número de cópias (CNP). III- Polimorfismo repetido em tandem curta (STRP). IV- Polimorfismo de repetição em tandem de número variável (VNTR). ( ) O polimorfismo ocorre em apenas um nucleotídeo. ( ) É caracterizado por sequências curtas de DNA, entre 2 e 4 nucleotídeos, que podem estar repetidas (em tandem) até algumas dezenas de vezes, sendo essas sequências chamadas de microssatélites ( ) Esse tipo de polimorfismo pode ser resumido como uma variação no número de cópias de segmentos relativamente extensos do DNA, entre 200 pb até cerca de 2 Mb, os quais podem estar ausentes ou presentes em um determinado alelo ou podem estar presentes em variados números de cópias em tandem em cada um dos alelos, representando uma vasta gama de alelos possíveis com esse tipo de variação. ( ) Os DNA minissatélites são formados por sequências com cerca de 10 até 100 nucleotídeos repetidos em tandem por centenas a milhares de vezes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II - IV.
B
IV - II - I - III.
C
I - II - III - IV.
D
III - IV - II - I.
7As técnicas de biologia molecular, permitem o diagnóstico e monitoramento de doenças virais através da detecção do vírus em amostras biológicas. Sobre o uso dos testes moleculares para detecção viral, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os vírus são sequenciamentos pelo método NGS para sua correta detecção na amostra de pacientes com suspeita de doenças respiratórias causadas pelo vírus influenza, parainfluenza, coronavírus, dentre outros.
B
O PCR quantitativo pode ser utilizado para detecção de vírus como o HIV, o influenza, o parainfluenza, o rhinovírus, o vírus sincicial respiratório, o adenovírus, o coronavírus e a genotipagem viral para identificar mutações virais responsáveis por fornecer resistência à terapia farmacológica.
C
A detecção viral depende de testes moleculares como o PCR multiplex, que amplifica vários RNA virais ao mesmo tempo, não sendo utilizado para amplificação de DNA viral.
D
A detecção do DNA viral pode ser realizada através do sequenciamento genético, sendo que o RNA viral não pode ser determinado nas amostras biológicas.
8A hibridização in situ foi elaborada com o objetivo de isolar e identificar fragmentos, através do anelamento entre duas fitas simples de origens distintas, sejam elas DNA ou RNA. Sobre essa técnica, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Northen-blotting. II- Southern-blotting. III- Hibridização in situ. ( ) Técnica que utiliza sondas de ácidos nucleicos, com marcação química, no local em que a molécula de interesse deve ser encontrada (RNA dentro da célula, DNA específico em cromossomos). ( ) Técnica que avalia padrões de sequências de nucleotídeos de genes do DNA e utiliza sondas de DNA molde, os quais são marcados com radiaçãoou quimicamente. ( ) Nesta técnica, o RNA mensageiro (mRNA) é utilizado a fim de buscar comparar situações distintas, como, por exemplo, utilizar amostras controle como padrão para expressão do gene de interesse e, assim, comparar com a amostra de interesse. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III.
B
I - III - II.
C
II - I - III.
D
III - II - I.
9A interação entre proteínas e o DNA é de extrema importância na genômica funcional, especialmente pelo fato de que diversas proteínas são reguladoras da expressão gênica. Com base nas técnicas utilizadas para identificar os locais de interação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A MNase (nuclease microcócica), uma nuclease específica, capaz de clivar o DNA em pequenos fragmentos, é modificada com a adição de uma proteína, a proteína A (pA) no sequenciamento CUT & RUN. ( ) A MNase modificada com a pA forma regiões de interação entre a proteína e o DNA que podem ser imunoprecipitadas, formando uma amostra rica de precipitados de regiões de interação da proteína de interesse com o DNA. ( ) No sequenciamento ChIP, a proteína de interesse é reticulada ao DNA, ou seja, são formadas ligações covalentes entre a proteína e o DNA por meio da adição de anticorpos específicos para essa proteína. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
V - V - F.
C
F - F - V.
D
F - V - F.
10A escolha do gel para a técnica de eletroforese deve-se dar através do tamanho da molécula a ser isolada e do objetivo do isolamento. Com base nas matrizes de agarose e poliacrilamida para a técnica de eletroforese em gel, analise as sentenças a seguir: I- A poliacrilamida pode separar fragmentos de DNA com até mesmo uma única base nitrogenada de diferença. II- A agarose, apresenta menor resolução, ou seja, cada banda presente no gel, representa um agrupamento de moléculas de tamanho semelhantes. III- No gel de poliacrilamida, uma menor faixa de tamanho das moléculas pode se movimentar, enquanto fragmentos maiores de DNA podem migrar facilmente no gel de agarose. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.

Continue navegando