Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios epidemiologia e processo de saude doença

User badge image
Júnia Lemes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto a seguir:

“[...] o fator de risco é usado para descrever fatores que se associam ao desenvolvimento de uma doença, mas não são suficientes para causa-la”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 62.

Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores de risco, assinale a alternativa correta:

Nota: 10.0

A A análise dos fatores de risco cabe para o estudo das doenças parasitárias, como as contagiosas.

B Fator de risco é algo ao qual uma pessoa ou um grupo populacional está exposto e que pode causar neles uma doença ou um agravo à saúde

C Fator de risco é um conceito muito utilizado para a medicina individual e coletiva.

D Os fatores de riscos apresentam-se em uma relação de especificidade de causa e efeito, sendo esses, a causa.

E São exemplos de fatores de risco o tabagismo, a dieta rica em açúcar e a prática constante de atividade física.


A A análise dos fatores de risco cabe para o estudo das doenças parasitárias, como as contagiosas.
B Fator de risco é algo ao qual uma pessoa ou um grupo populacional está exposto e que pode causar neles uma doença ou um agravo à saúde
C Fator de risco é um conceito muito utilizado para a medicina individual e coletiva.
D Os fatores de riscos apresentam-se em uma relação de especificidade de causa e efeito, sendo esses, a causa.
E São exemplos de fatores de risco o tabagismo, a dieta rica em açúcar e a prática constante de atividade física.

Leia o extrato de texto a seguir:

“Quatro tipos de fatores desempenham um papel na ocorrência das doenças. Todos podem ser necessários, mas raramente são suficientes para causar uma doença em particular [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 61.

Conforme o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, relacione os três fatores que afetam a ocorrência das doenças, listados abaixo, as suas respectivas características:

1. Predisponentes.
2. Precipitantes.
3. Reforçadores.

( ) Fatores como idade, sexo ou traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune.
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente.
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A 1 – 2 – 3

B 1 – 3 – 2

C 2 – 1 – 3

D 2 – 3 – 1

E 3 – 2 – 1


A 1 – 2 – 3
B 1 – 3 – 2
C 2 – 1 – 3
D 2 – 3 – 1
E 3 – 2 – 1

Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os termos da epidemiologia não supracitados, relacione corretamente os termos listados abaixo às suas respectivas características:


1. Distribuição
2. Determinantes
3. Aplicação na prevenção e no controle
( ) A saúde pública tem por objetivo promover, proteger e restaurar a saúde.
( ) São fatores biológicos, químicos, físicos, sociais, culturais, econômicos genéticos e comportamentais que afetam o estado de saúde.
( ) Trabalha com a quantificação dos indivíduos e grupos afetados em relação ao tempo e espaço geográfico.

Leia o excerto de texto a seguir: 'A questão causal no ambiente epidemiológico tem sido apresentada também de uma forma determinística, observando-se, entretanto, que a ocorrência de uma doença em geral não está associada exclusivamente a uma única causa. Para ocorrência da doença, é necessário um conjunto de causas componentes'. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUIZ, R. R.; STRUCHINER, C. J. Inferência causal em epidemiologia: o modelo de respostas potenciais. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002, p.22. Conforme o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores que desempenham um papel na ocorrência das doenças, analise as assertivas a seguir, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:

I. ( ) Fatores associados à ocorrência de doenças podem ser múltiplos e não se limitam a uma única causa.
II. ( ) A ocorrência de uma doença está sempre associada a uma única causa determinística.
III. ( ) Para a ocorrência de uma doença, é necessário um conjunto de causas componentes.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. ( ) Fatores predisponentes, tais como idade, sexo ou um traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune.
II. ( ) A pobreza, dieta insuficiente e as condições inadequadas de moradia e atendimento médico precário atuam como fatores capacitantes da manifestação das doenças.
III. ( ) Os fatores que favorecem a manutenção da saúde são denominados de capacitantes.
IV. ( ) Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão impactantes quanto os fatores de cunho biológico.
a) V – V – F – F
b) V – V – V – F
c) V – F – V – V
d) F – V – V – F
e) F – F – V – V

Leia a citação a seguir:
“As medidas de associação são muito importantes na epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 80.
Levando em consideração a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre medidas de associação, marque a alternativa correta:


a) As medidas de associação visam quantificar as diferenças encontradas entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco.
b) São exemplos de medidas de associação: o risco, os fatores de risco, a prevalência e a incidência.
c) A escolha de associação independe do que se quer conhecer, pois de qualquer maneira indicará uma comparação entre duas populações.
d) As medidas de associação podem ser absolutas ou relativas, sendo que a primeira representa quantidade e a segunda representa qualidade.
e) A associação relativa apresenta a diferença entre a frequência de risco no grupo dos expostos e no grupo dos não expostos.

Em relação ao modelo explicativo do processo saúde-doença, assinale a alternativa correta:


A Nesse modelo, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única.
B As consequências atribuídas ao modelo em questão estão indiretamente relacionadas aos avanços da microbiologia e da teoria dos germes.
C As doenças passaram a ser compreendidas como multicausal.
D Ainda é o mais utilizado e o que mais se enquadra na nova configuração do processo saúde-doença.
E Os múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, passam a compor o modelo biomédico.

Em concordância com os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processos saúde-doença, sobre a doença citadas no trecho de texto acima, identifique a alternativa correta:


A Algumas teorias da época, e ainda vigentes, apontam os miasmas como causadores da cólera, os quais escapavam do subsolo onde haviam corpos em putrefação.
B A cólera é caracterizada como uma infecção intestinal aguda, transmitida pela ingestão de água contaminada por fezes ou vômitos de doentes ou portadores.

C Somente as más condições de higiene pessoal explicam a transmissão desse vírus de maneira rápida e imediata.

D A teoria do miasma já era questionada por John Snow, o pai da epidemiologia. Ele apontou a bactéria da cólera como agente etiológico.

E Após as descobertas de Snow sobre a forma de contágio da cólera, a construção que estava no local onde haviam corpos enterrados foi fechada.

Questão 10/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir: “A clínica, a medicina social e a estatística são os elementos principais que definem o conceito epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 23.
Conforme o excerto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os principais elementos que definem a epidemiologia, relacione corretamente os elementos listados abaixo às suas respectivas características:
1. Medicina social
2. Clínica
3. Estatística

( ) Considera que as iniquidades em saúde são diferenças socialmente produzidas, portanto auxilia na compreensão dos determinantes do processo saúde-doença.
( ) Por meio de análises multifatoriais (riscos, fatores de risco e desfechos em saúde), promove maior confiabilidade às pesquisas.
( ) Contribui com estudos sobre a doença em si: descrição, diagnóstico, tratamento, eventos e agravos em saúde que acometem as pessoas e as comunidades.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0

A 2 – 3 – 1

B 1 – 3 – 2
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A clínica, a medicina social e a estatística são elementos principais que definem o conceito de epidemiologia [1] A medicina social auxilia no conhecimento sobre os determinantes do processo saúde-doença e no desenvolvimento dos modelos explicativos dos determinantes sociais da saúde [...] as iniquidades em saúde são diferenças socialmente produzidas [2] A clínica contribui com o conhecimento sobre a descrição, o diagnóstico e o tratamento das doenças, os eventos e os agravos em saúde que acometem as pessoas e as comunidades [3] A capacidade de realizar análises entre os riscos, os fatores de risco e os desfechos em saúde é a contribuição da estatística, promovendo maior confiabilidade nas pesquisas" (livro-base, p.23).


A 2 – 3 – 1
B 1 – 3 – 2
C 2 – 1 – 3
D 1 – 2 – 3
E 3 – 2 – 1

Questão 1/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir: "A fundação Rockeffeler (norte-americana) teve papel importante no avanço da epidemiologia no mundo e também no Brasil. Aqui, ajudou a promover a formação do pensamento sanitário com as características próprias brasileiras [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 37.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os avanços na epidemiologia brasileira, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0

A Muitos cientistas americanos auxiliaram no controle e erradicação de várias doenças no Brasil e no mundo.

B Já no início do século XIX, as cidades brasileiras apresentavam boa organização sanitária.

C Um dos grandes epidemiologistas brasileiros, Carlos Chagas, conseguiu aprovar a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.

D O Instituto Oswaldo Cruz, hoje Fiocruz, teve grande importância no desenvolvimento da medicina brasileira.

E As campanhas de


A Muitos cientistas americanos auxiliaram no controle e erradicação de várias doenças no Brasil e no mundo.
B Já no início do século XIX, as cidades brasileiras apresentavam boa organização sanitária.
C Um dos grandes epidemiologistas brasileiros, Carlos Chagas, conseguiu aprovar a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.
D O Instituto Oswaldo Cruz, hoje Fiocruz, teve grande importância no desenvolvimento da medicina brasileira.
E As campanhas de

Questão 4/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Analise a imagem abaixo:

Após esta avaliação, caso queira observar a imagem em seu contexto, ela está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 53.
Considerando a imagem acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a tríade ecológica, marque a alternativa correta: Nota: 10.0


A O esquema acima representado nos permite compreender melhor o princípio da unicausalidade das doenças.
B As interações representadas na imagem legitimam a lógica de saúde como exclusivamente ausência de doença.
C De acordo com a imagem, os fatores preponderantes para o processo saúde-doença continuam sendo o agente e o hospedeiro.
D O esquema ilustra a relação saúde-doença como um processo de múltiplas e complexas determinações entre: ambiente, hospedeiro e agente.
E Nas interações representadas, o ambiente é o fator mais significativo, pois é o local, no qual ocorre o encontro entre o agente e o hospedeiro.

Questão 5/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir: “As medidas de associação são muito importantes na epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 80.
Levando em consideração a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre medidas de associação, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0


A As medidas de associação visam quantificar as diferenças encontradas entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco.
B São exemplos de medidas de associação: o risco, os fatores de risco, a pr

Questão 6/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As medidas de frequência para a morbidade são definidas com base em dois conceitos epidemiológicos fundamentais: a prevalência e a incidência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 85. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o conceito de prevalência, indique a alternativa correta:


A A prevalência expressa um número de casos antigos e novos, levando em conta também aqueles que deixaram de existir.
B A prevalência retrata a frequência com que determinado evento ocorre numa população, objetivando medir quantas pessoas estão adoecendo.
C A prevalência expressa quantas pessoas estão doentes em determinado período de tempo, levando em conta casos antigos (pessoas já doentes) e novos.

Questão 8/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir:
“A expectativa de vida (ou esperança de vida) apresenta o número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente a população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 93. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a expectativa de vida, marque a alternativa correta:


A O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está crescendo.
B Para o cálculo da expectativa de vida subtrai-se a taxa bruta de mortalidade da taxa bruta de natalidade.
C O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está rejuvenescendo.
D O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, indica também avanços na área médica e nos processos de saúde-doença.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto a seguir:

“[...] o fator de risco é usado para descrever fatores que se associam ao desenvolvimento de uma doença, mas não são suficientes para causa-la”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 62.

Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores de risco, assinale a alternativa correta:

Nota: 10.0

A A análise dos fatores de risco cabe para o estudo das doenças parasitárias, como as contagiosas.

B Fator de risco é algo ao qual uma pessoa ou um grupo populacional está exposto e que pode causar neles uma doença ou um agravo à saúde

C Fator de risco é um conceito muito utilizado para a medicina individual e coletiva.

D Os fatores de riscos apresentam-se em uma relação de especificidade de causa e efeito, sendo esses, a causa.

E São exemplos de fatores de risco o tabagismo, a dieta rica em açúcar e a prática constante de atividade física.


A A análise dos fatores de risco cabe para o estudo das doenças parasitárias, como as contagiosas.
B Fator de risco é algo ao qual uma pessoa ou um grupo populacional está exposto e que pode causar neles uma doença ou um agravo à saúde
C Fator de risco é um conceito muito utilizado para a medicina individual e coletiva.
D Os fatores de riscos apresentam-se em uma relação de especificidade de causa e efeito, sendo esses, a causa.
E São exemplos de fatores de risco o tabagismo, a dieta rica em açúcar e a prática constante de atividade física.

Leia o extrato de texto a seguir:

“Quatro tipos de fatores desempenham um papel na ocorrência das doenças. Todos podem ser necessários, mas raramente são suficientes para causar uma doença em particular [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 61.

Conforme o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, relacione os três fatores que afetam a ocorrência das doenças, listados abaixo, as suas respectivas características:

1. Predisponentes.
2. Precipitantes.
3. Reforçadores.

( ) Fatores como idade, sexo ou traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune.
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente.
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A 1 – 2 – 3

B 1 – 3 – 2

C 2 – 1 – 3

D 2 – 3 – 1

E 3 – 2 – 1


A 1 – 2 – 3
B 1 – 3 – 2
C 2 – 1 – 3
D 2 – 3 – 1
E 3 – 2 – 1

Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os termos da epidemiologia não supracitados, relacione corretamente os termos listados abaixo às suas respectivas características:


1. Distribuição
2. Determinantes
3. Aplicação na prevenção e no controle
( ) A saúde pública tem por objetivo promover, proteger e restaurar a saúde.
( ) São fatores biológicos, químicos, físicos, sociais, culturais, econômicos genéticos e comportamentais que afetam o estado de saúde.
( ) Trabalha com a quantificação dos indivíduos e grupos afetados em relação ao tempo e espaço geográfico.

Leia o excerto de texto a seguir: 'A questão causal no ambiente epidemiológico tem sido apresentada também de uma forma determinística, observando-se, entretanto, que a ocorrência de uma doença em geral não está associada exclusivamente a uma única causa. Para ocorrência da doença, é necessário um conjunto de causas componentes'. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUIZ, R. R.; STRUCHINER, C. J. Inferência causal em epidemiologia: o modelo de respostas potenciais. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002, p.22. Conforme o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores que desempenham um papel na ocorrência das doenças, analise as assertivas a seguir, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:

I. ( ) Fatores associados à ocorrência de doenças podem ser múltiplos e não se limitam a uma única causa.
II. ( ) A ocorrência de uma doença está sempre associada a uma única causa determinística.
III. ( ) Para a ocorrência de uma doença, é necessário um conjunto de causas componentes.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. ( ) Fatores predisponentes, tais como idade, sexo ou um traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune.
II. ( ) A pobreza, dieta insuficiente e as condições inadequadas de moradia e atendimento médico precário atuam como fatores capacitantes da manifestação das doenças.
III. ( ) Os fatores que favorecem a manutenção da saúde são denominados de capacitantes.
IV. ( ) Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão impactantes quanto os fatores de cunho biológico.
a) V – V – F – F
b) V – V – V – F
c) V – F – V – V
d) F – V – V – F
e) F – F – V – V

Leia a citação a seguir:
“As medidas de associação são muito importantes na epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 80.
Levando em consideração a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre medidas de associação, marque a alternativa correta:


a) As medidas de associação visam quantificar as diferenças encontradas entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco.
b) São exemplos de medidas de associação: o risco, os fatores de risco, a prevalência e a incidência.
c) A escolha de associação independe do que se quer conhecer, pois de qualquer maneira indicará uma comparação entre duas populações.
d) As medidas de associação podem ser absolutas ou relativas, sendo que a primeira representa quantidade e a segunda representa qualidade.
e) A associação relativa apresenta a diferença entre a frequência de risco no grupo dos expostos e no grupo dos não expostos.

Em relação ao modelo explicativo do processo saúde-doença, assinale a alternativa correta:


A Nesse modelo, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única.
B As consequências atribuídas ao modelo em questão estão indiretamente relacionadas aos avanços da microbiologia e da teoria dos germes.
C As doenças passaram a ser compreendidas como multicausal.
D Ainda é o mais utilizado e o que mais se enquadra na nova configuração do processo saúde-doença.
E Os múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, passam a compor o modelo biomédico.

Em concordância com os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processos saúde-doença, sobre a doença citadas no trecho de texto acima, identifique a alternativa correta:


A Algumas teorias da época, e ainda vigentes, apontam os miasmas como causadores da cólera, os quais escapavam do subsolo onde haviam corpos em putrefação.
B A cólera é caracterizada como uma infecção intestinal aguda, transmitida pela ingestão de água contaminada por fezes ou vômitos de doentes ou portadores.

C Somente as más condições de higiene pessoal explicam a transmissão desse vírus de maneira rápida e imediata.

D A teoria do miasma já era questionada por John Snow, o pai da epidemiologia. Ele apontou a bactéria da cólera como agente etiológico.

E Após as descobertas de Snow sobre a forma de contágio da cólera, a construção que estava no local onde haviam corpos enterrados foi fechada.

Questão 10/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir: “A clínica, a medicina social e a estatística são os elementos principais que definem o conceito epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 23.
Conforme o excerto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os principais elementos que definem a epidemiologia, relacione corretamente os elementos listados abaixo às suas respectivas características:
1. Medicina social
2. Clínica
3. Estatística

( ) Considera que as iniquidades em saúde são diferenças socialmente produzidas, portanto auxilia na compreensão dos determinantes do processo saúde-doença.
( ) Por meio de análises multifatoriais (riscos, fatores de risco e desfechos em saúde), promove maior confiabilidade às pesquisas.
( ) Contribui com estudos sobre a doença em si: descrição, diagnóstico, tratamento, eventos e agravos em saúde que acometem as pessoas e as comunidades.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0

A 2 – 3 – 1

B 1 – 3 – 2
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A clínica, a medicina social e a estatística são elementos principais que definem o conceito de epidemiologia [1] A medicina social auxilia no conhecimento sobre os determinantes do processo saúde-doença e no desenvolvimento dos modelos explicativos dos determinantes sociais da saúde [...] as iniquidades em saúde são diferenças socialmente produzidas [2] A clínica contribui com o conhecimento sobre a descrição, o diagnóstico e o tratamento das doenças, os eventos e os agravos em saúde que acometem as pessoas e as comunidades [3] A capacidade de realizar análises entre os riscos, os fatores de risco e os desfechos em saúde é a contribuição da estatística, promovendo maior confiabilidade nas pesquisas" (livro-base, p.23).


A 2 – 3 – 1
B 1 – 3 – 2
C 2 – 1 – 3
D 1 – 2 – 3
E 3 – 2 – 1

Questão 1/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir: "A fundação Rockeffeler (norte-americana) teve papel importante no avanço da epidemiologia no mundo e também no Brasil. Aqui, ajudou a promover a formação do pensamento sanitário com as características próprias brasileiras [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 37.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os avanços na epidemiologia brasileira, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0

A Muitos cientistas americanos auxiliaram no controle e erradicação de várias doenças no Brasil e no mundo.

B Já no início do século XIX, as cidades brasileiras apresentavam boa organização sanitária.

C Um dos grandes epidemiologistas brasileiros, Carlos Chagas, conseguiu aprovar a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.

D O Instituto Oswaldo Cruz, hoje Fiocruz, teve grande importância no desenvolvimento da medicina brasileira.

E As campanhas de


A Muitos cientistas americanos auxiliaram no controle e erradicação de várias doenças no Brasil e no mundo.
B Já no início do século XIX, as cidades brasileiras apresentavam boa organização sanitária.
C Um dos grandes epidemiologistas brasileiros, Carlos Chagas, conseguiu aprovar a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.
D O Instituto Oswaldo Cruz, hoje Fiocruz, teve grande importância no desenvolvimento da medicina brasileira.
E As campanhas de

Questão 4/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Analise a imagem abaixo:

Após esta avaliação, caso queira observar a imagem em seu contexto, ela está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 53.
Considerando a imagem acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a tríade ecológica, marque a alternativa correta: Nota: 10.0


A O esquema acima representado nos permite compreender melhor o princípio da unicausalidade das doenças.
B As interações representadas na imagem legitimam a lógica de saúde como exclusivamente ausência de doença.
C De acordo com a imagem, os fatores preponderantes para o processo saúde-doença continuam sendo o agente e o hospedeiro.
D O esquema ilustra a relação saúde-doença como um processo de múltiplas e complexas determinações entre: ambiente, hospedeiro e agente.
E Nas interações representadas, o ambiente é o fator mais significativo, pois é o local, no qual ocorre o encontro entre o agente e o hospedeiro.

Questão 5/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir: “As medidas de associação são muito importantes na epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 80.
Levando em consideração a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre medidas de associação, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0


A As medidas de associação visam quantificar as diferenças encontradas entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco.
B São exemplos de medidas de associação: o risco, os fatores de risco, a pr

Questão 6/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As medidas de frequência para a morbidade são definidas com base em dois conceitos epidemiológicos fundamentais: a prevalência e a incidência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 85. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o conceito de prevalência, indique a alternativa correta:


A A prevalência expressa um número de casos antigos e novos, levando em conta também aqueles que deixaram de existir.
B A prevalência retrata a frequência com que determinado evento ocorre numa população, objetivando medir quantas pessoas estão adoecendo.
C A prevalência expressa quantas pessoas estão doentes em determinado período de tempo, levando em conta casos antigos (pessoas já doentes) e novos.

Questão 8/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir:
“A expectativa de vida (ou esperança de vida) apresenta o número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente a população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 93. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a expectativa de vida, marque a alternativa correta:


A O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está crescendo.
B Para o cálculo da expectativa de vida subtrai-se a taxa bruta de mortalidade da taxa bruta de natalidade.
C O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está rejuvenescendo.
D O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, indica também avanços na área médica e nos processos de saúde-doença.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“[...] o fator de risco é usado para descrever fatores que se associam ao desenvolvimento de uma doença, mas não são suficientes para causa-la”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 62.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores de risco, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A análise dos fatores de risco cabe para o estudo das doenças parasitárias, como as contagiosas. 
	
	B
	Fator de risco é algo ao qual uma pessoa ou um grupo populacional está exposto e que pode causar neles uma doença ou um agravo à saúde
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "Fatores de risco são condições que aumentam a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde. Assim, segundo o livro-base “Podemos definir fator de risco como algo ao qual uma pessoa ou um grupo populacional está exposto e que pode causar neles uma doença ou um agravo à saúde” (livro-base, p. 76).
	
	C
	Fator de risco é um conceito muito utilizado para a medicina individual e coletiva. 
	
	D
	Os fatores de riscos apresentam-se em uma relação de especificidade de causa e efeito, sendo esses, a causa.
	
	E
	São exemplos de fatores de risco o tabagismo, a dieta rica em açúcar e a prática constante de atividade física.
Questão 2/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o extrato de texto a seguir:
“Quatro tipos de fatores desempenham um papel na ocorrência das doenças. Todos podem ser necessários, mas raramente são suficientes para causar uma doença em particular [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 61. 
Conforme o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, relacione os três fatores que afetam a ocorrência das doenças, listados abaixo, as suas respectivas características:  
1. Predisponentes.
2. Precipitantes.
3. Reforçadores. 
( ) Fatores como idade, sexo ou traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune. 
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente. 
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 3
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	1 – 3 – 2
Comentário: A sequência correta é 1 – 3 – 2, de acordo com o livro-base. "Quatro tipos de fatores desempenham um papel na ocorrência das doenças [...]. [1] Fatores predisponentes, tais como idade, sexo ou traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune [...]. Doenças prévias podem, também, criar um estado de susceptibilidade a uma doença. [2] Fatores precipitantes, tais como a exposição a um agente especifico ou a um agente nocivo, podem estar associados com o aparecimento da doença. [3] Fatores reforçadores, tais como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente” (livro-base, p.59).
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	3 – 2 – 1
Questão 3/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“A palavra ‘epidemiologia’ é derivada das palavras gregas: epi ‘sobre’, demos ‘povo’ e logos ‘estudo’ [...]. Estudo, inclui vigilância, observação, teste de hipóteses e pesquisa analíticas e experimentais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 25. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os termos da epidemiologia não supracitados, relacione corretamente os termos listados abaixo às suas respectivas características:
1. Distribuição
2. Determinantes
3. Aplicação na prevenção e no controle
 
( ) A saúde pública tem por objetivo promover, proteger e restaurar a saúde.
( ) São fatores biológicos, químicos, físicos, sociais, culturais, econômicos genéticos e comportamentais que afetam o estado de saúde.
( ) Trabalha com a quantificação dos indivíduos e grupos afetados em relação ao tempo e espaço geográfico. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 2 – 3 
	
	E
	3 – 2 – 1
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentários: Esta é a alternativa correta, pois "[1] distribuição: “Refere-se à análise de variáveis como tempo, pessoas, lugares e grupos de indivíduos afetados [2] determinante: inclui fatores que afetam o estado de saúde, dentre os quais estão fatores biológicos, químicos, físicos, sociais, culturais, econômicos, genéticos e comportamentais [3] aplicações na prevenção e controle: o objetivo da saúde é promover, proteger e restaurar a saúde” (livro-base, p. 25-26).
Questão 4/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Analise a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira observar a imagem em seu contexto, ela está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 53.
Considerando a imagem acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a tríade ecológica, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O esquema acima representado nos permite compreender melhor o princípio da unicausalidade das doenças.
	
	B
	As interações representadas na imagem legitimam a lógica de saúde como exclusivamente ausência de doença.
	
	C
	De acordo com a imagem, os fatores preponderantes para o processo saúde-doença continuam sendo o agente e o hospedeiro.
	
	D
	O esquema ilustra a relação saúde-doença como um processo de múltiplas e complexas determinações entre: ambiente, hospedeiro e agente.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "O modelo explicativo inovador da história natural da doença representou um grande avanço em relação ao modelo biomédico ao reconhecer que saúde-doença implica um processo de múltiplas e complexas determinações” (livro-base, p. 51).
	
	E
	Nas interações representadas, o ambiente é o fator mais significativo, pois é o local, no qual ocorre o encontro entre o agente e o hospedeiro.
Questão 5/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“A questão causal no ambiente epidemiológico tem sido apresentada também de uma forma determinística, observando-se, entretanto, que a ocorrência de uma doença em geral não está associada exclusivamente a uma única causa. Para ocorrência da doença, é necessário um conjunto de causas componentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUIZ, R. R.; STRUCHINER, C. J. Inferência causal em epidemiologia: o modelo de respostas potenciais. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002, p.22.
Conforme o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores que desempenham um papel na ocorrência das doenças, analise as assertivas a seguir, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Fatores associados a predisposição são de âmbito biológico e podem influenciar o processo saúde-doença, pois podem alterar o funcionamento do sistema imune.
II. ( ) A pobreza, dieta insuficiente e as condiçõesinadequadas de moradia e atendimento médico precário atuam como fatores capacitantes da manifestação das doenças.
III.( ) Os fatores que favorecem a manutenção da saúde são denominados de capacitantes.
IV.( ) Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão impactantes quanto os fatores de cunho biológico.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – V – F – F
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – V – V
Comentário: A sequência correta V – F – V – V, de acordo com o livro-base. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. “[I] Fatores predisponentes, tais como idade, sexo ou um traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune [...]. [Já, fatores incapacitantes] tais como pobreza, dieta insuficientes, condições inadequadas de moradia e atendimento médico precário, podem favorecer o desenvolvimento de determinadas doenças. [III] Por outro lado, fatores que auxiliam na recuperação de uma doença ou na manutenção da saúde podem ser chamados de fatores capacitantes. [IV] Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão importantes quanto os fatores predisponentes para a definição de estratégias preventivas” (livro-base, p. 61). A afirmativa II é falsa. 
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 6/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir:
“As medidas de associação são muito importantes na epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 80.
Levando em consideração a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre medidas de associação, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As medidas de associação visam quantificar as diferenças encontradas entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco. 
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. Nos estudos epidemiológicos, as medidas de associação são fundamentais para a compreensão da relação entre determinado risco e a manifestação da doença, e podem ser associações absolutas ou relativas. “As medidas de associação mostram a quantificação da diferença encontrada entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco (doença, agravo ou evento de saúde)” (livro-base, p. 75).
	
	B
	São exemplos de medidas de associação: o risco, os fatores de risco, a prevalência e a incidência. 
	
	C
	A escolha de associação independe do que se quer conhecer, pois de qualquer maneira indicará uma comparação entre duas populações. 
	
	D
	As medidas de associação podem ser absolutas ou relativas, sendo que a  primeira representa quantidade e a segunda representa qualidade. 
	
	E
	A associação relativa apresenta a diferença entre a frequência de risco no grupo dos expostos e no grupo dos não expostos. 
Questão 7/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Surgiu, assim, o modelo biomédico, no qual se destaca a explicação dos fenômenos de saúde e de doenças com base na biologia e na concepção mecanicista da vida. Esse pensamento positivista que imperava nas ciências trouxe consequências [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p.49. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o modelo biomédico e suas consequências, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Nesse modelo, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única. 
Comentários: Esta é a alternativa correta, pois no modelo biomédico, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única (p. ex. um agente causador) e a consequência dela no desequilíbrio orgânico do corpo. Segundo o livro-base “[...] a doença é definida como o desajuste ou a falta de mecanismos de adaptação do organismo ao meio ou, ainda, como a presença de perturbações da estrutura viva, causadoras de desarranjos na função de um órgão, sistema ou organismo. Essa é a lógica de se definir uma doença com uma única causa [...], exigindo a identificação dessa causa, a qual, por determinação mecânica, elucidaria o fenômeno do adoecer, tornando essa explicação universal para todas as novas ocorrências dessa doença em outras pessoas” (livro-base, p. 49).
	
	B
	As consequências atribuídas ao modelo em questão estão indiretamente relacionadas aos avanços da microbiologia e da teoria dos germes. 
	
	C
	As doenças passaram a ser compreendidas como multicausal. 
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Ainda é o mais utilizado e o que mais se enquadra na nova configuração do processo saúde-doença.
	
	E
	Os múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, passam a compor o modelo biomédico.
Questão 8/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“A Organização das Nações Unidas  (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao efetivarem o conceito de saúde, exigem uma nova configuração para o modelo explicativo do processo saúde-doença, e a organização do cuidado deve acompanhar essa mudança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 50.  
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a necessidade de configuração de um novo modelo no processo de saúde-doença, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	A visão unidimensional da doença, como unicausal, foi o modelo satisfatório utilizado para explicar a nova relação do processo saúde-doença.
	
	B
	Relaciona-se com a teoria microbiológica das doenças, na qual a ocorrência da doença está ligada à presença de uma única causa e tratamento específico.
	
	C
	Essa nova concepção de saúde-doença considera a individualidade dos elementos, estes que ao não interagirem não afetam as demais partes.
	
	D
	A noção de equilíbrio foi reestabelecida e os diferentes componentes internos do organismo humano interagem e se autorregulam por si só.
	
	E
	Faz um contraponto à visão unidimensional e fragmentária do modelo biomédico.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentários: Esta é a alternativa correta, pois “[...] essa noção de sistema incorpora a ideia de todo, de contribuição de diferentes elementos do ecossistema no processo saúde-doença, fazendo um contraponto à visão unidimensional e fragmentária do modelo biomédico. [...] cada vez que um dos seus componentes oferece alteração, ela repercute e atinge as demais partes, num processo em que o sistema busca novo equilíbrio” (livro-base, p. 50).
Questão 9/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o trecho de texto a seguir:  
“Em 1854, a cólera reapareceu em Londres com características de uma grave epidemia. Foram registrados 616 casos fatais. Não havia conhecimento sobre a forma de transmissão da doença [...]. As teorias sobre as formas de contágio eram variadas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 34.
Em concordância com os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processos saúde-doença, sobre a doença citadas no trecho de texto acima, identifique a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Algumas teorias da época, e ainda vigentes, apontam os miasmas como causadores da cólera, os quais escapavam do subsolo onde haviam corpos em putrefação.
	
	B
	A cóleraé caracterizada como uma infecção intestinal aguda, transmitida pela ingestão de água contaminada por fezes ou vômitos de doentes ou portadores.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "A cólera se caracteriza por uma infecção intestinal aguda e é causada pela enterotoxina do bacilo, Vibrio cholerae. [...] a transmissão ocorre pela ingestão de água ou de alimentos contaminados por fezes ou vômitos de alguém doente ou portador do bacilo” (livro-base, p.32).
	
	C
	Somente as más condições de higiene pessoal explicam a transmissão desse vírus de maneira rápida e imediata. 
	
	D
	A teoria do miasma já era questionada por John Snow, o pai da epidemiologia. Ele apontou a bactéria da cólera como agente etiológico.
	
	E
	Após as descobertas de Snow sobre a forma de contágio da cólera, a construção que estava no local onde haviam corpos enterrados foi fechada. 
Questão 10/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“A clínica, a medicina social e a estatística são os elementos principais que definem o conceito epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 23.
Conforme o excerto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os principais elementos que definem a epidemiologia, relacione corretamente os elementos listados abaixo às suas respectivas características: 
1. Medicina social
2. Clínica
3. Estatística
 
( ) Considera que as iniquidades em saúde são diferenças socialmente produzidas, portanto auxilia na compreensão dos determinantes do processo saúde-doença.
( )  Por meio de análises multifatoriais (riscos, fatores de risco e desfechos em saúde), promove maior confiabilidade às pesquisas.
( ) Contribui com estudos sobre a doença em si: descrição, diagnóstico, tratamento, eventos e agravos em saúde que acometem as pessoas e as comunidades. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	 2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 3 – 2
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A clínica, a medicina social e a estatística são elementos principais que definem o conceito de epidemiologia [1] A medicina social auxilia no conhecimento sobre os determinantes do processo saúde-doença e no desenvolvimento dos modelos explicativos dos determinantes sociais da saúde [...] as iniquidades em saúde são diferenças socialmente produzidas [2] A clínica contribui com o conhecimento sobre a descrição, o diagnóstico e o tratamento das doenças, os eventos e os agravos em saúde que acometem as pessoas e as comunidades [3] A capacidade de realizar análises entre os riscos, os fatores de risco e os desfechos em saúde é a contribuição da estatística, promovendo maior confiabilidade nas pesquisas" (livro-base, p.23).
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	3 – 2 – 1
Questão 1/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir:  
“A fundação Rockeffeler (norte-americana) teve papel importante no avanço da epidemiologia no mundo e também no Brasil. Aqui, ajudou a promover a formação do pensamento sanitário com as características próprias brasileiras [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 37.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os avanços na epidemiologia brasileira, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Muitos cientistas americanos auxiliaram no controle e erradicação de várias doenças no Brasil e no mundo.
	
	B
	Já no início do século XIX, as cidades brasileiras apresentavam boa organização sanitária.
	
	C
	Um dos grandes epidemiologistas brasileiros, Carlos Chagas, conseguiu aprovar a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.
	
	D
	O Instituto Oswaldo Cruz, hoje Fiocruz, teve grande importância no desenvolvimento da medicina brasileira.
	
	E
	As campanhas de erradicação da varíola e da poliomielite contribuíram para consolidar a visão epidemiológica nacional. 
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[Dois grandes médicos brasileiros, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, eram contemporâneos, mas quem atuou no controle da varíola com a primeira campanha de vacinação foi Oswaldo Cruz. Chagas descobriu o protozoário causador da doença de Chagas e focou na epidemiologia como ciência. O Instituto Oswaldo Cruz, desde sua origem priorizou as pesquisas na esfera da medicina coletiva e na parasitologia. Tanto a malária quanto a dengue, são doenças recorrentes no Brasil] As campanhas de erradicação da varíola na década de 1960 e da poliomielite na década de 1970 [...], contribuíram para consolidar o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica no Brasil [...]. A epidemiologia no país é marcada pela preocupação com as desigualdades sociais, ajudando na luta pelo Sistema Único de Saúde, público e gratuito, com foco na atenção coletiva” (livro-base, p. 38).
Questão 2/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Surgiu, assim, o modelo biomédico, no qual se destaca a explicação dos fenômenos de saúde e de doenças com base na biologia e na concepção mecanicista da vida. Esse pensamento positivista que imperava nas ciências trouxe consequências [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p.49. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o modelo biomédico e suas consequências, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Nesse modelo, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única. 
Comentários: Esta é a alternativa correta, pois no modelo biomédico, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única (p. ex. um agente causador) e a consequência dela no desequilíbrio orgânico do corpo. Segundo o livro-base “[...] a doença é definida como o desajuste ou a falta de mecanismos de adaptação do organismo ao meio ou, ainda, como a presença de perturbações da estrutura viva, causadoras de desarranjos na função de um órgão, sistema ou organismo. Essa é a lógica de se definir uma doença com uma única causa [...], exigindo a identificação dessa causa, a qual, por determinação mecânica, elucidaria o fenômeno do adoecer, tornando essa explicação universal para todas as novas ocorrências dessa doença em outras pessoas” (livro-base, p. 49).
	
	B
	As consequências atribuídas ao modelo em questão estão indiretamente relacionadas aos avanços da microbiologia e da teoria dos germes. 
	
	C
	As doenças passaram a ser compreendidas como multicausal. 
	
	D
	Ainda é o mais utilizado e o que mais se enquadra na nova configuração do processo saúde-doença.
	
	E
	Os múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, passam a compor o modelo biomédico.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 3/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o extrato de texto a seguir:  
“A epidemiologia tem grande interesse em identificar atributos ou propriedades, os quais podemos chamar de fatores de proteção [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 78.
Conforme o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os fatores de proteção, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Justifica aimportância do conhecimento de elementos que se configuram como fatores de risco.
	
	B
	Possibilita que os epidemiologistas diminuam os riscos de determinada doença, chamados também de fatores de probabilidade. 
	
	C
	Aumenta o interesse do epidemiologista em conhecer os fatores de riscos que devem atingir a população em um curto período de tempo. 
	
	D
	Permite reconhecer grupos menos vulneráveis, por meio da identificação desses fatores, possibilita a implementação de medidas de prevenção e promoção da saúde.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta. A identificação de fatores de proteção permite aos epidemiologistas compreender elementos que favorecem a saúde em determinado grupo, podendo ser utilizados para desenvolver planos de ação e prevenção. De acordo com o livro-base, os fatores de proteção são importantes pois permitem “[...] reconhecer grupos menos vulneráveis (ou mais protegidos) em relação a certo problema de saúde. Esse conhecimento é importante para a implementação de medidas de prevenção de risco e promoção da saúde” (livro-base, p. 78).
	
	E
	Apresenta a probabilidade de um dano ocorrer no futuro, portanto a sua compreensão é fundamental para as políticas preventivas.
 
Questão 4/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Analise a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira observar a imagem em seu contexto, ela está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 53.
Considerando a imagem acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a tríade ecológica, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O esquema acima representado nos permite compreender melhor o princípio da unicausalidade das doenças.
	
	B
	As interações representadas na imagem legitimam a lógica de saúde como exclusivamente ausência de doença.
	
	C
	De acordo com a imagem, os fatores preponderantes para o processo saúde-doença continuam sendo o agente e o hospedeiro.
	
	D
	O esquema ilustra a relação saúde-doença como um processo de múltiplas e complexas determinações entre: ambiente, hospedeiro e agente.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "O modelo explicativo inovador da história natural da doença representou um grande avanço em relação ao modelo biomédico ao reconhecer que saúde-doença implica um processo de múltiplas e complexas determinações” (livro-base, p. 51).
	
	E
	Nas interações representadas, o ambiente é o fator mais significativo, pois é o local, no qual ocorre o encontro entre o agente e o hospedeiro.
Questão 5/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir:
“As medidas de associação são muito importantes na epidemiologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 80.
Levando em consideração a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre medidas de associação, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As medidas de associação visam quantificar as diferenças encontradas entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco. 
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. Nos estudos epidemiológicos, as medidas de associação são fundamentais para a compreensão da relação entre determinado risco e a manifestação da doença, e podem ser associações absolutas ou relativas. “As medidas de associação mostram a quantificação da diferença encontrada entre dois grupos populacionais, um exposto e outro não exposto a um tipo de risco (doença, agravo ou evento de saúde)” (livro-base, p. 75).
	
	B
	São exemplos de medidas de associação: o risco, os fatores de risco, a prevalência e a incidência. 
	
	C
	A escolha de associação independe do que se quer conhecer, pois de qualquer maneira indicará uma comparação entre duas populações. 
	
	D
	As medidas de associação podem ser absolutas ou relativas, sendo que a  primeira representa quantidade e a segunda representa qualidade. 
	
	E
	A associação relativa apresenta a diferença entre a frequência de risco no grupo dos expostos e no grupo dos não expostos. 
Questão 6/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“As medidas de frequência para a morbidade são definidas com base em dois conceitos epidemiológicos fundamentais: a prevalência e a incidência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 85.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o conceito de prevalência, indique a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A prevalência expressa um número de casos antigos e novos, levando em conta também aqueles que deixaram de existir.
	
	B
	A prevalência retrata a frequência com que determinado evento ocorre numa população, objetivando medir quantas pessoas estão adoecendo.
	
	C
	A prevalência expressa quantas pessoas estão doentes em determinado período de tempo, levando em conta casos antigos (pessoas já doentes) e novos.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "A prevalência expressa um número de casos acumulados (antigos e novos) até dado momento [...]" (livro-base, p. 83).
	
	D
	A prevalência expressa quantas pessoas adoeceram em um determinado período de tempo e serve para indicar o risco de alguém adoecer. 
	
	E
	A prevalência é definida como a totalidade de casos existentes numa população específica desde o início do levantamento de dados, até seu término. 
Questão 7/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“Os indicadores epidemiológicos são medidas que direcionam o conhecimento sobre uma população”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 73.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os indicadores epidemiológicos, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Podem ser medidas através da frequência e associação, sendo que, enquanto as dimensões de tempo são levadas em conta, o espaço geográfico não.
	
	B
	São conceitos importantes, pois além de qualificar os problemas de saúde, indicam as suas implicações.
	
	C
	São exemplos de indicadores epidemiológicos a prevalência, a incidência, os riscos e fatores de riscos.
	
	D
	Variam de cidade para cidade e mais ainda de país para país, o que dificulta a sua análise comparativa.
	
	E
	São variáveis que podem ser medidas diretamente para refletir o estado de saúde das pessoas de uma comunidade. 
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. Indicadores epidemiológicos são parâmetros utilizados (mortalidade, indices sanitários, higiene, educação, etc.) com o objetivo de avaliar e fornecer subsídios aos planejamentos de saúde. “Os indicadores de saúde são variáveis que podem ser medidas diretamente para refletir o estado de saúde das pessoas de uma comunidade” (livro-base, p. 73).
Questão 8/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir: 
“A expectativa de vida (ou esperança de vida) apresenta o número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente a população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba:InterSaberes. 2016. p. 93.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a expectativa de vida, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está crescendo.
	
	B
	Para o cálculo da expectativa de vida subtrai-se a taxa bruta de mortalidade da taxa bruta de natalidade. 
	
	C
	O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está rejuvenescendo.
	
	D
	O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, indica também avanços na área médica e nos processos de saúde-doença. 
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentários: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "O aumento da expectativa de vida ao nascer sugere a melhoria das condições de vida e de saúde da população” (livro-base, p. 94), muito em decorrência do avanço da medicina preventiva e de melhoria dos tratamentos.
	
	E
	A expectativa de vida nos mostra que a esperança de vida do brasileiro vem aumentando nas regiões sul e nordeste. 
Questão 9/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“A questão causal no ambiente epidemiológico tem sido apresentada também de uma forma determinística, observando-se, entretanto, que a ocorrência de uma doença em geral não está associada exclusivamente a uma única causa. Para ocorrência da doença, é necessário um conjunto de causas componentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUIZ, R. R.; STRUCHINER, C. J. Inferência causal em epidemiologia: o modelo de respostas potenciais. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002, p.22.
Conforme o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores que desempenham um papel na ocorrência das doenças, analise as assertivas a seguir, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Fatores associados a predisposição são de âmbito biológico e podem influenciar o processo saúde-doença, pois podem alterar o funcionamento do sistema imune.
II. ( ) A pobreza, dieta insuficiente e as condições inadequadas de moradia e atendimento médico precário atuam como fatores capacitantes da manifestação das doenças.
III.( ) Os fatores que favorecem a manutenção da saúde são denominados de capacitantes.
IV.( ) Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão impactantes quanto os fatores de cunho biológico.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – V – V
Comentário: A sequência correta V – F – V – V, de acordo com o livro-base. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. “[I] Fatores predisponentes, tais como idade, sexo ou um traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune [...]. [Já, fatores incapacitantes] tais como pobreza, dieta insuficientes, condições inadequadas de moradia e atendimento médico precário, podem favorecer o desenvolvimento de determinadas doenças. [III] Por outro lado, fatores que auxiliam na recuperação de uma doença ou na manutenção da saúde podem ser chamados de fatores capacitantes. [IV] Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão importantes quanto os fatores predisponentes para a definição de estratégias preventivas” (livro-base, p. 61). A afirmativa II é falsa. 
	
	D
	F – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	F – F – V – V
Questão 10/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o extrato de texto a seguir:  
“Enquanto no modelo biomédico (unicausal) prevalece o conceito de saúde cuja lógica é exclusivamente a ausência da doença (primordialmente sobre a doença infecciosa) no modelo multicausal [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 53.
Conforme o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o modelo multicausal, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Privilegia-se o conhecimento biológico da doença.
	
	B
	O agente etiológico e o indivíduo enfermo são os fatores principais e determinantes. 
	
	C
	Os âmbitos biológico e o social também atuam e contribuem para o adoecimento.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "No modelo multicausal, não apenas o indivíduo e o agente causador são analisados na compreensão do processo saúde-doença. “Neste modelo, os fatores externos atuam e contribuem para o adoecimento; eles estão caracterizados pela natureza física, biológica, sociopolítica e cultural e por fatores hereditários e congênitos [...]” (livro-base, p. 54).
	
	D
	As características individuais são suficientes para a explicação do processo.
	
	E
	Os fatores internos são preponderantes sobre os externos.  
Questão 1/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia a citação a seguir: 
“A expectativa de vida (ou esperança de vida) apresenta o número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente a população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 93.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a expectativa de vida, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está crescendo.
	
	B
	Para o cálculo da expectativa de vida subtrai-se a taxa bruta de mortalidade da taxa bruta de natalidade. 
	
	C
	O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, informa que a população está rejuvenescendo.
	
	D
	O aumento na expectativa de vida, além de indicar melhoria das condições de vida, indica também avanços na área médica e nos processos de saúde-doença. 
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentários: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "O aumento da expectativa de vida ao nascer sugere a melhoria das condições de vida e de saúde da população” (livro-base, p. 94), muito em decorrência do avanço da medicina preventiva e de melhoria dos tratamentos.
	
	E
	A expectativa de vida nos mostra que a esperança de vida do brasileiro vem aumentando nas regiões sul e nordeste. 
Questão 2/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o trecho de texto a seguir:  
“A epidemia brasileira tem suas raízes nos estudos sobre as doenças tropicais. Antigamente [...] cidades portuárias eram marcadas pela febre amarela, pela peste bubônica e pela varíola e isso espantava as transações comerciais [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p.37. 
Conforme o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre a epidemiologia brasileira, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Apesar dos esforços de dois grandes sanitaristas brasileiros, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, a medicina coletiva do Brasil sofreu poucos avanços no início do século XIX.
	
	B
	No Brasil, os estudos epidemiológicos ainda são muito influenciados pela visão europeia de saúde coletiva, o que impede uma análise mais local.
	
	C
	As cidades eram organizadas, mas a proximidade do campo somado ao maior período de êxodo rural da história brasileira, início do século XIX, resultou nas grandes epidemias.
	
	D
	As medidas sanitárias propostas por Oswaldo Cruz privilegiouo desenvolvimento agrário no Brasil, o que resultou em ganho nas exportações, uma vez que reduziu as enfermidades no campo.
	
	E
	Uma das causas para as graves epidemias urbanas do Brasil, era a falta de organização sanitária nos centros urbanos.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[A falta de políticas sanitárias nos territórios brasileiros, tem uma relação direta com a proliferação das doenças parasitárias. Desta forma, a atuação de Oswaldo Cruz foi decisiva para a melhoria das condições sanitárias e de saúde no país] Antigamente, as condições sanitárias das cidades portuárias eram marcadas pela febre amarela [Junto de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas teve uma influência muito grande no desenvolvimento da epidemiologia brasileira e na formação do pensamento sanitário com as características próprias brasileiras] diminuindo a influência europeia – até então hegemônica -, que adotava um ponto de vista diferente quanto às necessidades do Brasil, onde havia falta de organização sanitária” (livro-base, p. 37-38).
Questão 3/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“A distribuição das doenças no tempo pode fornecer várias informações para a compreensão, previsão, busca etiológica, prevenção de doenças e avaliação do impacto de intervenção em saúde”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 64. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre as informações temporais, relacione os três diferentes períodos temporais, listados abaixo, as suas respectivas características:
1. Primeiro tipo.
2. Segundo tipo.
3. Terceiro tipo.
 
()  Caracterizado pelas variações cíclicas e pelas variações sazonais. 
()  Mostra as variações nas frequências de determinada doença, como o número de casos na população num determinado período, ou gravidade, por longos períodos.
()  Caracterizado por períodos relativamente curtos como horas, dias, meses e anos, típico de epidemias.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 - 2 - 3
	
	B
	1 - 3 - 2
	
	C
	2 - 1 - 3
	
	D
	2 - 3 - 1
	
	E
	3 - 2 - 1
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 3 - 2 - 1, de acordo com o livro-base. "As informações temporais em saúde, são apresentadas por três diferentes períodos temporais ou tempo-calendário. [1] O primeiro tipo é caracterizado por períodos relativamente curtos, como horas, dias, meses e anos, conforme observado nas situações epidêmicas. [2] O segundo tipo, chamado de tendência secular ou histórica, mostra as variações nas frequências de uma doença (incidência, mortalidade, etc.) por longos períodos de tempos (em geral anos ou décadas). [3] O terceiro tipo é apontado pelas variações cíclicas e pelas variações sazonais. As variações cíclicas são caracterizadas por flutuações na incidência de uma doença ocorrida em um período superior a um ano, e as sazonais mostram a variação na incidência de uma doença cujos ciclos coincidem com as estações do ano” (livro-base, 64-65).
Questão 4/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o extrato de texto a seguir:  
“Enquanto no modelo biomédico (unicausal) prevalece o conceito de saúde cuja lógica é exclusivamente a ausência da doença (primordialmente sobre a doença infecciosa) no modelo multicausal [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 53.
Conforme o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o modelo multicausal, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Privilegia-se o conhecimento biológico da doença.
	
	B
	O agente etiológico e o indivíduo enfermo são os fatores principais e determinantes. 
	
	C
	Os âmbitos biológico e o social também atuam e contribuem para o adoecimento.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "No modelo multicausal, não apenas o indivíduo e o agente causador são analisados na compreensão do processo saúde-doença. “Neste modelo, os fatores externos atuam e contribuem para o adoecimento; eles estão caracterizados pela natureza física, biológica, sociopolítica e cultural e por fatores hereditários e congênitos [...]” (livro-base, p. 54).
	
	D
	As características individuais são suficientes para a explicação do processo.
	
	E
	Os fatores internos são preponderantes sobre os externos.  
Questão 5/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“Comparando o risco de expostos com o de não expostos, temos a principal medida de associação da epidemiologia: o risco relativo (ou razão de risco), conhecido pela sigla RR”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 79.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o risco relativo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ele é calculado pela razão do risco de expostos pelo risco de não expostos e nos informa o risco presente de se contrair tal enfermidade.
	
	B
	Ele é calculado pela razão do risco de expostos pelo risco de não expostos e nos informa a possibilidade futura de se contrair tal enfermidade.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "Ele é calculado desta forma: RR = risco de exposto/risco de não expostos” (livro-base, 77).
	
	C
	Ele é calculado pela razão do risco de não exposto pelo risco de expostos e nos informa a o risco presente de se contrair tal enfermidade.
	
	D
	Ele é calculado pela razão do risco de não exposto pelo risco de expostos e nos informa a possibilidade futura de se contrair tal enfermidade.
	
	E
	Ele é calculado pela razão do número de casos pelo tamanho da população e nos informa a possibilidade futura de se contrair tal enfermidade.
Questão 6/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Surgiu, assim, o modelo biomédico, no qual se destaca a explicação dos fenômenos de saúde e de doenças com base na biologia e na concepção mecanicista da vida. Esse pensamento positivista que imperava nas ciências trouxe consequências [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p.49. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o modelo biomédico e suas consequências, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Nesse modelo, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única. 
Comentários: Esta é a alternativa correta, pois no modelo biomédico, os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença não são levados em consideração, o que importa é a causa que é única (p. ex. um agente causador) e a consequência dela no desequilíbrio orgânico do corpo. Segundo o livro-base “[...] a doença é definida como o desajuste ou a falta de mecanismos de adaptação do organismo ao meio ou, ainda, como a presença de perturbações da estrutura viva, causadoras de desarranjos na função de um órgão, sistema ou organismo. Essa é a lógica de se definir uma doença com uma única causa [...], exigindo a identificação dessa causa, a qual, por determinação mecânica, elucidaria o fenômeno do adoecer, tornando essa explicação universal para todas as novas ocorrências dessa doença em outras pessoas” (livro-base, p. 49).B
	As consequências atribuídas ao modelo em questão estão indiretamente relacionadas aos avanços da microbiologia e da teoria dos germes. 
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	As doenças passaram a ser compreendidas como multicausal. 
	
	D
	Ainda é o mais utilizado e o que mais se enquadra na nova configuração do processo saúde-doença.
	
	E
	Os múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, passam a compor o modelo biomédico.
Questão 7/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“[...] a doença é definida como o desajuste ou a falta de mecanismos de adaptação do organismo ao meio, ou, ainda como a presença de perturbações da estrutura viva, causadora de desarranjos na função de um órgão, sistema ou organismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença. Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 49.  
Em concordância com o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre os diferentes modelos de processos saúde-doença, marque a alternativa que apresenta corretamente o modelo em questão: 
Nota: 10.0
	
	A
	Modelo empírico-racional.
	
	B
	Modelo mágico-religioso.
	
	C
	Modelo holístico.
	
	D
	Modelo biomédico.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois  "[O avanço no conhecimento sobre os microrganismos revolucionou o processo saúde-doença, pois a partir de então passou-se a afirmar que a ocorrência de qualquer doença estava associada a uma única causa e tratamento] Surgiu, assim, o modelo biomédico, no qual se destaca a explicação dos fenômenos de saúde e de doença com base na biologia e na concepção mecanicista da vida” (livro-base, p. 49), o qual avalia a saúde como ausência de doença, sendo esta última caracterizada como um desajuste na estrutura biológica do organismo.
	
	E
	Modelo da teoria dos humores.
Questão 8/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o extrato de texto a seguir:
“Quatro tipos de fatores desempenham um papel na ocorrência das doenças. Todos podem ser necessários, mas raramente são suficientes para causar uma doença em particular [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 61. 
Conforme o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, relacione os três fatores que afetam a ocorrência das doenças, listados abaixo, as suas respectivas características:  
1. Predisponentes.
2. Precipitantes.
3. Reforçadores. 
( ) Fatores como idade, sexo ou traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune. 
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente. 
( ) Fatores como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	1 – 3 – 2
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 1 – 3 – 2, de acordo com o livro-base. "Quatro tipos de fatores desempenham um papel na ocorrência das doenças [...]. [1] Fatores predisponentes, tais como idade, sexo ou traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune [...]. Doenças prévias podem, também, criar um estado de susceptibilidade a uma doença. [2] Fatores precipitantes, tais como a exposição a um agente especifico ou a um agente nocivo, podem estar associados com o aparecimento da doença. [3] Fatores reforçadores, tais como exposição repetida, condições ambientais e de trabalho inadequadas, podem precipitar o surgimento de uma doença ou agravar uma condição já existente” (livro-base, p.59).
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	3 – 2 – 1
Questão 9/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o excerto de texto a seguir:  
“A questão causal no ambiente epidemiológico tem sido apresentada também de uma forma determinística, observando-se, entretanto, que a ocorrência de uma doença em geral não está associada exclusivamente a uma única causa. Para ocorrência da doença, é necessário um conjunto de causas componentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUIZ, R. R.; STRUCHINER, C. J. Inferência causal em epidemiologia: o modelo de respostas potenciais. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002, p.22.
Conforme o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre fatores que desempenham um papel na ocorrência das doenças, analise as assertivas a seguir, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Fatores associados a predisposição são de âmbito biológico e podem influenciar o processo saúde-doença, pois podem alterar o funcionamento do sistema imune.
II. ( ) A pobreza, dieta insuficiente e as condições inadequadas de moradia e atendimento médico precário atuam como fatores capacitantes da manifestação das doenças.
III.( ) Os fatores que favorecem a manutenção da saúde são denominados de capacitantes.
IV.( ) Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão impactantes quanto os fatores de cunho biológico.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	V – F – V – V
Comentário: A sequência correta V – F – V – V, de acordo com o livro-base. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. “[I] Fatores predisponentes, tais como idade, sexo ou um traço genético, podem resultar no funcionamento deficiente do sistema imune [...]. [Já, fatores incapacitantes] tais como pobreza, dieta insuficientes, condições inadequadas de moradia e atendimento médico precário, podem favorecer o desenvolvimento de determinadas doenças. [III] Por outro lado, fatores que auxiliam na recuperação de uma doença ou na manutenção da saúde podem ser chamados de fatores capacitantes. [IV] Os determinantes sociais e econômicos da saúde são tão importantes quanto os fatores predisponentes para a definição de estratégias preventivas” (livro-base, p. 61). A afirmativa II é falsa. 
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 10/10 - Epidemiologia e Processo Saúde-Doença
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“As medidas de frequência para a morbidade são definidas com base em dois conceitos epidemiológicos fundamentais: a prevalência e a incidência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSATO, I. M. S. Epidemiologia e processo saúde-doença, Curitiba: InterSaberes. 2016. p. 85.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epidemiologia e processo saúde-doença, sobre o conceito de prevalência, indique a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A prevalência expressa um número de casos antigos e novos, levando em conta também aqueles que deixaram de existir.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	A prevalência retrata a frequência com que determinado evento ocorre numa população, objetivando medir quantas pessoas estão adoecendo.
	
	C
	A prevalência expressa quantas pessoas estão doentes em determinado período de tempo, levando em conta casos antigos (pessoas já doentes) e novos.
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. "A prevalência expressa um número de casos acumulados (antigos e novos) até dado momento [...]" (livro-base, p. 83).
	
	D
	A prevalência expressa quantas pessoas adoeceram em um determinado período de tempo e serve para indicar o risco de alguém adoecer. 
	
	E
	A prevalência é definida como a totalidade de casos existentes numa populaçãoespecífica desde o início do levantamento de dados, até seu término.

Mais conteúdos dessa disciplina